Buscar

LISTA DE EXERCICIOS - AGROSTOLOGIA - PROF OSSIVAL 2013.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

��UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Escola de Medicina Veterinária – Curso de Medicina Veterinária
Disciplina: Agrostologia
DOCENTE: Ossival Lolato Ribeiro
LISTA DE EXERCÍCIOS���
ALUNO(A): _______________________________________________________________________ DATA: ____/____/_________
1 – Qual a oferta de forragem para 3 animais que pesam 250 Kg de peso vivo, sendo mantidos em um pasto que possui 3000 Kg/ha de MS por 30 dias? Se esse animal precisa consumir 2% do seu peso vivo, a oferta de forragem calculada é suficiente para atender sua necessidade e respeitar a pastagem? Por quê?
2 – Qual a oferta de forragem para 5 animais que pesam 350 Kg de peso vivo, sendo mantidos em um pasto que possui 2500 Kg/ha de MS por 35 dias? Se esse animal precisa consumir 2,5% do seu peso vivo, a oferta de forragem calculada é suficiente para atender sua necessidade e respeitar a pastagem? Por quê?
3 – Qual a oferta de forragem para 4 animais que pesam 450 Kg de peso vivo, sendo mantidos em um pasto que possui 3500 Kg/ha de MS por 28 dias? Se esse animal precisa consumir 2,8% do seu peso vivo, a oferta de forragem calculada é suficiente para atender sua necessidade e respeitar a pastagem? Por quê?
Obs. Para que o animal seja alimentado, com garantia de que não faltará pasto, e ainda para que o pasto não seja degradado, a Oferta de Forragem deve ser entre 2 a 3 vezes o consumo animal
4 – Você está precisando alojar 250 cabeças de novilhas que pesam 300 Kg de peso vivo. Entretanto, a disponibilidade de área é de 100 hectares. Pergunta-se qual a taxa de lotação neste caso.
5 – Você está precisando alojar 850 cabeças de novilhas que pesam 450 Kg de peso vivo. Entretanto, a disponibilidade de área é de 550 hectares. Pergunta-se qual a taxa de lotação neste caso.
6 – Você está precisando alojar 1250 cabeças de novilhas que pesam 250 Kg de peso vivo. Entretanto, a disponibilidade de área é de 345 hectares. Pergunta-se qual a taxa de lotação neste caso.
7 – Qual é a Capacidade de Suporte de um pasto, em 30 dias, que apresenta 2450 Kg/ha de MS, em caso de necessidade de alojar vacas leiteiras com peso médio de 600 Kg e consumo de 3,5% do PV. Lembre-se que para a manutenção da perenidade do pasto, você deve utilizar 70% e deixar 30% de resíduo para rebrotação.
8 – Qual é a Capacidade de Suporte de um pasto, em 60 dias, que apresenta 3000 Kg/ha de MS, em caso de necessidade de alojar novilhas nelore com peso médio de 300 Kg e consumo de 2,5% do PV. Lembre-se que para a manutenção da perenidade do pasto, você deve utilizar 60% e deixar 40% de resíduo para rebrotação.
9 – Qual é a Capacidade de Suporte de um pasto, em 45 dias, que apresenta 1250 Kg/ha de MS, em caso de necessidade de alojar bezerros desmamados com peso médio de 180 Kg e consumo de 2,0% do PV. Lembre-se que para a manutenção da perenidade do pasto, você deve utilizar 65% e deixar 35% de resíduo para rebrotação.
10 – Para que você possa utilizar um pasto sem degradá-lo, é importante conhecer o Acúmulo de Forragem deste pasto em períodos conhecidos (exemplo: a cada 28 dias ou 30 dias). Este período pode ser, por exemplo, o período de descanso (PD) em um sistema de produção em pastejo rotacionado. Assim, pode-se fazer o ajuste da taxa de lotação sem cometer erros e com dados reais de produção de forragem, além de se obter a Eficiência de Pastejo dos animais que estão alojados neste pasto. Assim, pergunta-se:
10.1 – Qual o Acúmulo de Forragem, Total e Diário, de um pasto que apresentou os seguintes dados, coletados diretamente a campo: corte de 1 m2 no dia 0 = 1500 Kg de MS; corte de 1 m2 no dia 30 = 2500 Kg de MS. Qual a Eficiência de Pastejo se o pasto for utilizado com 3 animais de 300 Kg com consumo de 2,5% do PV?
10.2 – Qual o Acúmulo de Forragem, Total e Diário, de um pasto que apresentou os seguintes dados, coletados diretamente a campo: corte de 1 m2 no dia 0 = 1800 Kg de MS; corte de 1 m2 no dia 35 = 2550 Kg de MS. Qual a Eficiência de Pastejo se o pasto for utilizado com 3 animais de 250 Kg com consumo de 2,5% do PV?
10.3 – Qual o Acúmulo de Forragem, Total e Diário, de um pasto que apresentou os seguintes dados, coletados diretamente a campo: corte de 1 m2 no dia 0 = 1000 Kg de MS; corte de 1 m2 no dia 28 = 3250 Kg de MS. Qual a Eficiência de Pastejo se o pasto for utilizado com 5 animais de 400 Kg com consumo de 3% do PV?
11 – Monte um Sistema Rotacionado para 200 novilhos nelore com 350 Kg de peso vivo e consumo de MS de 2,5% do PV. Acrescente 20% para sanar possíveis perdas. O pasto apresenta produção de 2500 Kg/ha de MS e deve ser utilizado com período de pastejo de 3 dias e período de descanso de 33 dias. Diga qual o número de piquetes necessários, o tamanho de cada piquete e a área total do Sistema.
12 – Monte um Sistema Rotacionado para 500 novilhos nelore com 200 Kg de peso vivo e consumo de MS de 2% do PV. Acrescente 15% para sanar possíveis perdas. O pasto apresenta produção de 2000 Kg/ha de MS e deve ser utilizado com período de pastejo de 2 dias e período de descanso de 28 dias. Diga qual o número de piquetes necessários, o tamanho de cada piquete e a área total do Sistema.
13 – Monte um Sistema Rotacionado para 100 novilhos nelore com 400 Kg de peso vivo e consumo de MS de 2,8% do PV. Acrescente 30% para sanar possíveis perdas. O pasto apresenta produção de 3500 Kg/ha de MS e deve ser utilizado com período de pastejo de 2 dias e período de descanso de 42 dias. Diga qual o número de piquetes necessários, o tamanho de cada piquete e a área total do Sistema.
14 – (2,0) Você precisa produzir 80 toneladas de matéria seca (MS) de silagem de milho para alimentar vacas leiteiras. Esta planta apresenta 32% de MS e produz 25 toneladas de matéria natural (verde) por hectare. Quantos hectares de milho você precisa plantar para atender a necessidade dos animais? Se as máquinas lhe permitirem a colheita de 6,25 toneladas/hora e sua jornada de trabalho for de 8 horas/dia, quantos dias serão necessários para ensilar todo o milho produzido?
15 – (2,0) Você precisa produzir 120 toneladas de matéria seca (MS) de silagem de sorgo para alimentar vacas leiteiras. Esta planta apresenta 30% de MS e produz 20 toneladas de matéria natural (verde) por hectare. Quantos hectares de milho você precisa plantar para atender a necessidade dos animais? Se as máquinas lhe permitirem a colheita de 16,75 toneladas/hora e sua jornada de trabalho for de 8 horas/dia, quantos dias serão necessários para ensilar todo o milho produzido?
16 – (2,0) Você precisa produzir 160 toneladas de matéria seca (MS) de silagem de capim-elefante para alimentar vacas leiteiras. Esta planta apresenta 25% de MS e produz 20 toneladas de matéria natural (verde) por hectare. Quantos hectares de milho você precisa plantar para atender a necessidade dos animais? Se as máquinas lhe permitirem a colheita de 20 toneladas/hora e sua jornada de trabalho for de 8 horas/dia, quantos dias serão necessários para ensilar todo o milho produzido?
Bom Estudo !!!

Outros materiais