Buscar

Avaliação de topicos em libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0284_AV_201202087116 » TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	DAMIAO FERREIRA DA SILVA
	Turma: 9015/AA
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 21/11/2015 10:50:55 
	
	 1a Questão (Ref.: 201202706076)
	sem. N/A: Políticas Linguísticas e Bilinguismo
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Na perspectiva da Educação Bilíngue, qual status linguístico e político que a língua brasileira de sinais assume para o surdo sinalizante? 
		
	
Resposta: PARA O SURDO SINALIZANTE É FUNDAMENTAL A EDUCAÇÃO BILÍNGUE POIS COM ELA ELES PODERAM SE COMUNICAR COM AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DO SEU MUNDO E COM DEMAIS PESSOAS. A LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS NECESSITA SER ENSINADA POR PROFISSIONAIS CAPACITADOS. E É FUNDAMENTAL MANTER, TRANSMITIR A CULTURA SURDA, PARA A SOCIEDADE PARA QUE ELES TENHAM CONSCIENTIZAÇÃO DO QUE É E COMO LIDAR COM PESSOAS SINALIZANTES. COM ESSA CONSCIENTIZAÇÃO TUDO FICA MAIS FACIL PARA A PESSOA SURDA.
	
Gabarito: A língua brasileira de sinais é considerada a primeira língua do surdo sinalizante brasileiro enquanto o português é a sua segunda língua. A própria lei de LIBRAS assume a língua de sinais como meio oficial de comunicação dentro da comunidade surda.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202721502)
	sem. N/A: DIÁLOGOS
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	A escola é um lugar de descobertas, onde os alunos ampliam suas relações sociais, linguísticas e comunicativas, a partir da interação não só com alunos, como também com os professores. Discorra acerca de ações que as escolas podem implantar, a fim de que a participação de alunos surdos seja mais plena: 
		
	
Resposta: HOJE EM DIA VEMOS MUITAS ESCOLAS COM PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIAL NAS UNIDADES, POIS CADA VEZ MAIS SE VÊ A NECESSIDADE DE CAPACITAR-SE PARA ATENDER PESSOAS COM QUALQUER QUE SEJA SUA NECESSIDADE. A ESCOLA PARA QUE HAJA UM BOM DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PARA ALUNOS EM ESPECIAL SURDOS, NECESSITA TER DOCENTES PREPARADOS, FORMADOS E CAPACITADOS A TRANSMITIR O CONHECIMENTO PARA ESSES ALUNOS, PARA QUE ELES POSSAM CONSEGUIR SE COMUNICAR E ASSIM PARTICIPAR DAS ATIVIDADES ESCOLARES SEM NENHUM PROBLEMA, A ESCOLA PODE ELABORAR PASSEIOS, PALESTRAS(COM TEMAS DE CONSCIENTIZAÇÃO A NECESSIDADES ESPECIAIS,POR EXEMPLO A SURDEZ), VIDEOS, AULA DE DANÇA. COM ISSO OS ALUNOS SURDOS PODERÃO INTERAGIR COM OS DEMAIS ALUNOS, PARTICIPAR DAS ATIVIDADES, FORMA RELAÇÕES SOCIAIS DENTRO E FORA DA ESCOLA.
	
Gabarito: Pensar um modelo novo de Educação e escolas, seria pensar a criação de um índex de cultura inclusiva por e para ações inclusivas. A fim de que os surdos possam estar de fato incluído no contexto social escolar, se faz necessário que todos os membros da escola dominem a LIBRAS e conheçam as peculiaridades da cultura surda, oferecendo curso de LIBRAS e ou a LIBRAS como disciplina no currículo escolar. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202706186)
	10a sem.: Datilologia
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Identifique o nome próprio feminino que aparece em datilologia abaixo:
		
	
	Vivian
	
	Vicentina
	
	Virna
	
	Vitória
	
	Viviane
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202228192)
	2a sem.: Parâmetros da LIBRAS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Sobre os parâmetros da língua de sinais brasileira, é verdadeiro afirmar que:
		
	
	Os Movimentos são desnecessários na produção de sinais.
	
	Expressão Facial visa, exclusivamente, a facilitar o contato com o surdo, criando um clima amigável no momento da conversação, sem interferências no contexto discursivo.
	
	Orientação refere-se à direção do corpo no momento da produção do sinal, não sendo útil para diferenciar categorias gramaticais, mas apenas facilitar a visualização do interlocutor.
	
	Configuração das mãos refere-se ao formato que as mãos assumem no momento em que é necessário utilizar a datilologia para representar nome de pessoas e lugares.
	
	Ponto de Articulação refere-se ao local em que o sinal é produzido em relação ao corpo. Mesmo que a configuração esteja certa, se o ponto de articulação não o estiver, o sinal poderá não ser entendido.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202706067)
	3a sem.: Leis
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Lei de LIBRAS também é conhecida como:
		
	
	Lei 10.426/1999.
	
	Lei 10.4382005.
	
	Lei 10.436/2002.
	
	Lei 10.098/2000
	
	Lei 10.048/2000.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202706145)
	2a sem.: Diferenças entre surdos e ouvintes
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O termo sujeito sinalizante, usado nesta disciplina, faz referência:
		
	
	A toda e qualquer pessoa surda.
	
	Aos surdos que aprenderam a língua de sinais em casa.
	
	Aos professores que usam LIBRAS.
	
	A todo sujeito que domina e é usuário assíduo da língua de sinais.
	
	Aos surdos, suas famílias e a alguns surdos oralizados.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202716654)
	sem. N/A: ASPECTOS SOCILINGUÍSTICOS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Cada povo desenvolve uma língua específica, um sistema de interação constituído por infinitas combinações, permitidas por regras desse sistema inato. Isso quer dizer que uma criança que nasce no Japão terá a mesma capacidade linguística de aprender o japonês como uma criança nascida no Brasil tem para aprender o português. Marque a ÚNICA alternativa que indica a língua mais adequada para a aquisição à uma criança surda e mais apropriada para o seu desenvolvimento cognitivo linguístico:
		
	
	Linguagem de sinais.
	
	Código Morse. 
	
	Braille.
	
	LIBRAS.
	
	Esperanto.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202719985)
	sem. N/A: ADVÉRBIOS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Na LIBRAS a palavra HOJE traz a ideia de presente, o termo PASSADO remete a ação já ocorrida e o sinal de FUTURO aquilo que ainda vai acontecer. Assinale a que categoria gramatical essas palavras pertencem:
		
	
	Sistema pronominal. 
	
	Verbos direcionais
	
	Advérbios de tempo. 
	
	Verbos não direcionais.
	
	Adjetivos descritivos. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202718464)
	sem. N/A: COMPOSIÇÃO DA LIBRAS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em LIBRAS os pronomes são indicados por apontamento. Segundo Brito (2008), os pronomes pessoais "[...] possuem um sistema pronominal para representar as pessoas do discurso". Assinale a ÚNICA alternativa que indica a classificação das pessoas do discurso: 
		
	
	Somente singular. 
	
	Singular, dual, trial, quatrial e plural. 
	
	Somente plural. 
	
	Dual e Trial. 
	
	Dual, Trial e quatrial. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202706089)
	9a sem.: Interação Linguística
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Ressaltamos os aspectos sociolinguísticos das línguas de sinais, em outras palavras, fazemos referências às relações estabelecidas entre linguagem e sociedade, como valores e produtos de um determinado grupo. Com base no texto, marque a opção INCORRETA. 
		
	
	A correlação língua/comunicação é possível pela libras, cada sinalizante pode interagir com seu interlocutor. 
	
	A correlação língua/sociedade é de extrema relevância. Atualmente, pela lei e decreto da libras, a língua de sinais ganha mais força e muitas universidades, escolas já adotam a libras como disciplina curricular. 
	
	A correlação língua/poder permite aos surdos, pela libras, a ascensão social, já que poderá produzir discursos, poemas, ou mesmo uma simples opinião, as quais imprimem sua presença na sociedade. 
	
	A correlação língua/sociedade é de extrema relevância. Atualmente, pela lei 10.436/02 e o decreto 5.626/05, a língua de sinais ganha mais força e muitas universidades, escolas já adotam a libras como disciplina curricular. 
	
	A correlação pensamento/linguagem fica prejudicada, pois a libras não é capaz de desenvolver o cognitivo de uma pessoa surda.

Outros materiais