Buscar

relátorio finalizado pedagogia

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO 
PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE 
 
MIRIAM CERQUEIRA 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL 
 
RELATÓRIO FINAL 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SOROCABA
2015 
 
 
 
 
 
MIRIAM CERQUEIRA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL 
 
 
 
 
 
 
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.
 Orientador: profª: Ms .Lilian Amaral da silva Souza 
Tutor eletrônico: Nathalia Alves da Silva
 Tutor de sala: Karin Cristina Freitas Vidal
 2015
1 INTRODUÇÃO 
O estágio em educação infantil é relevante, pois é através dele que o formado em pedagogia estabelece relação entre a teoria e a pratica, bem com ter a oportunidade de conhecer e analisar a situação do profissional da educação infantil na sua ação pedagógica, que contribui para formação do estudante de pedagogia, ao estabelecer o processo de ação -reflexão -ação (Vásquez , 1868 apud Pimenta,1995) 
O tema do Projeto bem como o conteúdo foi escolhido diante dos conteúdos estudados nas disciplinas, também diante das observações realizadas na sala de aula, relacionada a idade dos alunos e sua realidade. Incentivar a fala da criança em todas as atividades possíveis, desenvolver a capacidade da criança em identificar diferentes objetos, cores e movimentar se nos espaços com facilidade.
Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos, desenvolver coordenação motora grossa, reconhecer o próprio nome, observar diferenças através do tato, conceitos de lateralidade. Classificar e nomear objetos pela cor e forma. Avaliando através da observação diária no desempenho de suas atividades, e no relacionamento com colegas e professores.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 
O Centro de Educação Infantil Colégio Genial é uma instituição de pequeno porte, onde recebem atualmente 30 crianças que são atendidas entre berçário, maternal 1, maternal 2 e pré I.
2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL 
 O estágio vem complementar tudo que aprendemos em sala de aula, vivenciar momentos de grande importância para nossa carreira profissional.
Complementar a formação da aluna proporcionando uma experiência acadêmico-profissional através de vivências no campo da área educacional da educação infantil. Estabelecer relações entre a teoria e a prática profissional, refletindo sua aprendizagem com reflexões sobre o trabalho cotidiano do professor.
O estágio supervisionado é uma exigência da LDB – lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n} 9394/96 nos cursos de formação de docentes. Considera-se, que além do estágio supervisionado, as atividades práticas também contribuem muito no aprendizado dos alunos/acadêmicos, e em sua formação, pois através de uma observação orientada consegue-se obter várias informações do trabalho escolar.
Conforme (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PARECER Nº 21.2001, torna-se “[...] um momento de efetivar um processo de ensino-aprendizagem[...]”.
O Estágio Supervisionado é a prática pedagógica que o acadêmico busca para exercer o seu papel de profissional da educação. É uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelos alunos de cursos de Licenciatura e deve cumprir uma carga horária pré-estabelecida pela instituição de Ensino.
Desta forma, “o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia”, (PIMENTA E LIMA, 2004).
Vivenciar as atividades no cotidiano do estágio supervisionado é uma experiência significativa para formação, enquanto acadêmicos, um aprendizado gratificante para a conduta como professores, aperfeiçoar o que aprendemos na teoria, para melhor contribuirmos com a formação de cidadãos, de forma que estes busquem a transformação na sociedade.
 
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A análise do Projeto Político Pedagógico – do Colégio Genial pressupõe um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos que integrem e contribuam para sua comunidade. O projeto norteia toda unidade Escolar, o que se torna imprescindível para se ter um rumo, visando obtenção de forma rápida, segura mais intensa e eficiente.
A escola possui um ambiente voltado para a construção coletiva do conhecimento, criando suas próprias metodologias e construindo a partir delas os seus conceitos a serem compartilhados com todos.
Tendo em vista a participação de todos os envolvidos no processo educativo, através da Associação de professores, pais de alunos e demais funcionários de forma democrática, visando a aprendizagem e desenvolvimentos dos alunos. O Colégio Genial é uma instituição de porte pequeno divididos em dois turnos matutino e vespertino, cujos cursos ofertados são berçário, maternal 1, maternal 2 e Pré 1 com a carga horária de 5 horas por turnos todos os dias de segunda a sextas feiras.
A população atendida de classe média baixa, famílias com média de 2 a 3 filhos onde pai e mãe trabalham fora.
A instituição tem por objetivo social subsidiar o movimento de definição de diretrizes de ação pedagógica, como ponto de partida as bases curriculares, tanto em função da experiência dos educadores como pelas legislações para educação infantil mais atual.
Vai além de se constituir um espaço de recreação, brincadeiras, mas com objetivo nos seguintes aspectos como a socialização, ética, raciocínio, expressão pessoal e coletiva, emoções conhecimentos (morais, sociais e mentais) sem desprezar os momentos lúdicos da infância.
E a valorização desta etapa como um alicerce para com as outras etapas que virão.
O projeto desenvolvido neste semestre é voltado a leitura do livro “4casinhas” de Ivo Minkovicius, este projeto resgata história antigas das famílias, conhecendo melhor sobre as famílias, lembranças, brincadeira, fotos, comidas, passeios, os hábitos, as crenças. “Nossa quanta coisa temos para compartilhar”.
Sempre com objetivo de iteração, participação de todos, no desenvolvimento do projeto, onde tudo é observado e parte das atividades é arquivado no portfólio de cada aluno.
3. 2 A ROTINA OBSERVADA 
Durante os dias de observação, pude conhecer a rotina e relação professor/alunos, conhecer a escola e sua rotina diária. O foco principal foi com a professora Geisiele no maternal 1. Formada em pedagogia a 2 anos e em Educação Física à 6 anos, também ajuda a diretora a qual é sua mãe. Professora atenciosa e carinhosa com todos, anima a sala com seu jeito extrovertido de cantar e contar histórias com gestos e tons de voz diferenciado.
A entrada é tranquila sempre com uma oração antes de qualquer atividade, em seguida é realizada a chamada onde é registrada a frequência dos alunos. Notei que ela possui um caderno onde ela relata ali o semanário, tem todo um planejamento sobre a semana e fora isto tem as atividades de rotina:
13hs= recepção e acolhimento
13hs 45m= roda de conversa (vídeo)
14hs=45m lanche
15hs= brincadeiras (jogos)
15h30m = brincadeiras no parque 
16hs= atividades pedagógicas
16h 20m= jantar
16hs m escovação
16hs 30m brincadeiras (arrumação da sala)
17h= saída
De acordo com o tempo, a professora diversifica as atividades e pode ocorrer algumas mudanças na rotina, ela conta com a ajuda de uma estudante de pedagogia que a auxilia.
Referente a relação entre as crianças e a professora notei um ambienteonde há escuta das solicitações das crianças, respeito ao professor, afetividade, interesse pela história de vida de cada aluno, preocupação com o desenvolvimento infantil, carinho e afeição, valorização do ser humano. Atitudes que valorizam a ética e o respeito mútuo, cooperação e clima de interação.
Percebi a didática da professora em aproveitar o momento da roda de conversa para enturmar o aluno que apresenta alguma reação diferente dos demais, respeitando o momento permitindo que todos deem opiniões, e de repente até os mais tímidos começam a falar suas opiniões, seus medos e se torna um momento muito rico de interação.
Na sala observei cartazes elaborados pelos alunos, e que são trocados quinzenalmente com novos temas ao alcance das crianças, materiais que possibilitam a autonomia infantil, preocupação com a prevenção de acidentes.
No ambiente escolar como um todo percebe-se organização, limpeza, nas refeições todos em fila cantando chegam ao refeitório fazem a oração de agradecimento e comem e as vezes acontecem algumas situações não esperadas, mas tudo é resolvido para que a hora da refeição seja de paz.
As brincadeiras no parque ao ar livre as vezes acontecem algumas disputas, brigam por brinquedos, mas de uma maneira muito calma e explicativa a professora consegue conciliar as divergências que vão surgindo.
Existe o momento do faz de conta muito divertido onde os mais extrovertidos iniciam e todos acabam interagindo entre si de maneira encantadora, a hora do filme é interessante, aqueles olhinhos atentos, outros acabam por cochilar, mas logo são despertados pelos amiguinhos.
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO 
 
PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO
4.1 Introdução
O tema do Projeto “Música e Arte’’ foi desenvolvido diante das observações feitas em sala de aula, pensando em algo que fosse divertido e construtivo. Vamos trabalhar primeiramente com movimentos estimulando o desenvolvimento motor e psicológico aperfeiçoando agilidade, concentração, percepção de espaço, espirito esportivo, memorização dos membros do corpo.
Em seguida trabalharemos com a letras do próprio nome, reconhecimento de letras em nomes dos colegas, relacionando as letras dos animais.
Terminando com a arte que que transmite calma e podemos trabalhar várias atividades, e formas geométricas, explorando contato e manuseio e habilidades espaciais.
Com a ajuda da docente da turma que apoiou o projeto dando algumas informações para que o momento das intervenções fosse objetivo e proveitoso.
4.2 Dados Gerais do Projeto 
-Temática - conteúdo: “Música e Arte’’
Identificação da instituição: Colégio Genial 
- Carga horária: 4horas 
- Quem se torna responsável em aplicar o Projeto: Miriam Cerqueira
Objetivo geral: possibilitar a criança interagir com diversos saberes e usufruir desta aprendizagem ao longo de sua vida 
Objetivos específicos: Estimular os movimentos coordenação motora grossa através da expressão corporal pela música, conhecer partes do corpo.
- Desenvolver o sentido do tato através do toque em objetos variados, novas experiências, estimular a fala corrigindo e ampliando seu vocabulário.
- Conhecer as letras, dando ênfase as letras do próprio nome e a relação com os nomes dos amigos.
- Metodologia: As atividades terão como objetivo a cooperação entre os alunos, participação na construção das atividades, foram utilizados materiais de fácil aquisição. As atividades foram todas planejadas com antecedência e aplicada de maneira prazerosa e proveitosa com os alunos, fazendo com que o mesmo aprenda enquanto brinca.
Recursos: Ultilizamos objetos e materiais da própria escola, como giz de cera, sulfite, corda bola, algodão, cartolina
Avaliação: Através da observação analisamos a participação e interação de todos no desenvolvimento das atividades escrita e física, também notamos que houve bastante diálogo entre eles. 
Referencial Teórico 
Vygotsky atribuiu muita importância ao papel do professor como impulsionador psíquico das crianças. A ideia de um maior desenvolvimento conforme um maior aprendizado não quer dizer, que se deva apresentar uma quantidade enciclopédica de conteúdos aos alunos.
O importante é apresentar formas de pensamento a elas, detectando antes as condições que elas têm de absorvê-las.
Para Pestalozzi, a escola deveria ser uma extensão do lar, oferecendo uma atmosfera de segurança e afeto, pois só o amor tem a força salvadora capaz de levar o homem a plena realização moral.
E dentro deste contexto propiciar a ampliação e o enriquecimento de situações que estimulem o movimento, a invenção, contação de histórias, interesse pela arte, mistura de cores e formas. 
Concordando também com FORQUIN (1982, p29), contribuir para uma consciência exigente e ativa das crianças em relação ao meio, ensiná-las a “prestar sistematicamente atenção as cores, formas, sons, movimentos, estruturas espaciais e arquitetônicas, elementos naturais e artificiais que caracterizam a paisagem vital”.
A assimilação da realidade visual e sonora do movimento do corpo, a “consciência estética” não é um processo imediato, pelo contrário, embora o ponto de partida sejam as experiências do espaço e tempo do cotidiano da criança, sempre deve ser mediado e requer pesquisa dos professores.
As crianças nessa faixa etária demonstram uma curiosidade infinita por conhecer tudo o que está a sua volta.
E importante propiciar a criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança a identificação no seu dia a dia.
A brincadeira estimula a criança desenvolver a atenção, memória, autonomia, desperta a curiosidade e a imaginação.
Trabalhar com as crianças dentro e fora da sala de aula, pois elas necessitam conhecer espaços diferentes, tocar e visualizar, sendo possível trabalhar inúmeros conceitos, movimentos, cores, formas geométricas, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio e outros.
.
4.4Planos de Aula da Intervenção 
 
Plano De Aula 1 
CONTEÚDO: Coordenação motora ampla
OBJETIVOS: Desenvolver os movimentos amplos, saltar, pular, andar... , incentivar e permitir a fala da criança.
DURAÇÃO: 4 horas
Metodologia: Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, envolvendo operações concretas, com a música “acordando o corpo” brincamos citando os membros do corpo tocando conforme a música, atividade para pintar partes do corpo que foram citados na música, depois utilizamos movimentos com a corda para que eles pudessem pular e assim fomos aumentando a altura, ajudando para que eles pudessem pular, depois juntamos as mesas formando um túnel enquanto cantávamos a música do trenzinho. Finalizando com a história “Bambolê.
RECURSOS METODOLÓGICOS: corda, bola, livro de história ‘Bambolê”.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Avaliação mediante a participação nas atividades companheirismo, animação.
 
PLANO DE AULA 2 
 
CONTEÚDO: Conhecendo o próprio corpo. 
OBJETIVOS: Identificar o próprio corpo 
, as crianças muito pequenas ainda não sabem nomear as partes explicar os movimentos e suas funções . 
DURAÇÃO 4 horas 
METODOLOGIA: Brincadeira cantada , atividades no espelho e vídeo de música . Exercício corporais com dramatização em frente ao espelho e música para trabalhar o esquema corporal. 
RECURSOS METODOLÓGICOS: Corpo humano.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Será realizada pela participação e interesse dos alunos,
 
 
 
PLANO DE AULA 3 
 
CONTEÚDO: leitura e brincadeira com colagem.
OBJETIVOS: Identificar as letras do nome em meio as outras, dando continuidade ao aprendizado da aula anterior, incentivar e permitir a fala da criança.
DURAÇÃO: 4 horas 
METODOLOGIA: Leitura do livro “Bichodário”, relacionar as letras do abecedário contidas na história com o nome, roda de conversa sobre o nome do papai, mamãe e irmãos, continuando com a música “Senhora Dona Sancha”, todos sentados colocamos dentro de uma caixa letras em EVA pedimos que cada um escolhessea seu tempo uma letra inicial que pertencesse ao nome de algum colega e cantando fizemos a brincadeira finalizando com desenho com o nome deles em destaque para pintar 
RECURSOS: METODOLÓGICOS: Livro “Bichodàrio”, letras de EVA em tampas de maionese, sulfite e giz de cera.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Através da interação, participação de todos.
 
PLANO DE AULA 4 
 
CONTEÚDO: higiene.
OBJETIVOS: Ensinar que temos que cuida da nossa higiene tanto corporal como na nossa casa ,escola, etc .A criança deve aprender a importância da higiene para a saúde e nossa convivência em sociedade. . 
DURAÇÃO: 4 horas 
METODOLOGIA: Valorizar a e aprender que o nosso corpo precisa está limpinho e cheiroso para uma vida tranquila . 
RECURSOS METODOLÓGICOS: aprender a tomar banho ,lavar os cabelos amarrar o tênis ,escovar os dentes e lavar as mãos antes de ir ao banheiro e depois . 
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Descontração, motivação, companheirismo, participação.
 
PLANO DE AULA 5 
 
CONTEÚDO: Apresentação 
OBJETIVOS: Levar ao conhecimento das crianças a importância da leitura, onde podemos encontra-la, ajudar o aluno para que desenvolva percepções visuais, utilizando a linguagem do desenho, estimular atenção e concentração. Incentivar e permitir a fala da criança.
DURAÇÃO 4 horas 
METODOLOGIA: Roda de conversa sobre o significado da leitura , “tranquilidade, harmonia”, onde podemos encontra-la, qual a preferência de cada um sobre os livros. Ouvimos a história do “Pintinho Azul”, pintamos com guache o pintinho de espuma azul no sulfite, fizeram as ondas do mar no sulfite para o peixinho nadar com papeis azuis picados. Cantamos a música “barquinho de papel”, com papel dobradura fizemos barquinhos para todos. 
RECURSOS METODOLÓGICOS: tinta guache, espuma, papel dobradura.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Interatividade, percepção visual, coordenação motora.
 
 
PLANO DE AULA 6 
 
CONTEÚDO: atividades no pátio. 
OBJETIVOS: Propiciar a criança a visualização, exploração e contato e manuseio com objetos e formas que compõem o universo, desenvolvendo habilidades espaciais explorando inicialmente o ambiente escolar. Incentivar e permitir a fala da criança.
DURAÇÃO: 4 horas 
METODOLOGIA: brincadeira com bola de sabão e contato com as funcionarias da limpeza .Assim as crianças descobrem que o universo escolar vai além da sala de aula. Foi uma atividade muito boa, quando as bolinhas desaparecem no ar , elas fantasia e sua imaginação encontra uma liberdade .Também descobriram a necessidade de manter o ambientes limpos , o respeito com os funcionários e a importância da amizade. Quando a criança é estimulada desde cedo a respeitar seu espaço e o das outras pessoas. Partimos para 		 Leitura “história do quadrado”, mostrando as formas e através da exploração do ambiente verificar se observam algum objeto com a mesma forma do quadrado, com giz permitir que façam o contorno no quadrado feito na lousa, com recortes de revistas em forma de quadrados pedir que façam a colagem na figura do quadrado no sulfite. Apresentar o triângulo e o retângulo mostrando as diferenças com caixas de papelão. Brincadeira cada um no seu quadrado, cada criança recebe uma folha de jornal em forma de quadrado e como na dança das cadeiras quando a música parar cada um deve pisar no quadrado até que vence o que ficar por último. Música formas geométricas para encerrar
RECURSOS METODOLÓGICOS: Jornais, revistas, caixas de papelão nos formatos triangulo, quadrado e retângulo.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Participação, curiosidade, coordenação motora e visualização
 
 
 
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção 
 
A experiência vivenciada foi de extrema satisfação, tenho certeza que escolhi a minha vocação e acredito que vou desempenhar minha função com muito amor e respeito. Quero poder dá minha contribuição para um mundo mais humano, teve momentos de muito nervosismo e tive o apoia da professora de classe que foi muito legal. 
Aconteceu como programado, porém algumas atividades tomaram mais tempo do que planejado, outras foram desenvolvidas com mais exatidão.
Em alguns momentos tive que respirar fundo para a ansiedade não tomar conta e para que eles não notassem, e tudo acontecesse de maneira tranquila.
Foram momentos maravilhosos de descontração, interação, nos movimentos até os mais tímidos se envolveram, brincaram e desenvolveram todas as atividades propostas o que facilitou a avaliação.
Observei o quanto é necessário o planejamento e estar atenta a possíveis modificações pois o momento é especial surgem perguntas, e atitudes onde é necessária a atenção e ação rápida, aproveitando a oportunidade aquele momento.
O referido projeto de intervenção me permitiu novas descobertas, novos conhecimentos, espero ter contribuído para que a aprendizagem aconteça de forma significativa, contribuindo para o aprendizado, autonomia, para criticidade sendo construtores da própria história, pois eu também aprendi muito com eles 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
A experiência de estágio foi fantástica porque aproxima o aluno da pratica pedagógica proporcionando - lhe a oportunidade de aprender a teoria e a pratica simultaneamente. A riqueza da instituição também foi excelente. Ao concluir este relatório percebo o quanto é importante esta etapa do processo de ensino e aprendizagem, pois entendo melhor a relação da teoria e a prática, na verdade uma não existe sem a outra.
O estágio é uma das possibilidades da formação continuada que conduzirá a novos rumos para auxiliar na postura que terei diante do mundo e para com meus futuros alunos.
Estarei me aperfeiçoando para que cada vez mais meus conhecimentos sejam um elo entre eu e meus futuros alunos. 
Contribuindo na aprendizagem de meus alunos, que é o objetivo principal do meu trabalho.
MOSTRA DE ESTÁGIO 
Fechando com chave de ouro apresentação do estágio relatando experiências vivenciadas, compartilhando momentos de satisfação e o prazer de viver na prática o que até então só tínhamos estudado na teoria, valorizando a escolha que fizemos quando optamos pelo curso.
Sabendo dos obstáculos e desafios a enfrentar, mas também a satisfação em viver cada momento.
Encerro com a frase de PAULO FREIRE “Importante na escola não é só estudar ,é também criar laços de amizade e convivência ‘’
 
REFERÊNCIAS UTILIZADAS 
VÁSQUEZ,1986 apud.PIMENTA;1995.
ABREU, Maria C. & MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1990.
ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. 8. Ed. Campinas, Papiros, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São http://indiarahellen.blogspot.com.br/2012/02/plano-anual-mini-e-maternal.htmlPaulo: Paz e Terra, 1996.
PPP – Projeto Político Pedagógico do Centro de Educação Infantil Mercedes Urquiza Desiderio da Silva.
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/lev-vygotsky-teoric423354.shtml?page=all www.revistanovaescola.com.br
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
.

Outros materiais

Perguntas Recentes