Buscar

PROVA OBJETIVA - GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

OBS. Nota 10
Questão 1/10
Todo projeto social passa por um ciclo que compreende diferentes fases. Uma destas fases é a identificação. São três os elementos principais da fase de identificação.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, esses três elementos:
	
	A
	Oportunidade de implementação, sustentabilidade da ideia e descarte do problema.
	
	B
	Oportunidade de intervenção, sustentabilidade da ideia e diagnóstico do problema.
	
	C
	Oportunidade de eliminação, sustentabilidade do problema e diagnóstico da ideia.
	
	D
	Oportunidade de problematização, sustentabilidade da intervenção e diagnóstico da ideia.
Questão 2/10
Todo projeto social passa por um ciclo que compreende diferentes fases. Uma destas fases é a implementação ou, também chamada, monitoramento.
Quais são essas fases deste ciclo de um projeto social?
	
	A
	Identificação, elaboração, aprovação, implementação/monitoramento e avaliação.
	
	B
	Identificação, declínio, aprovação, implementação/monitoramento e feedback.
	
	C
	Identificação, aprovação, descarte, implementação/monitoramento e renovação.
	
	D
	Introdução, elaboração, declínio, implementação/monitoramento e saturação.
Questão 3/10
Cerca de 20 anos depois da Conferência de Estocolmo, a ONU propôs uma nova conferência que viesse a implementar ações mais efetivas e pontuais quanto aos problemas ambientais. Entretanto, antes de a reunião ser realizada na cidade do Rio de Janeiro, em 1992, a entidade constituiu uma comissão a fim de preparar um documento que pudesse viabilizar a Conferência.
Como foi nomeada esta comissão?
	
	A
	Comissão Estadual sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
	
	B
	Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
	
	C
	Comissão Regional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
	
	D
	Comissão Municipal sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Questão 4/10
A partir de meados dos anos 1950, o capital estrangeiro passou a entrar no Brasil, com a implementação de indústrias de bens duráveis e de consumo.
O debate sobre a dualidade da economia brasileira alimenta disputas em torno de uma interpretação da realidade brasileira.
Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Enquanto alguns percebiam um Brasil dividido em duas economias (uma dinâmica e moderna, outra atrasada e arcaica), outros observavam que os dois setores eram desunidos e que a acumulação capitalista no setor moderno dependia das ações econômicas do país.
	
	B
	Enquanto alguns percebiam um Brasil dividido em duas economias (uma dinâmica e moderna, outra atrasada e arcaica), outros observavam que os dois setores eram fortemente ligados e que a acumulação capitalista no setor moderno dependia da marginalidade urbana e da agricultura tradicional.
	
	C
	Enquanto alguns percebiam um Brasil dividido em três economias (uma dinâmica e moderna, outra atrasada e arcaica e uma capitalista), outros observavam que os setores eram desunidos e desatualizados e que a acumulação capitalista no setor moderno dependia das ações governamentais do país.
	
	D
	Enquanto alguns percebiam um Brasil dinâmico e moderno, outros observavam que os setores eram atrasados e arcaicos.
Questão 5/10
Enquanto a teoria da modernização postulava que as nações deveriam seguir os passos trilhados pelos países já desenvolvidos e industrializados, transformando o sistema social, tornando-o mais moderno, as teorias cepalina e da dependência mantinham uma postura mais crítica, advogando que o subdesenvolvimento não era um problema de etapa de desenvolvimento, mas de posição na estrutura econômica mundial.
Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I - Os teóricos da Cepal defenderam a substituição de importações como via de desenvolvimento para a América Latina, procurando apontar também os fatores econômicos internos que impossibilitavam o crescimento.
II – Os pensadores da teoria da dependência mostravam que os fatores internos de obstáculos para o desenvolvimento eram de natureza política e econômica, sustentando que as elites nacionais dos países dependentes se aliaram e se orientaram para o exterior, formando uma estrutura histórica de dominação.
III – Os teóricos da Cepal e, também, os pensadores da teoria da dependência não defendiam a substituição de importações como via de desenvolvimento para a América Latina. Estes pensadores mostravam que os fatores externos de obstáculos para o desenvolvimento eram de natureza política e socioeconômica.
	
	A
	Apenas a alternativa I é correta.
	
	B
	Apenas a Alternativa II é correta.
	
	C
	Apenas as alternativas I e II são corretas.
	
	D
	Apenas as alternativas I e III são corretas.
Questão 6/10
Sachs destaca a ideia de solidariedade que remete a ideia de desenvolvimento a um conteúdo ético, tanto no presente quanto no futuro. O autor ainda delineia cinco pilares do desenvolvimento sustentável. Um destes pilares é o territorial, relacionado à distribuição espacial dos recursos, das populações e das atividades.
Quais são os cinco pilares do desenvolvimento sustentável?
	
	A
	Social, ambiental, territorial, econômico e político.
	
	B
	Tecnológico, ambiental, territorial, econômico e socioambiental.
	
	C
	Socioambiental, tecnológico, territorial, econômico e político.
	
	D
	Macroeconômico, ambiental, territorial, tecnológico e político.
Questão 7/10
As liberdades não somente influenciam o processo de desenvolvimento como um todo, mas também estabelecem relações entre si, nas quais uma liberdade pode influenciar outras.
Quais são as cinco liberdades instrumentais que têm particular relevância para o desenvolvimento e que se influenciam mutuamente?
	
	A
	Liberdades políticas, facilidades econômicas, oportunidades sociais, garantias de transparência e segurança protetora.
	
	B
	Liberdades políticas, facilidades rurais, oportunidades únicas, garantias de transparência e segurança protetora.
	
	C
	Liberdades assistidas, facilidades econômicas, oportunidades culturais, garantias de transparência e segurança privada.
	
	D
	Liberdades políticas, facilidades monetárias, oportunidades rurais, garantias de créditos e segurança pública.
Questão 8/10
Por que razão o etnodesenvolvimento e as iniciativas para igualdade de gênero podem ser considerados políticas de desenvolvimento e qual a importância delas no Brasil?
	
	A
	As duas iniciativas atuam separadamente e indiretamente nos problemas de desigualdade de gênero e de raça/etnia, inibindo as ações específicas para grupos sociais muitas vezes excluídos de maior parte das políticas públicas.
	
	B
	As duas iniciativas atuam indiretamente nos problemas de desigualdade de gênero, mas não atuam nos problemas de raça/etnia.
	
	C
	As duas iniciativas atuam diretamente nos problemas de desigualdade de gênero e, atuam, indiretamente nos problemas de raça/etnia, inspirando múltiplas ações para grupos sociais envolvidos na maior parte das políticas públicas.
	
	D
	As duas iniciativas atuam diretamente nos problemas de desigualdade de gênero e de raça/etnia e inspiram ações específicas para grupos sociais muitas vezes excluídos de maior parte das políticas públicas.
Questão 9/10
Embora o crescimento econômico e o processo material possam trazer benefícios para uma sociedade, eles não são suficientes se não estiverem associados a um compromisso social e ambiental.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Para ultrapassar uma visão economicista, é necessário NÃO aceitarmos a afirmação de que desenvolvimento possa ser sinônimo de crescimento econômico.
	
	B
	Para ultrapassar uma visão economicista, é necessário aceitarmos que desenvolvimento pode ser sinônimo de crescimento econômico.
	
	C
	O crescimento econômico e o progresso materialtrazem benefícios para uma sociedade, eles são suficientes se não estiverem associados a um compromisso social e ambiental.
	
	D
	O crescimento econômico e o progresso material NÃO trazem benefícios para uma sociedade, mas são suficientes se não estiverem associados a um compromisso social e ambiental.
Questão 10/10
Enquanto o termo “funcionamentos” se refere às realizações de fato, o vocábulo “capacitações” refere-se à habilidade de realizar. Por essa razão, Sem (2000, p. 33) insiste no aspecto geral da liberdade e na condição de
livre-agente dos indivíduos, afirmando que “ter mais liberdade melhora o potencial das pessoas para cuidar de si mesmas e para influenciar o mundo, questões centrais para o processo de desenvolvimento”.
Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de “funcionamentos”.
	
	A
	São estados ainda não executados efetivamente pela pessoa, mas que são passíveis disto. É o conjunto de possibilidades que o indivíduo pode realizar.
	
	B
	São estados executados efetivamente pela pessoa, mas que não são passíveis disto. É o conjunto de possibilidades que o indivíduo deixou realizar.
	
	C
	Relacionam-se às potencialidades dos indivíduos quanto ao que jamais conseguirão ser e fazer.
	
	D
	Relacionam-se às potencialidades dos indivíduos quanto ao que podem ser (ter acesso aos benefícios de sua sociedade, possuir uma profissão bem definida) e fazer (o que compreende desde coisas elementares, como estar bem alimentado, até desejos mais complexos, tais como possuir atuação social).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes