Buscar

N�O IMPORTAR quest�es de prova Ensino Clinico I pr�tica

Prévia do material em texto

NÃO IMPORTAR - Questões de Prova – Ensino Clínico I Prático – Saúde Coletiva
Questão 01: Os preceitos do SUS de universalização, integralidade e hierarquização visam à reestruturação do sistema de saúde. A alternativa correta em relação aos cidadãos, sobre estes preceitos é: 
Satisfação das necessidades assistenciais no nível primário de atenção à saúde.
Comprovação do local de moradia para ter acesso à assistência médica e de enfermagem.
Utilização de diferentes níveis hierarquizados de atenção à saúde.
Contribuição à previdência social para ter acesso à assistência médica e a medicamentos.
Suplementação dos custos dos serviços.
Resposta: C
Questão 02: Assinale (V) para verdadeiro ou (F) para Falso: 
	( )
	AS DST'S são um grave problema de saúde.
	( )
	O doente com Herpes genital apresenta lesões exulceradas em pênis e bordas hiperemiadas.
	( )
	A prevenção é a estratégia básica para controle da transmissão das DST’S e HIV.
	( )
	Não é necessário tratar imediatamente os portadores sintomáticos.
	( )
	É de extrema importância a convocação dos parceiros sexuais, para que possam buscar atendimento
médico o mais breve possível.
	( )
	O HPV (papilomavírus Humano) – o exame clínico na maioria das vezes detecta as lesões condilomatosas.
Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA seqüência de letras, de cima para baixo, dos parênteses.
V, V, V, F, V,V
V, V, F, F, V,F
(b) V, V, F, V, V,V
(d) V, F, F, F, V,F
(e) F, F, V, V, V,F
Resposta: A
Questão 03: Analise as correlações dos níveis de atenção à saúde e responda a questão a seguir: 
Imunização - atenção primária
Diagnóstico precoce da Hipertensão - atenção primária
Acompanhamento do pré-natal - atenção secundária
Reabilitação de um cliente com derrame - atenção terciária
Assinale a alternativa correta: 
(a) Apenas as correlações I, II e III são corretas.
(b) Apenas as correlações I, II e IV são corretas.
(c) Apenas as correlações II, III e IV são corretas.
(d) Apenas as correlações I, III e IV são corretas.
(e) Apenas as correlações I e III estão corretas.
Resposta: D
Questão 04: Em conseqüência de uma retinopatia diabética, um homem de 62 anos fica cego e parece estar deprimido. Quando você a questiona a respeito da sua qualidade de vida, ele, com ar desanimado, lhe diz que 10 anos "desse jeito" não valem 1 ano de boa saúde. A afirmativa do cliente indica que: 
(a) a cegueira está associada com depressão e esta incapacidade resulta numa qualidade de vida que vale menos do que 100% daquela vida com saúde.
(b) a expectativa de vida é de menos de 10 anos;
(c) cada ano de vida com incapacidade representa uma parcela da qualidade daquele ano de vida se não houvesse incapacidades, então a incapacidade resulta numa qualidade de vida que vale menos do que 10% daquela vida com saúde intacta;
(d) quanto mais anos forem vividos com a incapacidade, mais feliz ficará o senhor de 62 anos.
(e) ele preferiria estar morto a viver cego.
Resposta: C
Questão 05: “No Brasil e em outros 21 países em desenvolvimento, a tuberculose é um importante problema de saúde pública. Todos os anos são registrados por volta de 9 milhões de novos casos e quase 2 milhões de mortes. A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo. No entanto, a tuberculose é uma doença curável em praticamente 100% dos casos novos, sensíveis aos medicamentos anti-TB, desde que obedecidos os princípios básicos da terapia medicamentosa e a adequada operacionalização do tratamento. Por isso torna-se necessário que os enfermeiros(as) e outros profissionais de saúde mobilizem a comunidade para que o diagnóstico seja feito o mais precocemente possível;a adesão ao tratamento seja melhorada, reduzindo o abandono a menos de 5% dos casos e o percentual de cura dos pacientes alcance pelo menos 85% dos casos..” A(o) enfermeria(o) ao realizar a primeira consulta com o senhor José de 39 anos com diagnóstico de tuberculose confirmado através de baciloscopia positiva e pela radiografia de tórax deve:
(a) Recomendar que as medicações orais do esquema de quimioterapia antituberculose devem ser administradas em dias alternados e, de preferência, em jejum em uma só ingestão.
(b) Explicar que a tuberculose pode ter sido transmitida para algum de seus familiares(comunicantes), por isso devem ser convocados a Unidade de Saúde para que sejam vacinados com vacina BCG.
(c) É prioritário a enfermagem orientar sobre as dosagens dos medicamentos a serem usados pelo Sr José sendo: 75mg de Rifampicina +150mg de Isoniazida, 275mg de Pirazinamipa e 400mg de Etambutol, quando posssível mostrar os medicamentos no momento da consulta.
(d) Perguntar ao Sr José se fuma ou não e se confirmar ser tabagista deve ser aconselhado a diminuir o uso do cigarro.
(e) Esclarecer sobre as possíveis reações adversas que o Sr José poderá ter após início do tratamento como: Náusea, vômito, dor abdominal, cefaléia, ansiedade, euforia,insônia, Hepatotoxicidade e crise convulsiva. 
Resposta: E
Questão 06: As alterações anatomopatológicas do Diabetes Mellitus são numerosas, acometem o corpo como um todo e de várias formas, principalmente no período avançado da moléstia e na região de transição da perna ao tornozelo e no pé propriamente dito. A neuropatia diabética e suas alterações de sensibilidade dos pés tem sido a maior responsável pelo aparecimento destas lesões de difícil tratamento e de prognóstico reservado. As condutas da(o) Enfermeira(o) na prevenção e tratamento do pé diabético devem incluir? 
Orientar o paciente diabético que deve realizar semanalmente a inspeção dos pés, bem como a proteção dos dedos e maléolos é a maneira mais fácil de evitar o aparecimento das lesões;
 É prioritário a enfermagem orientar ao cliente que qualquer ferida(úlcera) superficial que apareça em seus pés e pernas, ele deve procurar imediatamente o Serviço de Saúde para a realização do curativo na unidade e uso de antibiótico se indicado.
Explicar a importância de secar bem os pés e nunca cortar as unhas, pois ele pode se ferir.
Recomendar a utilização de sapatos abertos e confortáveis, observando sempre a presença de corpos estranhos no interior deles; 
Esclarecer que os calos devem ser removidos preferencialmente pelo próprio cliente, pois este sabe quando inicia a dor; 
Resposta: B

Outros materiais