Buscar

Av de avaliação institucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0379_AV_201202087116 » AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	ANA MARIA MONICA MACHADO DE OLIVEIRA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 12/11/2015 17:20:53 
	
	 1a Questão (Ref.: 201202252090)
	2a sem.: CONCEPÇÃO E DIMENSÃO DA AVALIAÇÃO
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Durante uma reunião, a Comissão de Avaliação Institucional da Escola Monteiro Lobato analisou os índices alcançados e as causas do baixo rendimento dos alunos na PROVA BRASIL, definiu com os professores novas estratégias para orientar os alunos e buscar alternativas de melhoria nas propostas de ensino. 
Analise o caso relatado a partir das funções da avaliação. Para elaborar a sua resposta considere as funções:  formativa - diagnóstica - classificatória.   
		
	
Resposta: PARA BUSCAR NOVAS ALTERNATIVAS DE MELHORIA NO ENSINO O PROFESSOR PRECISA PRIMEIRO ANALISAR OS PONTOS FALHOS, ONDE ESTÁ O ERRO, ONDE PRECISA MUDAR E DEPOIS DESSA ANALISE FAZER AS MUDANÇAS NECESSARIAS NO SEU MODO DE ENSINO PARA QUE OS ALUNOS CONSIGAM ALCANÇAR UM INDICE MAIOR. O PROFESSOR NECESSITA PREPARAR OS ALUNOS NÃO APENAS PARA O MERCADO DE TRABALHO ELE PRECISA APRESENTAR LHES CONTEUDOS SIGNIFICATIVOS E QUE FORMEM OS EM CIDADÕES CONSCIENTES E FORMADORES DE OPNIÕES. DEPOIS DESSA ANALISE E PONDO EM PRATICA EM SALA ESSE NOVO MODELO DE ENSINO ELE DEVERÁ AVALIAR SEUS ALUNOS PARA ASSIM CLASSIFICAR OS BENS E MALES NOVAMENTE DESSE ENSINO, SEMPRE QUE HOUVER NECESSIDADE O PROFESSOR JUNTO A ESCOLA PRECISA REVER SEUS PLANOS, SEUS OBJETIVOS E SEU PPP POIS HÁ MUITA NECESSIDADE DESSES ITENS ANDAREM JUNTOS PARA UM BOM RESULTADO.
	
Gabarito: O aluno pode citar uma das funções evidenciadas no caso: - Diagnóstica porque identifica as causas do baixo rendimento. - Formativa porque busca orientar os alunos e melhorar o ensino - Classificatória porque considerou os índices ou resultados obtidos na prova externa. 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta equivocada.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202281938)
	8a sem.: PARADIGMAS DE QUALIDADE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Durante uma reunião da Escola Fernando de Azevedo, a equipe pedagógica propôs a seguinte afirmativa para debate: ¿Os exames externos são importantes porque sinalizam que o aluno soube resolver as questões que foram propostas na prova e quais as habilidades e competências desenvolvidas pela escola.¿ Suponha que você está participando da reunião e comente a afirmativa, apresentando argumentos sobre as vantagens e/ou desvantagens dos exames externos e suas implicações na qualidade do ensino. Você deverá incluir, pelo menos três argumentos ao todo, focalizando vantagens e/ou desvantagens. 
		
	
Resposta: OS EXAMES EXTERNOS SÃO DE SUMA IMPORTANCIA PARA A VERIFICAÇÃO DE ONDE OS PROFESSORES NECESSITAM DE MAIS ATENÇÃO EM RELAÇÃO A APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS, QUAIS OS "PONTOS" PRECISAM SER REVISTOS PARA MELHOR COMPREENSÃO DOS ALUNOS. ESSES EXAMES NA SUA MAIORIA SINALIZA AOS PROFESSORES AONDE OS ALUNOS ESTÃO TENDO MAIS DIFICULDADE FAZENDO COM QUE FACILITE ASSIM O TRABALHO DO DOCENTE EM SALA DE AULA RESULTANDO EM MELHOR APRENDIZAGEM PARA SEU ALUNADO. PÓREM, SABEMOS QUE ESSE TIPO DE EXAME NÃO CLASSIFICA ALUNO ALGUM SENDO MELHOR OU PIOR DO QUE O OUTRO APENAS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR CADA UM. CONTUDO TAMBÉM PODEMOS CHEGAR A TER UMA IDEIA DAS COMPETENCIAS MINISTRADAS PELA ESCOLA, SENDO A MESMA RESPONSAVEL EM BUSCAR UMA MUDANÇA CASO NECESSARIO.
	
Gabarito: Vantagens: Possibilita identificar situação de aprendizagem de cada aluno; estimular os professores a valorizar habilidades e competências;gerar dados e informações a partir de parâmetros externos;etc.. estimula o debate sobre as condições de ensino desenvolvidas etc Desvantagens: ausência de debate sobre os dados e os instrumentos aplicados; posição de algumas escolas centrarem o ensino na preparação para realizar provas; descaso em relação aos avaliadores externos;críticas ao tipos de prova e aos conteúdos,etc.. 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta pertinente.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202833928)
	3a sem.: POLÍTICAS PÚBLICAS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de uma rede de escolas de determinado município passou a média nacional prevista para os anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental. O município registrou 5.5, enquanto o índice nacional, naquela etapa ficou em 5.2 pontos. Pode-se concluir que a rede de escolas do município citado superou a média nacional porque diversas ações contribuíram, EXCETO: 
		
	
	desenvolvimento de habilidades de leitura nos estudantes. 
	
	articulação do ensino municipal com as diretrizes curriculares nacional. 
	
	ações profissionais comprometidos com educação. 
	
	prioridade de investimento em recursos para uma escola modelo. 
	
	desenvolvimento de ações docentes de avaliação formativa. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202722694)
	4a sem.: POLITICA DE AVALIAÇÃO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	"No ranking de Matemática, área que é o foco do PISA 2012, as sete primeiras colocações são ocupadas por países ou províncias asiáticas . O domínio oriental não se restringiu à Matemática . Em Leitura e Ciências, os líderes no ranking também foram asiáticos." ( O GLOBO: 4/12/2013).
Os professores da Escola Manoel de Abreu estão conversando na sala dos professores sobre os desafios brasileiros para alcançar a meta de qualidade prevista para 2022, depois que   um colega leu a reportagem sobre os resultados do PISA. 
Em relação ao PISA, verifique os comentários  apresentados pelos  professores.
I- "O PISA apresenta o cenário de desempenho de alunos entre mais de 60 nações do mundo."
II- "O PISA mostra a posição preocupante em relação ao desempenho dos alunos brasileiros."
III- "Trata-se apenas de uma avaliação interna organizada pelas escolas das nações participantes."
IV-  "As provas verificam apenas o desempenho dos países asiáticos."
V- "As metas de qualidade para 2022 dependem apenas de nova legislação para educação."
Os comentários corretos em relação ao PISA são: 
		
	
	I e II.
	
	I e IV 
	
	I e V.
	
	 III e V.
	
	II e IV.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202341380)
	3a sem.: MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Dentre as funções da avaliação aquelas que permitem fazer um levantamento das condições concretas da oferecidas aos alunos para adotar medidas de reforço e melhoria do processo educativo institucional, essencialmente são as funções:
		
	
	diagnóstica e verificadora
	
	diagnóstica e formativa 
	
	reguladora e normativa.
	
	formativa e somativa. 
	
	somativa e classificatória 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202341373)
	1a sem.: CONCEPÇÕES E ABORDAGENS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A avaliação é importante e abrange várias funções. O modo como o processo é elaborado e desenvolvido é o grande desafio. Na pedagogia transformadora, avaliação assume características peculiares. Considere os pressupostos de avaliação transformadora e verifique as características corretas. I- Aplica procedimentos de avaliação qualitativa. II- Demonstra compromisso com a formação de uma consciência política participativa. III- Prioriza avaliação quantitativa e a função somativa. IV- Aplica avaliação formativa para superar as fragilidades nos resultados. As características corretas são apenas:
		
	
	I e III
	
	I, III e IV 
	
	II e IV 
	
	I, II e IV 
	
	II e III 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202834051)
	3a sem.: LEGITIMIDADE DOS INSTRUMENTOS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Os exames oficiais do MEC são elaboradas por professores com formação mínima em especialização, mestrado ou doutorado em suas respectivas áreas de conhecimento e são selecionados e preparados pelo INEP/ órgão do MEC.Do ponto de vista histórico, a criação do INEP, criado em 1937 e responsável pelos exames nacionais foi um marco significativo para estudos e pesquisas educacionais e recebe o nome de seu idealizador que foi:
		
	
	Anísio Teixeira 
	
	Gustavo Capanema
	
	Francisco Campos 
	
	Lourenço Filho 
	
	João Roberto Moreira
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202282785)
	sem. N/A: INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A partir da LDB 9394/96 teve início no Brasil uma política de avaliação institucional que buscou verificar o desempenho dos concluintes do ensino superior. Em 1995, sob a gestão do Ministro Paulo Renato foi aplicado o primeiro Exame Nacional de Cursos, que ficou conhecido como ¿Provão¿. Esta política pública teve continuidade e foi aprimorada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ¿ SINAES que introduziu mudanças e instituiu o ENADE. Dentre as características do ENADE- Exame Nacional de Desempenho é correto afirmar que: I ¿ Todos os alunos universitários devem realizar a prova. II- Apenas os alunos das universidades privadas realizam a prova. III- As provas verificam habilidades e competências adquiridas pelos alunos ao longo do curso. IV- Apenas os alunos sorteados pelo MEC realizam a prova. Os itens corretos em relação ao ENADE são:
		
	
	todos os itens 
	
	I, III e IV apenas 
	
	II e IV apenas 
	
	II, III e IV apenas 
	
	I, II, III apenas 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202341389)
	sem. N/A: CULTURA DA AVALIAÇÃO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A concepção de educação que a equipe escolar adota reflete em suas práticas de avaliação institucional. Existem diferenças entre uma visão ou concepção de educação racionalista, tradicional, progressista e holística. Quando a escolha da equipe pauta-se por um modelo de avaliação democrático e participativo a cultura avaliativa apresenta as características destacadas nas opções, EXCETO:
		
	
	Valorização do pensamento analítico da equipe sobre a realidade.
	
	Explicação das fragilidades do fracasso escolar na perspectiva do aluno. 
	
	Utilização de diferentes instrumentos e técnicas da avaliação interna e externa. . 
	
	Ressignificação do erro como ponto de partida para aprendizagem 
	
	Socialização dos critérios e dos indicadores a serem considerados. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202282060)
	10a sem.: AVALIAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Ao se transpor a metodologia de Qualidade Total das organizações não escolares para as organizações escolares a principal crítica e resistência dos pedagogos tem sido o: 
		
	
	foco nos objetivos da organização
	
	reconhecimento do trabalho do outro 
	
	destaque dado à produtividade lucrativa 
	
	trabalho em equipe na organização 
	
	senso de disciplina demonstrado pelos funcionários

Outros materiais