Buscar

AV Antropologia Cultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0636_AV_201502498162 » ANTROPOLOGIA CULTURAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201502498162 - ANDR¿ DE SOUZA SILVA
	Professor:
	MARCIO DE BRITO SERAFIM
	Turma: 9004/AB
	Nota da Prova: 4,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 16/11/2015 13:00:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201502742001)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Segundo Roberto da Matta, tal cientista "trabalha por meio de especulações e deduções, numa base comparativa, balizando sistematicamente seus achados do passado com o conhecimento obtido pelo conhecimento contemporâneo de sociedades com aquele mesmo grau de complexidade social." Indique de qual cientista Roberta da Matta está descrevendo e o que significa tal ciência.
		
	
Resposta: Ciências Sociais. Pois não pode ser facilmente detectada, seu ambiente e seus fatos não são isolados e também não podem ser previstos. Lidam com pessoas e questões particulares, usando a subjetividade como instrumento de sua análise.
	
Gabarito: Roberto da Matta está descrevendo o arqueólogo. A arqueologia é a investigação das sociedades humanas através do estudo de vestígios materiais por elas deixados (artefatos).
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Gabarito: Roberto da Matta está descrevendo o arqueólogo. A arqueologia é a investigação das sociedades humanas através do estudo de vestígios materiais por elas deixados (artefatos).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503155534)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A respeito da diversidade cultural, há de se considerar que a crescente sensibilidade para o tema da diferença e sua articulação em termos socioculturais, sob a forma de uma reivindicação de direitos para grupos subordinados, se liga a um descentramento da cultura ocidental que assume duas modalidades paradoxais. Identifique e explique essas duas modalidades paradoxais.
		
	
Resposta: Duas modalidades são o Intraculturalismo e o Interculturalismo. O Intraculturalismo é o fenômeno que uma cultura abosrve completamente a outra, e Interculturalismo é a relação mútua de culturas de forma recíproca com objetivo de crescimento e interação, com base no respeito a sua diversidade e contribuindo para o enriquecimento cultural.
	
Gabarito: Matriz colonialista e imperialista Versus Recusa aos modelos modernizadores A matriz colonialista difundiu-se mundo afora entre os séculos XVI e início do século XX, levando com ela modelos de organização social, desenvolvimento e mudança política que em larga medida se institucionalizaram no atual sistema de estados nacionais e numa economia mundial dominada inteiramente pelo capitalismo. A matriz imperialista ¿ práticas, valores e instituições historicamente construídas a partir da modernidade europeia e norte-americana se espalharam pelo, tornaram-se ideais de progresso e emancipação, mas também se impuseram onde a resistência se fez mostrar. No processo imperialista, uma intrincada composição de agentes metropolitanos e locais encarregou-se de dobrar a resistência. A imposição do modelo imperialista como progresso gerou uma uniformidade que atendia pelo apelo da Nação em busca de seu futuro no mundo moderno, atribuindo lugares aos que se posicionavam - contra ou a favor ¿ frente às formas concretas de implementação dos projetos de modernização. Esse descentramento do Ocidente que ao modelo do estado nacional e à trajetória da modernização representa o grau zero das disputas multiculturais Recusa aos modelos modernizadores ¿ A história do século XX foi acumulando uma crescente desconfiança e a recusa aos modelos modernizadores ¿ liberais como socialistas ¿ que sofre, a partir dos anos 60, grande pressão de movimentos sociais e intelectuais. Estes contribuíram para deslegitimar, questionar e enfrentar a ideia hegemônica de ocidente.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Matriz colonialista e imperialista Versus Recusa aos modelos modernizadores A matriz colonialista difundiu-se mundo afora entre os séculos XVI e início do século XX, levando com ela modelos de organização social, desenvolvimento e mudança política que em larga medida se institucionalizaram no atual sistema de estados nacionais e numa economia mundial dominada inteiramente pelo capitalismo. A matriz imperialista ¿ práticas, valores e instituições historicamente construídas a partir da modernidade europeia e norte-americana se espalharam pelo, tornaram-se ideais de progresso e emancipação, mas também se impuseram onde a resistência se fez mostrar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502676554)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A princípio, a antropologia dividiu-se em duas principais áreas de estudo: a biológica e a cultural. Posteriormente mais duas áreas ganham destaque suficiente para conseguir espaço como uma área específica de estudo da Antropologia. Uma dessas ¿novas¿ áreas está fundamentada pela busca da compreensão das particularidades da comunicação humana e no estudo das relações de linguagem em suas estruturas, origens e variações/diversidades. Estamos nos referindo aos paradigmas de que área da Antropologia?
		
	 
	Linguística
	
	Antropologia da Comunicação
	
	Antropologia Biológica
	
	Antropologia Social
	
	Antropologia Botânica
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503257374)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A respeito da produção de conhecimento humano sobre o mundo, destaca-se o conhecimento científico. Este pode ser dividido em duas grandes áreas: as ciências naturais e as ciências sociais. Sobre essas formas de conhecimento científico é correto afirmar que:
		
	
	a matéria-prima das Ciências Naturais são eventos com determinações simples e que não podem ocorrer em ambientes diferenciados, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.
	 
	a matéria-prima das Ciências Sociais são eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.
	
	a matéria-prima das Ciências Naturais são eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.
	
	a matéria-prima das Ciências Naturais são eventos com determinações complicadas e que não podem ocorrer em ambientes diferenciados, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.
	
	a matéria-prima das Ciências Sociais são eventos com determinações complicadas e que não podem ocorrer em ambientes diferenciados, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503154499)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a abordagem de Roberto Da Matta sobre a distinção entre Sociedade e Cultura, é correto afirmar que:
		
	 
	entre as formigas (e outros animais sociais) existe sociedade, mas não existe cultura.
	
	entre as formigas (e outros animais sociais) existe sociedade e uma cultura própria.
	
	entre formigas e abelhas existe sociedade e cultura, pois existe transmissão genética.
	
	entre as abelhas (e outros animais sociais) existe cultura, por que existe tradição viva.
	
	entre as abelhas (e outros animais sociais) não existe sociedade nem cultura.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503167923)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma festa religiosa popular como a Festado Divino de Mogi das Cruzes é composta de diversos rituais. Esses rituais são uma dramatização, um espetáculo em que seus atores saem da rotina para exibirem para si próprios e para os outros. Nessa dramatização estão reproduzidas simbolicamente as relações de classe e suas posições sociais são legitimadas. Para Clifford Geertz, [nos] rituais sagrados e nos mitos, os valores são retratados não como preferências subjetivas, mas como condições de vida impostas, implícitas num mundo com uma estrutura particular. MORAES. A Festa do Divino em Mogi das Cruzes. SP. Fapesp: 2003. O texto acima faz uma citação a Clifford Geertz, um dos mais importantes antropólogos do século XX e o principal representante da Escola da:
		
	 
	Antropologia Interpretativa
	 
	Antropologia Evolucionista
	
	Antropologia Funcionalista
	
	Antropologia Estrutural
	
	Antropologia Pós-moderna
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503260852)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os antropólogos que compreendiam que todos os grupos humanos teriam que atravessar necessariamente as mesmas etapas de desenvolvimento. São chamados tecnicamente de
		
	 
	evolucionistas
	
	estruturalistas
	
	empiristas
	
	orgânicos
	
	retrógrados
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503167946)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Joseph Arthur de Gobineau, o conde Gobineau, veio ao Brasil no ano de 1869 em missão diplomática. Era um literato com vasta produção, porém os quatro volumes do Essai sur l'inégalité des races humaines - Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas foram o seu trabalho mais conhecido. Na citada obra, o conde procurava compreender a causa da ascensão e queda das grandes civilizações e chegara à conclusão de que a questão étnica era a mola propulsora da história. A mistura de raças seria, portanto, a razão para o fim das grandes civilizações. Nesse caso, os brasileiros não seriam dignos de um bom prognóstico por parte do conde, o qual acreditava que em menos de duzentos anos essa população seria extinta. (SOUZA. A extinção dos brasileiros segundo Gobineau). As ideias de pureza racial e de superioridade racial marcaram algumas teorias do século XIX e ainda inspiram algumas visões equivocadas sobre as diferenças sociais entre os povos do mundo. Essas teorias tendem a:
		
	
	Desnaturalizar a cultura ao adotar um conceito sociológico de raça para explicar as diferenças sociais.
	
	Democratizar as relações entre as diferentes raças e reduzir as diferenças sociais.
	
	Naturalizar a cultura ao adotar um conceito sociológico de raça para explicar as diferenças sociais.
	 
	Naturalizar a cultura ao adotar um conceito biológico de raça para explicar as diferenças sociais.
	 
	Desnaturalizar a cultura ao adotar um conceito biológico de raça para explicar as diferenças sociais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503174209)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O antropólogo francês Lévi-Strauss considerava as culturas como sistemas simbólicos que a mente humana criou num processo de acumulação. As "estruturas mentais inconscientes" seriam universais, e estariam subjacentes a todas as culturas, cujas diferenças estariam no nível das manifestações concretas. Tomando a classificação das teorias da cultura elaborada por Keesing, a obra de Levi-Stauss corresponde a qual abordagem?
		
	 
	Cultura como sistemas estruturais.
	
	Cultura como sistemas caoticos.
	
	Cultura como sistemas cognitivos.
	 
	Cultura como sistemas simbólicos.
	
	Cultura como sistemas funcionais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502676668)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Matriz colonialista e imperialista difundiu-se mundo afora entre os séculos 16 e início do século 20, levando com ela modelos de organização social, desenvolvimento e mudança política que em larga medida se institucionalizaram no atual sistema de Estados nacionais e numa economia mundial dominada inteiramente pelo capitalismo. Essa matriz possui práticas, valores e instituições historicamente estabelecidas e se espalharam pelo mundo, tornaram-se ideais de progresso e emancipação. As práticas e valores dessa matriz imperialista e colonial está baseada a partir de que referencial?
		
	
	Da dominação capitalista, disseminada com a Revolução Industrial
	 
	Dos ideias ibérico, disseminados com as Grandes Navegações dos séculos XV a XVII
	
	Do avanço das Tecnologias da Informação (TI)
	
	Da pós modernidade ibérica
	 
	Da modernidade européia e norte-americana

Outros materiais