Buscar

Combinações de alimentos de origem vegetal que fornecem todos os aminoácidos essenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Combinações de alimentos de origem vegetal que fornecem todos os aminoácidos essenciais
As proteínas de origem vegetal que são limitantes em aminoácidos essenciais podem ser a principal fonte protéica na alimentação humana?
 Os aminoácidos podem ser essenciais e não essenciais. Os aminoácidos não essenciais podem ser produzidos pelo corpo humano, enquanto os aminoácidos essenciais não são fabricados em nosso organismo, portanto precisamos ingerir alimentos fontes de proteínas para que possamos obter esses aminoácidos essenciais. Toda proteína em nosso corpo é feita a partir da combinação de aminoácidos. As proteínas de alimentos que possuem todos os aminoácidos essenciais são de alto valor biológico ou proteínas completas. Elas mantêm a vida, o crescimento e o desenvolvimento. Já aquelas proteínas que apresentam a deficiência de um ou mais destes aminoácidos essenciais, são chamadas de baixo valor biológico. As proteínas de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados) possuem todos os aminoácidos essenciais, são portanto de alto valor biológico. Porém, as proteínas completas também são ricas em gorduras. Já as proteínas de origem vegetal (frutas, lentilha, feijões, soja) apresentam deficiência de aminoácidos essenciais, por isso são de baixo valor biológico, porém apresentam menor teor de gorduras. Então as proteínas de origem vegetal não podem ser a fonte exclusiva pra suprir as carências diárias do nosso metabolismo.
A associação de proteínas de origem vegetal pode melhorar a qualidade da proteína da dieta?
Uma dieta de proteínas de origem animal e vegetal é completa com todos os aminoácidos essenciais para o nosso organismo. A associação de proteínas de origem vegetal pode melhorar a qualidade da proteína da dieta, pois, apesar de não serem livre de gordura, em geral, são menos calóricos e com menores índices de gordura que as de animais e, por isso comprometem menos a saúde do coração. As fontes de proteínas vegetais são ricas em fibras, melhorando a absorção e promovendo uma boa digestão, ajudando também na regularidade do fluxo intestinal. Além de ter os 8 aminoácidos essenciais para a formação de proteína. Como alguns aminoácidos são “limitantes” em grande parte dos alimentos vegetais, ao longo da história, o homem foi descobrindo através de pratos tradicionais de sua cultura, uma mistura de proteínas vegetais que são capazes de se completarem e formarem excelentes combinações.
A qualidade da proteína obtida por estas combinações é suficiente para manter a vida dos humanos em qualquer momento biológico ou tipo de alimentação?
ao longo da história Há 9 aminoácidos que o nosso corpo precisa para funcionar, e a maioria dos produtos de origem animal contêm. Contudo, a maior parte das proteínas de origem vegetal falta um dos dois tipos de aminoácidos diferentes, e para isso a junção dos alimentos de origem vegetal fornece todos os aminoácidos necessários.

Outros materiais