Buscar

CASO CONCRETO 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027
Título
SEMANA 8
Descrição
AULA 08:
CASO CONCRETO:
Mario de Andrade, Fernando Pessoa e Graciliano Ramos são sócios de uma sociedade anônima no ramo editorial. O capital social foi constituído por meio de subscrição de 100.000 ações – todas com valor nominal de R$ 1,00 cada. Mario – preferencialista de classe “A” – é o acionista titular de 48.000 do total das ações. Fernando Pessoa, o acionista controlador, é titular de 50.000 de ações ordinárias que - por força de lei – pertencem a uma única classe. E Graciliano Ramos – por sua vez – é titular do restante (2.000) de ações preferenciais da classe “B”. Todos os sócios já integralizaram seus montantes, com exceção de Graciliano que realizou apenas 30% do preço de emissão das ações subscritas por ele.
Considerando o texto apresentado, diga – atendendo as normas do direito societário – se o percentual de distribuição das ações ordinárias e preferenciais atende à norma da lei específica. Fundamente.
Sim, pois conforme o art. 15, §2º da Lei das Sociedades Anônimas, as ações preferenciais não podem ultrapassar 50% do total das ações emitidas.
QUESTÃO OBJETIVA 01:
Respeitando as normas doutrinárias das sociedades anônimas, no que se refere ao capital social da companhia, pode-se afirmar, SALVO:
A) O capital social de uma companhia é o resultado da soma de todas as entradas decorrentes da contribuição de cada acionista.
B) A doutrina do direito societário, não obstante previsão no Código Civil de 2002, não admite constituição do capital social de uma companhia em prestação de serviços.
C) A assembleia geral poderá deliberar a redução do capital social se houver perda, até o montante dos prejuízos acumulados, ou se julgá-lo excessivo.
D) A conversão, em ações, de debêntures ou partes beneficiárias emitidas pela companhia implica no aumento do seu capital social.
E) Se o subscritor aceitar o valor aprovado pela assembleia do seu bem imóvel, a sua incorporação ao patrimônio da companhia não exige escritura pública.
QUESTÃO OBJETIVA 02: Assinale a alternativa correta, quanto ao Capital Social das
Sociedades Anônimas:
a) O Capital Social é dividido em ações e expresso em moeda nacional.
b) O Capital Social é dividido em ações, debêntures e cotas.
c) O Capital Social é dividido somente em cotas.
d) O Capital Social é dividido em ações ou debêntures, e a responsabilidade dos sócios até o valor do capital social.
e) O Capital Social é expresso em moeda nacional e em demais moedas estrangeiras, independente da nacionalidade da Cia.

Outros materiais