Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II - Individual-entorob

User badge image
Deisi Lopes

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No controle de pragas, a escolha do método utilizado deve se basear em aspectos técnicos (eficácia), socioeconômicos (condições do usuário) e ambientais (efeitos sobre o meio ambiente e a saúde humana). É preciso analisar cuidadosamente, uma vez que nem todos os métodos serão adequados ou eficientes. O sucesso da escolha também dependerá da cultura e da praga envolvidos.
De acordo com os conceitos inerentes aos métodos de controle de pragas, assinale a alternativa CORRETA:
A O controle por resistência de plantas consiste no uso de variedades de plantas suscetíveis ao ataque de pragas e tem o ônus de ser prejudicial ao meio-ambiente, devendo ser escolhido em último caso.
B O uso de variedades contendo genes da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) têm sido eficiente para o controle de pragas nas culturas do milho e da soja.
C A esterilização de machos pode erradicar uma praga em curto prazo, desde que o local onde se deseja realizar o controle seja próximo a áreas infestadas pela praga a ser controlada.
D A técnica da fumigação consiste na esterilização de machos por radiação ionizante, proveniente de radioisótopos como o Co60 e Cs137 e a sua liberação na natureza, posteriormente.

Uma praga quarentenária é qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênicos nocivos para os vegetais ou produtos vegetais (GALLO et al., 2002). A Convenção Internacional de Proteção Fitossanitária (CIPF), promovida pela FAO no ano de 1997, fundamentou o conceito de pragas quarentenárias, classificando esses organismos em dois grupos: A1 e A2. Posteriormente, na CIPF realizada em 2002, foi estabelecido o conceito de pragas não quarentenárias regulamentadas (PNQR).
Sobre os conceitos de praga quarentenária, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Praga quarentenária A1.
II- Praga quarentenária A2.
III- Praga não quarentenária regulamentada.
( ) São as pragas que, embora se encontrem amplamente difundidas na área, estão sob regulamentação oficial por serem de interesse econômico.
( ) São aquelas que têm importância econômica potencial para uma área de risco e não estão presentes na área.
( ) São aquelas que têm importância econômica potencial para uma área de risco, possuem disseminação restrita e estão sob controle oficial.

Após a identificação das principais pragas de uma cultura, torna-se necessário estabelecer um plano de amostragem de pragas. Existem dois principais tipos de planos de amostragem: o plano convencional e o sequencial.
Com base no plano de amostragem convencional, analise as sentenças a seguir:
I- A obtenção das amostras somente pode ser feita mediante a contagem direta da população da praga.
II- A amostragem deve ser feita de forma periódica, sobretudo nos períodos em que ocorre maior incidência das pragas e quando há maior suscetibilidade da cultura.
III- O número de amostras colhidas por talhão é variável.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

Os métodos culturais são os mais antigos métodos de manejo das populações de pragas. Baseiam-se em técnicas que requerem conhecimentos prévios sobre a biologia e ecologia das pragas. Essas práticas se baseiam, sobretudo, em três tipos de estratégias: tornar o ambiente desfavorável para as pragas; tornar a cultura indisponível para a praga no espaço e no tempo e reduzir a sobrevivência da praga.
Com base nos tipos de controle cultural, analise as sentenças a seguir:
I- Sabe-se que uma planta bem nutrida apresenta maior resistência ao ataque de pragas. Portanto, é recomendável que durante a adubação sejam aplicadas doses excessivas de nutrientes, como N, P e K visando o aumento da proteção vegetal.
II- A antecipação ou adiamento do plantio ou colheita é um tipo de manejo cultural que pode ser adotado para o controle de certas pragas, como a lagarta-rosada do algodoeiro.
III- Culturas armadilhas são plantas atraentes que podem ser usadas para desviar o ataque de pragas da principal. Essas plantas devem ser colhidas e os restos culturais destruídos antes que as pragas se reproduzam.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

O controle mecânico envolve o emprego de máquinas ou métodos manuais, sendo adotadas práticas como a instalação de armadilhas adesivas e de barreiras e a catação manual; técnicas que resultam na redução ou supressão das populações de pragas.
De acordo com os conceitos inerentes ao controle mecânico de pragas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As barreiras visam impedir ou dificultar o acesso das pragas às plantas. São exemplos de barreiras: ensacamento dos frutos visando ao controle de mosca-das-frutas e a cobertura do solo por meio de filmes plásticos (mulching), amplamente utilizada na cultura do meloeiro.
( ) A técnica do impacto é comum em moinhos de farinhas, visando o controle de pragas de grãos armazenados. Envolve o uso de máquinas para lançar os grãos contra um anteparo, matando os insetos localizados em seu exterior ou interior.
( ) A catação consiste na coleta manual e destruição de ovos, larvas, ninfas ou pragas em estádio adulto. É uma prática comum em locais com baixa disponibilidade de mão de obra, visando o controle de pragas que se encontram em locais de difícil acesso.
A F - F - V.
B V - V - F.
C V - F - V.
D F - V - F.

Na escolha de um inseticida, deve-se levar em consideração não apenas a sua eficácia, mas também outros aspectos como a seletividade aos inimigos naturais de pragas, toxicidade ao homem e animais, persistência no meio ambiente e custo do produto.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA com relação à toxicologia dos inseticidas:
A O intervalo de tempo entre a aplicação de agrotóxicos e a entrada de pessoas na área tratada sem a necessidade de uso de EPI é chamado de intervalo de reentrada.
B A quantidade máxima de resíduo do agrotóxico é expressa em mg/g.
C O intervalo de segurança ou período de carência deve ser respeitado e é separado nas seguintes categorias: antes, durante e após a colheita.
D Os produtos formulados equivalentes possuem a mesma indicação de uso, mas sua composição química é diferente.

Para a utilização adequada dos inseticidas, é necessária a transformação do produto técnico por meio de processos físicos, químicos e biológicos. Essa transformação é chamada formulação.
Com base nos conceitos sobre formulação de inseticidas, assinale a alternativa CORRETA:
A Anticompactantes são substâncias que promovem a perda da fluidez dos produtos durante o seu armazenamento.
B Os componentes inertes são substâncias não ativas, incluindo produtos como, argila, solventes dispersantes, emulsificantes, dentre outros.
C Aditivos são substâncias que, normalmente prejudicam a ação, função, estabilidade e durabilidade dos inseticidas.
D São exemplos de formulação para aplicação direta: pó solúvel, granulado solúvel, suspensão de encapsulado e suspensão concentrada.

Os métodos culturais são os mais antigos métodos de manejo das populações de pragas. Baseiam-se em técnicas que requerem conhecimentos prévios sobre a biologia e ecologia das pragas. Essas práticas se baseiam, sobretudo, em três tipos de estratégias: tornar o ambiente desfavorável para as pragas; tornar a cultura indisponível para a praga no espaço e no tempo e reduzir a sobrevivência da praga.
Com base nos tipos de controle cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A modificação da densidade de plantio pode ser uma importante estratégia para o controle de certas pragas. Na cultura do cafeeiro, por exemplo, plantios mais espaçados desfavorecem o desenvolvimento do bicho-mineiro.
( ) No controle cultural, recomenda-se a destruição de plantas voluntárias e/ou daninhas, visto que tratam-se de hospedeiros alternativos para pragas, sendo, portanto, pontos de origem para futuras infestações. Nesse procedimento deve-se, contudo, tomar o cuidado para não destruir os ninhos de inimigos naturais.
( ) A rotação de culturas é uma técnica efetiva para o controle de pragas que se dispersam com facilidade, bem como para aquelas que possuem uma ampla gama de hospedeiros.
A V - V - F.
B F - V - F.
C F - F - V.
D V - F - V.

As pragas utilizam odores para seleção do hospedeiro, escolha de locais de oviposição, acasalamento, organização das atividades sociais, defesa contra predadores e diversos outros tipos de comportamento. O uso de substâncias químicas (semioquímicos) contendo tais odores permite a manipulação comportamental de grupos de pragas, sendo uma forma de controle frequentemente utilizada na agricultura.
Sobre o controle por comportamento, analise as sentenças a seguir:
I- A técnica da repelência consiste no uso de substâncias de baixo peso molecular, geralmente voláteis, sobretudo óleos vegetais, que atuam afastando as pragas da fonte produtora.
II- O método do confundimento consiste em saturar as áreas com feromônio sexual, aumentando as chances de encontros e/ou agregação dos sexos, e consequentemente, facilitando o acasalamento das pragas.
III- O método da atração com plantas iscas consiste na utilização de partes da própria planta para atrair determinada praga. Isso ocorre, por exemplo, no uso de seções de pseudocaule da bananeira em formato de telha ou queijo visando ao controle do moleque-da-bananeira.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

A resistência de plantas a insetos é definida como a soma relativa das qualidades hereditárias presentes numa planta que diminuem a intensidade do dano provocado pela praga quando comparado ao dano causado a uma planta sem essas qualidades. Em alguns casos, contudo, pode ocorrer um fenômeno conhecido como “pseudoresistência”, quando algumas plantas sofrem menos danos que outras, sem que de fato sejam resistentes.
Sobre os conceitos de pseudoresistência de plantas a pragas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escape.
II- Evasão hospedeira.
III- Resistência induzida.
( ) Ocorre quando a fase de maior suscetibilidade da planta coincide com o período em que a densidade populacional da praga é baixa. Com base nisso, podem ser utilizados variedades mais precoces para controlar certas pragas, como é o caso da mosca-do-sorgo.
( ) Ocorre quando as plantas não são atacadas por acaso. Ocorre com frequência em baixos índices de infestação de pragas, mas pode acontecer sob altas infestações. Normalmente é detectado nas repetições de experimentos ou em testes de progênie.
( ) Ocorre quando as plantas são estimuladas (por meio de fatores bióticos, como o próprio ataque de pragas e abióticos, como estresse hídrico, metais pesados etc.) a produzirem substâncias de defesa conhecidas como fitoalexinas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

No controle de pragas, a escolha do método utilizado deve se basear em aspectos técnicos (eficácia), socioeconômicos (condições do usuário) e ambientais (efeitos sobre o meio ambiente e a saúde humana). É preciso analisar cuidadosamente, uma vez que nem todos os métodos serão adequados ou eficientes. O sucesso da escolha também dependerá da cultura e da praga envolvidos.
De acordo com os conceitos inerentes aos métodos de controle de pragas, assinale a alternativa CORRETA:
A O controle por resistência de plantas consiste no uso de variedades de plantas suscetíveis ao ataque de pragas e tem o ônus de ser prejudicial ao meio-ambiente, devendo ser escolhido em último caso.
B O uso de variedades contendo genes da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) têm sido eficiente para o controle de pragas nas culturas do milho e da soja.
C A esterilização de machos pode erradicar uma praga em curto prazo, desde que o local onde se deseja realizar o controle seja próximo a áreas infestadas pela praga a ser controlada.
D A técnica da fumigação consiste na esterilização de machos por radiação ionizante, proveniente de radioisótopos como o Co60 e Cs137 e a sua liberação na natureza, posteriormente.

Uma praga quarentenária é qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênicos nocivos para os vegetais ou produtos vegetais (GALLO et al., 2002). A Convenção Internacional de Proteção Fitossanitária (CIPF), promovida pela FAO no ano de 1997, fundamentou o conceito de pragas quarentenárias, classificando esses organismos em dois grupos: A1 e A2. Posteriormente, na CIPF realizada em 2002, foi estabelecido o conceito de pragas não quarentenárias regulamentadas (PNQR).
Sobre os conceitos de praga quarentenária, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Praga quarentenária A1.
II- Praga quarentenária A2.
III- Praga não quarentenária regulamentada.
( ) São as pragas que, embora se encontrem amplamente difundidas na área, estão sob regulamentação oficial por serem de interesse econômico.
( ) São aquelas que têm importância econômica potencial para uma área de risco e não estão presentes na área.
( ) São aquelas que têm importância econômica potencial para uma área de risco, possuem disseminação restrita e estão sob controle oficial.

Após a identificação das principais pragas de uma cultura, torna-se necessário estabelecer um plano de amostragem de pragas. Existem dois principais tipos de planos de amostragem: o plano convencional e o sequencial.
Com base no plano de amostragem convencional, analise as sentenças a seguir:
I- A obtenção das amostras somente pode ser feita mediante a contagem direta da população da praga.
II- A amostragem deve ser feita de forma periódica, sobretudo nos períodos em que ocorre maior incidência das pragas e quando há maior suscetibilidade da cultura.
III- O número de amostras colhidas por talhão é variável.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

Os métodos culturais são os mais antigos métodos de manejo das populações de pragas. Baseiam-se em técnicas que requerem conhecimentos prévios sobre a biologia e ecologia das pragas. Essas práticas se baseiam, sobretudo, em três tipos de estratégias: tornar o ambiente desfavorável para as pragas; tornar a cultura indisponível para a praga no espaço e no tempo e reduzir a sobrevivência da praga.
Com base nos tipos de controle cultural, analise as sentenças a seguir:
I- Sabe-se que uma planta bem nutrida apresenta maior resistência ao ataque de pragas. Portanto, é recomendável que durante a adubação sejam aplicadas doses excessivas de nutrientes, como N, P e K visando o aumento da proteção vegetal.
II- A antecipação ou adiamento do plantio ou colheita é um tipo de manejo cultural que pode ser adotado para o controle de certas pragas, como a lagarta-rosada do algodoeiro.
III- Culturas armadilhas são plantas atraentes que podem ser usadas para desviar o ataque de pragas da principal. Essas plantas devem ser colhidas e os restos culturais destruídos antes que as pragas se reproduzam.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

O controle mecânico envolve o emprego de máquinas ou métodos manuais, sendo adotadas práticas como a instalação de armadilhas adesivas e de barreiras e a catação manual; técnicas que resultam na redução ou supressão das populações de pragas.
De acordo com os conceitos inerentes ao controle mecânico de pragas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As barreiras visam impedir ou dificultar o acesso das pragas às plantas. São exemplos de barreiras: ensacamento dos frutos visando ao controle de mosca-das-frutas e a cobertura do solo por meio de filmes plásticos (mulching), amplamente utilizada na cultura do meloeiro.
( ) A técnica do impacto é comum em moinhos de farinhas, visando o controle de pragas de grãos armazenados. Envolve o uso de máquinas para lançar os grãos contra um anteparo, matando os insetos localizados em seu exterior ou interior.
( ) A catação consiste na coleta manual e destruição de ovos, larvas, ninfas ou pragas em estádio adulto. É uma prática comum em locais com baixa disponibilidade de mão de obra, visando o controle de pragas que se encontram em locais de difícil acesso.
A F - F - V.
B V - V - F.
C V - F - V.
D F - V - F.

Na escolha de um inseticida, deve-se levar em consideração não apenas a sua eficácia, mas também outros aspectos como a seletividade aos inimigos naturais de pragas, toxicidade ao homem e animais, persistência no meio ambiente e custo do produto.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA com relação à toxicologia dos inseticidas:
A O intervalo de tempo entre a aplicação de agrotóxicos e a entrada de pessoas na área tratada sem a necessidade de uso de EPI é chamado de intervalo de reentrada.
B A quantidade máxima de resíduo do agrotóxico é expressa em mg/g.
C O intervalo de segurança ou período de carência deve ser respeitado e é separado nas seguintes categorias: antes, durante e após a colheita.
D Os produtos formulados equivalentes possuem a mesma indicação de uso, mas sua composição química é diferente.

Para a utilização adequada dos inseticidas, é necessária a transformação do produto técnico por meio de processos físicos, químicos e biológicos. Essa transformação é chamada formulação.
Com base nos conceitos sobre formulação de inseticidas, assinale a alternativa CORRETA:
A Anticompactantes são substâncias que promovem a perda da fluidez dos produtos durante o seu armazenamento.
B Os componentes inertes são substâncias não ativas, incluindo produtos como, argila, solventes dispersantes, emulsificantes, dentre outros.
C Aditivos são substâncias que, normalmente prejudicam a ação, função, estabilidade e durabilidade dos inseticidas.
D São exemplos de formulação para aplicação direta: pó solúvel, granulado solúvel, suspensão de encapsulado e suspensão concentrada.

Os métodos culturais são os mais antigos métodos de manejo das populações de pragas. Baseiam-se em técnicas que requerem conhecimentos prévios sobre a biologia e ecologia das pragas. Essas práticas se baseiam, sobretudo, em três tipos de estratégias: tornar o ambiente desfavorável para as pragas; tornar a cultura indisponível para a praga no espaço e no tempo e reduzir a sobrevivência da praga.
Com base nos tipos de controle cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A modificação da densidade de plantio pode ser uma importante estratégia para o controle de certas pragas. Na cultura do cafeeiro, por exemplo, plantios mais espaçados desfavorecem o desenvolvimento do bicho-mineiro.
( ) No controle cultural, recomenda-se a destruição de plantas voluntárias e/ou daninhas, visto que tratam-se de hospedeiros alternativos para pragas, sendo, portanto, pontos de origem para futuras infestações. Nesse procedimento deve-se, contudo, tomar o cuidado para não destruir os ninhos de inimigos naturais.
( ) A rotação de culturas é uma técnica efetiva para o controle de pragas que se dispersam com facilidade, bem como para aquelas que possuem uma ampla gama de hospedeiros.
A V - V - F.
B F - V - F.
C F - F - V.
D V - F - V.

As pragas utilizam odores para seleção do hospedeiro, escolha de locais de oviposição, acasalamento, organização das atividades sociais, defesa contra predadores e diversos outros tipos de comportamento. O uso de substâncias químicas (semioquímicos) contendo tais odores permite a manipulação comportamental de grupos de pragas, sendo uma forma de controle frequentemente utilizada na agricultura.
Sobre o controle por comportamento, analise as sentenças a seguir:
I- A técnica da repelência consiste no uso de substâncias de baixo peso molecular, geralmente voláteis, sobretudo óleos vegetais, que atuam afastando as pragas da fonte produtora.
II- O método do confundimento consiste em saturar as áreas com feromônio sexual, aumentando as chances de encontros e/ou agregação dos sexos, e consequentemente, facilitando o acasalamento das pragas.
III- O método da atração com plantas iscas consiste na utilização de partes da própria planta para atrair determinada praga. Isso ocorre, por exemplo, no uso de seções de pseudocaule da bananeira em formato de telha ou queijo visando ao controle do moleque-da-bananeira.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

A resistência de plantas a insetos é definida como a soma relativa das qualidades hereditárias presentes numa planta que diminuem a intensidade do dano provocado pela praga quando comparado ao dano causado a uma planta sem essas qualidades. Em alguns casos, contudo, pode ocorrer um fenômeno conhecido como “pseudoresistência”, quando algumas plantas sofrem menos danos que outras, sem que de fato sejam resistentes.
Sobre os conceitos de pseudoresistência de plantas a pragas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escape.
II- Evasão hospedeira.
III- Resistência induzida.
( ) Ocorre quando a fase de maior suscetibilidade da planta coincide com o período em que a densidade populacional da praga é baixa. Com base nisso, podem ser utilizados variedades mais precoces para controlar certas pragas, como é o caso da mosca-do-sorgo.
( ) Ocorre quando as plantas não são atacadas por acaso. Ocorre com frequência em baixos índices de infestação de pragas, mas pode acontecer sob altas infestações. Normalmente é detectado nas repetições de experimentos ou em testes de progênie.
( ) Ocorre quando as plantas são estimuladas (por meio de fatores bióticos, como o próprio ataque de pragas e abióticos, como estresse hídrico, metais pesados etc.) a produzirem substâncias de defesa conhecidas como fitoalexinas.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:1023252)
Peso da Avaliação 2,00
Prova 98388283
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
No controle de pragas, a escolha do método utilizado deve se basear em aspectos técnicos (eficácia), 
socioeconômicos (condições do usuário) e ambientais (efeitos sobre o meio ambiente e a saúde 
humana). É preciso analisar cuidadosamente, uma vez que nem todos os métodos serão adequados ou 
eficientes. O sucesso da escolha também dependerá da cultura e da praga envolvidos.
De acordo com os conceitos inerentes aos métodos de controle de pragas, assinale a alternativa 
CORRETA:
A A técnica da fumigação consiste na esterilização de machos por radiação ionizante, proveniente
de radioisótopos como o Co60 e Cs137 e a sua liberação na natureza, posteriormente.
B A esterilização de machos pode erradicar uma praga em curto prazo, desde que o local onde se
deseja realizar o controle seja próximo a áreas infestadas pela praga a ser controlada.
C
O controle por resistência de plantas consiste no uso de variedades de plantas suscetíveis ao
ataque de pragas e tem o ônus de ser prejudicial ao meio-ambiente, devendo ser escolhido em
último caso.
D O uso de variedades contendo genes da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) têm sido eficiente
para o controle de pragas nas culturas do milho e da soja. 
Uma praga quarentenária é qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes 
patogênicos nocivos para os vegetais ou produtos vegetais (GALLO et al., 2002). A Convenção 
Internacional de Proteção Fitossanitária (CIPF), promovida pela FAO no ano de 1997, fundamentou o 
conceito de pragas quarentenárias, classificando esses organismos em dois grupos: A1 e A2. 
Posteriormente, na CIPF realizada em 2002, foi estabelecido o conceito de pragas não quarentenárias 
regulamentadas (PNQR). Sobre os conceitos de praga quarentenária, associe os itens, utilizando o 
código a seguir:
I- Praga quarentenária A1.
II- Praga quarentenária A2.
III- Praga não quarentenária regulamentada.
( ) São as pragas que, embora se encontrem amplamente difundidas na área, estão sob 
regulamentação oficial por serem de interesse econômico.
( ) São aquelas que têm importância econômica potencial para uma área de risco e não estão 
presentes na área.
( ) São aquelas que têm importância econômica potencial para uma área de risco, possuem 
disseminação restrita e estão sob controle oficial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: GALLO, D. et al. Entomologia agrícola. Piracicaba: FEALQ, 2002.
A III - II - I.
B II - I - III.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
01/05/2025, 17:46 Avaliação II - Individual
about:blank 1/5
C I - II - III.
D III - I - II.
Após a identificação das principais pragas de uma cultura, torna-se necessário estabelecer um plano 
de amostragem de pragas. Existem dois principais tipos de planos de amostragem: o plano 
convencional e o sequencial. Com base no plano de amostragem convencional, analise as sentenças a 
seguir:
I- A obtenção das amostras somente pode ser feita mediante a contagem direta da população da praga.
II- A amostragem deve ser feita de forma periódica, sobretudo nos períodos em que ocorre maior 
incidência das pragas e quando há maior suscetibilidade da cultura.
III- O número de amostras colhidas por talhão é variável.Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.
Os métodos culturais são os mais antigos métodos de manejo das populações de pragas. Baseiam-se 
em técnicas que requerem conhecimentos prévios sobre a biologia e ecologia das pragas. Essas 
práticas se baseiam, sobretudo, em três tipos de estratégias: tornar o ambiente desfavorável para as 
pragas; tornar a cultura indisponível para a praga no espaço e no tempo e reduzir a sobrevivência da 
praga. Com base nos tipos de controle cultural, analise as sentenças a seguir:
I- Sabe-se que uma planta bem nutrida apresenta maior resistência ao ataque de pragas. Portanto, é 
recomendável que durante a adubação sejam aplicadas doses excessivas de nutrientes, como N, P e K 
visando o aumento da proteção vegetal.
II- A antecipação ou adiamento do plantio ou colheita é um tipo de manejo cultural que pode ser 
adotado para o controle de certas pragas, como a lagarta-rosada do algodoeiro.
III- Culturas armadilhas são plantas atraentes que podem ser usadas para desviar o ataque de pragas 
da principal. Essas plantas devem ser colhidas e os restos culturais destruídos antes que as pragas se 
reproduzam.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.
3
4
01/05/2025, 17:46 Avaliação II - Individual
about:blank 2/5
O controle mecânico envolve o emprego de máquinas ou métodos manuais, sendo adotadas práticas 
como a instalação de armadilhas adesivas e de barreiras e a catação manual; técnicas que resultam na 
redução ou supressão das populações de pragas. De acordo com os conceitos inerentes ao controle 
mecânico de pragas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As barreiras visam impedir ou dificultar o acesso das pragas às plantas. São exemplos de 
barreiras: ensacamento dos frutos visando ao controle de mosca-das-frutas e a cobertura do solo por 
meio de filmes plásticos (mulching), amplamente utilizada na cultura do meloeiro.
( ) A técnica do impacto é comum em moinhos de farinhas, visando o controle de pragas de grãos 
armazenados. Envolve o uso de máquinas para lançar os grãos contra um anteparo, matando os 
insetos localizados em seu exterior ou interior.
( ) A catação consiste na coleta manual e destruição de ovos, larvas, ninfas ou pragas em estádio 
adulto. É uma prática comum em locais com baixa disponibilidade de mão de obra, visando o controle 
de pragas que se encontram em locais de difícil acesso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V.
B V - V - F.
C F - F - V.
D F - V - F.
Na escolha de um inseticida, deve-se levar em consideração não apenas a sua eficácia, mas também 
outros aspectos como a seletividade aos inimigos naturais de pragas, toxicidade ao homem e animais, 
persistência no meio ambiente e custo do produto.
A Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989, dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a 
embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, 
a utilização, a importação, a exportação, destino dos resíduos e embalagens, o registro, a 
classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá 
outras providências.
Fonte: BRASIL. Lei nº 7.802, de novembro de 2011. Dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a 
produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda 
comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino canal dos resíduos e embalagens, o 
registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e 
afins, e dá outras providências. Brasília, DF, 2011.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA com relação à toxicologia dos inseticidas:
A O intervalo de tempo entre a aplicação de agrotóxicos e a entrada de pessoas na área tratada sem
a necessidade de uso de EPI é chamado de intervalo de reentrada.
B A quantidade máxima de resíduo do agrotóxico é expressa em mg/g.
C O intervalo de segurança ou período de carência deve ser respeitado e é separado nas seguintes
categorias: antes, durante e após a colheita.
D Os produtos formulados equivalentes possuem a mesma indicação de uso, mas sua composição
química é diferente.
5
6
01/05/2025, 17:46 Avaliação II - Individual
about:blank 3/5
Para a utilização adequada dos inseticidas, é necessária a transformaçãodo produto técnico por meio 
de processos físicos, químicos e biológicos. Essa transformação é chamada formulação.
Com base nos conceitos sobre formulação de inseticidas, assinale a alternativa CORRETA:
A Os componentes inertes são substâncias não ativas, incluindo produtos como, argila, solventes
dispersantes, emulsificantes, dentre outros.
B Anticompactantes são substâncias que promovem a perda da fluidez dos produtos durante o seu
armazenamento.
C Aditivos são substâncias que, normalmente prejudicam a ação, função, estabilidade e
durabilidade dos inseticidas.
D São exemplos de formulação para aplicação direta: pó solúvel, granulado solúvel, suspensão de
encapsulado e suspensão concentrada.
Os métodos culturais são os mais antigos métodos de manejo das populações de pragas. Baseiam-se 
em técnicas que requerem conhecimentos prévios sobre a biologia e ecologia das pragas. Essas 
práticas se baseiam, sobretudo, em três tipos de estratégias: tornar o ambiente desfavorável para as 
pragas; tornar a cultura indisponível para a praga no espaço e no tempo e reduzir a sobrevivência da 
praga. Com base nos tipos de controle cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas:
( ) A modificação da densidade de plantio pode ser uma importante estratégia para o controle de 
certas pragas. Na cultura do cafeeiro, por exemplo, plantios mais espaçados desfavorecem o 
desenvolvimento do bicho-mineiro.
( ) No controle cultural, recomenda-se a destruição de plantas voluntárias e/ou daninhas, visto que 
tratam-se de hospedeiros alternativos para pragas, sendo, portanto, pontos de origem para futuras 
infestações. Nesse procedimento deve-se, contudo, tomar o cuidado para não destruir os ninhos de 
inimigos naturais.
( ) A rotação de culturas é uma técnica efetiva para o controle de pragas que se dispersam com 
facilidade, bem como para aquelas que possuem uma ampla gama de hospedeiros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F.
B F - V - F.
C V - F - V.
D F - F - V.
As pragas utilizam odores para seleção do hospedeiro, escolha de locais de oviposição, acasalamento, 
organização das atividades sociais, defesa contra predadores e diversos outros tipos de 
comportamento. O uso de substâncias químicas (semioquímicos) contendo tais odores permite a 
manipulação comportamental de grupos de pragas, sendo uma forma de controle frequentemente 
utilizada na agricultura. Sobre o controle por comportamento, analise as sentenças a seguir:
I- A técnica da repelência consiste no uso de substâncias de baixo peso molecular, geralmente 
voláteis, sobretudo óleos vegetais, que atuam afastando as pragas da fonte produtora.
7
8
9
01/05/2025, 17:46 Avaliação II - Individual
about:blank 4/5
II- O método do confundimento consiste em saturar as áreas com feromônio sexual, aumentando as 
chances de encontros e/ou agregação dos sexos, e consequentemente, facilitando o acasalamento das 
pragas.
III- O método da atração com plantas iscas consiste na utilização de partes da própria planta para 
atrair determinada praga. Isso ocorre, por exemplo, no uso de seções de pseudocaule da bananeira em 
formato de telha ou queijo visando ao controle do moleque-da-bananeira.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.
A resistência de plantas a insetos é definida como a soma relativa das qualidades hereditárias 
presentes numa planta que diminuem a intensidade do dano provocado pela praga quando comparado 
ao dano causado a uma planta sem essas qualidades. Em alguns casos, contudo, pode ocorrer um 
fenômeno conhecido como “pseudoresistência”, quando algumas plantas sofrem menos danos que 
outras, sem que de fato sejam resistentes. Existem três casos principais de pseudoresistência: escape, 
evasão hospedeira ou resistência induzida (GALLO et al., 2002). Sobre os conceitos de 
pseudoresistência de plantas a pragas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escape.
II- Evasão hospedeira.
III- Resistência induzida.
( ) Ocorre quando a fase de maior suscetibilidade da planta coincide com o período em que a 
densidade populacional da praga é baixa. Com base nisso, podem ser utilizados variedades mais 
precoces para controlar certas pragas, como é o caso da mosca-do-sorgo.
( ) Ocorre quando as plantas não são atacadas por acaso. Ocorre com frequência em baixos índices 
de infestação de pragas, mas pode acontecer sob altas infestações. Normalmente é detectado nas 
repetições de experimentos ou em testes de progênie.
( ) Ocorre quando as plantas são estimuladas (por meio de fatores bióticos, como o próprio ataque 
de pragas e abióticos, como estresse hídrico, metais pesados etc.) a produzirem substâncias de defesa 
conhecidas como fitoalexinas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: GALLO, D. et al. Entomologia agrícola. Piracicaba: FEALQ, 2002.
A III - I - II.
B III - II - I.
C II - I - III.
D I - II - III.
10
Imprimir
01/05/2025, 17:46 Avaliação II - Individual
about:blank 5/5

Mais conteúdos dessa disciplina