Buscar

Av2 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar VI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Av2 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar VI
1)
Ao analisarmos as diferentes funções que a creche no Brasil apresentou historicamente observamos, segundo Kramer (1987), que ao longo da história estiveram presentes várias tendências e tipos, sendo a primeira:
Alternativas:
a)
Assistencialista.
 Alternativa assinalada
b)
Compensatória.
c)
Pré-alfabetização.
d)
Jardim.
2)
A creche com função compensatória foi sendo criticada a partir do final da década de setenta, pelo fato de:
Alternativas:
a)
Ter um conceito pré-concebido de que faltava às crianças pobres, certos requisitos que as capacitasse para a possibilidade de conquistar o sucesso escolar.
 Alternativa assinalada
b)
As crianças de menor poder aquisitivo, não poderiam se igualar às crianças mais favorecidas, gerando assim, uma igualdade do desempenho escolar. Porém, essa concepção acabava na verdade discriminando as crianças pobres.
c)
Atender apenas as crianças de maior poder aquisitivo, pois não previa a igualdade de direitos e nem mesmo a ascensão social.
d)
Não ter um conceito pré-concebido para às crianças pobres, no que tange o sucesso escolar.
3)
Tendo como referência a política da educação infantil, vários educadores têm se interessado pelo estudo da criança de 0 a 5 anos. Tais estudos vêm demonstrando a importância desse período para o lançamento dos alicerces de um desenvolvimento integral, sadio e harmonioso da criança, bem como a conscientização de uma formação profissional comprometida com a nova proposta do ensino. Um documento que traz essa concepção podemos apontar:
Alternativas:
a)
O Regimento Escolar para os anos iniciais.
b)
O Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil.
 Alternativa assinalada
c)
O calendário escolar.
d)
O Conselho Nacional da Educação Infantil.
4)
Através de debates e manifestações os movimentos sociais já reivindicavam maior atenção do poder público para a questão da infância. Na época, sugeriam a implantação de políticas que viessem ao encontro dos anseios da comunidade garantindo o atendimento das crianças em creches e pré-escolas com profissionais qualificados para esse atendimento. Um dos autores que defendia a universalização da educação infantil é:
Alternativas:
a)
Katia Abud.
b)
Selva Guimarães Fonseca.
c)
Marcos Silva.
d)
Sonia Kramer.
 Alternativa assinalada
5)
O movimento em favor da Educação Infantil no Brasil adquiriu força a partir da Constituinte encarregada de elaborar e aprovar a Constituição de 05/10/1988. Surge posteriormente a Promulgação da LDB 9394/96, que reconhece a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica e também o:
Alternativas:
a)
Parâmetros Curriculares Regionais.
b)
Diretrizes Nacionais Infantis.
c)
Projeto Político Pedagógico.
d)
Estatuto da Criança e do Adolescente.
 Alternativa assinalada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais