Buscar

Potencial de membrana em repouso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Potencial de membrana em repouso 
A predominância de diferentes solutos e íons nos compartimentos extracelular e intracelular (LEC e LIC) causa um estado de desequilíbrio elétrico nestes. Isso porque, o compartimento intracelular tem carga líquida negativa (devido algumas proteínas aniônicas que não possuem cátions correspondentes) e o compartimento extracelular tem uma carga líquida positiva.
Essa diferença de cargas é proporcionada pelo transporte de íons através da membrana que, apesar do corpo como um todo ser eletricamente neutro, cria uma gradiente elétrico. O transporte ativo ainda cria um gradiente de concentração. A combinação dos dois, recebe o nome de gradiente eletroquímico. 
Um gradiente elétrico entre dois líquidos é conhecido como diferença de potencial da membrana em repouso. O nome se deve ao fato do gradiente elétrico, criado pelo transporte ativo, ser um tipo de energia armazenada ou potencial (útil para realizar trabalho) que está presente inclusive nas células que parecem não ter atividade elétrica (cujo potencial de membrana alcançou um estágio estacionário). 
O valor deste potencial é estimado, nos seres vivos, através de um aparelho que mede a diferença de cargas em dois pontos. Ele mantém em zero a carga resultante de um lado da membrana e mede o outro, de forma que o valor encontrado é o potencial da membrana em repouso.
Em uma célula permeável a apenas um íon, o potencial de membrana oposto ao gradiente de concentração do íon é conhecido como potencial de equilíbrio. O valor deste para qualquer íon a 37ºC pode ser calculado usando a equação de Nernst:
Eíon= log {células vivas não são permeáveis a um só íon}
z= carga elétrica do íon
61= 2,303 RT/F 
	Se uma célula é permeável a vários íons, usamos a equação de Goldman que considera a permeabilidade relativa da célula para cada íon, isso porque a mudança na permeabilidade iônica altera o potencial da membrana. 
Quando a diferença do interior e o exterior da célula diminui = Despolarização. 
Retorno para o potencial de membrana em repouso = Repolarização. 
Se a diferença de potencial aumenta= Hiperpolarização.
	Uma mudança significativa do potencial requer o movimento de poucos íons, portanto o gradiente de concentração não precisa reverter para que o potencial mude.
Referências bibliográficas
SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 2. ed São Paulo, SP: Manole, 2003. 816 p. ISBN 8520412416

Outros materiais