Buscar

Ergonomia, Atividade Física e Saúde do Trabalhador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SAÚDE DO TRABALHADOR: A RELAÇÃO ENTRE ERGONOMIA, ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA
SALVE, Mariângela Gagliard Caro; THEODORO, Patrícia Franco Rabello. Saúde do trabalhador: a relação entre ergonomia, atividade física e qualidade de vida. Salusvita, Bauru, v. 23, n. 1, p. 137-146, 2004.
Nos últimos anos, vêm se acumulando conhecimentos científicos sobre o ser humano, suas e limitações habilidades.
E seria ótimo se esse conhecimento fosse aplicado para melhora da qualidade de vida e benefícios em melhores condições de trabalho.
Os funcionários para continuar em seus postos de trabalho e com seu salários, são obrigados a atingir metas independente se a posição na qual esta trabalhando esta confortável ou não.
Grandes esforços repetitivos pode causar LER, que é uma fadiga neurossensorial. Esses esforços e a pressão imposta sobre o trabalhador, leva a desgastes físicos, emocionais, dores e as vezes até afastamento do serviço.
É ideal em empresas profissionais de saúde, como fisioterapeutas, educador físico, etc., para propor estratégias que melhor auxilia o trabalhador de acordo com suas necessidades.
E assim surge a ergonomia, termo importante e responsável pela conservação da saúde do trabalhador. Ela consiste na resolução de problemas, tarefas e das dificuldades apresentadas afim de obter melhor desempenho e maior produtividade.
A postura corporal pode modificar varias vezes dependendo do movimento, quando surge um desconforto, uma nova postura é adquirida. A postura esta muito ligada ao bem estar corporal, pois ela que distribui o peso e esforços impostos sobre ela.
Existe dois tipos de postura;A estática, que é quando a articulação não se move e a dinâmica, quando há movimento. Mudamos de postura devido a insuficiência vascular na cartilagem comprimida e ligamento tenso.
Estudos feitos com grupos de pessoas, concluíram que a ginástica laboral contribui grandiosamente na qualidade de vida, onde auxilia na diminuição de lesão e estresse do dia a dia.
Conclui que é de grande importância empresas adotarem programas de prevenção e promoção a saúde, por isso é de grande importância o conhecimento em ergonomia, para saber orientar o trabalhador um modo de desempenhar sua função aliviado de dor, estresse, desgaste, etc.
A ergonomia traz grandes vantagens a uma empresa, pois ela propicia melhor condição de trabalho, trazendo vantagem financeiras e econômicas, fazendo com que o trabalhador responda a sua demanda.
 http://www.usc.br/biblioteca/salusvita/salusvita_v23_n1_2004_art_08_por.pdf

Outros materiais