Buscar

Pressão Arterial power2 point

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 Pressão Arterial
 Pressão Arterial
Profª. Aline de Lima Abreu
*
Manguito oclusivo
Bexiga de borracha inflável
Pêra de pressão
Válvula de liberação para inflar o manguito
Manômetro de mercúrio ou aneróide
 Esfigmomanômetro
 Estetoscópio
As cinco partes do estetoscópio são as peças auriculares, binauriculares, tubo, peça torácica da campânula e diafragma. O diafragma transmite sons de alta intensidade (intestinais, pulmonares e cardíacos) . A campânula transmite sons de baixa intensidade (cardíacos e vasculares).
*
Revisão anatômica e fisiológica
 A ação de bombeamento do coração é efetuada pela contração e relaxamento rítmicos de sua parede muscular. Durante a sístole (contração do músculo), os compartimentos do coração tornam-se menores à medida que o sangue é ejetado. Durante a diástole (relaxamento do músculo), os compartimentos do coração se enchem de sangue em preparação para ejeção subseqüente. Um coração de adulto normal em repouso bate aproximadamente 60 a 80 vezes por minuto. Cada ventrículo ejeta aproximadamente 70 ml de sangue por batimento e apresenta um débito de aproximadamente 5 l por minuto. 
*
PRESSÃO SISTÓLICA – a contração do ventrículo esquerdo força o sangue para dentro da aorta. (sístole)
 PRESSÃO DIASTÓLICA – quando o ventrículo relaxa, o sangue que permanece nas artérias exerce uma pressão mínima. (diástole)
Pressão arterial- É a força lateral, sobre as paredes de uma artéria, exercida pelo sangue pulsando devido a pressão do ♥.
Finalidade
♥ Revelar se a força de contração cardíaca, a quantidade de sangue e a resistência periférica dos vasos estão em sintonia.
♥ Obter dados sobre o estado do cliente, auxiliando no esclarecimento do diagnóstico e no tratamento.
*
Válvulas
♥ Válvulas atrioventriculares
 As válvulas que separam os átrios dos ventrículos são denominadas de válvulas atrioventriculares. As válvulas tricúspides separam o átrio direito do ventrículo direito. A válvula mitral situa-se entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.
♥ Válvulas Semilunares
 A válvula entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar é chamada de válvula pulmonar; a válvula entre o ventrículo esquerdo e a aorta é denominada de válvula aórtica. 
*
Fisiologia da Pressão Sanguínea Arterial
Relacionado a Pressão Arterial:
♥ Débito Cardíaco: É o volume bombeado pelo coração (volume sistólico) durante 1 min (freqüência cardíaca). DC= FC x VS
 Pressão Arterial: depende do débito cardíaco (DC) e da resistência vascular periférica (R). PA= DC x R
♥ Resistência Periférica: As artérias contrai e relaxam para alterar o tamanho da luz do vaso. A medida que a resistência sobe a PA sobe. A medida que os vasos se dilatam a resistência e a PA cai.
♥ Volume sanguíneo- Muitos adultos possuem um volume de sangue circulante de 5000 ml. Se o volume aumenta, mais pressão é exercida contra as paredes arteriais, elevando a PA, quando o volume cai, diminui a PA.
♥ Viscosidade- Quando o hematócrito sobe e o fluxo sanguíneo torna-se lento, a pressão sanguínea arterial aumenta.
♥ Elasticidade- As artérias são elásticas, com a redução ocorre resistência ao fluxo sanguíneo subindo a pressão sistêmica.
*
Fatores que influenciam a pressão arterial
♥ Idade- Os níveis variam ao longo da vida. Aumentam durante a infância. Os idosos tem uma elevação, relacionado a diminuição da elasticidade do vaso.
♥ Raça- É maior em afro-americanos, acredita ser a genética.
♥ Medicações- Existem medicamentos que alteram a pressão, analgésicos, anti-hipertensivos...
♥ Estresse- ansiedade, medo, dor, estresse emocional resultam em estimulação simpática. 
♥ Variação diurna- Os níveis variam durante o dia, geralmente mais baixa no início da manhã. 
♥ Gênero- Homens tendem a elevar na puberdade, mulher após a menopausa tendem a apresentar níveis mais elevados de pressão arterial.
	
 
*
Valores normais
 PRESSÃO SISTÓLICA- 90 a 140 mmHg
 PRESSÃO DIASTÓLICA – 60 a 90 mmHg
♥ Hipertensão- Está associada com o espessamento e a perda da elasticidade das artérias. A resistência vascular aumenta dentro do vaso espesso e inelásticos. ♥ bombeia com uma maior resistência. 
 Estão em risco: obesos, fumantes, consumo intensivo de álcool, altos níveis de colesterol, exposição ao estresse, idosos e negros. Pressão diastólica acima de 90 mmHg e sistólica acima de 140 mmHg.
♥ Hipotensão- Dilatação das artérias no leito vascular, perda do volume sanguíneo, ou falência do músculo cardíaco. Considerada presente quando a PA sistólica cai a 90 mmHg.
*
Média da pressão arterial normal
 
♥ Recém-natos (3000 g) 40(média)
♥ 1 mês 85/54
♥ 1 ano 95/65
♥ 6 anos 105/65
♥ 10-13 anos 110/65
♥ 14-17 anos 120/75
♥ Adulto médio 120/80 
♥ Idoso 140/90 
*
Classificação diagnóstica da hipertensão arterial (> 18 anos de idade).
Recomendações para seguimento (prazos máximos).*
Pressão arterial inicial (mmHg)**
*
Procedimentos:
 
1. Explicar o procedimento ao paciente.
 2. Certificar-se de que o paciente:
 não está com a bexiga cheia;
 não praticou exercícios físicos;
 não ingeriu bebidas alcoólicas, café, ou fumou até 30 minutos antes da medida.
3. Deixar o paciente descansar por 5 a 10 minutos em ambiente calmo, com temperatura agradável.
4. Localizar a artéria braquial por palpação.
5. Colocar o manguito firmemente cerca de 2 cm a 3 cm acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria braquial. A largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 40% da circunferência do braço e seu comprimento, envolver pelo menos 80% do braço. Assim, a largura do manguito a ser utilizado estará na dependência da circunferência do braço do paciente.
6. Manter o braço do paciente na altura do coração.
7. Posicionar os olhos no mesmo nível da coluna de mercúrio ou do mostrador do manômetro aneróide.
8. Palpar o pulso radial e inflar o manguito até seu desaparecimento, para a estimativa do nível da pressão sistólica, desinflar rapidamente e aguardar de 15 a 30 segundos antes de inflar novamente.
9. Colocar o estetoscópio nos ouvidos, com a curvatura voltada para frente.
 10. Posicionar a campânula do estetoscópio suavemente sobre a artéria braquial, na fossa antecubital, evitando compressão excessiva.
 11. Solicitar ao paciente que não fale durante o procedimento de medição.
*
 12. Inflar rapidamente, de 10 mmHg em 10 mmHg, até o nível estimado da pressão arterial.
 13. Proceder à deflação, com velocidade constante inicial de 2 mmHg a 4 mmHg por segundo, evitando congestão venosa e desconforto para o paciente.
 14. Determinar a pressão sistólica no momento do aparecimento do primeiro som (fase I de Korotkoff), que se intensifica com o aumento da velocidade de deflação.
 15. Determinar a pressão diastólica no desaparecimento do som (fase V de Korotkoff), exceto em condições especiais. Auscultar cerca de 20 mmHg a 30 mmHg abaixo do último som para confirmar seu desaparecimento e depois proceder à deflação rápida e completa. Quando os batimentos persistirem até o nível zero, determinar a pressão diastólica no abafamento dos sons (fase IV de Korotkoff).
 16. Registrar os valores das pressões sistólica e diastólica, complementando com a posição do paciente, o tamanho do manguito e o braço em que foi feita a mensuração. Deverá ser registrado sempre o valor da pressão obtido na escala do manômetro, que varia de 2 mmHg em 2 mmHg, evitando-se arredondamentos e valores de pressão terminados em “5”.
 17. Esperar 30s antes de realizar novas medidas.
 18. O paciente deve ser
informado sobre os valores da pressão arterial e a possível necessidade de acompanhamento.
 19. Lavar as mãos.
 20. Realizar o registro em impresso próprio.
*
Sons de Korotkoff - Fases
*
♥ Korotkoff, um cirurgião russo, foi o primeiro a descrever, em 1905, os sons ouvidos sobre uma artéria durante a deflação do manguito. O primeiro som de korotkoff é um batimento limpo e rítmico correspondente à freqüência cardíaca, que gradualmente aumenta em intensidade.O início do som corresponde à pressão sistolica (som agudo). Com o segundo som de korotkoff, um murmúrio ou som sussurrante aparece á medida que o manguito a deflacionar. À proporção que a artéria se distende, há uma turbulência no fluxo sanguíneo (um sopro ou um som chiado). O terceiro som é enrolado e de batimentos mais intenso (som mais macio do que a fase 1). O quarto som mostra-se abafado e de baixa intensidade à medida que o manguito é mais deflacionado. A pressão do manguito cai abaixo da pressão dentro dos vasos sanguíneos; este é o som da diastólica em lactentes e crianças (um sopro suave decrescente). O quinto som é a ausência de som. Em adolescentes e adultos, este som corresponde à pressão diastólica. 
♥ Os sons auscultados durante a medida da pressão arterial podem ser diferenciados dentro das cinco fases de korotkoff. 
*
Pulso
Pulso
*
È a expansão e a contração das artérias quando uma onda de sangue é impulsionada através dela pelo batimento cardíaco.Em condições normais o sangue bombeia aproximadamente 5l de sangue /min. Com cada ejeção do volume sistólico (aproximadamente 60 a 70 ml de sangue), entram na aorta a cada contração ventricular criando uma onda de pulsação que progride rapidamente as terminações distais das artérias.
O volume de sangue bombeado pelo ♥ durante 1 min é o débito cardíaco, o produto da FC e o volume sistólico do ventrículo.
 
*
Área para verificação do pulso
*
*
Características do pulso:
 ♥ Freqüência: Deve-se considerar a variedade de fatores que influenciam a freqüência. 
 Adultos - 60 a 100 bpm; acima disso é denominado taquisfigmia (taquicardia), abaixo bradisfigmia (bradicardia).
 ♥ Aumento da freqüência: medicações, exercícios, alimentação, emoções fortes, medo, dor, elevação da temperatura corporal, obesidade, gravidez, hemorragia...
 ♥ Diminuição da freqüência: medicações, repouso, jejum...
*
 ♥ Ritmo: É dado pela seqüência de pulsações. Se elas ocorrem em intervalos iguais, diz-se que o ritmo é regular (conte o pulso em 30”e multiplique por 2), se variam, denomina-se irregular(conte em 60”). Um intervalo interrompido por um batimento precoce ou tardio ou a perda de um batimento indica um ritmo anormal ou arritmia. 
 ►Déficit de Pulso - contração ineficiente do coração para transmitir a onda do pulso para o pulso periférico. A diferença entre o pulso apical e radial é o déficit de pulso. Ex: apical 92 bpm e radial 78 bpm = DP de 14 bpm.
 ♥ Amplitude: Reflete o volume de sangue ejetado contra a parede da artéria a cada contração cardíaca e a condição do sistema vascular arterial levando para o lado do pulso. Pode ser classificado em forte, fraca, filiforme. 
 ♥ Igualdade: Os pulsos em ambos os lados do sistema vascular periférico devem ser examinados. Todo os pulsos simétricos podem ser examinados simultaneamente, exceto o carotídeo. 
*
Freqüência cardíaca normal 
Idade Freqüência cardíaca(bpm)
Lactentes 120-160/min
Crianças	 90-140/min
Pré-escolares 80-110/min
Idade escolar 75-100/min
Adolescentes 60-90/min
Adultos 60-100/min
*
"Como um ser que progride e evolui, o homem está onde está para que possa aprender que tem que crescer; e na medida em que consegue aprender a lição espiritual que cada circunstância lhe oferece, esta passa e cede lugar às outras."
(James Allen)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais