Buscar

quest�es patologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE PATOLOGIA EM ENFERMAGEM
1		I.,S., A., 48 anos, há seis meses notou uma lesão na mama que vêm aumentando de tamanho. Ao exame físico apresentou nódulo, móvel em região de quadrante inferior direito. Exames de imagem mostram intensa vascularização da lesão com perda de tecido mamário. Foi submetida à PAAF do nódulo e a histopatologia revelou células com pleomorfismo, multinucleadas e hipercoradas, indicando resultado compatível com neoplasia. Foi realizada a cirurgia e remoção dos linfonodos sentinelas. O tumor foi encaminhado para o serviço de Anatomia Patológica.
a) 	Caracterize esta neoplasia
b)	Quais foram as características que identificaram esse tipo de tumor? 
c) 	Por que foram removidos os linfonodos sentinelas?
2		Por resultarem em alterações morfológicas teciduais de diferentes características, as inflamações recebem classificações, estas podendo ser quanto ao tempo de duração ou quanto ao tipo de elemento tecidual predominante. Conceitue as inflamações agudas e crônicas e caracterize os diferentes exsudatos.
3		F.M.S., feminina, 56 anos, obesa, hipertensa e diabética, procurou atendimento médico com queixa de intensa dor abdominal, fadiga, dores articulares e musculares, e aumento do volume abdominal. Após a realização de vários exames, constatou-se dislipidemias e confirmou-se a esteatose hepática. Explique a patogênese desta esteatose e cite os aspectos morfológicos do órgão na esteatose moderada.
4		Paciente com dor pré cordial intensa apresentou aumento de CK-MB e após o diagnóstico de IAM, foi receitado um bloqueador de canais de cálcio. Explique:
A - O mecanismo de lesão celular. 
B - Por quê ocorre alterações de enzimas como a CK-MB? 
C – Qual a finalidade de uma medicação bloqueadora de canais de cálcio? 
5		M.B., paciente do sexo masculino, branco, 40 anos, procurou serviço médico devido a tosse crônica com expectoração amarelada e febre vespertina com sudorese. Referiu ainda anorexia e emagrecimento (7 Kg em 6 meses). A hipótese diagnóstica de tuberculose pulmonar foi confirmada por exame de escarro com presença de BAAR e radiografia de tórax mostrando infiltrado inflamatório nodular com lesão tecidual no lobo superior do pulmão. Foi evidenciado pequenas áreas calcificadas. Sabendo-se que neste tipo de lesão encontramos muitos lifócitos, macrófagos, plasmócitos e células epitelióides gigantes, responda: 
A		Explique tipo de processo inflamatório 
B		Por quê tecidos lesados podem se calcificar? 
C		Quais mediadores químicos estariam envolvidos na ocorrência da febre? 
6		A.C M.F., masculino, 52 anos, residente em Magé, chegou ao hospital apresentando náuseas, anorexia e perda de peso, fadiga, edema dos membros inferiores, encefalopatia e icterícia. Os familiares relatam que o paciente consome bebidas alcoólicas diariamente. Ao exame físico, foi detectado aumento de volume do fígado, ascite e dor a palpação. Foi realizado cintigrafia hepática delimitando áreas funcionais e áreas de cicatrizes, o diagnóstico foi cirrose hepática. A abordagem terapêutica consitiu em cessar o consumo do álcool, colchicina (para inibir a síntese de colágeno), diuréticos e dieta sem sal e com quantidades de proteínas equilibradas.
a) Por que a ocorre edema na cirrose hepática? 
b) Por que dieta sem sal?

Outros materiais