Buscar

prova de informatica aplic.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	
	 Fechar
	Avaliação: CEL0368_AV_201501374346 » INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO     
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	MARIA ADELAIDE MAIO RODRIGUES
	Turma: 9005/AC
	Nota da Prova: 6,5   Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.:2     Data: 16/11/2015 14:30:50 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 126426)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	2. ¿A criança também é educada pela televisão. Aprende a informar-se, a conhecer ¿ os outros, o mundo, a si mesma -, a sentir, a fantasiar, a relaxar, vendo, ouvindo, ¿tocando¿ as pessoas na tela, pessoas estas que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar...¿ (MORAN; MASETTO; BEHRENS). A partir deste fragmento, e do estudo de nossas aulas, mostre a impossibilidade da escola ¿substituir a TV pelo computador¿, de forma definitiva.
		
	
Resposta: Na nossa sociedade hoje olhando pelo lado financeiro, é muito mais viável se ter uma TV em cada sala de aula com um paralho DVD, do que um computador para cada aluno, o que é oferecido são alguns minutos no laboratório de informática, onde se tem o mundo de conhecimento em sua frente, e a TV em sala, o professor trabalha notícias, acontecimentos do Brasil e do mundo, documentários, filmes que podem ser históricos, ou enfim, cada tecnologia tem sua finalidade. Olhando por outro lado, o professor geralmente não tem acesso ao laboratório de informática junto com seus alunos, o que impede qe sejem trabalhados os conteúdos com o uso dessa teecnologia, logo, a TV trás essa facilidade de estar sempre acessível. Em determinadas localidades o acesso à internet ainda não está disponível à todos no período que seria necessário, para uma aula bem dinâmica, por isso ainda há a impossibilidade de substituir a TV pelo computador.
	
Gabarito: O aluno deverá: a) identificar a subutilização da TV, grosso modo, como meio de comunicação, nas escolas; b) mostrar a importância da escola utilizar (discutir, analisar, propor) a programação da TV; c) combater a ideia de ¿avanço tecnológico¿ como substituição de uma ferramenta (TV) por outra (computador).
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 259997)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	"Computadores e Internet não combinam com aulas tradicionais, nas quais o professor controla informações e os alunos executam ordens. Isso assusta: aprender a manejar um computador é simples; abandonar o controle e repensar a estrutura das aulas, nem tanto" [...](Revista Nova. Escola, São Paulo, v. 13, n. 110, p. 15-16.)
Descreva e exemplique algumas atividades que os professores podem desenvolver tendo como recursos didáticos o laboratório de informática com computadores ligados à Internet e ferramentas de produtividade (editor de textos, planilha eletrônica e software de apresentação).
		
	
Resposta: Isso varia de acordo com o ano escolar do aluno, mas falando de forma aleatória, poderia solicitar que usando o paint com a ferramenta de formas geométricas, após ouvirem a história de Duque de Caxias, os alunos desenhassem soldados somente com as formas geométricas. Com o Power Point, poderíamos criar um livro de histórias, colando figuras tiradas na internet, com pequenos textos, com efeitos de transição, seguindo todo um roteiro, com capa, introdução, início, meio e fim... Outra sugestão seria recontar uma história, usando o paint e fazendo desenhos livres, usando a ferramenta de linhas. Usando a internet poderíamos realizar pesquisas, para descobrir o significados de palavras desconhecidas encontrada em algum texto que estivesse sendo trabalhado. Essas são algumas idéias.. mas com tempo para planejar existe infinitas formas para se trabalhar com essa tecnologia que só tem a somar, a facilitar, o dia a dia de professores e alunos.
	
Gabarito: A interdisciplinaridade das aulas de informática com as demais disciplinas desmistifica o conceito que o computador ¿substituirá o professor¿ mostrando que ele ¿o computador¿ é mais uma ferramenta de auxílio na busca de conhecimento ao mesmo, independente da disciplina que ministra. O computador se torna um elo entre as disciplinas tradicionais, tornando-se assim mais uma das ferramentas de ensino no dia a dia do aluno. Os softwares educativos possibilitam a problematizarão de situações e criam soluções a partir de hipóteses, favorecendo a aprendizagem cooperativa.(escola, outras classes, outras pessoas), possibilitando a elaboração de textos produzidos, publicações de jornais produzidos pelos alunos, assim como o Chat (sala de bate papo), Blog e outros tipos de recursos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 108167)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Não há dúvidas que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes em nossas vidas. E, claro, também na escola. Porém, ao imaginarmos que em nossa escola, por exemplo, temos um ótimo Laboratório de Informática, como Pedagogos(as) não devermos acreditar que apenas por esta razão o processo de aprendizagem obterá pelo sucesso. Afinal:
		
	 
	O reencantamento, enfim, não reside principalmente nas tecnologias - cada vez mais sedutoras -mas em nós mesmos, na capacidade em tornar-nos pessoas plenas, num mundo em grandes mudanças... (Moran).
	
	Tal Laboratório poderá deixar de funcionar se for houver um problema com a energia elétrica, por exemplo.
	
	Dependerá da boa vontade dos alunos aprenderem e não apenas ficarem se divertindo nos computadores, como é costume.
	
	Devemos valorizar apenas as novas tecnologias.
	
	Será necessário que a conexão seja rápida para que os alunos não percam muito tempo e isso acabe prejudicando as aulas normais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 123928)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quais, das funções a seguir, NÃO é tarefa do sistema operacional:
 
 
		
	
	Gerenciar a memória do computador
	
	Gerenciar os recursos do computador
	 
	Escrever um memorando
	
	Instalar e reconhecer uma impressora
	
	Instalar novo programa no computador
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 627418)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quais editores de texto encontram-se no programa Office?
		
	
	Word Art
	
	Software livre ¿ writer
	
	Google writer
	 
	Word e Wordpad
	 
	Bloco de Notas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 108142)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entre os diferentes programas do Sistema Operacional Windows, assinale abaixo aquele que tem como principal função trabalhar com desenhos.
		
	
	Bloco de Notas -
	
	Linux
	
	Windows Mail
	 
	Paint
	
	Windows Update
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 246868)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No mundo da tecnologia e informação, a comunicação, o Software de Apresentação, apresenta um papel fundamental. Destacamos assim um ótimo programa para trabalharmos, líder dos softwares gráficos de apresentação, traz ferramentas necessárias para criarmos apresentações claras, rápidas e fáceis. Com relação a este programa de apresentação, analise as frases abaixo, após assinale a opção correta.
I- No Powerpoint é possível criar um fundo especial, acrescentando um tom, uma textura, um padrão e mesmo uma figura nos slides. O mesmo vale para o modo animações, que disponibiliza vários tipos de efeitos de animação e movimentos interessantes.
II- Quando abrirmos o PowerPoint, automaticamente o programa entra com a barra início selecionada. Nessa barra podemos trabalhar com os Slides, ou seja, você pode abrir uma apresentação em branco a partir de um layout padrão, e as funcionalidades referentes ao texto e à caixa de texto são dispostas.
III- A principal finalidade do Programa de Apresentação é auxiliar na montagem de uma apresentação, sendo restrito no desenvolvimento de efeitos de animação, assim como inserir diferentes figuras da internet.
		
	 
	Apenas a III é falsa
	
	Apenas a I é corretaTodas estão corretas
	
	Apenas a II é verdadeira
	
	Todas são falsas
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 570215)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com certeza, somos desafiados a entender as novas linguagens digitais. E assumir este desafio com coragem e criatividade será a marca dos profissionais do século XXI. Analise as frases abaixo sobre a sociedade de conhecimento, após assinale a opção correta.
I-  O que melhor representar a sociedade contemporânea é a "construção coletiva do conhecimento"  com as novas ferramentas e estratégias de comunicação e informação - "TIC", esta rede passa a assumir-se como uma teia.
II- O paradigma na era digital, na sociedade da informação, enseja uma prática docente assentada na construção apenas individual do conhecimento.
III- O professor precisa saber que pode romper barreiras mesmo dentro da sala de aula, criando possibilidades de encontros presenciais e virtuais  que levem o aluno a acessar as informações disponibilizadas no universo da sociedade do conhecimento.
Podemos afirmar que:
		
	
	Todas as opções estão corretas
	
	Todas as opções são falsas
	 
	São corretas as opções I e III
	
	Apenas a opção II está correta.
	
	Apenas a opção I está correta
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 125984)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação a comunicação eletrônica no processo de ensino, todas as alternativas correspondem a recursos que podem ser utilizados para interação e troca de mensagens entre professores e alunos, exceto a:
		
	 
	Windows Media Player.
	
	Windows Live Messenger (MSN).
	
	Redes Sociais.
	
	Fóruns de discussão.
	
	Correio Eletrônico.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 126674)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Supondo que você e sua Equipe Pedagógica pretendem levar seus alunos do Ensino Fundamental a uma primeira experiência com EAD, via ambientes virtuais. Para isso, vocês utilizam uma série de ferramentas disponíveis virtualmente. Mas levando-se em conta que seus alunos não possuem, em sua grande maioria, computadores conectados em casa, e que na escola não há máquinas disponíveis a todos ao mesmo tempo, seria melhor optar por:
		
	
	Programas de comunicação virtual como CHAT.
	 
	Ferramentas que fossem assíncronas.
	
	Ferramentas que fossem síncronas.
	
	A não utilização da internet em um primeiro momento.
	
	AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)
		 Gabarito Comentado.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/11/2015 até 24/11/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais