Buscar

prova de bioquimica I

Prévia do material em texto

Ministério da Educação
Universidade Federal Rural do Rio de janeiro
Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Química
Setor de Bioquímica – Prof. André Luiz Gomes Vieira
IC621 – Prova III (valor 10,0 pontos)
Aluno/matrícula:	
Data:	
Questão 1: Glicoproteínas e glicolipídeos são glicoconjugados de carboidrato-proteína e carboidrato-lipídeo, respectivamente. Os oligossacarídeos, componentes de uma variedade de glicoproteínas e glicolipídeos na superfície externa da membrana plasmática, interagem com alta especificidade e afinidade com ligantes do meio extracelular. As viroses que infectam as células animais, tais como o vírus da influenza, ligam-se às glicoproteínas na célula como primeira etapa da infecção. Toxinas bacterianas, tais como as toxinas pertussis e colérica, ligam-se a um glicolipídeo de superfície antes de entrar na célula. Além disso, muitas proteínas secretadas pelas células eucarióticas são glicoproteínas, incluindo a maioria das proteínas do sangue, tais como as imunoglobulinas (anticorpos) e certos hormônios, como o luteinizante e o hormônio estimulante da tireóide. Tendo em vista o vasto espectro de atuação das glicoproteínas e dos glicolipídeos, qual dos oligossacarídeos esquematizados a seguir (A ou B) seria encontrado em tais glicoconjugados? Atenção, a questão só terá validade mediante apresentação da justificativa correta. (2,0 ponto)
 
Seria encontrado o oligossacarídeo B, pois o carboidrato presente nesse glicocomjugado trata-se de um heteropolissacarideo , os quais tem um amplo espectro de atuação por possuírem vários tipos de unidades monossacaridicas, e não somente um tipo como ocorre no glicoconjugado A, o qual se trata de um homopolissacarideo.
Questão 2: Analise as estruturas moleculares abaixo e julgue as alternativas a seguir como verdadeiras ou falsas. As questões consideradas falsas só terão validade mediante a apresentação da justificativa correta. (1,0 ponto)
( F ) As moléculas A e B são lipídeos e as moléculas C e D são carboidratos.
As moléculas A,B, C e D são lipídios, sendo a Molécula A, um triacilglicerol, a molécula B, um plamalogênio , a molécula C é um colesterol, e a molécula D é uma molécula de esterol.
( V ) A molécula A é um lipídeo de armazenamento de energia e não é encontrada nas membranas biológicas.
( V ) As moléculas C e D são constituintes das membranas biológicas.
( v ) A molécula D dá origem à molécula C.
 ( V ) A molécula B é um fosfolipídio de membrana.
Questão 3: A figura a seguir ilustra a captação da glicose por células do epitélio intestinal. Com base nas informações contidas na figura e em seus conhecimentos sobre o transporte de solutos através das membranas biológicas, leia atentamente o texto que se segue e escolha umas das opções entre parentes ao longo do texto que complete corretamente o mesmo. Faça círculos à caneta nas opções que completam corretamente o texto. (2,0 pontos)
Nas células do epitélio intestinal, o transporte (ativo/passivo) da glicose se dá por meio do (simporte/contraporte) com o íon (Na+/K+), o qual flui para o interior da célula (a favor do/contra o) gradiente eletroquímico. Sendo assim, o fluxo (endergônico/exergônico) do (Na+/K+) para o interior da célula é acoplado ao transporte (endergônico/exergônico) de glicose. A captação da glicose pelas células intestinais é dependente do transporte ativo (primário/secundário) dos íons Na+ e K+ pela bomba de Na+-K+. Essa bomba é responsável pelo (simporte/contraporte) desses íons de modo que a concentração intracelular de Na+ é mantida baixa e a de K+ alta. Por fim, a glicose captada pelas células intestinais é transportada (ativamente/passivamente) para a corrente sanguínea por meio do transportador de glicose GluT2.
Questão 4: A figura a seguir ilustra o estabelecimento do potencial elétrico transmembrana pela bomba Na+K+ ATPase. De acordo com seus conhecimentos sobre transporte de solutos através das membranas biológicas e com base nas informações contidas na figura abaixo, responda as questões a seguir. As setas na parte inferior esquerda da figura indicam o sentido em que certos íons, tais como Na+, Ca++, K+ e Cl-, tendem a se mover através da membrana por meio de seus canais iônicos.
Em sua opinião, seria correto afirmar que o canal iônico 3 (três) é um canal de íons Cl- (cloreto)? Justifique. (1,0 ponto)
O canal iônico 3 não pode ser um um canal de ions cloreto, pois de acordo com a figura a bomba de sódio e potássio já esta estabilizando a entrada e saída de cargas positivas não deixando o meio mais positivo, pois pra cada 2 moleculas de potássio que entram saem 3 de sódio, e o cloreto tem carga negativa e entra na membrana por transporte passivo, assim sendo ele teria que entrar a favor do gradiente, o que não esta acontecendo
O gradiente elétrico gerado pela bomba Na+-K+ATPase dirige o fluxo de íons Ca++ em qual sentido? Justifique. (1,0 ponto)
O gradiente eletroquímico gerado pela bomba Na+-K+ATPase dirige o fluxo de cálcio para dentro da célula
Questão 5: A figura a seguir ilustra o mecanismo de captação de lactose na bactéria Escherichia coli. Com base em seus conhecimentos sobre transporte de solutos através das membranas biológicas, bem como as informações contidas na figura, responda as questões a seguir:
 
O transporte de lactose é passivo, ativo primário ou ativo secundário? Justifique sua resposta. (1,0 ponto)
Ocorre um transporte ativo secundário para dentro da célula envolvendo o simporte de ions H+ e lactose pelo transportador galactosideo. Para a Lactose entrar na célula contra o seu gradiente de concentração é preciso que haja um gradiente eletroquímico gerado pelo fluxo de H+.
O que aconteceria com o transporte de lactose caso fosse adicionado à cultura de bactéria um ionóforo como o dinitrofenol, o qual é capaz de se ligar a íons H+? Justifique sua resposta. (1,0 ponto)
O dinitrofenol dissipa o gradiente elétroquímico transportando H+ para o interior da matriz, na presença dele, não ocorre a formação do gradiente eletroquímico necessário para o transporte de lactose, já que a lactose depende do transporte ativo primário de H+.
O que aconteceria com o transporte de lactose caso a bomba de prótons mostrada na figura fosse inibida por cianeto (CN-). Justifique sua resposta. (1,0 ponto)
O cianeto inibe o transporte ativo primário de H+ para fora da célula, impedindo que haja a formação do gradiente eletroquímico necessário ao transporte ativo secundário de lactose, na presença dele não há o transporte de lactose através da membrana.

Outros materiais