Buscar

EXERCÍCIOS E AVALIAÇÕES - GESTÃO ATUARIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCÍCIOS E AVALIAÇÕES – GESTÃO ATUARIAL
Aula 1
1. Complete os parênteses das seguintes afirmações com verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) A incerteza que caracteriza a vida das pessoas em termos de espaço e tempo, foi desde o início a razão de ser do atuário e, por conseqüência, da Matemática Atuarial. 
( ) Ciências Atuariais é o ramo do conhecimento que lida com matemática de seguro, incluindo probabilidades, usada para garantir que os riscos sejam cuidadosamente avaliados, os prêmios sejam estabelecidos adequadamente pelos classificadores de riscos e a provisão para os pagamentos futuros de benefícios seja adequada.
( ) O atuário procura mensurar e relacionar o acaso, duração dos processos financeiros, e o tempo, equivalência de aleatoriedade.
( ) Numa seguradora, o trabalho básico do atuário pode consistir em analisar casos de mortalidade, invalidez, doença, fecundidade e natalidade, entre outros, cotejando-os com as probabilidades, fixando os valores dos prêmios e das indenizações e calculando as reservas técnicas das companhias, um dos principais símbolos da saúde financeira e patrimonial de uma seguradora.
V,V,V,V
2. Quais são os tipos possíveis de sinistro que podem ocorrer?
Parcial e Total.
3.O______, criado após a Independência do Brasil, pela Lei nº 556, de 1850, passou a disciplinar o seguro marítimo, resultando no surgimento de novas seguradoras. :
Código Comercial Brasileiro
4.A primeira seguradora do Brasil, a Companhia de Seguros Boa Fé, com sede na Bahia, foi fundada em:
1808
5. A primeira Companhia de Seguros no Brasil foi fundada na Bahia em 24 de fevereiro de 1808, com a chegada da corte de Portugal. Esta afirmativa está?
Correta.
Aula 2
1. Defina Seguro Público e Seguro Privado 
O seguro público caracteriza-se por ter o risco segurado assumido por pessoa jurídica de direito público, sem fins lucrativos. Como exemplo, citamos os seguros cujo monopólio pertence ao Estado: o Seguro Crédito à Exportação e a Previdência Social (que não serão objeto desta disciplina como já indicado anteriormente).
O seguro privado ocorre quando o risco segurado é assumido por pessoa jurídica de direito privado comercial, com fins lucrativos. Nesses casos, o contrato é regulado pelo Código Civil/Comercial, obedecendo também às leis específicas e regulamentações suplementares.
2. O órgão fiscalizador dos regimes próprios de previdência social e o principal órgão normatizador das entidades abertas de previdência complementar são respectivamente:
SPS e CNSP
3. É a realização do risco previsto no contrato de seguro resultando em perdas para o segurado. De que conceito falamos?
Do sinistro.
4. Ao tratar da matéria seguros, temos sempre a expectativa da cobertura do bem segurado para as diversar modalidades. Verifique as questões abaixo e assinale corretamente a característica no qual está baseado o seguro público.
No risco assumido por pessoa jurídica de direito público, sem fins lucrativos.
5.A instituição responsável pela fiscalização das sociedades de capitalização e das cooperativas médicas é respectivamente:
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
6. É a compensação dos efeitos do acaso pela mutualidade organizada segundo as leis da estatística. Esta é a definição de?
Seguro 
7. Qual a definição correta de sinistralidade em uma operação de seguros?
A sinistralidade de uma apólice indica o número de vezes que os sinistros e seus valores ocorreram em determinado intervalo de tempo.
Aula 3
1. A regulamentação dos seguros no Brasil, ocorrida em 1917, deu-se com a entrada em vigor do:
a) Código Comercial Brasileiro;
b) Código Civil Brasileiro;
c) Código de Defesa do Consumidor;
d) Instituto de Resseguros do Brasil, IRB;
e) Código Naval.
2. De acordo com o Decreto Lei n° 73, de 21 de novembro de 1966, compõe o Sistema Nacional de Seguros Privados (SNSP):
CNSP, SUSEP, IRB, as sociedades autorizadas a operar em seguros privados e os corretores habilitados;
3. O sistema securitário desenhado no Decreto-Lei n. 73/1966 visa a:
determinar as competências dos reguladores e fiscais da atividade securitária.
4. Sobre as Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC), seguradoras e sociedades de capitalização, podemos afirmar que:
São intermediadores financeiros.
5. Levando em consideração o Ciclo econômico das Seguradoras e sua complexidade . Quais são as duas funções básicas internas de uma Seguradora ?
underwriting e a atividade financeira ou patrimonial, decorrente das vendas.
6. Mecanismo de pulverização dos riscos ou distribuição de responsabilidades, praticado normalmente entre seguradoras.
Cosseguro
7. A competência do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) em confronto com a da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) evidencia:
caber ao CNSP estabelecer as diretrizes aplicáveis aos seguros privados sendo a SUSEP órgão executivo.
Aula 4
1. João contratou uma apólice de seguro de vida e por questões pessoais preferiu não estabelecer os benefi ciários. Em caso de ocorrência de sinistro, o benefício deve ser pago:
metade ao cônjuge, desde que não separado judicialmente e o restante aos herdeiros do segurado, obedecida a ordem da vocação hereditária.
2. Marque a resposta que corresponde ao ramo do seguro, cuja característica básica está relacionada a não ter como determinar ao certo o valor econômico do capital segurado.
Vida
3. Por definição o sinistro é a ocorrência de natureza?
Súbita, involuntária e imprevista.
4. O valor do risco assumido pela resseguradora é o valor?
Máximo coberto pela apólice assumido pela resseguradora e que representa o limite máximo de indenização que pode ser exigida no caso de sinistro referente ao risco assumido pela resseguradora.
5.Tendo em vista os tipos de seguros, sendo classificados em pessoas, danos patrimoniais e responsabilidade. Informe qual a característica básica em relação ao seguro de pessoas.
Não ter como determinar ao certo o valor econômico da vida de alguém
6. Existe uma relação matemática indireta na operação do seguro que comprova que quanto maior a segurança, menor o risco e, conseqüentemente, menor o custo do seguro. Esta afirmativa está?
Incorreta
Aula 5
1. A operação que consiste na repartição de um mesmo risco, de um mesmo segurado, entre duas ou mais seguradoras, sendo emitida uma única apólice, por uma das seguradoras, denominada, neste caso, SEGURADORA LÍDER, não se verificando, ainda assim, quebra do vínculo do segurado com cada uma das seguradoras que respondem, isoladamente, perante ele, pela parcela de responsabilidade que assumiram, é denominada:
Cosseguro
2. O seguro de um seguro também é chamado de:
Resseguro
3. Provisões Técnicas Comprometidas são destinadas à cobertura de sinistros já ocorridos e?
Avisados e não avisados
4. Os cálculos dos Limites de Retenção, para cada ramo de seguro, devem utilizar métodos adequados, que possam gerar resultados consistentes, devendo estar compreendidos entre?
0,3 e 3% do Ativo Líquido Ajustado.
5. O limite de retenção de uma seguradora, num determinado risco ou modalidade de seguro, deve ser considerado em relação?
Ao valor de cada risco isolado das apólices deste ramo ou modalidade.
6. Analisando as sentenças abaixo e indicando por (V) Verdadeira a afirmativa correta e por (F) Falsa a afirmativa incorreta, indique a opção correspondente, considerando o seguinte: Quanto ao resseguro tem-se que:
I - O resseguro é um dos principais instrumentos de transferência de risco da seguradora, contribuindo sobremaneira para a homogeneização dos seus riscos. 
II - Os contratos de resseguro podem ser classificados em contratos proporcionais e não proporcionais. Nos contratos não proporcionais não há valores segurados cedidos, mas limites predefinidos de participação do ressegurador nos sinistros. 
III - O contrato de Excedente de Responsabilidade é classificado como resseguro proporcional. Neste contrato a seguradora
cede um percentual predeterminado do risco e, em caso de sinistro, esta recupera da resseguradora a mesma proporção da indenização
V, V, F
7. O resseguro de Excedente de Responsabilidade é um tipo de plano?
Proporcional
8. O resseguro é uma das mais importantes ferramentas de gerenciamento de risco disponível para todos os tipos de seguros. Dentre as vantagens que o resseguro pode oferecer para uma seguradora estão:
I - Aumento da capacidade de operação 
II - Experiência em subscrição de riscos 
III - Estabilização das perdas 
Agora assinale a alternative CORRETA.
Somente I, II e III são proposições verdadeiras
SIMULADO
1. Marque as alternativas que apresentam Órgãos Reguladores e/ou Fiscalizadores de entidades submetidas aos estudos técnicos e contabilidade atuariais.
(F) Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA/Caixa Econômica Federal – CEF
(V) Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP/Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC
(V) Superintendência de Seguros Privados - SUSEP/Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC
(F) Ministério da Fazenda - MF/Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC
(F) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC/Tribunal de Contas da União – TCU
2. Resseguro e Cosseguro representam:
(V) Sistema que contribui para a solvência do segmento de seguros.
(F) Fragilização do segmento de seguros.
(V) Compartilhamento de risco junto aos Resseguradores.
(F) Elevado risco para as seguradoras.
(F) Custo excessivo para as seguradoras e segurados.
3. A operação de cosseguro consiste:
na distribuição de um risco segurado por diversas seguradoras, sendo uma delas a responsável direta pela apólice.
Aula 6
1. Contábil e operacionalmente o prêmio retido corresponde ao:
Prêmio emitido, líquido da parcela de cedidos, restituições e descontos
Aula 7
1. No segmento de seguros os riscos são divididos em dois grandes grupos. Indique a alternativa identificando os riscos que se submetem a uma regularidade estatística e que podem ser objetivamente seguráveis.
Ordinários 
OUTRAS QUESTÕES
1. É correto afirmar que um contrato de seguro possui condições gerais, particulares e especiais; dado que tais condições constituem um conjunto de cláusulas contratuais que prevêem as obrigações e os direitos do segurado e da seguradora?
Sim
2. Provisões técnicas são importantíssimas para o bom andamento atuarial de uma seguradora, esta afirmação está?
correta
3. Em cada empresa há características diferentes com relação ao enfoque dado ao processo de planejamento e controle, à utilização dos recursos organizacionais e ao relacionamnto com agentes externos; características estas substânciadas no seu próprio modelo de gestão. Logo, em toda a operação, em especial nas operações de seguros, é muito importante que o modelo seja do conhecimento explícito dos gestores, pois do contrário a existência de conflito e indefinições torna­se quase inevitável. Neste contexto, um dos princípios básicos da gestão econômica é?
Uma clara definição do seu modelo de gestão e integração deste com os modelos de decisão, informação e mensuração. 
4. Considere as opções abaixo:
1 - Prêmio é o pagamento efetuado pelo segurado ao segurador para que este assuma o risco objeto do seguro; ou seja, é o custo do seguro. 
2 - O vocábulo prêmio é derivado do latim praemium, é o bem material ou moral recebido por um serviço prestado, por um trabalho executado, ou por méritos especiais; e 
3 - É o pagamento que o segurado faz à companhia seguradora, para obter direito a indenização na ocorrência de determinado evento. Das três opções quais representam verdadeiramente o que é o prêmio?
todas
5. Em 1690, era fundada a inglesa Lloyd's, a mais tradicional companhias de seguros do mundo, orginária de um taberna e de um jornal dedicado aos marítimos. Lá também surge o conceito de máxima boa fé entre as partes, até hoje praticado em todas as operações de seguros em todo o mundo. Esta afirmação está?
perfeita
6. A classificação dos seguros em ramos elementares e vida espelha:
a possibilidade de mais de uma cobertura nos seguros de vida
7. Como princípio à distribuição das responsabilidades dos negócios no mercado segurador, informe a alternativa correta que se refere aos mecanismos de pulverização do risco.
Cosseguro, resseguro e retrocessão
8. Na gestão de qualquer atividade seja com ou sem fins lucrativos, temos a contabilidade como um dos principais sistemas de informações gerenciais. Marque os principais usuários internos e externos dessas informações.
Clientes, sócios, funcionários, governo e etc.
9. O risco de perdas no valor da carteira, decorrentes de flutuações nos preços dos ativos e nas taxas de juros representa o risco:
de mercado
10. Considere uma apólice cujo prêmio é de R$ 10.000,00, retorno de investimento esperado de 10% ao ano, despesas equivalente a 5 % do valor do prêmio e a estimativa do passivo pelo melhor valor é de R$ 9.331,00, qual o lucro esperado nesse ano?
Gabarito: SOLUÇÃO: PRÊMIO - DESPESAS - PASSIVO = R$ 169,00 de Lucro Esperado. Prêmio = R$ 10.000,00 (RECEITA) Despesas = 5% de R$ 10.000,00 = R$ 500,00 PASSIVO = R$ 9.331,00 O Retormo de Investimento esperado de 10% ao ano é um Direito, isto é, ATIVO. Não entra no cálculo do lucro ou prejuízo. 
11. No que diz respeito ao Corretor de Seguros , assinale a alternativa INCORRETA
Responderá profissional e civilmente pelas declarações inexatas contidas em propostas por ele assinadas, dependendo das sanções cabíveis a outros responsáveis pela infração .
12. Sabe-se que a responsabilidade do segurador é sempre limitada ao risco assumido. Neste contexto, é justo que toda a modalidade de seguro apresente suas limitações e restrições contratuais há alguns tipos de evento, naturalmente, não considerádos na gestão atuarial de suas respectivas carteiras. Esta afirmativa, está?
Perfeitamente correta.
13. Sabe-se que ao longo de sua existência, em especial na Idade Média a Igreja proibiu a prática do mutualismo, e consequentemente, do seguro, pois, segundo o clero, somente a vontade divina seria capaz de minimizar as desgraças e infortúnios do homem. Esta breve história de parte do seguro é?
Perfeita e refelte bem a representatividade e importãncia que a Igreja tinha nos negócios e na politica na referida época.
14. Em operações de seguro e gestão de risco este conceito reduz o risco, e advém de definição bíblica, contida em O Novo Testamento (Gálatas, 6: 2), que diz: ¿Levai as cargas uns dos outros". De que conceito falamos?
Mutualismo
15. A definição de que as atividades realizadas pela empresa devem proporcionar um resultado líquido pelo menos suficiente para assegurar a reposição de todos os ativos consumidos no processo de realização destas atividades, e derivada do que chamamos de "Pressuposto da Continuidade". Esta afirmativa está ?
Correta
16. Com base na Margem de Solvência de uma Seguradora podemos afirmar que :
Demonstra a capacidade que uma entidade possui para saldar seus compromissos
17. Quando o Auditor Independente executa procedimento de revisão analítica ele objetiva identificar:
Operações ou saldos anormais
18. No que diz respeito as características do Contrato de Seguro, assinale a alternativa INCORRETA .
De resultado previsto
19. Defina o que é seguro?
Gabarito: Qualquer uma das respotas abaixo serve: É a compensação dos efeitos do acaso pela mutualidade organizada segundo as leis da estatística. Chauftont (1884) ■ É a proteção econômica que o indivíduo busca para prevenir-se contra necessidades aleatórias. Amilcar Santos (1944) ■ É o meio coletivo, mutualista, de premunir os indivíduos contra as conseqüências financeiras possíveis dos riscos aos quais são submetidas as pessoas da coletividade, bem como seus bens ou eventos de riscos resultantes das responsabilidades que as mesmas pessoas associadas possam incorrer frente a frente com terceiros em suas pessoas ou em seus bens. Atuário NorteAmericano
■ É um mecanismo social que associa os riscos de indivíduos em um grupo, usando recursos acumulados por contribuições dos membros do grupo para pagar as perdas vinculadas a esses riscos. James L. Athearn (Risk and Insurance ¿ 4ª edição) ■ O seguro é uma operação pela qual o segurado, mediante o pagamento de um prêmio e observância de cláusulas de um contrato, obriga o segurador a responder perante ele, ou perante quem tenha designado, por prejuízos ocorridos, no objeto do seguro, conseqüentes dos riscos previstos no contrato, desde que a ocorrência de tais riscos tenha sido fortuita ou independente da vontade do segurado. Podemos, então, dizer que uma adequada definição de seguro deve incluir a acumulação de um fundo ou a transferência de risco, mas não necessariamente ambas as coisas. Além disso, deve incluir a associação de um grande número de unidades de exposição separadas e independentes tendo as mesmas características comuns em um grupo inter-relacionado.
20. O seguro tem como função principal restaurar o equilíbrio financeiro de uma estrutura econômica, atingida por um evento desfavorável. Ao estender a proteção ao patrimônio individual e coletivo, pratica uma divisão social dos riscos que, ao serem minimizados, tendem a maximizar o processo de crescimento econômico. Esta afirmação deve ser considerada?
Correta
21. A definição abaixo se refere a qual conceito básico do contrato de seguro - “represesenta a possibilidade da ocorrência de um evento inesperado, gerando prejuízo ou necessidade econômica ou danos materiais e pessoais. Esse evento incerto, de data incerta, independe da vontade do segurado ou do segurador”
Risco
22. Dada a importância que a gestão aturial tem nos negócios onde é necessária, em especial nas operações de seguros, quanto ao risco e ao prêmio podemos afirmar que?
São diretamente relacionados em função do regime contábil que lhes é aplicado.
23. A instituição reguladora e normativa responsável pela fiscalização das entidades abertas de previdência complementar é:
a Superintendência de Seguros Privados
24. Assinale a alternativa correta, de acordo com os conceitos relacionados aos vários tipos de Seguros de Pessoas .
O Seguro Educacional pode efetuar os pagamentos devidos, diretamente à instituição de ensino na qual o beneficiário estuda.
25. São características de um contrato de seguro:
Bilateral, oneroso, aleatório, formal, nominal, de adesão, de boa-fé
26. Complete as lacunas abaixo , de acordo com os instrumentos formais utilizados para modificação dos dispositivos contratuais do Seguro : Utilizado para composição de alterações no risco e na cobrança adicional ou restituição do prêmio sendo ______________ e nos casos de emissão do segurado para informar bens e verbas a garantir _______________
endosso e averbação
27. No contrato de seguro é que garante ao segurado, em caso de sinistro ter seu risco coberto, desde que ele esteja previsto nas condições geraisl da apólice. Falamos do que pode ser chamado de?
Prêmio
28. Na operação de seguros e gestão atuarial o que é o mutualismo?
Compare com a sua resposta: Pode ser definido como a reunião de um grande número de expostos aos mesmos riscos que possibilita o estabelecimento do equilíbrio aproximado entre as prestações do segurado (prêmio) e as responsabilidades do segurador.
29. O seguro pode ser definido como sendo: "O abrigo recíproco de numerosas economias ameaçadas similarmente por necessidades fortuitas e avaliáveis". Esta definição está correta?
Sim
30. No caso de uma seguradora, os tipos de seguros oferecidos, os serviços considerados de alta qualidade, a manutenção de profissionais de seguros motivados e habilitados, processos internos eficientes e consistentes, bem como segurados e corretores de seguros são alguns exemplos do que podemos considerar de passivos da operação. Esta afirmação está ?
Incorreta.
31. Sabe-se que grande parte da gestão atuarial é utilizada em operações de seguros. Assim qual das afirmativas abaixo define melhor o que é seguro?
Um contrato pela qual uma das partes se obriga, mediante cobrança de prêmio, a indenizar outra de um perigo ou prejuízo eventual
32. A atividade securitária como alguns empreendimentos baseia-se em ciclos operacionais, em que as operações de seguros possuem um trato bem específico. Com essas informações, marque a alternativa correta, relacionada as funções básicas das seguradoras.
Underwriting e atividade financeira.
33. Após a abertura do mercado de resseguros, o Sistema Nacional de Seguros Privados ficou constituído, EXCETO
Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), como órgão regulador
34. Na gestão atuarial, seguro é :
Contrato aleatório em que, mediante uma taxa (prêmio de seguro), uma das partes se obriga a indenizar a outra por prejuízo eventual : seguro de vida, seguro contra acidentes.
35. O prêmio nas operações de seguros corresponde …
Ao valor do seguro
36. Segundo Rodrigues, em sua obra Gestão de risco atuarial, ¿pode-se definir um risco atuarial como um fenômeno que tem consequências econômicas e que está sujeito a incertezas com respeito a uma ou mais causas das variáveis de risco atuarial . Quais são essas variáveis do risco ?
ocorrência, prazo e severidade
37. O risco é o considerado um elemento do contrato de seguro, e caracteriza cada uma das carteiras ou ramos e modalidades de seguro. Dos conceitos abaixo qual melhor descreve sua importância?
Fundamental
38. Em gestão de negócios o risco também pode ser considerado como a probabilidade de qualquer resultado …
Diferente daquele esperado.
39. No seu entendimento o MUTUALISMO é:
Formação de uma reserva econômica, por pessoas com interesses comuns, para dividir o risco de um acontecimento não previsto.
40. A previdência, a incerteza e o mutualismo são caracetísticas do?
seguro
41. Marque a resposta que corresponde ao limite de participação do segurado nos prejuízos resultante de cada sinistro.
Franquia
42. Marque a alternativa , correspondente a entidade que normatiza as atividades securitárias no Brasil.
SUSEP
43. O risco pode ser:
I. básico, particular, transferível e endossável;
II. especulativo, fundamental, puro e particular;
III. facultativo, puro, básico e aleatório;
IV. de propriedade, excluído;
V. de responsabilidade.
Estão incorretos as apenas os itens:
I e III
44. Considere as opções abaixo:
1 - Seguro é o meio coletivo, mutualista, de premunir os indivíduos contra as conseqüências financeiras possíveis dos riscos aos quais são submetidas as pessoas da coletividade, bem como seus bens ou eventos de riscos resultantes das responsabilidades que as mesmas pessoas associadas possam incorrer frente a frente com terceiros em suas pessoas ou em seus bens. 
2 - Seguro é um mecanismo social que associa os riscos de indivíduos em um grupo, usando recursos acumulados por contribuições dos membros do grupo para pagar as perdas vinculadas a esses riscos. 
3 - Seguro é prêmio pago ao segurado quando de um sinistro. 
Quais das três opções representa a verdade?
As duas primeiras.
45. A finalidade do seguro é restabelecer o equilíbrio econômico perturbado pelo evento previsto no contrato de seguro. Neste sentido …
É proibido ao segurado ter lucro com a operação de seguros.
46. Pode haver uma probabilidade não nula tanto de que ocorra, quanto de que não ocorra. Falamos de que conceito na operação de seguros?
Risco
47. Constituem características básicas do seguro?
A incerteza, previdência e o mutualismo.
48. Em relação ao custo do risco é incorreto afirmar que:
Está desassociado à mensuração da perda provocada ao segurador.
49. O produto Previdência Complementar Aberta possui como característica:


I. Ser estruturado em regime financeiro de capitalização, considerando que as contribuições pagas por todos os participantes do plano, em um determinado período, deverão ser suficientes para constituir as provisões matemáticas de benefícios concedidos, decorrentes dos eventos ocorridos nesse
período.


II. No sistema de repartição simples é obrigatória a contratação das coberturas Pecúlio por Morte e Renda por Invalidez.


III. É garantido ao participante nos planos de beneficio por sobrevivência, no caso de desistência, a restituição do montante acumulado em sua provisão matemática de benefícios a conceder.


Assinale a opção correta correspondente aos itens acima.
Falso, falso, verdadeiro.
50. Pode ser futuro, possível e incerto. De que conceito da operação de seguros, falamos?
Do risco.
51. A Retrocessão poderia ser definida como:
Operação praticada com exclusividade pelo IRB, na qual o mesmo retrocede (repassa) a todas as seguradoras do mercado internacional o excesso de responsabilidades que, por questões técnicas e financeiras, tem sua capacidade de retenção esgotada.
52. O ressegurador MMY S.A. aceitou cobrir o total de pagamentos de sinistros de uma carteira de seguros do segurador, quando este superar a R$ 70.000.000,00. Essa modalidade de resseguro é denominada resseguro:
Não Proporcional
53. Na operação de seguros, considerando as variáveis nela contida, quem é que fornece o valor do prêmio?
A seguradora.
54. Um atuário é o responsável técnico por um plano com coberturas de sobrevivência, invalidez e morte. O regime financeiro que ele deve usar para calcular a provisão matemática de benefícios a conceder de pecúlio, caso deseje minimizar o risco de insolvência do plano, é:
capitalização
55. Na avaliação atuarial dos Salvados/Ressarcimentos, por serem componentes do Sinistro, a competência atuarial é a data …
de ocorrência do sinistro.
56. A contabilidade é um dos principais e importantes sistemas de informações para qualquer entidade. Baseado nessa afirmativa, marque a alternativa correta, correspondente a composição do sistema patrimonial e de resultados .
Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido
57. A Seguradora ABC possui uma carteira de seguro de vida em grupo, cujos segurados são os funcionários da Empresa 123. O contrato com a Empresa 123, estipulante da apólice, prevê as seguintes condições: I- A Empresa 123 deve informar até o dia 05 do mês seguinte o grupo segurado do mês anterior. II - O repasse do prêmio da Empresa 123 para a Seguradora DELTA deve ocorrer até o último dia útil do mês seguinte à cobertura da apólice. Assinale a alternativa correta:
A Seguradora deve realizar o lançamento do prêmio em maio com valores estimados. Em junho, é realizado ajuste, se necessário.
58. O lastro constituído obrigatoriamente com o objetivo de garantir as atividades operacionais das seguradoras, é denominado como:
Provisões técnicas.
59. A Provisão Matemática de Benefícios Concedidos deve ser constituída a partir da ocorrência …
do evento gerador.
60. Determine o que não é uma razão para se fazer um resseguro:
Estabelecer a Margem de Solvência
61. Para efeitos contábeis, fiscais e regulatórios do mercado de seguros, os eventos que representam desembolso imediato, mas que afetam o resultado da entidade, podendo vir a causar desembolsos futuros, denomina-se:
provisões
62. Quando calculada a Margem de Solvência de uma Seguradora , ocorrendo a insuficiência de Ativo Liquido para sua cobertura, a Sociedade Seguradora proporá à SUSEP um Plano de Recuperação. Qual o prazo máximo estipulado ?
150 dias
63. Com base nas Provisões Técnicas Comprometidas , o IBNR tem como premissa :
Cobrir os sinistros já ocorridos, porém não avisados ;
64. Em relação ao custo médio do sinistro:
Representa a severidade dos sinistros e considera no prejuízo total a dedução dos salvados e do ressarcimento.
65. Para que a companhia de seguros esteja coberta em todos os sinistros decorrentes de um único evento, como, por exemplo, furacão, independente do número de apólices individuais envolvidas, deverá efetuar operação de:
Resseguro de excesso de danos por ocorrência.
66. Qual o percentual mínimo que uma seguradora se obriga, no mercado nacional, a aceitar no caso de um negócio que envolva a retrocessão?
50%
67. O ressegurador, da mesma maneira que as seguradoras, tem limite de capacidade de indenizar. Assim, os excessos de responsabilidades são transferidos por meio de uma operação chamada de?
Retrocessão.
68. Quando o valor do bem segurado e seu respectivo risco, são divididos entre duas ou mais seguradoras, essa operação é denominada de?
Cosseguro
69. Podemos negar que o "lucro contábil" enfatiza a objetividade e é muito pobre no que diz respeito ao atendimento das necessidades informativas dos gestores, pois fundamenta-se em regras e critérios dogmáticos.
Não
70. Segundo Catelli, apud Silney (2010, p.83), a gestão econômica (GECON) ou sistema de informação de gestão econônomica aplicados às companhias de seguros é a administração por resultados e tem como fundamentos a ação dos gestores sobre o resultado econômico das empresas. Esta afirmativa está?
Correta
71. Está correta a afirmação de que o Instituto Brasileiro de Contadores (IBRACON) é o órgão responsável por estabelecer as normas contábeis a serem seguidas pela profissão de contador?
Sim
72. A Margem de Solvência e calculada com base nos critérios estabelecidos por quem?
Pelo CNSP
73. No processo de auditoria são constituídas por provas obtidas pelo auditor, através da aplicação de procedimentos, para avaliar se os critérios estabelecidos estão sendo ou não atendidos. Estas constatações são resultantes das investigações contidas nos programas de auditoria que indicam às conformidades e falhas observadas na entidade auditada. De que tipo de conceitos falamos?
Das evidências.
74. O que chamamos de "Lucro Econômico" corretamente medido sob os parâmetros do modelo de gestão escolhido para a empresa, reflete as mensurações econômicas das transações físico-operacionais, sendo o conceito que melhor e mais consistente mede …
A eficácia organizacional.
75. Lucro Contábil e Lucro Econômico são a mesma coisa?
não
76. A contabilização das provisão, de acordo com normas da SUSEP é efetuada com que periodicidade?
Diária
77. O parecer do auditor independente tem por limite os próprios objetivos da auditoria das demonstrações contábeis e não representa, pois, garantia de viabilidade futura da entidade ou algum tipo de atestado de eficácia da administração na gestão dos negócios. Esta afirmativa está?
Correta
78. É correto afirmar que o prêmio do seguro é influenciado pelo mutualismo?
Sim
79. A averbação?
É o documento utilizado para informar a seguradora sobre bens e verbas a garantir.
80. Qual o prazo legal para uma seguradora se pronunciar sobre a aceitação ou não de um seguro?
15 dias
81. A operação que consiste na repartição de um mesmo risco, de um mesmo segurado, entre duas ou mais seguradoras, podendo ser emitidas tantas apólices quantas forem as seguradoras envolvidas ou uma única apólice é chamada de :
Cosseguro
82. A matemática atuarial é um dos elementos importantes no estudo de riscos e pode ser dividida no segmento de cálculo atuarial e na da teoria do risco. Marque como falsa (F) a única alternativa em que a matemática atuarial não pode ter inferências
Fixar política de aceitação por parte das seguradoras
83. Como o seguro é baseado no conceito de compartilhamento ou divisão dos riscos, quando se abordam suas origens, comumente recorre-se ao clássico caso dos camelos e das caravelas, onde a perda de um destes era "dividida" pelos demais membros do grupo. Neste caso, fica claro a necessidade de que a composição de tal divisão fosse feita de forma igual entre todos os membros do grupo. Esta afirmativa relata uma gestão aturaial ainda em seus primórdios. Esta afirmativa está?
Correta.
84. Constitui o processo completo da compra a emissão da apolice os seguintes tópicos:
1 - Elaboração da Proposta; 
2 - Envio para análise na segudora. 
3 - Análise de aceitação do risco; 
4 - Pagamento do seguro (que pode ser feito concomitantemente com o envio da proposta para seguradora); e 5 - Emissão da apólice. 
Considerando
os cinco itens listados, qua a sequência lógica das opções de resposta representa o fluxo correto?
1,2,3,4 e 5.
85. Contrato aleatório, pelo qual uma das partes se obriga mediante cobrança de prêmio, a indenizar outra de um perigo ou prejuízo eventual. Marque a alternativa correspondente ao conceito apresentado.
Contrato de seguro
86. Segundo a literatura disponivel em nosso livro texto, apenans em 1862, surgiram as duas primeiras filiais de seguradoras estrangeiras no Brasil.
Correto
87. Sobre as operações das sociedades seguradoras, pode-se afirmar que:
I) Para garantia de todas as suas obrigações, as sociedades seguradoras constituirão reservas técnicas em conformidade com os critérios fixados pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).
II) A aplicação das reservas técnicas das sociedades seguradoras será feita conforme as diretrizes da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
III) As sociedades seguradoras não podem reter responsabilidades cujos valores ultrapassem os limites técnicos fixados pelo Instituto de Resseguros do Brasil (IRB-Brasil Re).
Agora assinale a alternativa correta: 
Somente I é proposição verdadeira
88. Considere as opções abaixo:
1 - Segundo Pedro Alvim, a noção de riscos é a mesma de um acontecimento ou evento. Algo que ocorre por falha da natureza ou do homem; 
2 - O risco é o evento incerto ou de data incerta que independe da vontade das partes contratantes, e que conduz a um resultado desfavorável contra o qual é feito o seguro, ou seja, é a dúvida sobre o futuro; 
3 - De modo mais simples, é possibilidade de situação futura pior que a presente, ou possibilidade de ocorrência de evento que conduza a resultado desfavorável; 
4 - O risco traduz-se na certeza do sinistro. 
Quais das quatro opções representam a verdade sobre o vocábulo risco?
Apenas as três primeiras.
89. É considerado o evento incerto, de data incerta que independe da vontade das partes contratantes, e que conduz a um resultado desfavorável e contra o qual o seguro é feito?
O risco.
90. Consideram-se riscos cobertos pelo seguro, para efeito atuarial os(as):
Convencionados nas cláusulas-padrão de cobertura e constantes da respectiva apólice, exclusivamente.
91. Quanto ao corretor de seguros é correto afirmar que?
Não pode exercer empregos públicos.
92. Em relação ao Prêmio do Seguro é correto afirmar que:
1 - Seu valor depende do prazo do seguro; 
2 - Da importância segurada e da exposição ao risco; 
3- Além das despesas administrativas e de produção (como comissão e agenciamento) e dos
4 - Impostos. 
Quais dos quatro itens fazem parte da composição do prêmio de seguro?
Todos
93. Antigamente, fatores com a falta de legislação e regulamentação para o setor, falta de tecnologia, baixo poder de compra, falta de concorrência e inflação prejudicavam bastante o setor de seguros. Em épocas de inflação alta, a moeda desvalorizava-se tanto, que mesmo a correção monetária das apólices não era suficiente para repor os bens sinistrados. Diante deste terrível cenário a gestão atuarial das carteiras ficava?
Terrivelmente comprometida.
94. Assinale apenas a opção que define corretamente o que é o risco:
Um dos elementos básicos do seguro.
95. De acordo com artigo oitavo do Decreto Lei 73 de 21 de novembro de 1966, fazem parte do Sistema Nacional de Seguros Privados as seguintes instituições. Marque com F a opção falsa.
As cooperativas de seguros
96. Considerando a importância das operações de seguros para a economia do país e também da sociedade, em relação ao mecanismo social, é correto afirmar que o seguro tem as três funções abaixo?
I. Ser um ato de previdência;
II. Liberar recursos econômicos para aplicaçções produtivas;
III. Promover e desenvolver a poupança interna.
Sim
97. Das opções abaixo, quais representam verdadeiramente os benefícios do seguro?
I. Controle de perdas;
II. Estabilidade social;
III. Sentimento de segurança/tranquilidade;
IV. Investimentos;
V. Geração de empregos.
Todas
98. O que significa Sinistro?
É a realização do risco previsto no contrato de seguro resultando em perdas para o segurado, podendo ser total e parcial .
99. É a entidade jurídica legalmente constituída para assumir e gerir os riscos especificados no contrato de seguro. É ele quem emite a apólice e, no caso da ocorrência de sinistro e de posse do pagamento do prêmio, será o responsável por indenizar o segurado ou seus beneficiários de acordo com as coberturas contidas na apólice. De quem falamos?
Da seguradora.
100. Na operação de seguros, o prêmio refere-se?
Ao valor do seguro.
101. Considerando a importância do seguro de acidentes do trabalho, e sua importância atuarial, gostariamos de sabe em que ano ele foi criado no Brasil?
1935
102. Constituem características básicas do seguro?
Ser um fator de bem estar do social.
103. Considerando o segurado e o segurador como sujeitos da operação de seguros, é correto afirmar que?
Apenas as seguradoras estão sujeitas a regimes atuariais.
104. Representa a possibilidade de um evento inesperado.
Risco
105. Na determinação do valor do prêmio é importante considerar a questão da franquia, ou seja, o limite de participação do segurado nos prejuízos resultantes de cada sinistro. Neste caso, quanto maior a franquia?
Menor o prêmio.
106. Nos anos de 1970, o Brasil passou a adotar uma política de reciprocidade de negócios e a promover o intercâmbio internacional do seguro brasileiro. Como, resultados tivemos o superavit na conta de Seguros do Balanço de Pagmentos, a aceitação do negócios do exterior em volume correspondente a 60 % dos resseguros cedidos. Esta afirmação está?
Correta
107. Marque a alternativa que indica uma das principais diferenças entre as Reservas e as Provisões: 
As Reservas possuem seus valores totalmente definidos no momento do seu reconhecimento; enquanto o valor das Provisões poderá ser estimado.
108. A contabilização das provisões, de acordo com normas da SUSEP é efetuada com que periodicidade?
Diária
109. São destinadas à cobertura de sinistros já ocorridos, avisados e não avisados. De que tipo de Provisão Técnica falamos?
Comprometida
110. A atividade de auditoria se estende para todos os setores existentes na entidade, tendo por missão básica a evidenciação de opiniões conclusivas sobre as atividades organizacionais, possuindo natureza eminentemente de:
Staff
111.Contabilmente, no exercício em que ocorrer a perda efetivamente, ou deixarem de existir as razões que justificaram a sua constituição, pode-se efetuar a reversão da Reserva para Contingências anteriormente constituída para a conta de Lucros acumulados. Esta afirmativa está?
Perfeita
112. Na operação de seguros qual o único com 100% de probabilidade de acontecer?
O de morte
113. Que tipo de auditoria pode ser definida como o conjunto de procedimentos que objetivam examinar e avaliar a integridade, fidedignidade, adequação e efetividade dos sistemas internos de controle/ou processos e atividades operacionais, sendo uma atividade de avaliação independente dentro da empresa?
A Auditoria Interna
114. É correto afirmar que a Auditoria Contábil (Interna ou Independente) é assim classificada quanto ao que chamamos de natureza do exame?
Claro que sim.
115. Esta auditoria é interna e avalia o cumprimento de modelos, normas internas e/ou legais relativas à preservação/agressão do meio ambiente e externa, bem como visa exame e emanação de opinião sobre atividades de preservação ou agressão ambiental nos processos industriais. Qual das opções abaixo define corretamente este tipo de auditoria?
Ambiental
116. São constituídas por determinação do estatuto da companhia, como destinação de uma parcela dos lucros do exercício, e não podem restringir o pagamento do dividendo obrigatório.
As reservas estatutárias.
117. Nos contratos de seguro, o risco:
Quando já passado, não pode ser objeto de seguro.
118. É incorreto afirmar que o Índice combinado:
É uma forma muito
deficiente de avaliação do resultado.
119. A ênfase em custos, o não reconhecimento de ganhos não realizados, o não reconhecimento do que chamamos de "good will" são itens de que tipo de apuração de lucro?
Contábil
119A. A ênfase em valores e não só em custos, o reconhecimento de ganhos não realizados e o recohenecimento do "good will" são princípios de que tipo de apuraçaõ de lucro?
Econômico.
120. O Fundo de Garantia de Retrocessões foi constituído subsidiariamente para cobrir riscos inerentes as operações de retrocessões mantidas com o IRB. Eles são contabilizados semestralmente, com base em um percentual do lucro correspondente às retrocessões do IRB. Esta afirmativa está?
Correta
121. Em todas as empresas de seguros a natureza e enfoque no planejamento são iguais ? explique sua resposta.
Gabarito: Não, porque os processos, modelo de negócio e exigências legais, mudam conforme o tipo de operação de seguros.
122. Na determinação do valor do prêmio é importante considerar a questão da franquia, ou seja, o limite de participação do segurado nos prejuízos resultantes de cada sinistro. Neste caso, quanto maior a franquia?
Menor o prêmio.
123. O risco atuarial pode ser expresso por três abordagens fundamentais. Que abordagens são essas?
Gabarito: Princípios, metodologias e padrões.
124. Quando analisamos uma operação de seguros que teve sinsistro, podemos afirmar que sua provisão refere-se somente a qual parte do valor total sinistrado?
Gabarito: Apenas a parte que compete a seguradora.
125. Na operação de seguro, defina o que é o Prêmio.
Gabarito: Prêmio é o valor do seguro que o segurado paga a seguradora para que esta aceite o risco proposto.
126. O chamado excedente do limite técnico de uma seguradora deverá ser transferido a uma congênere, por meio de operações de cosseguro, resseguro ou retrocessão.
Errada
127. Podemos negar que o "lucro contábil" enfatiza a objetividade e é muito pobre no que diz respeito ao atendimento das necessidades informativas dos gestores, pois fundamenta-se em regras e critérios dogmáticos.
Não
128. Qual o tipo de lucro não reconhece em nenhuma hipótese o que chamamos de "Good Will" na operação?
Gabarito: O Lucro Contábil.
129. Na operação contábil de seguros as receitas de prêmios são contabilizadas, pelo seu valor total, quando da emissão da apólice ou fatura e reconhecidas mensamente na conta de resultados pelo valor:
Gabarito: Proporcional segundo o transcorrer da vigência do risco.
130. Considerando as Provisões Técnicas não comprometidas, podemos afirmar este conceito visa cobrir os sinistros já ocorridos, porém não avisados, é constituída para os seguros com pagamento de prêmio anual, com base em Nota Técnica Atuarial. De que conceito falamos? 
IBNR.
131. Dada a importância do Corretor de Seguros nas operações de seguros, podemos afirmar que?
Pode ser considerado um dos sujeitos da operação do seguro.
132. Na operação de seguros a provisão de prêmios não-ganhos, portanto, é calculada por qual tipo de método?
Pró-rata mensal.
133. O resseguro de excesso de danos pode ser por:
Apólice, risco e evento.
134. Constituem o conjunto de cláusulas contratuais que formalizam o contrato de seguro e que preveem as obrigações e os direitos do segurado e da seguradora.
Condições Contratuais.
135. O sistema contábil e de controles internos é de responsabilidade da administração da entidade, porém , o auditor deve efetuar sugestões objetivas para seu aprimoramento, decorrentes de constatações feitas no decorrer do seu trabalho. Esta afirmativa deve ser considerada?
Correta
136. Na forma da legislação fiscal, a assembleia geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar para a reserva de incentivos fiscais parcela do lucro líquido decorrente de doações ou subvenções governamentais para investimentos, que poderá ser excluída da base de cálculo do dividendo obrigatório. De que tipo de reserva falamos?
Reserva de incentivos Fiscais.
137. O resseguro de Catástrofe é o tipo de resseguro:
Não proporcional destinado a prover cobertura para ocorrências danosas de grandes proporções, geralmente resultantes de convulsões da natureza.
138. As provisões técnicas constituídas serão cobertas conforme as diretrizes do(a)?
CMN
139. Na operação de seguros a margem de solvência ou grau de liquidez geral, é representada por um indicador que demonstra a capacidade de uma entidade possui para saldar o quê?
Seus compromissos.
140. É uma condição ou situação cujo resultado final, favorável ou desfavorável, depende de eventos futuros incertos. Em contabilidade essa definição se restringe às situações existentes à data das demonstrações e informações contábeis, cujo efeito financeiro será determinado por eventos futuros que possam ocorrer ou deixar de ocorrer. De que conceito estudado falamos?
Contingência.
141. Excetuando-se os ajustes de Avaliação Patrimonial (Introduzido pela Lei 11.638/07), conforme estudado no tópico relativo a Contabilização de Reservas, elas constituem-se em itens do Patrimônio Líquido e são divididas quantos grupos?
Dois
142. A globalização e o aumento de competitividade no mundo não é, nos dias atuais, uma característica exclusiva do setor de seguros. Logo, buscar maior eficiência e eficácia operacional tornou-se uma questão de sobrevivência. Estima-se que menos da metade das seguradoras existentes no Brasil, principalmente as pequenas, desaparecerão nos próximos anos, vítiimas do processo de globailização, concentração, profissionalização do mercato e também das maiores exigências no controle?
Gabarito: Atuarial das seguradoras, conforme determinação da SUSEP.
143. Qual o pressuposto para a constituição de uma empresa?
O da continuidade.
144. Com relação à Margem de Solvência, é correto afirmar que a opção errada é a?
Não tem relação com a comissão paga.
145. A resolução CNSP no 20/2004, visando minimizar os riscos de insolvência assumidos pelas entidades que operam no mercado de seguros, fazendo com que operem em níveis aceitáveis de risco, aumentem as garantias frente à continuidade das operações e evitem abusos na aceitação destes riscos assumidos são correlatas às?
Provisões e Limites Operacionais.
146. Evidência de auditoria é o conjunto de fatos comprovados, suficientes, competentes e pertinentes, e por definição, mais consistentes que os achados. Ela é fundamentada em função de quatro características. Que características são essas?
Gabarito: Suficiência - a evidência deve ser convincente à pessoas leigas, permitindo-as chegar às mesmas conclusões do auditor. Validade - deve dar credibilidade e suporte à conclusão do auditor. Relevância - deve ter relação com os objetivos da auditoria. Objetividade - deve ser objetiva e respaldar as conclusões do auditor de forma mais profunda do que a simples aparência.
147. Quais são as contas de reservas constituídas pela apropriação de lucros da companhia, conforme previsto no § 4º do art. 182 da Lei 6404/76, para atender a várias finalidades, sendo sua constituição efetivada por disposição da lei ou por proposta dos órgãos da administração?
As reservas de lucros.
148. Qual a lei, no caso brasileiro, que foi editada em 1976, foi um de seus principais acontecimentos na área contábil, pois possibilitou a separação da contabilidade para fins societários e fiscais?
A Lei das Sociedades por Ações.
149. Quem são os resseguradores das resseguradoras?
Gabarito: as próprias seguradoras.
150. A auditoria sintética e auditoria analítica fazem parte do processo que chamamos de?
Indagativo.
151. A retrocessão é efetuada por meio das cotas determinadas anualmente, vigorando, geralmente, a partir de 1º de julho, com base no ativo líquido da seguradora, no volume de resseguro cedido pela seguradora e no resultado dos seguros cedidos pela seguradora. Esta afirmação está?
Correta.
152. A operação de resseguro:
É considerada o seguro do seguro aceito pela seguradora.
153. Na operação de seguros pode
ser definida como "compensação ou remuneração por perda ou dano sofrido". Deste modo, as apólices de seguro limitam o pagamento por perda ao valor desta perda, sujeita aos limites da apólice. Esta é a definição conceitual de?
Gabarito: Indenização.
154. Os sinistros devem ser registrados contabimente em que momento?
Quando avisados.
155. A sinistralidade de uma apólice constitui forma de ver e interpretar melhor o resultado de uma apólice e sua composição atuarial, neste sentido: 
É um indicador utilizado para calibrar tarifas.
156. Defina o que chamamos de Limite de Retenção em uma seguradora:
Gabarito: O Limite de Retenção, corresponde o valor máximo de responsabilidade que uma sociedade seguradora poderá reter em cada risco isolado, também denominado "Limite Técnico", sendo determinados com base nos valores dos respectivos Ativos Líquidos, representado pelo Patrimônio Líquido Contábil, com alguns ajustes.
157. Está c orreto afirmar que quando os sinistros ocorrem e são avisados que a seguradora constitui uma provisão, muitas vezes baseada em valores estimados, que depois são ajustados, quando da conclusão do sinsitro e seu valor real indenizado?
Sim, está correto.
158. De grande importância para a economia brasileira, manter as receitas oriundas das operações de seguros feitas no Brasil, constitui um importante passo estratégico. Neste contexto, dado a importância do assunto, já por volta de 1930, que governo brasileiro, restringiu o fluxo de capital para o exterior o que gerou a saída de várias seguradoras do país. Qual o nome do governo, responsável por essa ação?
Compare com a sua resposta: Governo Vargas.
159. De acordo com o artigo 200 da Lei das SA as reservas de capital somente podem ser utilizadas para: 
1) Absorver prejuízos, quando estes ultrapassarem os lucros acumulados e as reservas de lucros, exceto no caso da existência de lucros acumulados e de reservas de lucros, quando os prejuízos serão absorvidos primeiramente por essas contas;
2) Resgate, reembolso ou compra de ações;
3) Resgate de partes beneficiárias;
4) Incorporação ao capital social;
5) Pagamento de dividendo a ações preferenciais, quando essa vantagem lhes for assegurada.
Quais das cinco afirmativas estão corretas?
Todas
160. Considerando o segurado e o segurador como sujeitos da operação de seguros, é correto afirmar que?
Apenas as seguradoras estão sujeitas a regimes atuariais.
161. Em 1667, em Londres, um incêndio destrói certa de 13 casas, igrejas e a Catedral de Saint Paul, um de seus maiores símbolos, e quase acaba com a cidade. Assim, em 1684, surge na própria Londres a primeira companhia de seguros "contra incêndio", criando assim o quê?
Compare com a sua resposta: O primeiro seguro incêndio do mundo.
162. Com base na atividade do mercado segurador, defina o conceito de estipulante. 
É a pessoa física ou jurídica, em nome de quem se faz o seguro.
163. Em relação as Condições Gerais, podemos afirmar que: 
I. São encontradas apenas em contratos de ramos específicos;
II. São enviadas ao segurado pelo corretor de seguros;
III. São encontradas pontualmente;
IV. Devem estar à disposição do segurado quando da apresentação e/ou efetivação da proposta do seguro.
Qual das opções abaixo responde à questão? 
IV
164. É uma operação onde o segurador passa ao ressegurador certa percentagem do total da produção aceita; em contrapartida, havendo sinistro, recebe do ressegurador parte do prejuízo que ultrapasse o seu limite técnico. Esta operação de resseguro é chamada de? 
Resseguro de excesso de danos.
165. As sociedades seguradoras que operam no Brasil são obrigadas a serem auditadas por empresas independentes? Explique sua resposta. 
Sim, porque estas organizações são obrigadas a serem auditadas por Auditorias Independentes, processo este regulado pela Resolução CNSP no 118/2004, que dispõe sobre a prestação de serviços de Auditoria Contábil Independente para as sociedades seguradoras, de capitalização e entidades abertas de previdência complementar e sobre a criação do Comitê de Auditoria, que deverá ser constituído de acordo com as determinações contidas na citada norma.
166. É o conceito que reflete, na operação de seguros, a análise da frequência e severidade de acontecimento de um risco. De que conceito falamos? 
Do prêmio do seguro.
167. A aceitação da retrocessão do IRB pelas Sociedades Seguradoras autorizadas a operar no país é: 
Obrigatória em parte.
168. Com base nos dispositivos contratuais do seguro , o conceito "Utilizado para composição de alterações no risco e na cobrança adicional ou restituição do prêmio " se refere a que dispositivo ? 
Endosso
169. As provisões em acordo com as normas de contabilidade, tem como objetivo principal guardar algo para futuro. Esta informação decorre dos princípios contábeis chamados: 
Conservadorismo e competência.
170. Assinale a alternativa correta, de acordo com as características relacionadas ao Seguro de Vida Individual : 
O seguro de vida individual pode ter coberturas para riscos de morte natural, morte acidental, invalidez permanente total ou parcial por acidentes .
171. Com relação ao chamado , ¿Ciclo Operacional de uma Seguradora¿ , é correto afirmar que : 
Uma das funções básicas de uma Seguradora é o chamado underwriting .
172. A provisão técnica a ser constituída, para a cobertura dos valores esperados a pagar, relativos a sinistros avisados até a data base do cálculo, considerando indenizações e despesas relacionadas, inclusive nos casos referentes às ações em demandas judiciais de sinistros é chamada de: 
Provisão de Sinistros a Liquidar (PSL)
173. A correção dos ativos e passivos em relação a seu valor contábil inicial, refere-se a uma técnica prevista pela lei das sociedades anônimas. com base na afirmativa, marque a resposta que correspondente a técnica utilizada. 
Ajustes de avaliação patrimonial
174. Reserva integra o Patrimônio Líquido, derivando de Lucros Não Distribuídos, de valores recebidos de terceiros ou de aumentos ou redução do valor de elementos do ativo ou do passivo.
175. Provisão constiui-se em um valor destinado à cobertura de um gasto considerado certo ou com grande possibilidade de ocorrência.
176. O que são os Salvados na operação de seguros?
São os objetos que se consegue resgatar de um sinistro e que ainda possuem valor econômico. Assim, serão considerados tanto os bens que tenham ficado em perfeito estado como os parcialmente danificados pelos efeitos do sinistro. Neste caso, servem também como uma fonte de diminuição da perda sofrida com a indenização. O salvado, ao ser incluso na conta do custo médio de sinistro, faz com que o prêmio estatístico sofra redução em seu valor, o que representará também uma redução provável no custo do seguro.
177. É considerada o seguro do seguro aceito pela seguradora.
Gabarito: A operação de resseguro.
178. Associe:
(a) Parecer sem ressalva
(b) Parecer com ressalva
(c) Parecer com abstenção de opinião
(d) Parecer adverso
(c) Quando o auditor deixa de emitir opinião sobre as demonstrações contábeis, por não ter obtido comprovação suficiente para fundamentá-la.
(d) Quando o auditor emite opinião de que as demonstrações contábeis não estão adequadamente representadas, nas datas e períodos indicados.
(b) Quando o auditor discorda com a administração da entidade a respeito do conteúdo e/ou forma de apresentação das demonstrações contábeis ou há limitação na extensão do seu trabalho.
(a) O auditor está convencido de que as demonstrações contábeis foram elaboradas com todos os aspectos relevantes, que tiveram seus efeitos avaliados e aceitos, estando devidamente revelados nas demonstrações contábeis.
179. Com base nas inúmeras atividades que envolve o ¿Ciclo Operacional completo de uma Seguradora¿ , é incorreto afirmar :
pagamento de prêmio ao corretor de seguros
180. Valor básico da retenção, que a sociedade seguradora adota em cada ramo ou modalidade, servindo de garantia para as operações.
Marque a questão que corresponde ao conceito apresentado
limite técnico
181. Considerando a importância do Plano Contábil para uma seguradora e por osmose a sua gestão aturarial, podemos afirmar que ele têm por finalidade uniformizar os registros contábeis, racionalizar a utilização de contas, estabelecer regras, critérios e procedimentos necessários à obtenção de dados, bem como possibilitar a análise, avaliação, desempenho e controle, de modo que as demonstrações financeiras elaboradas expressem:
A transparência e fidedignidade da situação econômico-financeira das sociedades seguradoras.
182. Ao longo dos séculos, três escolas de contabilidade se destacaram:
italiana, inglesa e americana
183.É correto afirmar que a evolução da economia e a necessidade de informação dos usuários externos à empresa também influênciaram a Ciência Contábil e, por osmose, a Ciência Atuarial?
Sim
184.Os limites de retenção da seguradora são calculados em função ....
do patrimônio líquido
185.Considerando a importância das provisões relativas ao prêmio não ganho e ao prêmio ganho, podemos afirmar que a provisão de prêmios não ganhos:
é uma provisão técnica não comprometida
186. Nas operações de seguros as RESERVAS e as PROVISÕES tem o mesmo significado?
Claro que não
187. Visam garantir a cobertura dos sinistros ocorridos e ainda não avisados, aplicável aos seguros com pagamento de prêmio mensal e a receita ganha no mesmo período. É calculada mensalmente, com base em 50% da receita de prêmios correspondentes ao mês de constituição da provisão. Falamos de que conceito?
Provisão de riscos decorridos
188. De caráter muito particular, as operações de seguros, podem ter em seu plano de contas apresentar as duas contas. De quais contas falamos?
"Lucros Acumulados" (credora) e "Prejuízos Acumulados" (devedora), mas usualmente o saldo é mantido em uma só conta, ou seja, na conta de "Lucros ou Prejuízos Acumulados".
189. Na operação de seguro a a perda contingente deve ser registrada sempre que: 
1. For provável que eventos futuros e/ou a experiência passada venham a confirmar a diminuição do valor de realização ou de recuperação de um ativo ou a existência de um passivo; e
2. A perda puder ser razoavelmente estimada. As duas hipóteses estão corretas?
sim
190. A mensuração do lucro implica na mensuração dos ativos e de seus fluxos de benefícios esperados. Dentro deste conceito, o valor da empresa representa o fluxo dos benefícios esperados, trazidos a valores passados, e o ativo líquido correspondente ao valor de custo da empresa. Esta afirmativa está?
Errada
191. O Planejamento da Auditoria é também denominado Plano de Auditoria, ou?
Programa de Auditoria.
192. A Provisão Matemática, o Fundo de Garantia de Retrocessões, a Provisão de Sinistros a Liquidar e a Provisão de Seguros Vencidos são o que chamamos de? 
Provisões para os seguros do ramo Vida Individual e Saúde, com pagamento de prêmio anual
193. Este conceito busca garantir os riscos dos contratos em vigor, com pagamento de prêmio anual, de acordo com as Notas Técnicas Atuariais aprovadas pela SUSEP. São calculadas trimestralmente, compreendendo os contratos de seguro de vida individual em vigor, nas suas várias modalidades. Nos ajustamentos trimestrais destas reservas, as entidades poderão adotar processo simplificado previamente fixado por solicitação prévia ao Departamento Técnico Atuarial da SUSEP. Este é o conceito de?
Gabarito: Provisão Matemática.
194. No tocante a "provisão" no mercado segurador , é correto afirmar que : 
É parte integrante e indispensável do mecanismo do seguro, sendo constituídas mensalmente, independente da existência de lucros nas seguradoras.
195. Defina o que são as provisões técnicas para os efeitos contábeis, fiscais e regulatórios do mercado de seguros?
Gabarito: As Provisões têm um significado genérico reconhecendo determinados eventos que não representam desembolso imediato, mas que afetam o resultado da entidade, pois causam ou podem vir a causar desembolsos futuros. São decorrentes dos Princípios do Conservadorismo e da Competência dos Exercícios, reconhecendo eventos que pertencem ao exercício social.
196. Pode ser definido como a reunião de um grande número de expostos aos mesmos riscos que possibilita o estabelecimento do equilíbrio aproximado entre as prestações do segurado (prêmio) e as responsabilidades do segurador. De que conceito falamos?
Mutualismo
197. Existem vários aspectos envolvendo o ciclo operacional completo das empresas seguradoras, Assinale como falso (F) aquele que não faz parte desse ciclo
Auxiliar o Corpo de Bombeiros nos trabalhos de prevenção
198. egundo a NBCT 11 o ¿Parecer dos Auditores Independentes, ou o ¿Parecer do Auditor Independente¿, é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião, de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis nele indicadas. O parecer classifica-se, segundo a natureza de opinião em:
parecer técnico
199. A revisão do valor recuperável de um ativo depende das mudanças no seu valor contábil ou valor justo, conforme o caso. Estas alterações no valor recuperável de ativos é constatada por que tipo de procedimento?
Teste de impairment.
200. São características do contrato de seguro ser:
Da máxima boa-fé, bilateral, oneroso, solene e aleatório.
201. O Planejamento da Auditoria é também denominado Plano de Auditoria, ou?
Programa de auditorias
202. O parecer do auditor independente deve, entre outras, ater-se à seguinte norma:
A contratação de uma auditoria independente para opinar somente sobre o balanço patrimonial e não sobre demais demonstrações contábeis é possível e não caracteriza somente uma limitação na sua extensão, mas somente uma auditoria de objetivo limitado
203. A evidência de auditoria é classificada segundo os procedimentos que a originaram , tais como :
Evidência documental , obtida através de exames de ofícios, contratos entre outros, bem como de informações prestadas por pessoas de dentro e de fora da entidade auditada.
204. Constitui risco de Auditoria:
a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre as demonstrações contábeis significativamente incorreta.
205. Marque a alternativa que representa, a etapa pela qual o profissional de auditoria, estabelece a estratégia geral dos trabalhos na entidade a ser auditada.
Planejamento de auditoria
206. A respeito dos objetivos do Planejamento da Auditoria, podemos afirmar que :
Identificar a legislação aplicável à entidade
207. O trabalho da auditoria interna:
deve efetuar a revisão e o aperfeiçoamento dos controles internos.
208. Com base na NBC T 11. 07., a primeira auditoria em uma numa entidade requer alguns cuidados especiais da parte do auditor independente. Assinale a alternativa correta:
Quando a entidade foi auditada no período imediatamente anterior, por auditor independente, situação que permite uma orientação sobre aquilo que é requerido pelo auditor independente;
209. Sobre auditoria, sob a ótica das normas do Conselho Federal de Contabilidade, analise as afirmações a seguir. I - Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, estão livres de distorção relevante, independente de causadas por fraude ou erro, possibilitando, assim, que o auditor expresse sua opinião acerca das demonstrações contábeis elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura do relatório financeiro aplicável, constitui-se num dos objetivos gerais do auditor ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis. 
II - Sem ressalva, com ressalva, adverso e com abstenção de opinião identificam os tipos de parecer do auditor interno. 
III - Ao determinar a extensão de um teste de auditoria ou o método de seleção de itens a serem testados, o auditor deve empregar técnicas estatísticas. 
IV - O auditor, ao aplicar os testes de observância, deve objetivar a obtenção de evidências quanto à existência, efetividade e continuidade
dos controles internos. Está correto o que se afirma APENAS em:
I e IV.
210. A Auditoria Contábil ou das Demonstrações Contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação aos Princípios Contábeis, e também considera às operações e normas?
Gabarito: Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica.
211. Com relação ao "Segmento de Seguros" os riscos são divididos em dois grandes grupos , um deles constituí o grupo dos riscos que se submetem e que podem ser descritos pelos modelos previsionais , é correto afirmar que é o risco ?
Ordinário
212. Em relação ao cosseguro é correto afirmar que?
Proporciona a seguradora uma transferência do risco ou parte dele a outra seguradora.
213. Quando analisamos os lucros ou prejuizos acumulados, esses últimos representam o saldo dos resultados negativos da empresa e não absorvidos por reservas anteriormente existentes que, neste caso, deverão ser compensado com lucros a serem auferidos futuramente. Certo?
Sim

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais