Buscar

Trabalho ditatica, libras e meio ambiente Finalizado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - 7109
CURSO DE PEDAGOGIA
VANESSA FERREIRA DINIZ RA:8929141586
VILA VERDE UM EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE
Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Didática, Língua Brasileira de Sinais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente”, do 2° Período do Curso de Pedagogia, sob orientação da Professora-Tutora à distância Profa. Ma. Kate M. Oliveira Kumada e a Profa. Maria Clotilde Basto e a Professor-Tutora Presencial Rosimar Pinheiro.
Polo Unieducação 7109
Goiânia, 05 de Novembro de 2014
1
INTRODUÇÃO
	No cenário mundial de tantas catástrofes geradas pela fúria da natureza como enchentes, tempestades, tsunamis, avalanches, desmoronamento, efeito estufa, secas prolongadas, o homem se torna personagem principal devido a falta de responsabilidade social e ecológica. 
	É de suma importância a manutenção de um ecossistema equilibrado de forma que qualquer região natural que inclua organismos vivos e substâncias abióticas possam interagir para promover uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas (PEREIRA; SILVA; CARBONARI, 2011). 
	Com o surgimento das cidades e o crescimento desenfreado sem planejamento, a fauna e a flora sofreu grande devastação causando um desequilíbrio ambiental, além ter prejudicado as nascentes através de desmatamento e assoreamento, falta de saneamento básico, a população e as indústrias passaram a jogar esgoto nos rios destruindo assim todo esse ecossistema, e a conseguência de tamanha falta de consciência ecológica esta sendo noticiadas nos telejornais.
	
‹#›
INTRODUÇAO
	Temos como exemplo a cidade de Vila Verde que teve um crescimento sem infraestrutura e a falta de atenção da comunidade em relação à saúde do córrego próximo a escola, está prejudicando o bom andamento das aulas e o desempenho dos alunos.	
	A diretora expôs que muitos alunos apresentam diarréia, vômito, manchas na pele e alergias que muitas vezes os impedem de acompanhar as aulas. Em concordância com estes argumentos, os professores relataram que principalmente em dias quentes as janelas das salas são fechadas para evitar a entrada de insetos e o mau cheiro provenientes do córrego situado próximo a escola, e que geralmente nos dias chuvosos, em que o córrego transborda, é comum o aparecimento de ratos. 
	Visto que a água do córrego esta contaminada que falta saneamento básico e que o homem é o que mais sofre com a destruição do meio ambiente, foi proposto uma ação de mobilizar esforços de toda a comunidade escolar para melhorar as condições de ensino e a vida de todas as famílias da comunidade Vila Verde através de projeto de descontaminação do córrego e conscientização da população de preservação do meio ambiente.
	
‹#›
Os problemas decorrentes da má qualidade das águas do córrego da comunidade                                     
Medidas adotadas para a melhoria da qualidade das águas do córrego
Transbordamento do córrego em dias chuvosos.
Não jogar lixo nas vias públicas.
Lixos jogados dentro do córrego.
Não descartar óleo de fritura na rede de esgoto.
Esgotos a céu aberto
Não utilizar agrotóxicos e defensivos agrícolas em áreas próximas à fontes de água.
Dejetos químicos industriais
Não lançar esgoto domésticoem córregos.
Mineração sem controle
Não jogar produtos químicos, combustíveis ou detergentes nas águas.
Dejetos de matadouros e industrias de processamento de carnes.
Estação de tratamento de efluente de frigorifico e uma Estaçãode esgoto para a população.
	Na Tabela a seguir cito os problemas decorrentes da poluição das águas do córrego e as medidas a serem adotadas para melhorar a qualidade da água.
‹#›
 
 	Pensando no bem estar de toda comunidade, foi feita uma reunião com todos de vila verde no propósito de realizar escolhas e decisões que envolvem coletivamente moradores de diversos interesses e padrões de vida, com preocupações e classes sociais distintas, porém com todo direito de exercer sua cidadania e participar ativamente das escolhas e decisões que envolvem a coletividade. Pensando nisto, sugerimos ações que possam ser desenvolvidas em grupos com objetivos de melhorar a qualidade das águas do córrego que corta a comunidade.
	Informações disponíveis na tabela a seguir:
‹#›
Grupos da Sociedade Civil Organizada
Ações que podem ser desenvolvidas
Rádio Comunitária
Divulgação das datas, horários e pautas de reunião da Associação de Pais e mestres na escola do bairro para discutir as melhorias do córrego da comunidade.
Agentes comunitários de saúde
Criam ações individuais de prevenção de doenças e promoções da saúde sob supervisão do gestor local.
Grupos religiosos
Orientam grupos e atende as instituições que realizam trabalhos sociais voltados para a religião.
GruposEscolares
Promove a troca de conhecimentos entre os integrantes.
Grupos da COMURG
Atua na limpeza urbana dos logradouros públicos, coleta do lixo domestico coleta do lixo hospitalar, administração do aterro sanitário do Goiânia, coleta seletiva, construção e manutenção de praças e parques, trocas de lâmpadas e execução de diversos programas de iluminação publica.
	A escola é um espaço privilegiado para estabelecer conexões e informações, como uma das possibilidades para criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, cientes de suas responsabilidades e, principalmente, perceberem-se como integrantes do meio ambiente. A educação formal continua sendo um espaço importante para o desenvolvimento de valores e atitudes comprometidas com a sustentabilidade ecológica e social (SIQUEIRA, 2011). 
	Nesta tabela disponho de propostas para a Escola da Comunidade Rio Verde adotar, mobilizando conhecimentos voltados para a solução dos problemas da poluição do córrego.
.
	
.
Ações que podem ser desenvolvidas na escola:
Detalhamento das ações
Realizar coletaseletiva.
Estimular a coleta seletiva do lixo, com a instalação de coletores de lixo diferenciados, para lixo orgânico e lixo reciclável.
Fazer viveiros e hortas
Construir um viveiro com horta e jardim com a intenção de recuperar espaços ambientais da escola.
Armazenarágua da chuva
Captar água da chuva por calha ou tubulações e armazenar em caixa com tampa, assim sem tratamento será canalizado para as caixas no banheiro e para torneiras na área externa usada na irrigação da horta e do jardim.
Construirfossa séptica biodigestora
Substitui as tradicionais ``fossasnegras``, evitando a contaminação dos lençóis freáticos e eliminando os agentes patogênicos presente nos dejetos.
	
 	Com relação ao plano Diretor Municipal vou falar sobre os problemas e características da comunidade rio verde e suas melhorias os quais podem ser assistidas por ele, cito como exemplo de problemas nessa comunidade a presença de lixo, animais peçonhentos, mato alto, falta de saneamento básico, um que córrego que estar se tornando um problema para a comunidade tendo como sugestão para o problema a solicitação da COMURG, AMMA, ETA, RMTC, promovendo o processo de desapropriação de áreas que podem ser usadas para o bem comum da comunidade.
	
                                                               Leitura da Comunidade
Problemas, especificidades e características da comunidade.
Sugestão de melhorias que podem ser contempladas no plano Diretor Municipal
Presença de grandes terrenos baldios repletos de lixo, animais peçonhentos e mato alto.
Promover o processo de desapropriação de áreas que podem ser utilizadas para o bem comum na construção de espaços de lazer, praças, vias de acesso einfraestruraurbana.
Córrego estar se tornando um deposito de dejetos e o pior é que algumas famílias utilizam águapara consumo próprio.
ETA- estação de tratamento de águaadaptar o processo as novas características das águas brutas aumentara capacidade de tratamento das águas
A proliferação da dengue pela cidade é um problema que atinge a saúde e coloca
em risco a população. A presença da doença febre amarela causada pelo mesmo mosquito da dengue, Aedes aegypti que atinge as áreas urbanas.
Implantação do AMMA- exerce um papel  de vital importação para qualidade de vida da nossa cidade . A arborização urbana desempenha varias funções como redução da temperatura, retenção de poluentes, melhora da qualidade do ar refugio para animais.
Falta de abastecimento de agua, esgotos entulhados, canos danificados, saneamento básico.
SANEAGO- cercade70% da população de Goiânia é atendida pela rede esgoto e 75% pelo abastecimento  de agua principalmente os moradores que estão localizados área central.
Ruas gerais do bairro, que ainda é de chão batido. Convém com lama e poeiras esperam pela pavimentação da rua. Ruas intransitáveis, ônibus lotados que trafegam por vários bairros.
SEPLAM- órgão responsável pela verificação da disponibilidade de infraestrutura equipamentos urbano existente e a oferta de serviços públicos.
RMTC- órgão responsável pelos transportes coletivos.
	
 
 CONCLUSÃO
	
	Ao analisar a situação de Vila Verde com relação a poluição do córrego, foi identificado muitos problemas que decorreram da falta de consciência sustentável por parte da comunidade, como por exemplo a falta de tratamento de esgoto; de coleta seletiva; de infraestrutura adequada; de projeto educacional ambiental; etc. Por isso foi importante a realização desse projeto para melhoria da qualidade de vida desta população.
	Tive participação positiva da comunidade e resultados satisfatórios. As pessoas interiorizaram que o córrego é seu patrimônio e que a poluição interfere na vida e na saúde de todos. E estão sendo construídos reservatórios para captação de água da chuva nas escolas, creches, órgãos públicos, nas praças; esta sendo feita coleta seletiva em toda a cidade e um projeto de arborização na margem do córrego esta sendo realizado pela escola, enfim as propostas se tornaram realidade na vida desta comunidade.
	
 
 CONCLUSÃO	
	 Ficou claro que a Educação Ambiental integra conhecimentos, aptidões, valores, atitudes e ações e converte cada oportunidade em experiências educativas gerando uma sociedade sustentável (SIQUEIRA, 2011).
	Concluo que estudar Didática, Língua Brasileira de Sinais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente proporcionou-me relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas do conhecimento. E que desenvolvi conhecimento sociocultural; experiências não escolares; processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; aprendi sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas. Assim atingi o objetivo proposto.
	
	
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Água limpa, saúde e preservação ambiental. Largura 450 pixels e Altura 365 pixels. 2013. Disponível em: <http://www.acquasolution.com/acqua/agua-limpa > Acesso em: 01 nov. 2014.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais :meio ambiente, saúde / Sec. Educ. Fund. Brasília : MEC/SEF, 1997. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf>. Acesso em 15 out. 2014.
 CMEI da Mamãe. Largura 380 pixels e Altura 380 pixels. 2011. Disponível em: <http://cmeidamamaepalmas.blogspot.com.br/2011/04/projeto-coleta-seletiva-nas-escolas.htm> Acesso em: 01 nov. 2014.
Diretor da Envolverde fala sobre a importância da água no mundo globalizado. Largura 900 pixels e Altura 600 pixels. 2013. Disponível em: <http://envolverde.com.br/noticias/diretor-da-envolverde-fala-sobre-a-importancia-da-agua-no-mundo-globalizado/> Acesso em: 01 nov. 2014.
	
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIMA, Daniela. Discutindo sobre Água na Blogosfera. Largura 380 pixels e Altura 380 pixels. 2010. Disponível em: <http://www.conscienciacomciencia.com.br/2010/06/17/discutindo-sobre-agua-na-blogosfera> Acesso em: 01 nov. 2014.
MARTELLI, Lindolfo A.; PEREIRA, Odete A. Desafio Profissional de Didática, Língua Brasileira de Sinais e Responsabilidade Social e Meio ambiente. [Online]. Valinhos, 2013, p. 01-12. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: 15 out. 2014.
PEREIRA, A. C; SILVA, G. Z; CARBONARI, M. E. E. Sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente. São Paulo: Saraiva, 2011.
ROLNIK, Raquel (coord). Vamos mudar nossas cidades? São Paulo: Editora Instituto Polis, 2002. Disponível em:<http://www.polis.org.br/uploads/960/960.pdf>. Acesso em: 25 out. 2014.
SANTORO, Paula Freire; CYMBALISTA, Renato. Plano diretor: participar é um direito. São Paulo: Instituto Polis, 2005. Disponível em: http://www.polis.org.br/uploads/959/959.pdf > Acesso em: 01 nov. 2014. 
	
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SIQUEIRA, Glaucimar Aparecida de. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável nas Escolas. 2011. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/educacao-ambiental-e-desenvolvimento-sustentavel-nas-escolas/61408/> Acesso em: 01 nov. 2014.
TRATA BRASIL. Estudo avalia saneamento básico nas 100 maiores cidades do país. Disponível em: <http://www.tratabrasil.org.br/multimidia/itb-na-tv>; Acesso em: 02 nov. 2014.
YOUTUBE. LIBRAS - Água Poluída (legendado e animado). Disponível em: <http://youtu.be/6ODWO_6K6bk>; Acesso em: 02 nov. 2014.
YOUTUBE. Globo Comunidade. Disponível em: <http://youtu.be/FobixjEyTug>; Acesso em: 02 nov. 2014.
YOUTUBE. Programa Cidades Sustentáveis - Bens Naturais Comuns. Disponível em: <http://youtu.be/ukBNXAR4FIQ>; Acesso em: 02 nov. 2014.
UNIVESP TV. Libras No Ensino Regular: os educadores e suas estratégias. Disponível em: <http://youtu.be/o0YdZfV5-lQ>; Acesso em: 02 nov. 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais