Buscar

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0509_AV_ » HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	RICARDO LUIZ MOSNA FERREIRA DA SILVA
	Turma: 9006/AA
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 16/11/2015 10:40:42
	
	 1a Questão (Ref.: 201308465168)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Sobre a Primeira Guerra Mundial, podemos considera-la como um conflito com alto poder de destruição e que matou mais de 13 milhões de pessoas. A mesma iniciou-se com o assassinato do arquiduque da Áustria, Francisco Ferdinando mas esse evento foi apenas a gota d¿água para o início do conflito. Discuta sobre o contexto anterior ao início da guerra e os motivos que levaram os países à formarem alianças.
		
	
Resposta: Devido ao imperialismo, os países europeus buscavam novos territórios em busca de matéria prima, essa busca fez com que alguns países formassem alianças e acordos por objetivos comuns, e se fortalecerem nessa busca neocolonialista. Um dos motivos do conflito foi devido a entrada tardia da Alemanha e Itália nesse processo imperialista devido a criação tardia de seus Estados.
	
Gabarito: O aluno deverá abordar a questão do imperialismo do século XIX, a política de alianças que se formaram nesse período e a aproximação entre os países de acordo com interesses comuns. Poderá ainda destacar a unificação da Alemanha e da Itália tardiamente e sua entrada no colonialismo também tardiamente como fatores importantes para compreendermos os motivos da Alemanha entrar no conflito
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308362324)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Explique o significado do Plano Marshall, relacionando-o as influências norte americanas da Guerra Fria.
		
	
Resposta: O Plano Marshall foi elaborado pelos Estados Unidos após a Segunda Guerra, para auxiliar economicamente os países europeus devastados pela guerra, e dessa forma aumentariam sua área de influencia, evitando que estes países seguissem para o socialismo.
	
Gabarito: O aluno deve relacionar a ajuda aos paises europeus implementada pelo Plano MArshal a busca or áreas de influência para o Capitalismo, durante a Guerra Fria.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308505173)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Tratado de Versalhes foi considerado um fator de humilhação para o povo alemão pois colocava o país em condição humilhante para o povo alemão. Esse tratado tinha várias determinações, estabelecendo sanções para a Alemanha e a devolução de territórios conquistados da França durante a Guerra Franco-Prussiana. Esses territórios eram:
		
	
	Berlim e Ravensbruk
	
	Toulon e Nice
	
	Servia e Eslovaquia
	
	Werbrüg e Lorena
	 
	Alsacia e Lorena
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308362845)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Adaptada de concurso público) Embora a servidão tivesse sido juridicamente extinta em 1861, a sociedade russa do início do século XX ainda guardava características medievais. Sobre o contexto histórico social, político e econômico da Rússia é FALSO afirmar que:
		
	
	Os camponeses viviam sob condições precárias, dependentes das colheitas nem sempre bem sucedidas, entre outros fatores, pela falta de modernização, resultando nos períodos de fome vividos por essa camada popular
	
	A sociedade tinha pouquíssima mobilidade social, com destaque para as elites, as quais eram formadas pela aristocracia, proprietárias de terras, pela Igreja ortodoxa e pelos militares, compondo a base de apoio ao czarismo
	 
	Os czares acreditavam-se reis pela vontade de Deus, e por esse motivo, centralizava todo império sob seu comando de modo tradicional e, apoiados pela aristocracia nobre, nenhuma dinastia criou meios para modernizar o país
	
	A Rússia não acompanhou a Revolução Industrial que se espraiava pela Europa Ocidental, dando continuidade a uma economia voltada, essencialmente, para a agricultura e com a maior parte da população vivendo no campo
	
	Embora existissem assembleias locais, com alguns poderes administrativos, eram raras as formas democráticas de participação política, como também não existia um parlamento nacional nem liberdade de associação política
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308505370)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A crise de 1929 teve um efeito intenso no mundo capitalista, fazendo com que o governo dos Estados Unidos repensasse a viabilidade do modelo liberal para sua economia. Todo o mundo capitalista foi afetado por essa crise e no caso específico da América Latina isso ocorreu principalmente por que:
		
	 
	Os latino-americanos dependiam dos Estados Unidos para a compra de suas matérias primas e quando os EUA entraram na crise, suspenderam suas importações, o que prejudicou os países da região, que dependiam dessas vendas para equilibrarem suas economias.
	
	Países da América Latina formaram um bloco único, interligando-se com a Alemanha e garantindo as exportações de seus produtos para àquele país.
	
	Os Estados Unidos passaram a negociar intensamente com a URSS pois esse país não havia passado pela crise e estava economicamente estável, abandonando as negociações com a América Latina.
	
	Os governos eram distanciados mas, no aspecto econômico, havia uma dependência muito forte dos Estados Unidos para com as matérias-primas da região e para proteger sua economia, os países latino-americanos taxaram seus produtos e dificultaram a importação dos mesmos pelos estadunidenses.
	
	Havia uma política de alianças entre EUA, Brasil e Argentina para garantir a continuidade das importações após a crise, o que gerou dificuldades no restante da região.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308477565)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	PARA CONSEGUIR A ADESÃO E O APOIO DA IGREJA CATÓLICA PARA O FASCISMO, MUSSOLINI ASSINOU, EM 1929, O TRATADO DE LATRÃO, QUE DETERMINAVA:
		
	 
	O RECONHECIMENTO DA SOBERANIA DO PAPA E A CRIAÇÃO DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO, O VATICANO.
	
	A CONSOLIDAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE A IGREJA E OS MONARQUISTAS ITALIANOS
	
	O ACORDO ENTRE A IGREJA E OS SOCIALISTAS PARA QUE OS MESMOS PUDESSEM GOVERNAR CONTANDO COM O APOIO DESSA INSTITUIÇÃO
	
	O APOIO INCONDICIONAL DA IGREJA CATÓLICA AO FASCISMO, INCLUSIVE COM A IMAGEM DO PAPA NOS DISCURSOS E NA PROPAGANDA OFICIAL DO DUCE.
	
	O TOTAL AFASTAMENTO DA IGREJA DE TODAS AS DECISÕES ENVOLVENDO O FASCISMO E A NEUTRALIDADE DA MESMA DIANTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308362282)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Adaptada de concurso público) Analise as afirmações abaixo.
I. Os Estados Unidos da América e a União Soviética, apesar de adotarem sistemas políticos e econômicos diferentes, se uniram durante a Segunda Guerra Mundial, contra as nações do Eixo.
II. Os Estados Unidos da América, durante a Segunda Guerra Mundial, combateram a União Soviética, uma das nações do Eixo.
III. Os Estados Unidos e União Soviética foram os grandes vencedores da Segunda Guerra Mundial. Terminado o conflito, foram dividindo o mundo entre si.
IV. Entre as conseqüências da Segunda Guerra Mundial podemos apontar o fortalecimento dos movimentos nacionalistas na Ásia e na África.
Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas.
		
	
	Somente as afirmações II e III
	
	Somente as afirmações I, II e III
	 
	Somente as afirmações I, III e IV
	
	Somente as afirmações I e II
	
	As afirmações I, II, III e IV
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308363040)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Adaptada de concurso público) Para a Europa, o legado da Segunda Guerra Mundial foi devastador, com uma terrível destruição em termos de vidas e de bens materiais e uma profunda crise ideológica e moral. A Grã-Bretanha sai esgotada da Guerra, perdendo sua posição hegemônica mundial. Nesse cenário, a ascensão soviética, contrabalançada pela dos Estado Unidos, aponta para novas esferas de influência e conflitos, que sinalizam para o que se denomina:Tratado de Potsdam, no qual se decidiu que o território alemão seria partilhado pelas potências aliadas
	
	Guerra do Golfo, sinalizando para a cobiça de nova superpotência no Oriente
	
	Guerra do Vietnã, demonstrando o combate norte- americano aos interesses soviéticos
	
	Tratado de Versalhes, imputando à Alemanha as causas e despesas da Guerra
	 
	Guerra Fria, polarizando o mundo entre o bloco socialista e o capitalista
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308362280)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Adaptada de concurso público) A primeira coisa a fazer ao montarmos um curso é selecionar conteúdos, lembrando que a matéria escolar pode ser relacionada a vários recortes de História. Por exemplo, as Revoluções Russa, Chinesa e Cubana ocorreram no século XX e podem ser estudadas juntas sob o título "Revoluções do Século XX". Isto porque, além da questão cronológica, elas apresentam algumas características comuns como a:
		
	
	concretização dos interesses da burguesia industrial
	
	destruição da estrutura administrativa estatal
	
	liderança revolucionária dos camponeses
	
	defesa do ideário anarquista
	 
	filiação marxista-leninista
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308505399)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma das ações empreendidas pelo governo de Nixon nos Estados Unidos e que se caracterizou como evidência da detente foi:
		
	
	Colaboração dos Estados Unidos com o Iraque na guerra Irã - Iraque.
	
	Apoio dos Estados Unidos para a vitória do Vietnã do Norte na Guerra do Vietnã.
	 
	Alinhamento com os países capitalistas da América Latina.
	
	Restabelecimento de relações diplomáticas com Cuba.
	 
	O apoio à entrada da China comunista no Conselho de Segurança da ONU.

Outros materiais