Buscar

SlideA Educação da Nova República

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Período Nova República (1946 - 1963)
Introdução
	É denominado "Nova República" na história do Brasil, o período imediatamente posterior ao Regime Militar, época de exceção das liberdades fundamentais e de perseguição a opositores do poder. É exatamente pela repressão do período anterior que afloram, de todos os setores da sociedade brasileira o desejo de iniciar uma nova fase do governo republicano no país, com eleições diretas, além de uma nova constituição que contemplasse as aspirações de todos os cidadãos.
	Com a Nova República foi consolidada a constituição que garantia a obrigatoriedade do ensino primário que iria da 1° à 4° série, além de dar competência a União para legislar sobre diretrizes e bases da educação brasileira.
	Ainda em 1946 o então Ministro Raul Leitão da Cunha regulamenta o Ensino Primário e o Ensino Normal, além de criar o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, atendendo as mudanças exigidas pela sociedade após a Revolução de 1930. 
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-Sww94dkGY1E/TsQ0BD-_OwI/AAAAAAAAAx0/6MkmHuncF8E/s200/Vargas.jpg
	Em 1946, o Ministro Clemente Mariani, cria uma comissão com o objetivo de elaborar um anteprojeto de reforma geral da educação nacional. Esta comissão, presidida pelo eminente educador Lourenço Filho, era organizada em três subcomissões: uma para o Ensino Primário, uma para o Ensino Médio e outra para o Ensino Superior. 
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/clemabit.jpg / 
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/b/b4/Louren%C3%A7o_Filho.jpg/180px-Louren%C3%A7o_Filho.jpg 
Clemente Mariani
Lourenço Filho
	Apenas novembro de 1948 este anteprojeto foi encaminhado à Câmara Federal, dando início a uma luta ideológica em torno das propostas apresentadas. Num primeiro momento as discussões estavam voltadas às interpretações contraditórias das propostas constitucionais. 
	Num momento posterior, após a apresentação de um substitutivo do Deputado Carlos Lacerda, as discussões mais marcantes relacionaram-se à questão da responsabilidade do Estado quanto à educação, inspirados nos educadores da velha geração de 30, e a participação das instituições privadas de ensino.
	Muitas iniciativas marcaram este período como, talvez, o mais fértil da História da Educação no Brasil.
	Em 1950, em Salvador, no Estado da Bahia, Anísio Teixeira inaugura o Centro Popular de Educação (Centro Educacional Carneiro Ribeiro), dando início a sua ideia de escola-classe e escola-parque. 
http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/livro6/pag106_2.jpg
http://www.jex.com.br/includes/imagem.php?id_jornal=23053&id_noticia=1
Centro Educacional Carneiro Ribeiro
	Em 1953 a educação passa a ser administrada por um Ministério próprio: o Ministério da Educação e Cultura.
	Em 1961 a Prefeitura Municipal de Natal, no Rio Grande do Norte, inicia uma campanha de alfabetização ("De Pé no Chão Também se Aprende a Ler"). A técnica didática, criada pelo pernambucano Paulo Freire, propunha-se a alfabetizar em 40 horas adultos analfabetos. A experiência teve início na cidade de Angicos, no Estado do Rio Grande do Norte, e, logo depois, na cidade de Tiriri, no Estado de Pernambuco. 
 Cartaz da campanha: “De pé no chão também se aprende ler”.
https://resistenciaemarquivo.files.wordpress.com/2014/02/de-pc3a9-no-chc3a3o-tambc3a9m-se-aprende-a-ler.jpg
	Em 1962 é criado o Conselho Federal de Educação, cumprindo o artigo 9º da Lei de Diretrizes e Bases. Este substitui o Conselho Nacional de Educação. São criados também os Conselhos Estaduais de Educação. 
http://www.professorleonidas.com/livro/wp-content/uploads/Conselho-Federal-480x354.jpg
	Em 1964, um golpe militar aborta todas as iniciativas de se revolucionar a educação brasileira, sob o pretexto de que as propostas eram "comunizantes e subversivas". 
Conclusão
	Conclui-se que o Período Nova República foi marcado por planos econômicos, denúncias de corrupção e inflação, no entanto apesar destes e de outros pontos negativos, tratou-se de um momento com grandes avanços democráticos, principalmente na área da educação, pois contou com personagens que muito contribuíram para o seu desenvolvimento.
Referências
CARVALHO, F. V. (16 de Novembro de 2011). Educação no Brasil no Período da Nova República. Acesso em 02 de Novembro de 2015, disponível em Filosofando: http://frankvcarvalho.blogspot.com.br/2011/11/historia-da-educacao-no-brasil.html
Música: Solarium, toque3, Motorola-Moto x
Créditos
André Carlos
Tâmara Tatise
Prof°: Veneziano Sousa

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais