Buscar

Prova Discursiva de psiclogia e socioantropologico de Educação.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova Discursiva de Fundamentos Psicológicos e Socioantropologicos da educação
Questão 1/5
Com base nos apontamentos de Nogueira e Leal (2012) e nos conteúdos abordados durante as teleaulas da disciplina, discorra sobre a importância de estudar os fundamentos psicológicos da educação para a sua futura formação.
Nota: 20.0
	Os fundamentos psicológicos nos dão base sobre algumas concepções que nos auxiliam na compreensão de como ocorre o desenvolvimento humano, bem como a base que elas oferecem para a compreensão dos mecanismos de aprendizagem (p. 11). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Questão 2/5
Na Idade Média, foram paralisados os esforços dos pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico que eram formados desde os primórdios com os pré-            -socráticos, pois os avanços intelectuais, científicos, sociais e culturais ficaram limitados à teologia e à Igreja Católica. Com base nessas informações, discorra sobre este período, fazendo uma ligação do mesmo com a educação.
Nota: 20.0
	A Idade Média foi, sobretudo, a época da formação da Europa e da gestação dos pré-requisitos do homem moderno (formação da consciência individual, do empenho produtivo e da identidade supranacional), como também um modelo de sociedade orgânica, marcada por forte espírito comunitário e uma etapa da evolução de alguns saberes especializados como a matemática ou a lógica, assim como uma fase histórica que se coagulou em torno dos valores e princípios da religião, caracterizando de modo particular toda esta longa época. A educação, no entanto, foi se desenvolvendo em estreita ligação com a igreja, com a fé cristã e com as instituições eclesiásticas, que eram as únicas que tinham permissão para educar, formar e conformar, ou seja, era da igreja que partiam os modelos educativos e as práticas de formação (p. 38 - 39). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Questão 3/5
“Quais as funções sociais da educação? Em última instância há, na análise da ação educativa, duas posições extremas: uma, que sustenta que a educação se define basicamente pela sua função reprodutora da ordem social existente e que, portanto, tem um caráter conservador à sua própria natureza, e outra, que afirma ter a educação uma função inovadora, garantia de mudanças e progressos, tanto no nível individual quanto social”.
TEDESCO, J. C. Sociologia e educação. Campinas: Autores Associados, 1995. p. 9
O texto apresenta duas funções contraditórias para educação, mas vimos nas aulas e no livro-base que Durkheim acredita que a função da educação é apenas conservadora. Com base nisso, explique a função da educação para Durkheim.
Nota: 20.0
	a educação é ação sistemática sobre as novas gerações com o objetivo de conservação do que já foi construído socialmente pelos homens. Para ele, os indivíduos não devem criticar o sistema social, mas se adaptar a ele. (pp. 36-37)
Questão 4/5
Uma mãe está preocupada com o desenvolvimento cognitivo de seu filho, uma vez que ele não compreende bem o conteúdo passado em sala de aula. A mãe, então, vai até à escola conversar com a professora, a qual explica que a criança, segundo Jean Piaget, passa por estágios sucessivos de organização do campo cognitivo, ou seja, a construção do conhecimento passa por três fases: adaptação, acomodação e assimilação. Com base nessas informações, discorra sobre essas três fases.
Nota: 10.0
	A adaptação resulta do equilíbrio entre a assimilação e acomodação, dois mecanismos que não se separam, uma vez que um não ocorre sem o outro. A atuação recíproca desses dois mecanismos promove modificação e / ou a criação de esquemas motores ou mentais (operações) que fornecerão condições maiores e melhores para o sujeito interagir com o mundo (p. 63). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Questão 5/5
Leia o trecho a seguir:
“Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc. [...] No etnocentrismo, estes dois planos do espírito humano – sentimento e pensamento – vão juntos compondo um fenômeno não apenas fortemente arraigado na história das sociedades como também facilmente encontrável no dia-a-dia das nossas vidas.”
ROCHA, E. O que é etnocentrismo? Brasília: Ed. Brasiliense, 1988. p. 5.
O texto citado explica o conceito de etnocentrismo. Usando seus conhecimentos adquiridos nas aulas e no livro-base da disciplina, apresente as características do etnocentrismo.
 
Nota: 20.0
	o etnocentrismo é um movimento que vê o mundo a partir dos parâmetros da sua própria sociedade, acreditando que estamos certos e o outro errado.  Suas características são: estranhamento frente ao diferente; nossa visão de mundo como centro; incapacidade de se colocar no lugar do outro. (p 100)

Outros materiais