Buscar

Centro de massa-

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Centro de massa
A condição para um corpo qualquer permanecer em equilíbrio é apresentar a somatória das forças e momentos atuantes nulas, ou seja:
∑ Forças externas = 0 ∑ Momentos externos = 0
O navio é projetado para que em caso de oscilações laterais, retornar a posição inicial. Para isso, seu centro de gravidade fica abaixo do centro de empuxo, como mostra a figura abaixo, de modo que temos uma situação de equilíbrio estável. O momento das forças é que faz com que o navio volte à posição inicial. 
	
	
Para um corpo flutuante, o peso deve ser igual ao empuxo e estas forças devem estar na mesma linha de atuação. Por esse motivo, o centro de massa e o centro de gravidade devem estar na mesma vertical.
A figura acima mostra uma embarcação onde às forças do centro de massa e do centro de empuxo estão na mesma direção (vertical), mas nunca no mesmo ponto. Ou seja, a linha d’água serve como uma divisão entre as duas forças atuantes.
Obs.: A diferença conceitual entre centro de empuxo e centro de massa é que a posição do centro de massa não se altera em relação ao corpo, a menos que ele seja deformado. Mas o centro de empuxo do corpo flutuante muda de acordo com a forma do líquido deslocado porque o centro de empuxo está localizado no centro de massa do líquido deslocado pelo corpo. Ocasionalmente, algumas embarcações ou navios podem ser modificados, introduzindo-se mastros maiores ou canhões mais pesados; nestes casos, eles se tornam mais pesados e tendem a emborcar em mares mais agitados. 
Quando um corpo flutua parcialmente imerso no fluido e se inclina num pequeno ângulo, o volume da parte da água deslocada se altera e, portanto, o centro de empuxo muda de posição. Para que um objeto flutuante permaneça em equilíbrio ESTÁVEL, seu centro de empuxo deve ser deslocado de tal modo que a força de empuxo (de baixo para cima) e o peso (de cima para baixo) produzam um torque restaurador, que tende a fazer o corpo retornar a sua posição anterior. 
Quando o centro de massa estiver acima do centro de empuxo, o equilíbrio pode ser estável ou não. Vai depender de como se desloca o centro de empuxo em virtude da mudança na força do volume de líquido deslocado. As figuras (6a) e (6b) mostram essa situação, onde o centro de massa está acima do centro de empuxo, mas, ao deslocar o corpo da posição inicial, o centro de empuxo muda, de modo que o torque resultante faz com que o corpo volte para sua posição inicial de equilíbrio.
 
Veja a figura acima que o CE muda de posição quando o barco se movimenta, o que altera a situação de equilíbrio. Essa mudança depende da forma do casco, já que o CE está localizado no centro de gravidade do liquido deslocado. Para obter-se maior estabilidade possível, a distribuição de cargas no interior do navio é feita de tal modo que o centro de gravidade se situa o mais próximo possível do fundo do navio.

Outros materiais