Buscar

AV FUND. HIST.TEÓRICO MET. DO SERVIÇO SOCIAL III AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Professor:
	ANA PAULA CARVALHO MORAES SALOMAO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 14/11/2015 11:20:35 
	
	 1a Questão (Ref.: 201202801653)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	O "Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro", iniciado na década de 1970, foi realizado por assistentes sociais, que buscaram elaborar novas propostas de atuação para o Serviço Social, visando contribuir para a atualização da profissão e dos profissionais, frente aos novos desafios e transformações ocorridas na sociedade brasileira. Conforme estudamos, esse movimento teve 3 vertentes, descreva as principais características da primeira vertente modernizadora. 
		
	
Resposta: Intenção de ruptura com o concervadorismo, Persptiva modernizadora com o positivismo e funcionalismo, renovação do conservadorismo Intenção de ruptura caracterizou por uma pespectiva critica em relação a sociedade capitalista e ao serviço social tradicional
	
Gabarito: Ao apropriar-se do referencial Positivista, a vertente modernizadora afastou-se dos referenciais tradicionais do Serviço Social, desvinculando-se da doutrina da Igreja Católica, e das influências do Serviço Social Europeu, provocando um processo de laicização da profissão. Tem como referencial teórico-metodológico o Funcionalismo, e a preocupação de seus principais formuladores era adequar a profissão ás novas exigências do mercado de trabalho em franca ampliação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202374391)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Cite as contribuições de Marilda Iamamoto para a introdução do referencial teórico marxista no Serviço Social. 
		
	
Resposta: A questão social, a expreção do processo de produção e reprodução na vida social e na sociedade gurguesa da totalidade da sociedade concreta, desenvolvimento socio economico
	
Gabarito: Marilda Iamamoto produz, na obra ¿Relações Sociais e Serviço Social no Brasil¿ escrita em parceria com Raul de Carvalho, uma interlocução direta com a Teoria Social de Marx, a partir da qual buscou apreender o ser social a partir de suas relações com a estrutura da sociedade, com o modo de produção que caracteriza o ser social como ser de relações sociais não imediatas. Apreende dialeticamente a realidade em seu movimento contraditório, no qual se engendram as relações sociais que configuram a sociedade capitalista. A profissão passa a ser entendida como componente da organização da sociedade, inserida nas relações sociais de produção, participando do processo de reprodução dessas relações. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202432381)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	1. O cenário em que se gesta e desenvolve a produção do Serviço Social brasileiro está relacionado ao período do desenvolvimento sócio-econômico-político brasileiro, compreendendo suas transformações, e como elas refletem no modo de pensar e agir dos assistentes sociais. Essa conjuntura impõe aos Assistentes Sociais a necessidade de: 
		
	
	Abandonar sua matriz teórica marxista para inserir-se na nova divisão do trabalho. 
	
	Imprimir mudanças profundas à sua atuação a fim de atender as necessidades desse modelo de desenvolvimento.
	
	Se posicionar favorável ao Abordaremos o período relativo ao desenvolvimento da industrialização e do capitalismo no Brasil.
	
	Assumir o referencial teórico neotomista para se adequar ao novo momento. 
	
	Imprimir mudanças a sua atuação a fim de adequá-las às necessidades da igreja. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202418964)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Qual vertente do Movimento de Reconceituaçao do Serviço Social brasileiro se caracterizou por uma perspectiva crítica em relação à sociedade capitalista e ao Serviço Social tradicional?
		
	
	Teoria marxiana.
	
	Renovação do conservadorismo. 
	
	Teoria Utópica.
	
	Intenção de ruptura.
	
	Perspectiva modernizadora.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202418973)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sabemos que é no bojo do Movimento de Reconceituação do Serviço Social que pela primeira vez, de forma aberta, o Serviço Social vai recorrer à:
		
	
	Tradição Positivista 
	
	Tradição Funcionalista
	
	Tradição fenomenológica 
	
	Tradição Estruturalista 
	
	Tradição Marxista 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202478304)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Dentre as diferenças teórico-metodológicas com as outras vertentes, podemos indicar como um dos traços mais inovadores do Método BH: 
		
	
	o uso de referencial teórico do Darwinismo.
	
	o uso do referencial teórico do Marxismo
	
	o uso do referencial teórico da Fenomenologia. 
	
	o uso do referencial teórico da Psicologia.
	
	o uso do referencial teórico do Tomismo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202478321)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Podemos afirmar que - ----------------------------- é chamado a atuar nas contradições geradas pelo modo de produção capitalista, pois é entendido como uma atividade auxiliar na mediação dos interesses de classes antagônicas. 
		
	
	A Antropologia
	
	A Psicologia
	
	A Sociologia
	
	O Direito
	
	O Serviço Social 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202480381)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Iamamoto (1998) afirma que ¿a questão social é expressão do processo de produção e reprodução da vida social na sociedade burguesa, da totalidade histórica concreta¿. Apreender a realidade numa perspectiva de totalidade é um esforço metodológico que exige: 
		
	
	apreender os nexos causais entre a aparência e a essência dos fenômenos que compõem a realidade social;
	
	organizar idealmente a dinâmica da realidade, articulando as suas expressões empíricas ao todo social;
	
	articular de modo coerente todos os aspectos ideológicos, econômicos e sociais presentes na realidade social de forma a favorecer a delimitação do grau de interdependência entre eles;
	
	apreender o processo social como contraditório, reconstituindo no plano do pensamento o seu movimento real em suas dimensões universais, particulares e singulares
	
	articular as múltiplas expressões da realidade social a partir da combinação de movimentos de dedução indução científicos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202373000)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em 1982, o Centro latino Americano de trabajo Social ¿ CELATS realizou em lima ( Peru) o Seminário Serviço Social na América Latina: balanço e perspectivas. Dentre as sugestões indicadas pelos participantes, foi considerada como uma das mais importantes: 
		
	
	estudar as instituições campo de atuação profissional 
	
	promover capacitações sobre técnicas de entrevista 
	
	priorizar a área da investigação 
	
	incentivar a prática profissional com famílias 
	
	estimular a supervisão profissional 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202373451)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O processo de construção do saber, do ponto de vista metodológico , pode ser fundamentado em dois paradigmas que, de maneira geral, vem orientando a prática profissional do assistente social: o paradigma funcionalista-tecnocrático e o paradigma dialético-político. Assinale a opção que se relaciona com o paradigma dialético e político. 
		
	
	busca a fragmentação dos grupos dominados, para esvaziar seus protestos e divulgar o projeto de direção global da sociedade para a aceitação dos valores das classes dominantes. 
	
	combina a relação problema/recurso de acordo com certas normas institucionais preestabelecidas , considerando os problemas como desregulações que podem ser reparadas por meio de mecanismos institucionais. 
	
	consiste na formação de vínculos políticos para fortalecer a autonomia, a independência ideológica da população e sua organização 
	
	como a metodologia de solução, ou melhor, de regulação, isola o problema do contexto e da força mobilizadoraque possa ter para a população 
	
	parte do pressuposto de que as classes subalternas estão politicamente desintegradas e podem constituir, economicamente uma fonte de expansão do capital por meio do consumo. 
	
.

Outros materiais