Buscar

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA AV 11 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0309_AV_201202151086 » DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ROBERTO TARANTINO
	Turma: 9006/AF
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 21/11/2015 16:29:00
	
	 1a Questão (Ref.: 201202212745)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Como a distribuição física está inserida na logística industrial?
		
	
Resposta: No meio da escolha da localização dessas industrias para as devidas distribuições. Geralmente localizada próximo a aeroportos e portos, as industrias procuram melhores meios para escoar suas produções as demandas.
	
Gabarito: A distribuição física é responsável por fazer com que os produtos cheguem aos clientes, aos pontos de vendas e aos consumidores. Para que isso ocorra, é necessário estruturar de maneira planejada o armazém de produtos acabados, a operação para a expedição de produtos, os modais a utilizar, o sistema de transporte (terceirizado, próprio ou misto), a roteirização de veículos, entre outras atividades ligadas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202235850)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Diferencie "Custo de Transporte" de "Custo de Estoque" com base na tomada de decisão do embarcador.
		
	
Resposta: Custo de transporte refere-se a distribuição do produto. O custo de estoque refere-se ao de armagenazem, CD, pátio entre outros. Sendo que no ponto de vista do embarcador o custo do transporte já pode está incluso no de estoque, por exemplo se for para um CD contratado, a distribuição já contemplará o transporte para o consumidor final.
	
Gabarito: - Custo de Transporte: é a quantia total paga a diversos transportadores para o envio de produtos aos clientes; - Custo de estoque: é o custo de manutenção de estoque contraído pela rede de cadeia de suprimento do embarcador.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202407063)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Distribuição Física é uma das ferramentas que provêm a disponibilidade de produtos onde e quando são necessários, coordenando fluxos de mercadorias e de informações de milhares de pontos de vendas dos mais variados bens e serviços. Alguns preceitos de um sistema de Distribuição Física de produtos devem ser balizadores, EXCETO:
		
	
	Entender e Analisar como são os clientes
	
	Conhecer as características do produto
	
	Definição quanto a localização de armazéns
	 
	Conhecer as características da política empresarial
	
	Analisar as características da empresa
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202341443)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As principais funções do Distribuidor Atacadista são melhorar a coordenação entre a produção e pontos de consumo, suprindo lacunas, tentando reduzir irregularidades de oferta e demanda, e prover diretamente o diferencial dos serviços esperados pelos consumidores e os oferecidos pelos fabricantes. Assinale a opção que não corresponde a uma Vantagem inerente ao Atacadista.
		
	 
	Menor flexibilidade operacional.
	
	Maior eficiência de custos do prestador do serviço.
	
	Melhoria dos níveis de serviço
	
	Partilha de riscos entre subcontratante e prestador de serviços.
	 
	Menor complexidade na gestão de entregas e programação de rotas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202237259)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Para produtos de primeira necessidade em que o preço é determinado pela mercado, os fabricantes podem usar descontos por quantidade baseados no tamanho do lote para conseguir uma coordenação na cadeia de suprimento e uma redução no custo da cadeia de suprimento. Os descontos baseados no tamanho do lote, no entanto, aumentam o estoque cíclico na cadeia de suprimento." Sobre o texto acima se pode afirmar:
		
	
	O texto é falso, pois o correto seria: "Para produtos de primeira necessidade em que o preço é determinado único e exclusivamente pela empresa, os fabricantes podem usar descontos por quantidade baseados no tamanho do lote para conseguir uma coordenação na cadeia de suprimento e uma redução no custo da cadeia de suprimento. Os descontos baseados no tamanho do lote, no entanto, aumentam o estoque cíclico na cadeia de suprimento."
	 
	O texto é verdadeiro.
	
	O texto é falso, pois o correto seria: "Para produtos de primeira necessidade em que o preço é determinado pela mercado, os fabricantes podem usar descontos por quantidade baseados no tamanho do lote para conseguir uma coordenação na cadeia de suprimento, no entanto terão um aumento no custo da cadeia de suprimento. Os descontos baseados no tamanho do lote, por sua vez, aumentam o estoque cíclico na cadeia de suprimento."
	
	O texto é falso, pois o correto seria: "Para produtos de primeira necessidade em que o preço é determinado pela mercado, os fabricantes podem usar descontos por quantidade baseados no tamanho do lote para conseguir uma coordenação na cadeia de suprimento e uma redução no custo da cadeia de suprimento. Os descontos baseados no tamanho do lote, por sua vez, diminuem o estoque cíclico na cadeia de suprimento."
	
	O texto é falso, pois o correto seria: "Para produtos de primeira necessidade em que o preço é determinado pela mercado, os fabricantes podem usar descontos por quantidade baseados no tamanho do lote para conseguir uma coordenação na cadeia de suprimento, no entanto terão um aumento no custo da cadeia de suprimento. Os descontos baseados no tamanho do lote, por sua vez, diminuem o estoque cíclico na cadeia de suprimento."
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202347030)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Ballou (2001), um planejamento logístico adequado deve contemplar um triângulo de decisões integradas que envolvem questões de localização de instalações, de estoque e de transporte, as quais estão atreladas aos objetivos de serviço ao cliente e custos. Baseado nesse texto , aponte a alternativa INCORRETA, sobre os impactos no custo total do processo:
		
	
	Localização da demanda
	 
	Mão de obra utilizada nos serviços
	
	Localização geográfica dos pontos de estocagem
	
	Modal a ser utilizado
	 
	Localização da rede de fornecimento
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202306703)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Efeito chicote consiste na variação na colocação de ordens de encomenda, que é amplificada ao longo da Cadeia de Suprimentos à medida que se afasta do ponto de consumo, uma vez que a informação que flui ao longo da cadeia sofre distorções. Assinale a alternativa FALSA.
		
	 
	É o resultado de uma expectativa de demanda ou oferta que se realiza, por diversos motivos, entre elas a capacidade de prever a demanda dos clientes, e que se propaga por todas as empresas da cadeia, não influenciando os níveis de estoques, os tamanhos dos pedidos e a produtividade.
	
	A previsão da demanda é um importante instrumento para eliminar o Efeito Chicote, sendo um dos principais fatores que contribuem para a eficiência na cadeia produtiva das empresas.
	
	A variação de demanada no mercado influencia no hábito de como as empresas efetuam o pedido. Se for percebida uma demanda superior a oferta (estoque) é bem provável que as empresas se prevenam, fazendo pedidos maiores como forma de garantir a disponibilidade do produto.
	
	Quanto maior a acuracidade da previsão da demanda, menor serão os impactos negativos referente ao Efeito Chicote e os riscos no processo de decisão na cadeia de suprimento.
	
	Acontece quando as variabilidades na demanda são ampliadas ao longo da cadeia de suprimento, fazendo com que a informação distorcida de uma ponta da cadeia de suprimentos a outra gere tremendas ineficiências.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202842198)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil e na maior parte do mundo. Marque a caracteristica que não representa o transporte rodiviário.
		
	 
	Aproveitamento dos recursos naturais.
	
	Menor investimento inicialem infra-estrutura
	
	Possibilidade de transporte de vários tipos de cargas.
	
	Transporte porta a porta.
	
	Flexibilidade de rotas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202237968)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o texo a seguir.
"As decisões de localização de instalação exercem um impacto a longo prazo no desempenho da cadeia de suprimento. É muito caro fechar as portas de uma instalação ou mudá-la para outra localidade. Por isso, as empresas devem conviver com suas decisões sobre localização por bastante tempo, em alguns casos, chegando a décadas. Uma boa decisão sobre localização pode ajudar a cadeia de suprimento a ser responsiva, mantendo os custos baixos (Chopra e Meindl, 2006)."
 Assinale a alternativa que está alinhada ao conceito de responsividade lido no texto:
		
	
	Empresas constituídas principalmente para obter acesso a conhecimento e especializações para a rede inteira.
	
	Empresas que priorizam encontrar a localização mais barata para suas instalações fabris, mesmo que isso signifique ficar muito distante dos mercados que atendem.
	
	Empresas que priorizam a instalação de liderança no desenvolvimento de novos produtos, processos e tecnologias para a rede inteira.
	 
	Empresas que priorizaram a colocar suas instalações mais perto do mercado e poderão escolher um local mais caro se essa escolha permitir que a empresa reaja rapidamente às necessidades de um mercado em mutação.
	
	Empresas que têm como objetivo exercer o papel de fonte de suprimento barata para mercados localizados fora do país onde a instalação está localizada.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202338132)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Existem 3 tipos de Canais de Distribuição. Dentre eles, qual o fluxo de bens e serviços elimina a figura do Distribuidor (Atacadista), fazendo com que as mercadorias se dirijam do produtor direto ao varejista?
		
	
	Canal Longo.
	
	Canal Comleto.
	 
	Canal Curto.
	 
	Canal direto.
	
	Canal Complexo.

Outros materiais