Buscar

Avaliação Educação Profissional Minha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0366_AV_201307387047 » EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TEORIA E PRÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307387047 - PRISCILA FELIX DE OLIVEIRA MACHADO
	Professor:
	BEATRIZ MARIA ARRUDA DE A PINHEIRO
	Turma: 9003/AA
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 1,5  Data: 21/11/2015 15:36:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201308031190)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	"Segundo Severiano (2007), em pesquisa com alguns publicitários brasileiros e espanhóis, a marca é a alma do produto: agrega valores subjetivos, empresta personalidade e é componente fundamental das identidades contemporâneas." 
SEVERIANO, M. F. V. et all .O PODER DAS MARCAS NA SOCIEDADE DE CONSUMO: MÍDIA, CELEBRIDADES E LICENCIAMENTOS. Disponível em: . Acesso em: 09 abril 2012 
Com base no fragmento acima explique a proposição abaixo:
Antes que se venda um produto é preciso que se venda a sua ideia.
		
	
Resposta: Parte do pressuposto de que um produto antes de ser vendido ter que ser desejado pelo seus futuros compradores, o objetivo do produto tem que ser antes entendido.
	
Gabarito: O valor de um objeto, que ultrapassa sua funcionalidade, é ditado pela marca que confere destaque ao portador.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307657200)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Abaixo são apresentadas duas citações: "As mudanças ocorridas no mundo do trabalho a partir do novo regime de acumulação flexível trouxeram um novo discurso, que afirma que a dualidade da escola poderia agora ser superada, já que as mudanças tecnológicas passaram a demandar dos trabalhadores uma relação mais profunda com o conhecimento sistematizado, mediada pelo domínio de competências cognitivas complexas, com destaque para as competências comunicativas e para o domínio da lógica formal. Essa relação não era demandada pelo taylorismo/fordismo, cuja concepção de conhecimento fundava-se na dimensão tácita: resolver situações pouco complexas por meio de ações aprendidas através da experiência. Como a nova base técnica demanda solução de problemas gerados pela adoção de sistemas tecnológicos mais complexos, em tese, a educação geral até o ensino médio poderia ser igual para todos, de modo a qualificar todos os profissionais com este perfil." (KUENZER, 2007). "O projeto societário e educativo do capital apresenta a educação geral e, especialmente a educação profissional: [...] vinculada a uma perspectiva de adestramento, acomodação, mesmo que se utilizem noções como as de educação polivalente e abstrata. Trata-se de conformar um cidadão mínimo, que pensa minimamente e que reaja minimamente. Trata-se de uma formação numa ótica individualista, fragmentária,  que sequer habilite o cidadão e lhe dê direito a um emprego, a uma profissão, tornando-o apenas um mero 'empregável' disponível ao mercado de trabalho sob os desígnios do capital em sua nova configuração." (FRIGOTTO, 2001). Tomando por base essas citações, responda à pergunta: A educação profissional no paradigma flexível supera a dualidade estrutural que tem marcado a educação brasileira?
		
	
Resposta: A dualidade estrutural da educação profissional não se supera porque quando de um lado a educação no paradigma flexível forma para o domínio de competências complexas, para pensar, mas vai de contra partida com o mercado de trabalho que adota um regime em que o cidadão pense minimamente, seja adestrado e acomodado. Onde há a inclusão das camadas populares em propostas profissionalizantes aligeiradas.
	
Gabarito: A resposta deve conter as seguintes dimensões: a) Não, pois apesar do paradigma flexível trazer as condições de superação da dualidade estrutural, a natureza capitalista da escola nega essas possibilidades (50% da pontuação) Como a nova base técnica demanda solução de problemas gerados pela adoção de sistemas tecnológicos mais complexos, em tese, a educação geral até o ensino médio poderia ser igual para todos, de modo a qualificar todos os profissionais com este perfil. De fato, o atual paradigma flexível, o processo de valorização do capital torna possível um maior contingente de trabalhadores com mais educação básica completa e até superior. Entretanto, a escola burguesa se constrói, historicamente, à luz das demandas do processo de valorização do capital e a ele está submetida. Nessa perspectiva, a dualidade estrutural tem origem na separação entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção, nas relações de produção capitalista. Desse modo, não é a forma de organização e gestão do trabalho, presente no regime de acumulação flexível, a responsável pela dualidade estrutural da escola, mas a própria natureza do capitalismo. b) Assim, a dualidade estrutural da escola permanece, determinando uma distribuição do conhecimento diferenciada para as duas classes sociais fundamentais. (50% da pontuação) No atual paradigma flexível, o processo de valorização do capital torna possível um maior contingente de trabalhadores com mais educação básica completa e até superior. Agora o capital tem maior liberalidade quanto à oferta de educação mais ampliada, o que, inclusive, passa a defender, mas mantém privada a propriedade do conhecimento estratégico à acumulação, ou seja, mantém para a elite o domínio do conhecimento científico-tecnológico e sócio-histórico de ponta. O conhecimento científico tecnológico, integrado à cultura e ao trabalho, por seu caráter estratégico para a competitividade por meio da inovação, tem sua distribuição mais controlada e tem caráter mais elitizado Na atualidade, assim, ocorre também, como no fordismo, uma distribuição desigual e diferenciada de educação, que valoriza a educação básica para os trabalhadores, como condição para a formação flexível; e educação específica, de natureza científico-tecnológica e sócio-histórica, para os que vão exercer o trabalho intelectual, de modo a assegurar que a posse do que é estratégico, nesse caso o conhecimento que permite inovação, permaneça com o capital.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307656663)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a opção que indica uma característica da produção fordista
		
	 
	produção em larga escala, onde há intensa divisão e fragmentação do trabalho
	
	produção de pequenos lotes de produtos diversificados
	
	trabalho em equipe com trabalhadores mais intelectualizados
	
	realização da produção doméstica com intensificação do trabalho
	
	predomínio da manufatura e adoção da energia do vapor
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308125929)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O processo de consolidação neoliberal nos meados dos anos 90 estruturou-se a partir da proposta da Reforma do Estado como elemento fundamental do processo de estabilização econômica, garantindo uma maior flexibilização da administração pública, através do enxugamento da máquina burocrática O Estado passa a desempenhar serviços não-exclusivos, relacionados à execução de políticas públicas, com a ação de entidades da sociedade civil que, através de parcerias, passam a ser executoras de políticas públicas voltadas para o campo social. O Estado passa a ser o gerenciador dessas políticas. As principais entidades executoras dessas políticas são:
		
	
	os organismos públicos
	
	os setores agrícolas
	 
	as organizações não-governamentais (ONGs)
	
	os movimentos populares
	 
	os bancos de investimento internacionais
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307656669)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A empregabilidade tem sido referência nas atuais políticas educacionais e de formação profissional e tema de grandes debates. Torna-se consenso a idéia de que a empregabilidade, entendida como objetivo ou meta da educação profissional e da formação profissional permanente, contribui para superar a crise do desemprego. O princípio que está por trás desse consenso é de que o desemprego é decorrente:
		
	
	da atual etapa do processo de acumulação capitalista
	
	da crise da sociedade salarialda inadequação dos trabalhadores, desqualificados para o emprego
	 
	das atuais características excludentes do mercado de trabalho
	
	da introdução das novas tecnologias de base física e/ou organizacional
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308150454)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São duas as racionalidades que orientam a prática pedagógica da educação profissional de acordo com Ferretti (2004). Uma delas tem raízes na filosofia e na economia política de origem marxista, formulando para a educação questões de natureza econômica, filosófica, social e ético-política, que remetem não apenas à formação profissional estrito senso, mas à formação humana, em sentido pleno, da qual a primeira faz parte" (FERRETI, 2004, p.403). Trata-se da racionalidade:
		
	
	Tecnicista
	
	Unilateral
	
	Capitalista
	 
	Emancipatória
	
	Instrumental
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307547631)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A adoção do conceito de competência de uma forma acrítica traz alguns riscos para a formação profissional dos trabalhadores. O principal risco é o desenvolvimento de uma visão adequacionista da formação, voltada para o atendimento exclusivo das necessidades:
		
	
	do departamento de Recursos Humanos
	
	dos trabalhadores e funcionários
	 
	do mercado e das empresas
	
	das escolas técnicas e profissionalizantes
	
	das políticas públicas de educação profissional
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308029436)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a relação entre Educação e Trabalho, podemos afirmar que:
		
	
	É uma relação inexistente.
	
	É uma relação que se estabelece desde os tempos pré-históricos até o final do feudalismo.
	 
	É uma relação de interdependência entre sistemas produtivos, tecnologia e educação.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Não existem influências entre os modos de produção de bens materiais e o sistema de ensino brasileiros.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307548169)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a afirmativa que NÂO corresponde a uma determinação do decreto 5154 do governo Lula:
		
	 
	a separação entre ensino profissional e ensino regular
	
	a preocupação com a formação continuada dos trabalhadores
	
	a oferta de cursos de acordo com itinerários formativos
	
	a oferta da educação profissional nos níveis: básico, técnico e tecnológico
	
	a possibilidade de oferta integrada da educação profissional técnica com o ensino médio
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307624868)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Kenzer (2005, p.34) afirma que, do ponto de vista da educação, está em curso um processo que ela denominou de inclusão excludente que, em articulação com os processos de exclusão includente que ocorrem no mercado de trabalho, acabam por ¿configurar uma nova forma de dualidade estrutural que caracteriza a pedagogia do trabalho na acumulação flexível¿. Esse processo que ocorre na educação se caracteriza por:
		
	 
	nclusão das camadas populares em propostas de educação profissional aligeiradas, de modo a legitimar sua exclusão social
	
	 a inclusão das camadas populares em propostas educativas de qualidade, que lhes garantam a inserção social e laboral
	
	a inclusão das camadas médias em propostas voltadas para o desenvolvimento de competências técnicas e políticas amplas
	
	a inclusão dos trabalhadores em propostas de formação integral, compatíveis com o modelo de politecnia
	
	 a inclusão das elites em propostas educativas de qualidade discutível, atendendo aos requisitos do mercado

Outros materiais