Buscar

AV1 ZALMIR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CCT0203_AV_201512769592 » TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201512769592 - ZALMIR FERREIRA LEITE 
	Professor:
	RENATO DOS PASSOS GUIMARAES
	Turma: 9009/AI
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 13/11/2015 08:57:26 
	
	 1a Questão (Ref.: 201513017847)
	1a sem.: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	"PaperTab ou Tablet flexível, pode ser a maior revolução do mercado da mídia impressa de todos os tempos. Embora ainda não passe de um protótipo, pesquisadores da Intel em parceria com a Universidade do Queens e aliados a companhia britânica Plastic Logic, apresentaram na CES 2013 incríveis tablets flexíveis da espessura de uma folha de papel. Os protótipos tem pouco mais de 10 polegadas com capacidade de transferir informações entre si e equipados com processadores Intel Core i5. Ainda não há previsão para lançamento do Produto, porém especialistas acreditam que no prazo inferior a dez anos a grande maioria dos tablets e notebooks serão finos como folhas de papel." (disponível em http://www.alexandreporfirio.com/2013/01/08/noticias/) Podemos observar no texto acima que novos produtos digitais proporcionam cada vez mais comodidade e conforto para as pessoas. Com base nesse texto, descreva detalhadamente a relação existente entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.
		
	
Resposta: A relação é que a ciência imapactua na tecnologia e na sociedade, assim como a Tecnologia impactua na ciência e na sociedade, e também a sociedade causa impactos na ciência e na tecnologia, e um bom exemplo disso é o aparelho celular: foi um aparelho criado para se comunicar a longa distancia, com o passar do tempo, novas tecnologias foram sendo apresentadas, a tecnologia viu que a sociedade precisava cada vez mais do aparelho, para outros fins, e hoje vemos que o aparelho celular, não é só um aparelho para comuinicação, e sim para fotos, enviar e receber e-mails, jogos, associação em redes socias. ou seja a ciência e a tecnologia, trabalharam juntas para atender a demanda da sociedade.
	
Gabarito: Trata-se de uma relação contínua, recíproca e de determinação mútua. Os cientistas realizam pesquisas e descobertas sobre novos materiais, novos comportamentos e propriedades dos elementos químicos e substâncias existentes na natureza. A partir daí, surgem as inovações tecnológicas sob a forma de produtos industrializados, os quais serão ofertados para a sociedade, que irá tirar proveito de seus benefícios. A sociedade demanda e se beneficia das inovações tecnológicas da indústria, que por sua vez tem seu suporte nas descobertas e pesquisas científicas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513087857)
	8a sem.: Tecnologia da Informação: regulamentação da profissão
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Existem várias abordagens sobre a regulamentação da profissão de Informática. Dentre essas abordagens existem os princípios, que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão segundo a Sociedade Brasileira de Computação. A partir dessa afirmação descreva detalhadamente os três princípios da Sociedade Brasileira de Computação.
		
	
Resposta: O código de ética. Relação sócio Ambiental. A TI verde.
	
Gabarito: 1. Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal. 2. Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio acima. 3. A área deve ser Auto-Regulada. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513413587)
	sem. N/A: Ciência Tecnologia e Comunicação
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Antes da utilização da rede internet, existia em algumas universidades a Rede acadêmica Bitnet, (Because Its Time Network), muito utilizado para troca de e. mails principalmente, com a criação e a popularização da Internet tivemos diversos benefícios como :
		
	
	possibilitar uma revolução na disponibilização e no acesso à informação 
	
	velocidade nos canais de comunicação de dados sem a exclusão digital 
	
	acesso geral a todos os usuários da grande rede sem restrições 
	
	utilização da internet apenas em ambiente acadêmico 
	
	novas formas de entretenimento e relacionamento parcial com a sociedade 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513082414)
	sem. N/A: ABORDAGENS / CONCEITO DE DETERMINISMO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O conceito de determinismo tecnológico foi criado pelo sociólogo americano Thorstein Veblen (1857-1929) e cultivado e aperfeiçoado por Robert Ezra Park, da Universidade de Chicago. Em 1940, Park declarou que os dispositivos tecnológicos estavam modificando a estrutura e as funções da sociedade, noção que serviu de ponto de partida para uma corrente teórica em todos os aspectos, inovadora. Indique uma ideia defendida pelos deterministas tecnológicos:
		
	
	subjetividade deve ser contida dentro dos limites da objetividade na tentativa de reproduzir a realidade ¿assim como ela é¿.
	
	contribuiu para reforçar a ideia de neutralidade.
	
	Novas tecnologias transformam a ciência em todos os níveis.
	
	primeiro movimento importante que, ao mesmo tempo e não por acaso, questionou o pensamento religioso e potencializou a ideia da neutralidade.
	
	interpretam a tecnologia como a base da sociedade no passado, presente e até mesmo no futuro.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513419911)
	sem. N/A: Sociedade da informação e do conhecimento
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A educação é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado. Parte considerável do desnível entre indivíduos, organizações, regiões e países deve-se à desigualdade de oportunidades relativas ao desenvolvimento da capacidade de aprender e concretizar inovações. (Takahashi, p.45)
Fonte: Sociedade da informação no Brasil: livro verde / organizado por Tadao Takahashi. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. 
Disponível em < http://www.mct.gov.br/upd_blob/0004/4799.pdf> 
 
Nesse contexto, podemos afirmar que:
I -   A inovação é um diferencial para o desenvolvimento de um país;
II -  Os recursos naturais são mais importantes que a Educação e capacidade de gerar inovação para o desenvolvimento de uma nação;
III- Nosso país é mais reconhecido pela sua capacidade de gerar inovação do que pela abundância dos seus recursos naturais.
		
	
	Somente a afirmativa I está correta 
	
	Todas as afirmativas estão erradas
	
	Somente a afirmativa II está correta 
	
	As afirmativas I e II estão corretas 
	
	Somente a afirmativa III está correta 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201513475352)
	sem. N/A: INTERNET
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Internet é a rede mundial de computadores, que interliga todas as redes das empresas, "data centers" e os usuários. Diante desse cenário tecnológico, a computação na nuvem vem sendo utilizada pelas empresas e também pelos usuários domésticos. 
Isso significa que: 
		
	
	Os conteúdos são digitalizados através dos computadores e colocado em redes digitais, sendo acessados online a qualquer hora, em qualquer lugar. 
	
	A criação de atividades online é limitada, pois o acesso à rede mundial é caro e a banda é cada vez mais compartilhada. 
	
	Estamos cada vez mais dependentes dos conteúdos escritos e impressos, distribuídos por meio rodoviário. 
	
	Existe uma nova civilização, chamada civilização online, que determina restrições das atividades digitais que podem ocorrer na nuvem.
	
	Apesar dos conteúdos estarem digitalizados, temos que manter backup nos meios tradicionais (papel, principalmente). 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512911008)
	5a sem.: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Analise as sentenças abaixo sobre o conceito da TIC e, em seguida, assinalea alternativa correta:
I. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) refere-se somente à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade;
II. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) constitui-se num conjunto de recursos tecnológicos de informação e comunicação, utilizados com fins específicos e de forma integrada;
III. Os recursos tecnológicos de informação e comunicação baseiam-se, geralmente, no desenvolvimento de hardware e software para dar suporte e permitir a operacionalização da comunicação e dos processos relativos aos ambientes virtuais. 
		
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
	Somente a sentença II está correta
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
	Somente a sentença III está correta
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201513415005)
	sem. N/A: ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	No ambiente de trabalho de uma empresa multinacional que desenvolve diversos softwares para as áreas de TI com filiais em diversas cidades no Brasil, foi criado recentemente um Comitê de TI (COMTI) com representantes de diversas coordenações, para elaborar políticas de uso do ambiente computacional e estabelecimento de códigos de ética. Conforme o texto acima, qual a opção correta para ser discutida no Comitê de TI, referente ao código de ética : 
		
	
	liberação de password (senhas) para os administradores de rede 
	
	instalação de câmeras IP nos locais restritos 
	
	definição de regras de conduta dos funcionários das coordenações 
	
	tratar de assuntos da utilização de software livre 
	
	contratação de especialistas em desenvolvimento de software 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201513467597)
	sem. N/A: Tecnologia da Informação: regulamentação da profissão
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu na época que a profissão de analista de sistemas seja regulamentada. ¿Considero importantíssimo que a profissão, que é diferenciada e tem características específicas, deva ser regulamentada. O presidente determinou que fizéssemos um estudo específico para isso.¿. A declaração foi feita durante a inauguração da nova sede própria do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd). Durante a cerimônia, o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recebeu das mãos do presidente do Sindpd, Antonio Neto, cópia do projeto de lei do Senado PLS 607/07, de autoria do senador Expedito Junior (PR-RO), que regulamenta o exercício da profissão de Analista de Sistemas. ¿Precisamos de um Conselho Federal de Tecnologia da Informação, e sua criação deve ser uma prerrogativa do Executivo¿, disse Neto. Segundo estimativa do sindicato, há cerca de 600 mil profissionais de tecnologia no país. Complete as lacunas da sentença: O profissional da área de TI necessita de uma formação __________________ que abranja uma variedade de competências e habilidades para exercer a profissão, podendo citar como exemplo o processo de desenvolvimento de um _____________ que demanda o envolvimento de profissionais de diversas áreas e não somente da área de TI. Disponível em: http://computerworld.com.br/carreira/2010/01/25/dilma-rousseff-diz-que-profissao-de-ti-deve-ser-regulamentada/
		
	
	especial, firmware
	
	profunda, sistema
	
	simplificada, equipamento
	
	básica, hardware
	
	multidisciplinar, software
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201512910858)
	10a sem.: SUSTENTABILIDADE
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo a classificação proposta por Takahashi (2009), podemos tomar como exemplos das práticas de TI Verde de incrementação tática: 
		
	
	a criação de uma nova infraestrutura na rede elétrica visando a sua maior eficiência e sistemas computacionais de menor consumo elétrico, incluindo novas políticas internas de controle de seus desastres. Além disso, também é cosiderado o marketing gerado pelas medidas adotadas. 
	
	o uso de monitoramento de energia disponível nos equipamentos, como o desligamento desses quando não usado, a utilização de lâmpadas fluorescentes e a otimização da temperatura das salas. 
	
	somente ações simples para redução dos custos de insumos.
	
	projetos de sistemas de refrigeração, iluminação e disposição de equipamentos no local com base nas práticas de TI Verde "a fundo".
	
	ações mais complexas que tenham como reflexos a demissão de pessoas e que impliquem necessariamente na redução significativa do espaço físico da empresa.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/11/2015 até 24/11/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais