Buscar

Simulado de DESENVOLVIMENTO HUMANO III

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO HUMANO III
	
	
	 1a Questão (Ref.: 200907277075)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando os oito períodos do ciclo vital aceito nas sociedades ocidentais industriais e das características próprias de cada etapa, considere as afirmações a seguir: I - Uma das principais tarefas da adolescência é a busca de identidade - pessoal, sexual e profissional. À medida que se tornam fisicamente maduros, os adolescentes muitas vezes lidam com necessidades e emoções conflitantes, enquanto se preparam para se separar da segurança do ninho parental. II - Durante a meia-idade, a maioria das pessoas precisa lidar com o declínio das capacidades físicas, e as mulheres com a perda da capacidade reprodutiva. Ao mesmo tempo, muitas pessoas de meia-idade encontram emoção e desafio nas mudanças de vida - iniciando novas ocupações, por exemplo. Diante disso:
		
	 
	Todas estão corretas
	
	Apenas a II está correta
	
	Todas estão falsas
	
	Apenas a I está correta
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200907137527)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Embora algumas pessoas mais velhas experimentem acentuados declínios no funcionamento sensorial e psicomotor, outras não sentem praticamente qualquer mudança em sua vida cotidiana. Dentre essas mudanças fisiológicas esperadas podemos citar a degeneração macular relacionada à idade que se refere à:
		
	
	Perda da sensibilidade à altas frequências.
	
	Diminuição progressiva da sensibilidade ao sabor e ao olfato.
	 
	Diminuição progressiva da força muscular e do equilíbrio.
	 
	Condição em que o centro da retina gradualmente perde sua capacidade de discernir pequenos detalhes.
	
	Diminuição progressiva da atividade sexual.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200907175589)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação a memória os pesquisadores dividem a memória de longo prazo em três principais componentes, a memória de longo prazo de conhecimento factual geral, de costumes sociais e da linguagem é chamada:
		
	 
	memória semântica
	
	memória pragmática
	
	memória adulta
	
	memória de procedimento
	
	memória episódica
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200907175609)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A teoria onde as pessoas tornam-se mais seletivas em relação aos contatos sociais a medida que envelhecem, mantendo contato com pessoas que melhor podem satisfazer suas necessidades correntes de satisfação emocional é conhecida como:
		
	 
	teoria da seletividade socioemocional
	
	desenvolvimento psicossocial
	
	estilo de vida enfocado na família
	
	estilo de vida com investimento equilibrado
	
	otimização seletiva com compensação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200907137517)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As perdas vividas pelo sujeito exigem que a vida seja redimensionada em um processo conhecido como luto, necessário para a superação da perda em questão. O processo de luto pode ser dividido em cinco etapas dentre as quais podemos citar a negação que é caracterizada por:
		
	
	É comum o aparecimento de emoções como revolta, inveja e ressentimento. Geralmente essas emoções são projetadas no ambiente externo; percebendo o mundo, os outros, Deus, etc. como causadores de seu sofrimento. A pessoa sente-se inconformada e vê situação como uma injustiça.
	 
	Evitação do problema ou da situação. Pode não acreditar na informação que está recebendo, tentar esquecê-la, não pensar nela ou ainda buscar provas ou argumentos de que ela não é a realidade.
	
	Maior tranquilidade do indivíduo. As emoções não estão mais tão à flor da pele e a pessoa se prontifica a enfrentar a situação com consciência das suas possibilidades e limitações.
	
	Busca-se fazer algum tipo de acordo de maneira que as coisas possam voltar a ser como antes. Isso pode ocorrer dentro do próprio indivíduo ou às vezes voltada para à religiosidade. Promessas, pactos e outros similares são muito comuns e muitas vezes ocorrem em segredo.
	
	Presença de um sofrimento profundo. Tristeza, desolamento, culpa, desesperança e medo são emoções bastante comuns. É um momento e que acontece uma grande introspecção e necessidade de isolamento.

Continue navegando