Buscar

Adm Recursos HumanosII AV -Nov 2015

Prévia do material em texto

Professor:
	ANDREA GOMES BITTENCOURT
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 20/11/2015 09:27:47
	�
	 1a Questão (Ref.: 201301264423)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Existem vários tipos de planos de incentivos, defina as características do plano baseado na remuneração por competências.
	
	
Resposta: Este plano é baseado nas competencias individuais e no alcance de metas e resultados obtidos. Geralmente é aplicado quando existe relação de esforço do empregado para atingir sua metas.
	
Gabarito: Remuneração por Competência: Também identificada como por habilidades ou qualificação profissional, remunerando o indivíduo pelas habilidades e competências, técnicas e comportamentais, que este empreende na sua atuação na organização independente das exigências do cargo. Assim, criatividade, motivação e traços de sua personalidade são bem valorizados, além de seu conhecimento técnico e experiência. Esta participação personalizada parte de um processo que envolve a discussão entre o gestor e seu subordinado sobre quais as habilidades e competências são importantes para a organização e através da análise dos pontos fortes e fracos do indivíduo são estabelecidas as metas de melhoria do desempenho do mesmo. Naturalmente deve haver uma ação conjunta da empresa e do empregado em estabelecer um programa de treinamento, que crie um comprometimento mútuo com a melhoria do desempenho do empregado. Entende-se que a partir daí uma remuneração individual pode ser mais coerente com o grau de envolvimento do indivíduo para com a organização.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201301680555)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A tecnologia é o ponto de dinamização para transformar um banco de dados em um sistema de informações, inclusive permitindo que os empregados também insiram novas informações mantendo o sistema atualizado. Isso garante o quê?
	
	
Resposta: O sistema de informação e muito importante ele deve ser acessivel a todos,nele constam todas as informações pertinentes a empresa e dos colaboradores. Suas informações servem para auxiliar o gestor a administrar e controlar a empresa frente suas necessidade e alcançar seus objetivos organizacionais.
	
Gabarito: Isso garante que a área de recursos humanos possa ter um planejamento mais ajustado às reais necessidades de suprimento, desenvolvimento e alocação de empregados promovendo condições de incentivo e melhoria aos empregados. Aos gestores um melhor controle sobre os empregados e decisões mais corretas relacionadas a estes e aos empregados a percepção de um modelo gerencial mais justo, visualizando inclusive as possibilidades de crescimento profissional e sua responsabilidade na formação de sua carreira.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201301750644)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Hoje em dia, é de fundamental importância que a organização estabeleça as suas competências essenciais para enfrentar a concorrência globalizada, bem como identificar as competências individuais necessárias em seus colaboradores. Para Lado e Wilson, as competências organizacionais se apresentam em determinados grupos. EXCETO:
	
	
	Competências de saída.
	
	Competências transformacionais.
	 
	Competências econômicas.
	
	Competências de entrada.
	
	Competências de gestão.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201301672031)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre competências INTERPESSOAIS podemos afirmar, EXCETO a alternativa:
	
	
	A AUTOCOMPREENSÃO permite ao indivíduo compreender seus sentimentos, suas habilidades e competências, bem como seus limites e fraquezas, e relacioná-los aos seus atos, avaliar suas experiências com ênfase em um aprendizado e buscar o autodesenvolvimento, revelando-se um profissional mais autoconfiante e seguro gerencialmente.
	
	É a capacidade de conhecer o outro e estabelecer um bom relacionamento com o outro, compreendendo suas habilidades e competências individuais, parte da compreensão de si mesmo, de suas próprias habilidades e competências.
	
	Por mais que as pessoas de uma equipe tenham algumas características comuns, cada indivíduo guarda em si características específicas que associadas aos demais elementos da equipe faz com que esta seja mais fortalecida e capacitada a responder as expectativas organizacionais.
	
	Cabe ao gestor identificar as habilidades e competências de cada participante de sua equipe, bem como seu comportamento diante das situações, além de seus interesses e necessidades próprias para propiciar o inter-relacionamento entre os membros de sua equipe, estabelecendo quem trabalha melhor em uma determinada tarefa, com quem trabalha bem em harmonia , fazendo assim esta complementação.
	 
	EMPATIA, é capacidade de olhar só para si mesmo, o que aumenta a tolerância e a capacidade de enxergar a situação sob a ótica do outro, ajustando seu comportamento a esta percepção podendo evitar conflitos e criar uma ação mais cooperativa e integradora de uma equipe de colaboração mútua.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201301763094)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com os nossos estudos, temos verificado que a Avaliação de Desempenho é uma atividade que em muitos dos casos pode gerar certa ansiedade e desconforto nas pessoas, quer seja ao avaliador, quer seja ao avaliado. Geralmente, isso ocorre porque:
	
	
	Ela não é feita de forma assertiva.
	
	Obtemos informações apenas dos colaboradores.
	 
	Associamos a Avaliação de Desempenho a críticas de conotação negativa.
	
	Analisamos sempre pela ótica do gestor.
	
	Conduzimos a avaliação de desempenho bem orientada.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201301153087)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um contador está em reunião com um cliente que pretende abrir um novo negócio. Na verdade, trata-se de um futuro microempresário. O contador tenta lhe explicar que Salário é definido como:
	
	
	é o valor referência para que a empresa pague mensalmente o trabalhador.
	
	é o valor que a empresa precisa pagar o trabalhador todo o mês.
	
	é o valor que a empresa toma como base para pagamento ao trabalhador pelos serviços prestados.
	 
	é o valor estipulado para retribuição pelo trabalho prestado e é pago diretamente pelo trabalhador, não envolvendo terceiros.
	
	é o valor que a empresa precisa, de acordo com a CLT, pagar aos seus funcionários por força do contrato de trabalho, podendo ser pago à terceiros.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201301146009)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os benefícios não são (ou não servem) para aumentar ____________ do trabalhador. A natureza (ou a sua eficácia; ou a sua função) passam pelo aumento ____________do trabalhador e/ou seu bem-estar.
	
	 
	a produtividade, da qualidade de vida
	
	das vantagens, do período de descanso
	
	o período de descanso, da qualidade de vida
	
	a produtividade, das horas de trabalho
	
	a eficiência, das horas de trabalho
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201301586319)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A sucessão na área empresarial é um assunto que tem ocupado um crescente espaço na mídia e no meio acadêmico. Existe um momento adequado para os executivos deixarem a organização ?
	
	
	É uma decisão particular e o profissional decide sozinho, sem consultar seu gerente.
	
	Sim existe, quando ele está estressado e não consegue fazer mais nada.
	
	O profissional somente poderá sair da organização quando a empresa contratar alguém para o seu lugar.
	
	Quem decide o momento do funcionário parar e sair é a própria organização.
	 
	É importante, tanto para o profissional quanto para a organização que o afastamento seja planejado.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201301264217)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos definir o processo de Coaching   como:
	
	
	- Avaliação permanente realizada pelo coach para o aprendiz no cargo.
	 
	 - Acompanhamento e orientaçãofeita pelo coach  em relação ao desempenho do aprendiz  fornecendo comentários, sugestões  e feedback para seu melhor desempenho.
	
	- Processo que somente pode ser realizado por consultoria externa por ser muito especializado.
	
	- Treinamento realizado através de  tecnologia sofisticada.
	
	- Processo comum nas empresas modernas que visam distinguir desempenhos entre empregados.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201301763327)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas organizações atuais, percebemos que é através do desenvolvimento das pessoas que essa organização promove as mudanças necessárias para se manter competitiva no mercado. Logo, assinale dentre as alternativas a seguir, aquela que melhor demonstra qual é a base desse desenvolvimento organizacional.
	
	
	O capital ativo é a base do desenvolvimento organizacional.
	
	O capital financeiro é a base do desenvolvimento organizacional.
	
	O capital estratégico é a base do desenvolvimento organizacional.
	 
	O capital intelectual é a base do desenvolvimento organizacional.
	
	O capital econômico é a base do desenvolvimento organizacional.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes