Buscar

AV Ética e Resp. Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professor:
	SERGIO PAULO BEHNKEN
	Turma: 9012/AC
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 17/11/2015 16:17:27
	
	 1a Questão (Ref.: 200702333083)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Mencione as diferenças entre Ética e Moral, correlacionando o papel da ética no que concerne as ações das empresas.
		
	
Resposta: Ética e carater, estão diretamente ligados com a moral, é o comportamento humano, o que devemos ser e fazer, como devemos nos comportar; devemos ser éticos, corretos uns com os outros. A moral está ligada com o livre arbítrio, valores e preceitos, é o bem e o mal. Uma empresa ética é uma empresa séria, que tem uma imagem a zelar no mercado; é uma empresa que visa a sustentabilidade e a responsabilidade com o meio ambiente, se importa com o bem estar dos seus colaboradores e clientes.
	
Gabarito: A moral está relacionada com a prática dos valores e a ética com a reflexão da moral. A empresa precisa da ética para questionar suas ações.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200702152375)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Educação Ambiental é um processo permanente que articula conhecimentos, atitudes e valores, e não apenas uma transmissão de informações. Ela envolve a participação individual em processos coletivos, trabalhando desde a perspectiva local até a global. Cite duas das suas características.
		
	
Resposta: Resposabilidade social e sustentabilidade. A resposabilidade social empresarial por exemplo, está vinculada ao cliente, a responsabilidade que a empresa tem com a sociedade, em termos de melhoria ambiental, social etc, isso também faz parte da educação do ser humado. A sutentabilidade é o que devemos "ser" e fazer a respeito do ambiente, como praticar a reciclagem, coleta de lixo seletiva, sempre que puder utilizar produtos com o selo verde, entre outros.
	
Gabarito: Envolve a família e a coletividade. Estimula o senso crítico e a compreensão da complexidade dos aspectos que envolvem a realidade em torno de si.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200702117650)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ética pode ser definida da seguinte forma:
		
	 
	Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana.
	
	Parte da Filosofia que determina os ideais da conduta humana.
	
	Parte da Filosofia que estuda o que é considerado o melhor comportamento humano.
	
	Comportamento humano baseado na honra.
	
	A ciência que estuda o comportamento dos homens em momentos de crise.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200702318241)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos definir Ética Empresarial como um conjunto de preceitos morais e de responsabilidade social a ser observado pelas organizações. Ela está dividida em três eras ou fases. Marque a única alternativa correta onde elas são apresentadas em ordem cronológica crescente:
		
	
	d) Pós-industrial, Industrial e Pré-industrial;
	 
	c) Industrial, Pós-industrial e Informação;
	
	b) Produção artesanal, Pré-industrial e Industrial;
	
	a) Pré-industrial, Industrial e Pós-industrial;
	
	e) Industrial, Pré-industrial e Produção artesanal;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200702659342)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Podemos dizer que a formação do caráter de uma organização está relacionada: I. às pessoas que fazem parte da empresa II. à alta direção da empresa III. ao somatório de cada componente da empresa IV. aos iniciadores da empresa Escolha abaixo a alternativa correta:
		
	 
	somente I e II estão corretas
	
	somente III e IV estão corretas
	
	somente II e III estão corretas
	
	somente II, III e IV estão corretas
	 
	todas estão corretas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200702659246)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na aula 04 apresentamos o caso da empresa Manville Corporation, fabricante de produtos de amianto, que foi penalizada por causar danos a saúde dos seus colaboradores. Ela deixou de produzir produtos nocivos a saúde dos colaboradores, tendo assim uma diminuição dos seus lucros. Podemos afirma que a empresa foi ético por ter priorizado:
		
	
	Bem estar da empresa
	
	À lucratividade dos acionistas e investidores da empresa
	
	Priorizou a imagem no mercado
	
	Comportamento ocasional
	 
	O bem estar e a saúde dos seus colaboradores
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200702777631)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A empresa Química F & A havia sido multada diversas vezes por não cumprir as exigências técnicas quanto aos níveis de gases tóxicos emitidos na atmosfera. Preocupada com a imagem negativa que havia produzido junto à comunidade local e sob risco de fechar as portas pela incidência em crime ambiental, os diretores da empresa resolveram adequar-se às normas ambientalmente corretas. Além disso, promoveram diversas ações junto à comunidade local, recuperando áreas degradadas pelos poluentes emitidos pela empresa e, ainda, iniciaram o patrocínio regular de projetos ambientais realizados por alunos da escola pública local. Após esse conjunto de ações, a empresa teve sua imagem reconstruída, recebeu do Conselho Nacional de Defesa Ambiental o "Selo Verde" como reconhecimento de práticas ambientalmente corretas. Seus produtos passaram a ser comercializados em todo o território nacional e a certificação ambiental serviu ainda como critério de escolha dos seus produtos por clientes preocupados com a questão ambiental, o que alavancou significativamente os negócios da empresa. Sobre esse tema, leia as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa que corresponde corretamente a análise do caso da empresa Química F & A.
		
	 
	As organizações visam o lucro, mas isso não impede que os meios usados sejam socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis e, é por esse motivo, que as ações empreendidas pela empresa Química F & A são enquadradas no conceito de Responsabilidade Social.
	
	) Embora inicialmente preocupada com a questão ambiental, a empresa Química F & A deixou de ser socialmente responsável a partir do momento que se utilizou, de forma instrumental, das suas boas ações para alavancar seus negócios.
	
	As ações da empresa Química F & A no que tangem a despoluição de áreas degradas se enquadram no conceito de sustentabilidade ambiental e apenas o patrocínio aos projetos escolares é que se enquadra no conceito de responsabilidade ambiental.
	
	Há divergência entre os conceitos de responsabilidade ambiental e sustentabilidade social, de modo que a ação organizacional que visa estritamente o lucro de forma ambientalmente correta não se enquadra no conceito de responsabilidade organizacional do meio ambiente lucrativo.
	
	Não há divergência entre os conceitos de responsabilidade ambiental e sustentabilidade social, de modo que a ação organizacional que visa estritamente o lucro de forma ambientalmente correta se enquadra perfeitamente no conceito de responsabilidade organizacional do meio ambiente sustentável.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200702717068)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A cultura ambiental demorou a ser assimilada pelas autoridades brasileiras. Na década de 70, enquanto o mundo desenvolvido já se preocupava com a poluição, nosso país ignorava essa importância. Uma demonstração dessa despreocupação pode ser vista quando representantes do ministério da fazenda da época disseram que:
		
	
	Cada caso é um caso e o Brasil sabe o que faz¿.
	
	Por causa da ditadura militar, podem nos chamar de torturadores, mas não de poluidores!¿.
	 
	Se os países ricos não queriam poluição, suas indústrias seriam benvindas no Brasil¿.
	
	Outros países não devem estabelecer um limite para o seu crescimento do Brasil¿.
	
	Os países que não tivessem alcançado o desenvolvimento até então, deveriam ¿abrir mão¿ disso em favor da vida no planeta¿.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200702718172)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Responsabilidade Socialtem dois pilares básicos: _______________________________. Isto porque envolve a sociedade como um todo.
		
	
	A moral e a ética.
	
	A ética ambiental e o direito dos consumidores.
	 
	A preservação do meio ambiente e o direito dos consumidores.
	
	A ética e a transparência.
	 
	A ética e a preservação do meio ambiente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200702130259)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na literatura científica, há um razoável consenso sobre as transformações que o mundo do trabalho atravessa no limiar do século XXI. Tais transformações caracterizam-se por: interdependência dos mercados; aceleração das inovações tecnológicas; redução do ciclo de vida dos produtos; mundialização da produção, distribuição e comercialização; redes globais de comunicação e informação; crescente conhecimento agregado na produção; redimensionamento das corporações, empresas lights, enxutas; incremento da terceirização de serviços e do trabalho autônomo. Acerca de outros aspectos que também caracterizam o processo contemporâneo de transformações no mundo do trabalho e mudanças nas organizações, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Observa-se um crescimento significativo do contingente tradicional dos trabalhadores rurais.
	
	Há uma crescente expansão do terceiro setor que se caracteriza por empresas de perfil de atividades com fins puramente lucrativos.
	
	Observa-se o aumento significativo do trabalho masculino em detrimento do feminino.
	 
	A ultraespecialização vem evoluindo para a multiqualificação e a especialização flexível na execução de novas tarefas, criando condições operacionais para a flexibilidade funcional (rodízio de atividades, polivalência) no âmbito das corporações.
	
	A formação profissional orienta-se, cada vez mais, para o desenvolvimento de tarefas que não necessitam de conhecimento tecnológico do trabalhador.

Outros materiais