Buscar

FÁRMACOS ANTIDEPRESSIVOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FÁRMACOS ANTIDEPRESSIVOS
Os distúrbios afetivos caracterizam-se mais por alterações do humor (depressão ou mania) do que por distúrbios do pensamento. A depressão constitui a manifestação mais comum, podendo variar de uma condição muito discreta, formando uma fronteira com a normalidade, até a depressão grave – algumas vezes denominada depressão psicótica – acompanhada de alucinações e delírios. 
Os sintomas da depressão incluem componentes emocionais e biológicos:
Sintomas emocionais: aflição, apatia e pessimismo, baixa auto-estima, sentimento de culpa, inadequação e feiura, indecisão e perda de motivação, incapacidade de vivenciar o prazer.
Sintomas biológicos: retardo do pensamento e da ação, perda da libido, distúrbio do sono e perda do apetite.
A mania é, na maioria dos aspectos, exatamente o oposto, com exuberância excessiva, entusiasmo e autoconfiança, acompanhados de ações impulsivas. Esses sinais estão geralmente combinados com irritabilidade, impaciência e agressividade e, algumas vezes, com delírios de grandeza do tipo napoleônico.
Existem dois tipos distintos de síndrome depressiva: a depressão unipolar, em que as flutuações do humor ocorrem sempre na mesma direção; e o distúrbio afetivo bipolar, em que a depressão alterna com a mania.
A principal teoria bioquímica da depressão é a hipótese da monoamina, que estabelece ser a depressão culpada por um déficit funcional dos transmissores das monoaminas (noradrenalina e/ou 5-HT) em certos locais do cérebro, ao passo que a mania resulta de um excesso funcional. Apesar de a hipótese da monoamina em sua forma mais simples não ser mais sustentável como explicação para a depressão, a manipulação farmacológica da transmissão da monoaminas continua sendo a abordagem terapêutica mais bem sucedida.
O aumento de neurotransmissores na fenda sináptica se dá através do bloqueio da recaptação da NE e da 5TH no neurônio pré-sináptico ou ainda, através da inibição da Monoaminaoxidase (MAO) que é a enzima responsável pela inativação destes neurotransmissores. Será, portanto, nos sistemas noradrenérgico e serotoninérgico do Sistema Límbico o local de ação das drogas antidepressivas empregadas na terapia dos transtornos da afetividade.
Os fármacos antidepressivos são classificados nas seguintes categorias:
Antidepressivos tricíclicos (TCA): imipramina e amitriptilina. Trata-se de inibidores não seletivos da captação de monoaminas (noradrenalina e serotonina);
Inibidores seletivos da captação de 5-TH: fluoxetina, fluvoxamina, paroxetina, sertralina;
Inibidores da MAO: fenelzina, tranilcipromina – que não são seletivos para MAO-A/MAO-B; clorgilina e moclobemida, que são MAO-A seletivos.
Antidepressivos atípicos: nomifensiva, maprotilina, mianserina, bupropiona e trazodona.
Antidepressivos tricíclicos (TCA) (imipramina, desipramina, clomipramina, amitriptilina, nortriptilina, protriptilina):
O principal efeito do TCA consiste em bloquear a recaptação de aminas (noradrenalina e/ou 5-TH) pelas terminações nervosas pré-sinápticas através de sua competição pelo sítio de ligação da proteína transportadora.
	Fármacos
	Nome Comercial
	Imipramina
	Tofranil (Novartis)
Imipramine (Cristália)
	Amitriptilina
	Triptanol (Prodome)
Tryptil (Cristália)
	Clomipramina
	Anafranil (Novartis)
	Nortriptilina
	Pamelor (Novartis)
Inibidores seletivos da captação de 5-TH (fluoxetina, fluvoxamina, paroxemina, sertralina, citalopram):
As drogas desse tipo (denominadas ISRI) – Inibidores seletivos da recaptação de serotonina). Na atualidade, a fluoxetina é o agente antidepressivo mais prescrito. Além de exibir seletivamente para a captação de 5-TH e, relação a captação de noradrenalina, tem menos tendência a causar efeitos colaterais anticolinérgicos em comparação com os TCA e são menos perigosos em superdosagem, O efeito antidepressivo dos ISRI parece ser consequência do bloqueio seletivo da recaptação da serotonina (5-TH).
Os efeitos colaterais comuns consistem em náuseas, anorexia, insônia, perda da libido e falta de orgasmo. Pode ocorrer uma perigosa “reação da serotonina” (hipertermia, rigidez muscular, colapso cardiovascular), se forem administrados com IMAO.
	Fármacos
	Nomes comercias
	Fluoxetina
	Prozac (Eli Lilly)
Daforin (Novaquímica)
Fluxene (Eurofarma)
Eufor (Farmasa)
	Fluvoxamina
	Fluvox (Pharmacia & Upjohn)
	Paroxemina
	Aropax
	Sertralina
	Zoloft (Pfizer)
	Citalopram
	Cipramil (Schering- Plought)
Inibidores da MAO (moclobemida, tranilcipromina (Reversíveis), iproniazida, pargilina, clorgilina, selegilina, fenelzina (Irreversível):
A monoamina oxidase, juntamente com a catecol-O-metil transferase, são as principais enzimas de degradação das catecolaminas.
No interior dos neurônios simpáticos, a MAO controla o conteúdo de dopamina e noradrenalina, e a reserva liberável de noradrenalina aumenta quando a enzima é inibida.
O principal efeito dos IMAO consiste em aumentar as concentrações citoplasmáticas das monoaminas (5-TH, noradrenalina e dopamina) nas terminações nervosas (principalmente do cérebro), sem afetar acentuadamente as reservas vesiculares que formam o reservatório passível de liberação com a estimulação nervosa. Nos seres humanos normais, os IMAO causam aumento imediato da atividade motora, e verifica-se o aparecimento de euforia e de excitação no decorrer de poucos dias. Isto se opõe à ação dos TCA, que só causam sedação e confusão quando administrados a indivíduos sem depressão.
A ação desses medicamentos é de longa duração (semanas), em virtude da inibição irreversível da MAO. A moclobemida possui curta duração.
Os principais efeitos colaterais são a hipotensão postural (bloqueio simpático), efeitos semelhantes ao da atropina, aumento do peso corporal, estimulação do SNC, causando inquietação, insônia, lesão hepática (rara). A superdosagem aguda causa estimulação do SNC, e algumas vezes convulsões.
Pode ocorrer uma resposta hipertensiva grave a alimentos contendo tiramina (Reação do queijo). A tiramina é normalmente metabolizada pela MAO localizada no trato gastrointestinal e no fígado. Em pacientes que fazem uso dos inibidores da MAO, a tiramina é absorvida no intestino, transportada pelo sangue e captada por neurônios simpáticos, onde é transportada até as vesículas sinápticas pela VMAT (Transportador vesicular de monoaminas transporta noradrenalina citosólica para o interior das vesículas). Através desse mecanismo, um estímulo agudo com grandes quantidades de tiramina (como acontece na ingestão de queijos e vinhos) pode provocar deslocamento agudo da noradrenalina vesicular e liberação não vesicular maciça de noradrenalina das terminações nervosas, através de reversão do NET (Transportador de noradrenalina – transporta, normalmente, noradrenalina da sinapse para o meio intracelular).
Os IMAO não devem sem administrados juntamente com os TCA E ISRI.
Antidepressivos atípicos (nomifensiva e maprotilina, mianserina, trazodona e bupropiona):
Esses fármacos são heterogêneos. Não possuem um mecanismo de ação em comum. Alguns são bloqueadores fracos da captação da monoamina, ao passo que outros atuam através de mecanismos desconhecidos. A maioria é de ação bastante curta. Os efeitos indesejáveis e a toxidade aguda variam, mas são menores do que a dos TCA.
	Fármaco
			Nome comercial
	Maprotilina
	Ludiomil (Novartis)
FARMACOLOGIA

Outros materiais