Buscar

CASO CONCRETO 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027
Título
SEMANA 4
Descrição
CASO CONCRETO: Antônio, Sérgio e Carlos desejam constituir uma Sociedade Limitada no Estado de Alagoas, na Capital. O objeto social será uma Concessionária de automotivos. Antônio é Funcionário Público, mas deseja ser o administrador da sociedade. Os demais sócios concordaram com o seu desejo e levaram a registro os atos constitutivos da sociedade na Junta Comercial do referido Estado. Você estudou nesta aula a administração da sociedade. Portanto, responda: Será possível a pretensão de Antônio?
Não será possível, uma vez que Funcionários Públicos não podem ser nem empresários individuais, nem diretores, nem controladores de sociedades empresariais, eles apenas podem ser cotistas ou acionistas.
QUESTÃO OBJETIVA 01: (28º Exame de Ordem - 1ª fase). Na sociedade limitada, se o contrato permitir administradores não sócios, já estando integralizado o capital social, a designação deles dependerá da aprovação dos sócios que representem, no mínimo:
A) 2/3 do capital; Art. 1061, CC/02
B) 1/4 do capital;
C) 1/2 do capital;
D) 3/4 do capital.
E) Maioria do Capital social
QUESTÃO OBJETIVA 02: Quanto à administração da sociedade limitada, o novo Código Civil permitiu que a mesma seja realizada por:
a) Somente sócios.
b) Somente não sócios.
c) Sócios e não sócios, respeitando-se as questões legais de impedimentos e do quórum de aprovação dos sócios, quando o capital não estiver integralizado. Art. 1061, CC/02.
d) Sócios e não sócios, independentemente de qualquer deliberação.
e) Somente sócios fundadores.

Outros materiais