Buscar

Avaliação CIENCIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0361_AV_201402004079 » CONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENT.
	Tipo de Avaliação: AV 
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201402126378)
	11a sem.: EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	A escola Marta Cabral da periferia de Belo Horizonte decidiu fazer um projeto de conscientização sobre a utilização de entorpecentes e direcionou esta responsabilidade para o eixo da Educação Ambiental. Um pouco preocupados com o teor do projeto, os professores questionaram se essa atividade não estaria mais relacionada à cultura e cidadania. Entretanto, a direção da escola citou como objetivo da Educação ambiental: "viabilizar uma prática educativa que articule de forma incisiva a necessidade de se enfrentar concomitantemente a degradação ambiental e os problemas sociais". Como professora dessa instituição lhe foi colocada a seguinte questão: A Educação Ambiental deve abordar as questões sociais relacionadas à qualidade de vida? Elabore o seu argumento.
		
	
Resposta: O desenvolvimento cientifico é proviniente da ciencia construida historicamente pela humanidade. Os fatos cotidianos e os conhecimentos adquiridos precisam ser compreendidos pela interacao dos varios tipos de conhecimentos facilitando aos alunos e populacao uma compreensao fundamental dos problemas existentes.
	
Gabarito: 
O aluno deve relacionar a educação à vida humana de um modo geral. É possível introduzir atividades que desenvolvam o sentimento de respeito à natureza em todas as suas formas e manifestações. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402232119)
	15a sem.: A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
	Pontos: 1,2  / 1,5 
	Ao implementar um projeto de educação ambiental, estaremos facilitando aos alunos e à população uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. Desenvolveremos assim, as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas consequências no meio ambiente em que vivem. (VASCONCELLOS, 1997). Destaque a importância de se trabalhar com Projetos de Educação Ambiental no âmbito escolar. Exemplifique.
		
	
Resposta: Os Projetos de Educacao Ambiental é uma poderosa ferramenta, é uma forma de refletirmos sobre a importancia da vida no planeta. Ao trabalharmos as questoes e relaçoes entre ciencia e sociedade, os conhecimentos cientificos e tecnologicos necessarios para atender as necessidades de saude e sobrevivencia básica, desenvolvemos e conscientisamos a importancia do envolvimento de todos na conservaçao e utilizacao do meio ambiente de forma sustentavel e com responsabilidade . Os projetos envolve nao só o ambito escolar, mas toda comunidade.
	
Gabarito: Os projetos de Educação Ambiental e Ciências se constituem num poderoso recurso para se trabalhar a interdisciplinaridade e que podem ser desenvolvidos no ambiente escolar a fim de fomentar o raciocínio e a criatividade dos alunos. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402126553)
	4a sem.: Alfabetização científica
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	É incontestável que a Ciência hoje em dia, devido à sua natureza e, sobretudo, ao seu desenvolvimento, deixou de ser um assunto meramente de cientistas, e diz respeito aos cidadãos em geral. De fato, o desenvolvimento alcançado pela ciência é determinante na nossa forma de vida atual e essa influência tende a aumentar cada vez mais. Refletindo sobre esse texto, o que significa a expressão "alfabetizar-se cientificamente"? 
		
	
	Que a grande maioria da população deve dispor de conhecimentos científicos e tecnológicos necessários para se desenvolver na vida diária, ajudar a resolver os problemas e as necessidades de saúde e sobrevivência básica, tomar consciência das complexas relações entre ciência e sociedade.
	
	Que os saberes escolares da alfabetização científica se tornam mais significativos quando não fazem parte das comunidades onde a escola está inserida e não interferem no cotidiano das pessoas.
	
	Que os professores de Ciências devem explicar todos os assuntos científicos que estão sendo abordados na mídia atualmente, nos seus mínimos detalhes, para que os alunos entendam a cultura científica do seu tempo, sem relação com o cotidiano.
	
	Que o ser humano tem poder diante do conhecimento científico e é responsável pela melhoria da qualidade de vida e pela preservação dos recursos naturais apenas com suas atitudes individuais.
	
	Que o ensino de ciências é responsável pelo conhecimento científico e apenas no contexto escolar devem ser abordados os temas científicos, para que os alunos expliquem aos seus pais e à comunidade o que está acontecendo no mundo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402123590)
	2a sem.: O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Um aspecto a ser desenvolvido pelo ensino de Ciências é a reflexão sobre a importância da vida no Planeta. Isso inclui a percepção das revelações históricas, biológicas, éticas, sociais, políticas e econômicas, assim como, a responsabilidade humana na conservação e uso dos recursos naturais de maneira sustentável, uma vez que dependemos do Planeta e a ele pertencemos (RIBEIRO, 1999). No tocante ao estudo de Ciências, é correto afirmar que: 
		
	
	os conteúdos devem ser claros, óbvios e de forma que não precisam ser questionados
	
	o posicionamento da escola é proporcionar acesso exclusivamente ao conhecimento científico
	
	tem como fundamento o conhecimento cientifico proveniente da ciência construída historicamente pela humanidade
	
	os fatos cotidianos e os conhecimentos adquiridos ao longo da história não precisam ser compreendidos pela interação das varias áreas do conhecimento
	
	o conhecimento cotidiano deve ser evitado no âmbito escolar
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402123615)
	3a sem.: O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A definição de meio ambiente envolve a natureza (parques, florestas, mares etc.), mas também a nossa rua, nossa casa, nossa relação com os outros seres humanos e não humanos e conosco. Neste contexto, Freire (2001), enfatiza que o meio ambiente é composto de:
		
	
	Fatores ambientais; fatores climáticos; cultura humana 
	
	Fatores científicos; cultura humana; fatores históricos 
	
	Fatores científicos; fatores humanos; fatores históricos 
	
	Fatores abióticos; fatores bióticos; cultura humana
	
	Fatores bióticos; fatores científicos; fatores humanos 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402570463)
	8a sem.: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais.O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe: 
		
	
	a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
	
	o reconhecimentode que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
	
	a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
	
	a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
	
	a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402731975)
	sem. N/A: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	No início dos anos 80, com a promulgação da Lei 6.938/81, institucionalizou-se, de fato, no Brasil, a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA). Nesse contexto: I- foi a primeira Lei a assegurar um tratamento abrangente, sistemático e instrumentalizado para a proteção do Meio Ambiente em todo o território nacional; II- introduziu um conceito mais preciso de meio ambiente; III- impôs a responsabilidade objetiva para o poluidor, reorientou a gestão ambiental. Logo, é correto afirmar que:
		
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402240313)
	sem. N/A: RECURSOS TECNOLÓGICOS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	(FUNCAB 2010) Afirmações como: "Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real." (Nova Escola, . Ed. 223. Junho/2009.) e "O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. O professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje (...)" (Nova Escola. Gestão escolar. Abril/2008), nos levam a refletir sobre a aplicabilidade das novas tecnologias como recursos didáticos na educação. Especializar-se com o fim de utilizar novas tecnologias não é suficiente, é preciso não só saber utilizá-las, mas também é necessário saber como e quando aplicá-las. Professores com uma prática bancária e autoritária, por exemplo, tendem a distorcer o uso didático das novas tecnologias em educação utilizando-as para: I. Reproduzir o conhecimento formal especificado no currículo. II. Explorar novas formas de aprendizagem tornando-as mais significativas. III. Reforçar o ensino tradicional e sua prática unilateral. IV. Adequar a sua apresentação de conteúdos à nova realidade. V. Incentivar a interação do aluno com o conhecimento. Estão corretas apenas as afirmativas: 
		
	
	IV e V.
	
	I E III
	
	II e IV
	
	I e V.
	
	II e III.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402124165)
	7a sem.: EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENQUANTO TEMA TRANSVERSAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, analise as afirmativas abaixo:
I- A transversalidade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzido por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles
II- A transversalidade promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção, superando a dicotomia entre ambos.
III- Os Temas Transversais dão sentido social a procedimentos e conceitos próprios das áreas convencionais, superando assim o aprender apenas pela necessidade escolar.
 
Pode se concluir que:
		
	
	Apenas a afirmativa II está correta 
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas 
	
	Apenas a afirmativa I é correta 
	
	Apenas a afirmativa III é correta 
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402124228)
	14a sem.: A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Segundo Sato (2002), um programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover simultaneamente:
		
	
	o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental
	
	a melhoria da qualidade ambiental da escola e da vizinhança 
	
	a melhoria da qualidade ambiental da escola e dos estudantes
	
	o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e o envolvimento da família e da vizinhança 
	
	a educação formal e a educação informal 
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/11/2015 até 24/11/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais