Buscar

av2 História dos povos indígenas e afrodescendentes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CEL0032_AV2_201202130951 » HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES       
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Nota da Prova: 3,0 de 8,0    Nota do Trab.: 0   Nota de Partic.: 1     Data: 10/06/2015 14:27:08 (F)
	O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
	
	 1a Questão (Ref.: 608709)
	Aula 4: AULA 9
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Reconhecer as religiões africanas e as religiões indígenas: a) Religiões africanas: b) Religiões indígenas: c) Sincretismo religioso: Escolha um deles e explique seu processo de resistência durante a colonização e como elas são vistas e/ou praticadas atualmente. 
		
	
Resposta: a)os africanos cultuavam os orixás, que por sua vez para eles, eram homens negros que viveram em suas terras e foram considerados heróis se transformando em "deuses".A religião foi perseguida por muito tempo,para realizar a prática religiosa, contavam com a igreja católica para professarem sua fé durante procissões católicas.
	
Gabarito: O aluno deverá escolher uma alternativa e explicar como foi realizada as ações de resistência do índio ou escravo africano durante a colonização. Igualmente de que forma hoje elas se manifestam no cotidiano.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 641405)
	Aula N/A: Produção açucareira
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Sobre a produção açucareira realizada por Portugal durante o período colonial, é incorreto afirmar que:
		
	
	Em conformidade com sua ação exploratória, Portugal viu na produção do açúcar uma grande possibilidade de ganho comercial. Contribuiu para isso o capital acumulado com a extração de metais preciosos e o anterior desenvolvimento de técnicas de plantio nas Ilhas do Atlântico.
	
	Para extrair lucro máximo na atividade açucareira, Portugal favoreceu a criação de plantations destinadas ao cultivo de açúcar. Essas plantations consistiam em grandes expansões de terras (latifúndios), que eram controladas por um único proprietário (senhor de engenho) e trabalhadas por escravos.
	
	O engenho, centro da produção de açúcar, baseava-se em um modo de organização específico. A sede administrativa do engenho fixava-se na casa-grande, local onde o senhor de engenho, sua família e demais agregados moravam. A senzala era o local destinado ao precário abrigo da mão de obra escrava.
	
	O governo português contou com o auxílio da burguesia holandesa na economia açucareira. Enquanto Portugal explorava economicamente as terras com a criação das plantações e engenhos, os holandeses emprestavam dinheiro e realizavam a distribuição do açúcar no mercado europeu.
	
	Toda a cana que era produzida nos Engenhos era processada no Brasil.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 246473)
	Aula 9: A sociedade brasileira
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	A Revolta da Chibata, que aconteceu em 1910, é um dos movimentos sociais mais importantes da história da República brasileira. Relacione a Revolta da Chibata ao legado deixado pela escravidão.
		
	
Resposta: A Revolta da Chibata iniciou a luta contra a escravidão.Relacionadas aos maus-tratos, essas "revoltas" foram o ponto de partida para dar inicio à novas formas de tratamento dos senhores de engenho,para com seus escravos, inclusive o de receber a carta de euforria.
	
Gabarito: O aluno deve mostrar que a Revolta da Chibata foi liderada pelos marujos da Marinha, que na sua maioria eram negros e mulatos, e foi motivada pelos castigos físicos, que podem ser considerados uma das heranças na escravidão. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 187547)
	Aula 1: Aula 1
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Manuela Cunha analisa as diversas percepções construídas pelo europeu sobre os índios, visões que se diferenciam de acordo com as relações estabelecidas. Escolha a opção que melhor defina a mudança dessas percepções.
		
	
	no início do Século XVI os eupopeus descreviam os índios como ingênuos, páginas em branco, porque eles não possuiam fé, rei ou lei e era necessário escravizá-los para a plantation; 
	
	no início do Século XVI os eupopeus descreviam os índios como ingênuos, páginas em branco, porque eles não possuiam fé, rei ou lei e porque as populações litorâneas aceitaram ser utilizadas como mão de obra na extração do Pau Brasil. No final do Século, com a implantação da plantation, a resitência indígena diminuiu e passaram a ser chamados de traiçoeiros, canibais e infiéis; 
	
	no início do Século XVI os eupopeus descreviam os índios como ingênuos, páginas em branco, porque eles não possuiam fé, rei ou lei e porque as populações litorâneas não aceitaram ser utilizadas como mão de obra na extração do Pau Brasil. No final do Século, com a implantação da plantation, a resitência indígena aumentou e passaram a ser chamados de traiçoeiros, canibais e infiéis; 
	
	no início do Século XVI os eupopeus descreviam os índios como ingênuos, páginas em branco, porque eles não possuiam fé, rei ou lei e porque as populações litorâneas aceitaram ser utilizadas como mão de obra na extração do Pau Brasil. No final do Século, com a implantação da plantation, a resitência indígena aumentou e passaram a ser chamados de traiçoeiros, canibais e infiéis; 
	
	no início do Século XVI os eupopeus descreviam os índios como ingênuos, páginas em branco, porque eles não possuiam fé, rei ou lei e era necessário escravizá-los para praticar o escambo; 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 641710)
	Aula 3: sociedade escravista
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Sobre as características da sociedade escravista colonial da América portuguesa estão corretas as afirmações abaixo, À EXCEÇÃO de uma. Indique-a.
		
	
	A partir do século XVI, com a introdução da mão-de-obra escrava africana, a escravidão indígena acabou por completo em todas as regiões da América portuguesa.
	
	Nas cidades coloniais da América portuguesa, escravos e escravas trabalharam vendendo mercadorias como doces, legumes e frutas, sendo conhecidos como ¿escravos de ganho¿.
	
	Em algumas regiões da América portuguesa, os senhores permitiram que alguns de seus escravos pudessem realizar uma lavoura de subsistência dentro dos latifúndios agroexportadores, o que os historiadores denominam de ¿brecha camponesa¿.
	
	O início do processo de colonização na América portuguesa foi marcado pela utilização dos índios - denominados ¿negros da terra¿ - como mão-de-obra.
	
	Na América portuguesa, ocorreu o predomínio da utilização da mão-de-obra escrava africana seja em áreas ligadas à agro-exportação, como o nordeste açucareiro a partir do final do século XVI, seja na região mineradora a partir do século XVIII.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 229268)
	Aula 4: A RESISTÊNCIA À ESCRAVIDÃO - RELIGIOSIDADE
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A combinação de crenças dos tupinambás no paraíso terrestre, com a hierarquia e os símbolos do cristianismo deu origem a qual movimento de resistência? 
		
	
	Quilombos 
	
	Missões 
	
	Santidade 
	
	Revoltas 
	
	Irmandades 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 641732)
	Aula 5: A Lei Eusébio de Queirós
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Lei Eusébio de Queirós visava, a partir de 1850:
		
	
	regularizar a prática do aborto
	
	extinguir o casamento religioso
	
	implantar o divórcio em substituição ao desquite
	
	extinguir o tráfico negreiro
	
	permitir legalmente a eutanásia
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 627382)
	Aula 6: As Relações Étnico-raciais Brasileiras
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Que ciência afirmava que o progresso só seria possível em sociedades puras, sem miscigenação, e que apenas uma raça, a ariana (branca), era perfeita?
		
	
	A eugenia;
	
	A poligenia;
	
	O darwinismo espiritual.
	
	A monogenia;A monogamia;
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 267583)
	Aula 7: Mestiçagem como Saída
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Entre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta o nome do autor responsável pela criação do polêmico argumento que definiu o Brasil como uma "democracia racial".
		
	
	Nina Rodrigues.
	
	Graça Aranha.
	
	Artur Ramos Pereira de Araújo
	
	Gilberto Freyre.
	
	Silvio Romero.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 269951)
	Aula 9: Aula 9
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Uma importante ação dos movimentos e organizações negras foi recuperar importantes figuras negras da história do Brasil. Hoje, a figura que melhor representa a luta dos afrodescendentes é:
		
	
	José do Patrocínio.
	
	Princesa Isabel.
	
	Abdias do Nascimento.
	
	João Cândido.
	
	Zumbi dos Palmares.
		Gabarito Comentado.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 01/07/2015 até 02/07/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais