Buscar

Simulado 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado: SDE0058_SM_ 
	 Fechar
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 26/11/2015 01:13:49 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403065709)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Paciente de 48 anos, escriturário. Relata desconforto em punho direito e região cervical com presença de nódulos tensionais difusos por toda musculatura de trapézios, bilateralmente. Sempre do meio ao fim da jornada de trabalho e principalmente à digitação (movimento de flexão dos dedos mantendo ligeira extensão dos punhos) percebe acentuação do desconforto em punho, assim como sensação de maior peso da cabeça. Apresenta anteriorização da cabeça e ombros e pequeno edema residual em extremidades inferiores. Considerando todo o quadro descrito, analise as questões abaixo e, a seguir, marque a alternativa que traduz o resultado de sua análise. I- Em função do pequeno edema residual, o mesmo se beneficiaria com exercícios de bomba tíbio-társica ativos, assim como manobras de drenagem linfática. II - Seu punho direito só apresenta desconforto em função da atividade de digitação, que sobrecarrega essa articulação, não tendo relação direta com o desconforto cervical. III- O autoalongamento em trapézios, nesse paciente, pode traduzir maiores possibilidades álgicas, não traduzindo conduta adequada nesse momento. IV- Técnicas funcionais contrarresistidas podem ser utilizadas viabilizando os movimentos envolvidos e, nesse caso, a imposição de carga inicial deve respeitar a situação dolorosa descrita.
		
	
	A II e a III estão corretas.
	
	A I e a II estão corretas.
	
	A I e a III estão corretas.
	 
	A I e a IV estão corretas.
	 
	A III e a IV estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403061739)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A manipulação (ou uso das mãos no processo de tratamento de um paciente), instruções e manobras para alcançar máximo movimento indolor do sistema músculo esquelético e equilíbrio postural têm sido apontadas como forma de tratamento eficaz, com poucos riscos e muitos benefícios, dessa forma, analise as assertivas abaixo e a seguir marque a alternativa correta. I. A técnica conhecida por energia muscular, quando efetuada sem impulso, também pode ser chamada de isométrica, ela mantém uma forte relação com a facilitação neuromuscular proprioceptiva. II. A terapia manipulativa craniossacra é uma abordagem baseada no conceito de um mecanismo respiratório principal, dito uma onda cíclica, palpável, rítmica de movimento inerente, mais facilmente apreciado nas regiões craniana e sacra. III. O ¿Thrust¿ ou impulso final adotado em algumas técnicas de manipulação é fundamentado por um movimento de alta velocidade combinado a uma grande amplitude. IV. Dentre os efeitos colaterais advindos da terapia manipulativa, pode-se destacar um aumento transitório no desconforto durante 6 a 72 horas depois da terapia.
		
	 
	As assertivas I, II e IV estão corretas
	
	As assertivas I e II estão corretas
	
	As assertivas I e IV estão corretas
	 
	As assertivas I, II e III estão corretas
	
	As assertivas II e IV estão corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403063132)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Jovem, 13 anos, procurou auxílio médico, após fortes dores na região da coluna vertebral. Foi submetido a exames complementares e encaminhado ao setor de fisioterapia para avaliação e tratamento fisioterapêutico. Após avaliação criteriosa, podemos observar um aumento da curvatura em forma arrendondada, diminuição da inclinação pélvica (<30 GRAUS) e cifose toraco-lombar, tronco flexionado anteriormente e diminuição da lordose, além de encurtamentos dos extensores do quadril e flexores do tronco, flexores do quadril e extensores lombares hipotróficos. Podemos considerar, diante das informações dadas, que a deformidade apresentada é:
		
	
	lordose patológica
	
	escoliose idiopática
	
	Gibosidade
	
	escoliose segmentar
	 
	dorso curvo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403065924)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os alongamentos de Michell são preconizados na forma manter-relaxar ou contrair-relaxar e, assim enfatizam ganhos de ADM. Nas alternativas abaixo, marque aquela que justifica essa consideração.
		
	
	No manter-relaxar, o paciente mantém o segmento parado, enquanto o terapeuta realiza o alongamento até o ponto de relaxamento muscular.
	 
	Tanto o contrair-relaxar quanto o manter-relaxar trazem ideia de contrações isométricas, onde se garante uma melhor estabilidade da articulação envolvida.
	
	No contrair-relaxar, o paciente faz um movimento ativo, enquanto o terapeuta continua realizando-o, no mesmo sentido, para maiores ganhos de ADM.
	
	São enfatizados em ganhos exclusivamente articulares, entendendo que, ao se gerar contração, busca ganhos de força muscular, enquanto melhora a ADM.
	
	Os exercícios buscam realinhamento das fibras musculares quando no momento da contração, enquanto no relaxamento somente oxigenação tecidual.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403065536)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os alongamentos são técnicas cinesioterapêuticas bastante utilizadas no cotidiano do fisioterapeuta, principalmente em ganhos osteocinemáticos, onde não há mais desconforto e / ou limitação articular. Para isso, faz-se necessária a compreensão fisiológica de sua ação, de forma a atender os objetivos terapêuticos esperados. Com base nessas informações, marque a alternativa que explicita uma correta relação fisiológica.
		
	
	Facilitam uma resposta final de contração muscular em virtude à saturação sofrida pelos receptores sensoriais específicos que funcionam como proprioceptores musculares.
	 
	Melhoram a flexilibidade muscular, propiciando melhor oxigenação muscular e melhor potencial de contração, que deverão ser enfatizados somente após estabilidade articular e melhora da mobilidade geral.
	
	Devem ser feitos inicialmente passivos, devendo ser ativos ou por autoalongamentos somente em casos de atendimentos coletivos onde não há possibilidades terapêuticas individuais.
	 
	Estimulam os reflexos de estiramento e miotático por ativação respectiva do órgão tendinoso de Golgi (OTG) e do fuso neuromuscular (FNM) que, na manutenção do estímulo, acarreta o relaxamento muscular final esperado.
	
	São utilizados em limitações de ADM, tanto por alterações articulares quanto por alterações especificamente musculares, já que sempre estimulam amplitudes em extremos articulares.

Outros materiais