Buscar

politica ambiental global Av1 nov 2015 comercio exterior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0344_AV_201301157491 » POLÍTICA AMBIENTAL GLOBAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301157491 - RAFAEL PATRICIO DA CUNHA HERNANDEZ
	Professor:
	MARCELO CASTELO BRANCO REIS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 14/11/2015 14:00:43
	�
	 1a Questão (Ref.: 201301334647)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Nos dias atuais os temas ligados ao meio ambiente estão presentes em todas as pautas de debates político e cientifico no mundo inteiro. Seja na ação dos governos, nas negociações dentro das organizações internacionais, na mobilização da sociedade civil, nas peças de propaganda e promoção das grandes empresas, as preocupações com o meio ambiente se tornaram o grande tema contemporâneo. Justifique o porque isso acontece.
	
	
Resposta: A preocupação com as quetões ambientais vem a cada dia mais sendo postas em pauta, em debate e em uso. A partir do seculo XIX, com a criação do primeiro partque florestal nos Estados Unidos, logo apos o fim da Segunda gende Guerra e de forma mais clara com o fim da guerra fria, os governos passaram a dar uma maior importancia às questoes ambientais, uma vez que passou a notar-se e compreender-se a influência que o homem exerce no meio ambiente. Uma das principais mudanças, foi a concientização da necessidade de conservar o meio ambiente a fim de passar para as futuras geracoes condicões de usufrir dele. A exemplo disso temos uma legislação mais rigoroza, empresas que se preocupam com o meio ambiente e consumidores consientes, preferindo adquirir produtos "verdes".
	
Gabarito: Porque as questões ligadas à preservação do meio ambiente e os efeitos nocivos da rápida industrialização, principalmente entre os países economicamente mais desenvolvidos, acompanharam o próprio avanço do capitalismo global e as transformações nos meios de produção e consumo. Por um lado tivemos uma postura apreensiva dos governos, seja em prevenir a degradação ambiental ou priorizar a industrialização a qualquer custo, por outro, a própria sociedade civil mobilizada em torno da defesa do meio ambiente.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201301334688)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Como começou a biopirataria no Brasil? Porque?
	
	
Resposta: Começou com a exploração de Pau-brasil pelos colonizadores portuguêses, onde grande parte da Mata Atlântica foi consumida. Não havia nenhum controle, de como seria extraído, nem mesmo nenhum tipo de limite. Da mesma forma que que foi com o Pau-Brasil, continua até os dias de hoje, onde, devido a dificulade de controle e de patentes, muito de nossa flora é extraviada, levada a outros países, onde tem seus compostos extraídos, formulas decifradas, onde sao craidos medicamentos e compostos diversos, patenteados la fora com insumos oriundos de nosso país. O que prejudica grandemente a indústria nacional.
	
Gabarito: Com a extração e envio do pau-brasil para o mercado consumidor europeu quantidades monumentais de recursos naturais provenientes da atividade exploratória colonialista deixava nossas florestas e ecossistemas para alimentar o crescimento econômico e desenvolvimento da sociedade europeia, ávida por consumir mais produtos ¿exóticos¿ e dependente de diversificadas e robustas fontes de matérias-primas.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201301893919)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O encontro entre as esferas Mundo e Terra, onde o equilíbrio não foi prioritário por muito tempo, produziu consequências vistas, atualmente, com focos de atenção e preocupação de toda a humanidade. E por isso, como sabemos, é tema recorrente na (s):
	
	 
	política internacional
	
	questão econômica apenas
	
	esfera educacional somente
	
	área de saúde exclusivamente
	
	partição estadual em particular
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201301295544)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Produzido pelo chamado Clube de Roma, o primeiro importante relatório sobre a questão ambiental voltava-se para a dicotomia entre a preservação ambiental e o crescimento econômico, apontando saídas bastante polêmicas e radicais para impedir a continuidade da degradação sobre os recursos naturais e ecossistemas. Sobre essa temática, considere:
I) Como o grupo de cientistas que elaborou o relatório final era todo formado por nomes de países desenvolvidos, o documento acabou refletindo inteiramente os interesses dessas nações, culpando então o subdesenvolvimento das nações pobres pela degradação ambiental;
II) Mesmo tendo sido o "motor" das transformações sociais nos países desenvolvidos, o capitalismo industrial foi visto pelo Clube de Roma como danoso à renovação dos recursos naturais, por isso a necessidade de se repensar os modelos de produção;
III) Segundo o relatório, apenas o crescimento zero seria capaz de trazer de volta o equilíbrio do meio ambiente e dos recursos naturais em escala global;
IV) Confiante dos avanços tecnológicos ao longo do pós guerra, o relatório apontou o irrestrito apoio à expansão capitalista como modelo sustentável de industrialização e preservação ambiental. 
Estão CORRETAS as opções:
	
	
	I e IV
	
	I e III
	 
	II e III
	
	I, II e IV
	
	II e IV
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201301749434)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A expansão desenfreada do capitalismo promovendo o crescimento econômico mundial ao longo das décadas de 1950 e 1960 trouxeram à tona uma preocupação em torno da sustentabilidade dos recursos naturais e as condições ambientais de vida na Terra num futuro próximo. Essas analises focadas na questão ambiental, tiveram como primeiro evento incentivador o(a):
	
	
	Agenda 21
	
	Rio 92
	 
	Clube de Roma
	
	Clube de Estocolmo
	
	Relatório de Estocolmo
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201301408902)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ano de 2000 (e4 os anos seguintes), foi um marco para as questões ambientais, pois várias discussões internacionais foram travadas. Aponte abaixo a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas discussões:
	
	
	Terceira Conferência Europeia sobre Cidades Sustentáveis
	
	Declaração do Milênio
	 
	Conferência de Estocolmo
	
	Em Johanesburgo o Desenvolvimento Sustentável é reafirmado como elemento central da Agenda Internacional e são indicados novos caminhos à ação no combate a pobreza e na preservação do meio ambiente.
	
	Conferência sobre Diversidade Biológica e Declaração Kuala Lumpur
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201301865499)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O mundo é o espaço onde interagem os homens e ocorrem as transformações sociais de grande impacto sobre a Terra. A percepção sobre a relação homem x natureza não é nova, e desde o inicio do processo civilizatório buscou-se refletir sobre essa dicotomia. Segundo a visão _______________________ o homem é considerado o centro da Terra. Assinale a alternativa que contém a palavra que completa a frase.
	
	
	crítica
	
	ecocentrista
	
	geocêntrica
	
	midiática
	 
	antropocêntrica
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201301745953)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Complete as lacunas com a alternativa que completa respectivamente a frase abaixo: Mesmo que possa soar estranha a combinação dos conceitos de ¿_________________¿ e ¿___________¿, essa relação pode ser vista como a mais nova fronteira do___________________ e da economia mundial. Por isso um número cada vez maior de empresas investe em pesquisa de alternativas aos modos de produção danosos ao meio ambiente, percebendo que o ¿capitalismo verde¿ deverá ser uma importante bandeira em um futuro próximo, o caminho para uma nova cultura empresarial e de consumo.
	
	
	"monarquia" e "amarelo"; socialismo
	
	"socialismo" e "verde"; capitalismo
	 
	¿capitalismo¿ e ¿verde¿; capitalismo
	
	"capitalismo" e "branco"; capitalismo
	
	"capitalismo" e "verde"; socialismo
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201301800418)
	Pontos:1,0  / 1,0
	Neste governo houve a criação do Ministério do Meio Ambiente entretanto, pouca coisa foi obtida em termos de sucesso e envolvimento do executivo nas questões ambientais, principalmente porque a agenda política nacional estava imersa em questões emergenciais de curto prazo, como a inflação, a crise política e a estagnação em termos de crescimento econômico e aumento do desemprego. De modo geral o Ministério do Meio Ambiente ficou praticamente paralisado devido à perda de importância do tema ambiental frente aos problemas econômicos e sociais do país, a postura política do Ministro Coutinho Jorge distante de uma formação técnica no setor e, também, a menor sensibilidade do presidente em exercício com o tema ambiental. O Governo responsável pela criação do Ministério do Meio Ambiente foi:
	
	
	Governo Lula
	
	Governo Fernando Henrique
	
	Governo Collor
	 
	Governo Itamar Franco
	
	Governo Sarney
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201301413737)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando se inicia a conscientização do tema biopirataria?
	
	
	Quando do início da discussão dos limites do crescimento, pelo clube de Roma
	 
	A partir do estabelecimento da soberania dos Estados sobre a biodiversidade em seus territórios, com a assinatura da Convenção Sobre Diversidade Biológica na Rio-92.
	
	A partir do estabelecimento das metas do milênio na Rio +10
	
	A partir do estabelecimento da Agenda 21
	
	A partir da Rio +20

Outros materiais