Buscar

Gestão de Qualidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
	Avaliação: GST0445_AV_201301412155 » GESTÃO DA QUALIDADE
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301412155 - MARCOS ANTÔNIO LINO LOPES
	Professor:
	WANDERLEY VITTORIO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 17/11/2015 17:00:43
	
	 1a Questão (Ref.: 201301662746)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A escola das Ciências Humanas contribui muito na formulação dos conceitos de qualidade. Qual foi essa contribuição?
		
	
Resposta: ELA FEZ PERCEBER A IMPORTÂNCIA DE ALGUNS FATORES COMO MOTIVAÇÃO E ATENDIMENTOS DAS NECESSIDADES DAS PESSOAS NA BUSCA DA OBTENÇÃO DA QUALIDADE.
	
Gabarito: Ela fez perceber a importância de alguns fatores como motivação e atendimento das necessidades das pessoas na busca da obtenção da qualidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301662788)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O relatório de auditoria e atividades de acompanhamento possui cinco atividades: relatório da auditoria, ação corretiva, acompanhamento após emissão do relatório, auditoria de acompanhamento e supervisão. As ações de: Verificar a eficácia e adequação da ação corretiva tomada; Encerrar a solicitação da ação corretiva, se a ação tomada for satisfatória. Se não, emitir outra solicitação de ação corretiva e programar auditorias adicionais, correspondem a qual dessas atividades?
		
	
Resposta: A ATIVIDADE DE ACOMPANHAMENTO APÓS EMISSÃO DO RELATÓRIO.
	
Gabarito: A auditoria de acompanhamento
	
Fundamentação do(a) Professor(a): 5. incorreta: como se denomina a amostra cujos elementos são selecionados por procedimento parcialmente aleatório?
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301688887)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A gestão da qualidade deve considerar o dinamismo do mundo corporativo, que passou por grande evolução nas últimas décadas.
Quais transformações abaixo mencionadas afetou a gestão da qualidade das empresas:
I - Substituição do trabalho braçal pelo trabalho mecânico;
II - O desenvolvimento de novas tecnologias;
III - Os novos conceitos de mercado e de satisfação dos clientes.
		
	
	Somente a II
	
	Somente a I
	 
	I, II e III
	
	Somente a III
	
	I e III
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302116746)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Edwards Deming apresentou 14 princípios para a gestão efetiva das empresas. Alguns desses princípios são filosóficos e outros mais pragmáticos. De qualquer maneira, todos eles são importantes para a manutenção dos bons níveis de qualidade. Qual alternativa abaixo apresenta o princípio relacionado a "adotar uma nova maneira de atuar, despertando para os desafios contemporâneos e cada um assumindo as responsabilidades de sua função"?
		
	
	Minimize custos com seleção de fornecedores.
	 
	Melhorem de forma contínua e constante os processos.
	 
	Adote uma filosofia e assuma a sua liderança.
	
	Crie uma visão consistente para melhoria de um bem ou serviço.
	
	Termine com a dependência da inspeção como via para a estratégia.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302116702)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Da mesma forma que para viver em sociedade precisamos de valores estabelecidos, tais como honestidade e ética, com uma empresa não é diferente. Ela deve se pautar em valores coerentes com as necessidades de clientes, funcionários e fornecedores, e que leve em conta o bem da sociedade como um todo. A definição da missão, visão e valores como pilares de sustentação são importantes para que haja uma maior liderança e qualidade no produto ou serviço prestado pela empresa. 
Neste contexto, considerando os conceitos de missão e visão estudados, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que representa a VISÃO de uma organização.
		
	
	"Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas". (HSBC)
	 
	"Ser o melhor laboratório farmacêutico do Brasil, preferido pelos consumidores e profissionais de saúde, por viabilizar o acesso a produtos e serviços inovadores que proporcionam saúde e bem-estar para toda a população". (Aché Laboratórios S.A.)
	
	"Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio". (Fiat)
	
	"Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável". (Gerdau)
	
	"Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira". (Nestlé)
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302023729)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	NÃO SE REFERE a um dos passos fundamentais à implementação de uma gestão por processos:
		
	
	Mapeamento detalhado dos processos.
	 
	Definição de indicadores.
	 
	Continuidade do modelo de gestão da empresa.
	
	Geração de oportunidade de melhoria.
	
	Tradução do negócio em processos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301685754)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em 1946, na cidade de Londres, Inglaterra, vinte e cinco países se reuniram para decidir sobre como as indústrias dessa época poderiam agir para facilitar o entendimento das normas industriais. Em 1947, essa organização começou a funcionar na cidade de Genebra, Suíça, e foi denominada de International Organization for Standardization (ISO) ou Organização Internacional de Normalização.
Com relação à ISO, podemos afirmar que:
I. A ISO é conhecida por conciliar interesses de produtores, usuários, governos e da comunidade científica na preparação de normas internacionais.
II. A missão da ISO é proporcionar às organizações condições de competirem no mercado através de permanente transferência de tecnologia, melhoria na qualidade de vida, na saúde, na segurança e na preservação do meio ambiente. 
III. A ISO é uma organização não governamental internacional, que reúne uma quantidade muito grande de organizações nacionais de normalização.
Está(ão) CORRETO(S):
		
	
	apenas os itens II e III
	
	apenas o item II
	
	apenas o item I
	 
	os itens I, II e III
	
	apenas os itens I e II
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302072048)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A CONFIANÇA DE TODOS, organização do ramo de seguros, resolveu investigar através de análises, as origens de determinados sinistros (ocorrências) e o que os mesmos estavam acarretando ou poderiam acarretar de ruim para os seus clientes. Dessa forma, com as informações obtidas das análises, a CONFIANÇA pôde oferecer tipos de seguros diferenciados que viessem a dar mais tranquilidade aos seus clientes e ao esmo tempo, estaria atendendo à sua missão organizacional. Para essa análise foi utilizada a seguinte ferramenta de qualidade:
		
	 
	Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe)
	
	Fluxograma
	
	Brainstorming
	 
	Matriz SWOT
	
	Matriz GUT
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301685718)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A metodologia de Indicadores Impulsionadores de Desempenho - Balanced Scorecard (BSC) foi desenvolvida por Robert S. Kaplan, professor de Harvard Business School e David P. Norton, presidente da Renaissance Solution, e possibilitou que as empresas pudessem atuar em um mercado altamente desafiador e de constantes mudanças. Os autores definiram Balanced Scorecard - "cenários balanceados" - como uma ferramenta que possibilita medir o desempenho das organizações e agir conforme essa medição (resultados). O BSC permite aos executivos traduzir os objetivos estratégicos em um conjunto de indicadores de desempenho financeiro e não-financeiros, trabalhados em quatro perspectivas. Quais são elas?
		
	
	Compras; Clientes; Processos Internos; Crescimento e Aprendizagem
Compras; Produção; Vendas; Clientes
	 
	Finanças; Clientes; Processos Internos; Crescimento e Aprendizagem
	
	Finanças; Produção; Vendas; Distribuição
	
	Finanças; Clientes; Processos Internos; Distribuição
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302019970)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é um modelo de gestão utilizado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um centro nacional de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre excelência de gestão. O modelo é baseado em 11 fundamentos e quantos critérios?
		
	
	10 critérios
	
	9 critérios
	 
	8 critérios
	
	7 critérios
	 
	11 critérios

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais