Buscar

av de informática aplicada à educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CEL0368_AV_201301016561 » INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno
	Professor:
	LEILA MARIA FREIRE RIBEIRO
	Turma: 9009/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 12/11/2015 15:57:12
	
	 1a Questão (Ref.: 201301136115)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Relacione os conceitos de instrucionismo e construcionismo com os paradigmas do ensino e da aprendizagem.
		
	
Resposta: No conceito instrucionista as aulas são ministradas de forma tradicional,nas quais os professores controla informações e os alunos executam ordens.Porém em uma proposta construcionista a utilização de diferentes recursos tecnológicos como estratégia é de grande importância para o desenvolvimento da aprendizagem e o aluno constrói seu aprendizado e o professor se torna apenas o mediador desse processo.
	
Gabarito: A perspectiva instrucionista está relacionada ao uso do computador como máquina de ensinar. Consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais. O professor coloca no computador uma série de informações e essas informações são passadas ao aluno na forma de um tutorial, exercício e prática ou jogo. Na perspectiva construcionista prevalece o paradigma da aprendizagem, sendo o computador uma máquina para ser ensinada e o professor o facilitador desse processo, cabendo a ele escolher softwares que estimulem a descoberta e a criatividade, que promovam a auto-aprendizagem
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301278214)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"Computadores e Internet não combinam com aulas tradicionais, nas quais o professor controla informações e os alunos executam ordens. Isso assusta: aprender a manejar um computador é simples; abandonar o controle e repensar a estrutura das aulas, nem tanto" [...](Revista Nova. Escola, São Paulo, v. 13, n. 110, p. 15-16.)
Descreva e exemplique algumas atividades que os professores podem desenvolver tendo como recursos didáticos o laboratório de informática com computadores ligados à Internet e ferramentas de produtividade (editor de textos, planilha eletrônica e software de apresentação).
		
	
Resposta: O professor pode pedir aos alunos para fazer um desenho livre no paint,usando as ferramentas do programa eles irão colorir o desenho feito por eles em seguida eles precisam transferir o desenho para o word ,iserir uma tabela com 10 linhas e produzir um texto para esse desenho e para finalizar os alunos produzirão um slide no power point com os trabalhos de toda a turma,cada um fará o seu e depois será escolhido por votação os tres melhores de cada turma. Com essas atividades o professor utiliza os recursos didáticos disponíveis no laboratório de informática e com certeza contribui para uma aprendizagem significativa para os alunos aproveitando o uso da tecnollogia a favor da educação.
	
Gabarito: A interdisciplinaridade das aulas de informática com as demais disciplinas desmistifica o conceito que o computador ¿substituirá o professor¿ mostrando que ele ¿o computador¿ é mais uma ferramenta de auxílio na busca de conhecimento ao mesmo, independente da disciplina que ministra. O computador se torna um elo entre as disciplinas tradicionais, tornando-se assim mais uma das ferramentas de ensino no dia a dia do aluno. Os softwares educativos possibilitam a problematizarão de situações e criam soluções a partir de hipóteses, favorecendo a aprendizagem cooperativa.(escola, outras classes, outras pessoas), possibilitando a elaboração de textos produzidos, publicações de jornais produzidos pelos alunos, assim como o Chat (sala de bate papo), Blog e outros tipos de recursos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301126384)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Não há dúvidas que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes em nossas vidas. E, claro, também na escola. Porém, ao imaginarmos que em nossa escola, por exemplo, temos um ótimo Laboratório de Informática, como Pedagogos(as) não devermos acreditar que apenas por esta razão o processo de aprendizagem obterá pelo sucesso. Afinal:
		
	
	Tal Laboratório poderá deixar de funcionar se for houver um problema com a energia elétrica, por exemplo.
	
	Devemos valorizar apenas as novas tecnologias.
	
	Será necessário que a conexão seja rápida para que os alunos não percam muito tempo e isso acabe prejudicando as aulas normais.
	
	Dependerá da boa vontade dos alunos aprenderem e não apenas ficarem se divertindo nos computadores, como é costume.
	 
	O reencantamento, enfim, não reside principalmente nas tecnologias - cada vez mais sedutoras -mas em nós mesmos, na capacidade em tornar-nos pessoas plenas, num mundo em grandes mudanças... (Moran).
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301192305)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	1 A utilização de diferentes recursos tecnológicos como estratégia é de grande importância para o desenvolvimento da aprendizagem em destaque o computador como Ferramenta. Para utilizar na prática os principais comandos do sistema operacional como recurso didático depende:
		
	
	Do espaço físico com computadores conectados à Internet e a motivação dos alunos.
	
	Da Capacitação de profissionais da área da computação e o espaço físico.
	
	De alunos que tenham já um conhecimento de informática, assim como computadores de ponta.
	 
	Da infra-estrutura disponível, condições de apoio ao docente, no caso hora atividade, suporte técnico e, principalmente da mudança de atitude e ação dos docentes em utilizá-los.
	
	De um professor específico de informática, para desenvolver diferentes comandos técnicos com a turma.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301126368)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando o Microsoft Word é iniciado, um documento novo (vazio) aparece em uma janela. Podemos definir por janela do Word do Windows:
		
	
	A janela pode ser considerada um programa executável do Microsoft Word.
	
	É o conjunto de aplicativos, também conhecido como Window hidie.
	
	A janela pode ser considerada como uma planilha eletrônica
	
	As janelas do Windows são as barras de tarefas.
	 
	A janela de documento é o equivalente a uma folha de papel em branco.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301743681)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O uso de Softwares Gráficos é um bom recurso educacional pois, trata de uma linguagem que nossos alunos têm acesso nos seus primeiros anos de vida. Ao elaborar uma atividade com esse tipo de software, para que tenhamos um bom retorno pedagógico, é CORRETO afirmar que: I- O planejamento deve ser elaborado levando em consideração o "protagonismo" dos alunos; II- O recurso Digital usado será sempre mais importante que a proposta pedagógica; III- Ao usar esse tipo de recurso não poderemos elaborar atividades nas quais o aprendizado seja baseado na autoria.
		
	
	Nenhuma das afirmações estão corretas
	
	Somente a afirmação II está correta
	
	Todas as afirmações estão corretas
	
	Somente a afirmação III está correta
	 
	Somente a afirmação I está correta
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301126348)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que o programa Microsoft PowerPoint pode ser um grande aliado do professor na criação de slides. O slide pode ser uma atividade a ser trabalhada com os alunos. Diante desta afirmação assinale a opção abaixo que NÃO está de acordo com o programa Microsoft PowerPoint.
		
	
	Animações: Para que a apresentação fique bem criativa, o Powerpoint disponibiliza vários tipos de efeitos de animação e movimentos interessantes.
	
	Aplicação de Design onde o aluno pode criar um fundo especial, acrescentando um tom, uma textura, um padrão e mesmo uma figura nos slides.
	
	A criatividade de uma apresentação, utilizando diferentes ferramentas.
	
	Revisão: No item Revisão pode poderá revisar a ortografia de seus textos, inserir comentários nos slides, e proteger a apresentação.
O PowerPoint facilita a formatação de fórmulas eletrônicas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301637381)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O professor precisa saber que pode romper barreiras mesmo dentro da sala de aula, criando possibilidades de encontros presenciais e virtuais  que levem o aluno a acessar as informações disponibilizadas no universo da sociedade do conhecimento. A rede informatizada contempla o registro e a manipulação dinâmica das informações escritas, sonoras e visuais combinadas.
Analise as frases abaixo sobre a sociedade de conhecimento, após assinale a opção correta.
I- A mediação pedagógica e a formação devem ser o centro, o mais importante, em todo processo de aprendizagem, pois as ferramentas não são tudo; elas são, na verdade, recursos ou um valioso auxílio na mediação pedagógica.
II- O docente precisa servir-se da informática como instrumento de sua prática pedagógica consciente de que a lógica do consumo não pode ultrapassar a lógica da produção do conhecimento. Nesta ótica, o computador e a rede devem estar a serviço da escola e da aprendizagem¿.
III- Os recursos disponíveis num AVA e na Internet devem ser usados no contexto educacional para encurtar distâncias, superar diferenças e promover encontros de aprendizagem.
		
	
	I e III são falsas
	
	Todas são falsas
	
	Somente III é verdadeira.
	 
	Todas são verdadeiras
	
	Somente I é falsa.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301593805)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O professor contemporâneo deve procurar capacitação para utilizar os diferentes recursos disponíveis na Internet para facilitar a aprendizagem. Sendo assim podemos afirmar:
		
	
	É fundamental a escola reconhecer que a Internet é uma ferramenta pedagógica, agora, utilizá-la em atividades na sala de aula não quebra paradigmas.
	
	A tecnologia garante, com o uso da Internet, por si mesmas uma revolução na educação, trazendo o ensino individual.
	
	A utilização da Internet nas práticas pedagógicas, limita a aprendizagem colaborativa, não dando ao aluno autonomia e iniciativa.
	 
	É fundamental ao professor - e em especial ao Pedagogo - ter um olhar aberto as diferentes possibilidades de recursos existentes na Web,motivando as aulas.
	
	A "informática" na escola é garantia de sucesso na aprendizagem.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301144888)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿...espera-se, em primeiro lugar, que seja competente na sua especialidade, que conheça a matéria, que esteja atualizado. Em segundo lugar, que saiba comunicar-se, motivar, explicar o conteúdo, manter o grupo atento, entrosado, cooperativo, produtivo.¿ Esta é uma boa definição de Moran, no contexto das TICs na escola, para:
		
	
	Família
	
	Pedagogo
	 
	Professor
	
	Gestor
	
	Aluno

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais