Buscar

AV FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a Questão (Ref.: 201511052880)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Segundo o filósofo alemão Karl Marx é correto afirmar que o Estado tem um papel preponderante na sociedade capitalista. A partir desta afirmação comente sobre a relação entre o Estado, dito burguês, e sociedade para este autor
		
	
Resposta: Para Karl Marx o Estado detentia todo o poder, onde a burguesia era dona das propriedades e a classe do proletariado não tinha posse de nenhuma propriedade e era explorada no trabalho. Para Marx a desigualdade social começa neste momento e o único jeito de tentar mudar, seria a luta das classes por seus direitos.
	
Gabarito: Segundo este filósofo é correto afirmar que o Estado seria um dos principais instrumentos de dominação e de alienação dos sujeitos. Representando de modo geral os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes capitalistas
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Segundo este filósofo é correto afirmar que o Estado seria um dos principais instrumentos de dominação e de alienação dos sujeitos. Representando de modo geral os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes capitalistas
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510822767)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Defina globalização e apresente duas de suas consequências.
		
	
Resposta: Através da tecnologia e informação temos o "fim" das fronteiras geográficas, pois os países tem uma relação entre si onde envolve a politica, a economia , os valores culturais e os costumes. O lado positivo é que temos uma diversidade cultural muito grande,mas por outro lado há uma padronização da cultura onde multinacionais se aproveitam disso para se enriquecerem cada vez mais, por exemplo posso citar uma marca que é Mac Donads que está presente em vários países, e muitas vezes a sociedade da preferência a ela ao invés de um produto nacional que as vezes custa até menos, devido essa padronização. Outra consequência desse consumismo desenfreado advindo da globalização é a questao ambiental que esta sofrendo sérios problemas como por exemplo a escassez da água.
	
Gabarito: Proposta sugestiva de resposta: Não há consenso entre os estudiosos da globalização quanto à definição do seu conceito. Este é extremamente complexo, pois envolve não apenas o aspecto econômico, mas também questões políticas, sociais e culturais. Alguns afirmam, que tal processo teve inicio com a expansão colonial no século XVI e ganhou maior contorno com a Revolução Industrial no século XVIII. Novos mercados foram criados e há uma internacionalização da economia, impulsionada pelas novas tecnologias aplicadas à indústria e pela expansão do comércio. As distâncias geográficas são diminuídas através do uso das ferrovias, do telegrafo, enfim, do desenvolvimento tecnológico aliado a mundialização da economia capitalista. A busca de novos mercados consumidores e também fornecedores de matérias-primas trouxe a percepção de que o mercado atravessava as fronteiras dos Estados Nacionais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510978587)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	FOLHAPRESS/JC - 13/03/2013 - Opinião Econômica - Marx "A problemática que ele (Karl Marx) colocou - o que é o homem e como pode realizar plenamente a sua humanidade diante dos constrangimentos que lhe impõe a organização da sociedade - é eterna." Delfim Netto, economista. A problemática colocada por Marx nos remete a qual tema central na análise das ciências sociais?
		
	
	O da relação família-sociedade.
	 
	O da relação indivíduo-sociedade.
	
	O do instinto de sobrevivência.
	
	O da objetividade do conhecimento.
	 
	O da subjetividade do conhecimento.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510978256)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As Ciências Naturais produzem "leis científicas", isto é, argumentos que estabelecem uma relação causal única, universal e invariável entre dois fenômenos porque estudam "fatos simples", no sentido de que estuda fenômenos que são isoláveis, recorrentes e sincrônicos. A matéria prima das ciências naturais, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Já as Ciências Sociais estudam:
		
	
	Eventos complexos que podem ser isolados e reproduzidos dentro de condições de controle, num laboratório.
	
	Eventos com determinações simples e que não mudam seu significado de acordo com o ator.
	 
	Fenômenos complexos, situados em múltiplos planos de causalidade.
	
	Fenômenos simples, cuja determinação é pouco variada.
	
	Fenômenos que são isoláveis, recorrentes e assincrônicos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511388191)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conjunto de saberes denominado de ciências sociais é formado por três áreas: sociologia, ciência política e antropologia. Essa última aprofunda os estudos sobre os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades e considera que julgar culturas de diferentes hábitos, costumes, vestuário ou postura, a partir de outra que se coloca como superior, está utilizando o conceito antropológico denominado de:
		
	 
	Etnocentrismo
	
	Universo cultural
	
	Alteridade
	
	Diverssidade cultural
	
	Relativismo cultural
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201511467635)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Estudo realizado por Weber sobre a dominação salientou a importância da formação de grupos e das crenças, uma vez que a crença na legitimidade de um sistema de dominação pode contribuir para a estabilidade de uma relação de autoridade e indica diferenças bastante reais entre os sistemas de dominação. Com base no exposto, analise o trecho abaixo e marque a única resposta que associa de forma CORRETA os três tipos puros de dominação propostos pelo autor. "Não temas a grandeza: alguns nasceram grandes, outros atingiram a grandeza e outros com ela foram ungidos..." (William Shakespeare, Noite de Reis II, v. 159)
		
	
	Dominação Carismática, Dominação Tradicional e Dominação Racional legal
	 
	Dominação Tradicional, Dominação Racional legal e Dominação Carismática
	
	Dominação Tradicional, Dominação Carismática e Dominação Racional legal
	 
	Dominação Carismática, Dominação Racional legal e Dominação Tradicional,
	
	Dominação Racional legal,Dominação Tradicional e Dominação Carimática
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201511052558)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Augusto Comte afirmou ter descoberto uma grande lei fundamental segundo a qual o espírito dos indivíduos, assim como a espécie humana e as próprias ciências descrevem um movimento histórico. Essa lei fundamental é a Lei dos Três estados. Os três estados comtianos são:
		
	 
	teológico, metafísico e positivo.
	
	absolutista, metafísico e teológico.
	
	positivistas, metafísico e parlamentarista.
	
	parlamentarista, positivo e metafísico.
	
	positivistas, metafísico e químico.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201511071704)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Vestibular Uffs 2011) Podemos conceituar a Sociologia como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. No entanto, só passou a ser considerada ciência quando um determinado autor passou a formular os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias. Qual foi esse autor?
		
	 
	Émile Durkheim.
	
	Augusto Comte.
	
	Karl Marx.
	
	Jean-Jacques Rousseau
	
	Max Weber.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201510822765)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a única sentença correta. 1 - "Pela exploração do mercado mundial a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. Para desespero dos reacionários, ela retirou à indústria sua base nacional. As velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a sê-lodiariamente. (...) Em lugar das antigas necessidades satisfeitas pelos produtos nacionais, nascem novas necessidades, que reclamam para sua satisfação os produtos das regiões mais longínquas e dos climas mais diversos. Em lugar do antigo isolamento de regiões e nações que se bastavam a si próprias, desenvolve-se um intercâmbio universal, uma universal interdependência das nações. E isso se refere tanto à produção material como à produção intelectual. (...) Devido ao rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ao constante progresso dos meios de comunicação, a burguesia arrasta para a torrente da civilização mesmo as nações mais bárbaras." (MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Global, 1981. p. 24-25.) Com base no texto de Karl Marx e Friedrich Engels, publicado pela primeira vez em 1848, é correta a afirmativa.
		
	
	Desde o início, a expansão do modo burguês de produção fica restrita às fronteiras de cada país, pois o capitalista é conservador quanto às inovações tecnológicas.
	
	A dificuldade de comunicação entre os países, devido ao baixo índice de progresso tecnológico, adiou para o século XX a universalização do modo capitalista de produção.
	 
	O processo de universalização é uma tendência do capitalismo desde sua origem, já que a burguesia precisa de novos mercados, de novas mercadorias e de condições mais vantajosas de produção.
	
	Na maioria dos países não europeus, a universalização do capital encontrou barreiras alfandegárias que impediram sua expansão.
	
	A expansão do modo capitalista de produção em escala mundial encontrou empecilhos na mentalidade burguesa apegada aos métodos tradicionais de organização do trabalho.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201510822784)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Não faz muito tempo, houve no Rio de Janeiro, um congresso internacional de turismo e seus planejadores sentiram que os visitantes não poderiam converter em espetáculo os setores excluídos da vida tecno-civilizada da cidade. Convocaram-se as empresas de tabuletas (out-doors como manda o figurino) para tapar o que não se podia mostrar: os pardieiros, o lixo, as favelas. Ficou evidente que, além de apregoar salsichas e alpargatas, os tapumes coloridos tinham a importante função social de modernizar a paisagem, de reajustar uma imagem da terra às exigências estéticas das retinas. Veja-se bem: não se cogitou nem uma vez sequer de restruturação do espaço social, mas das atitudes prováveis diante desse espaço. É exatamente isto o que chamamos de tele-visão do mundo." ( Muniz Sodré) Com base no texto acima e nas aulas de Fundamentos das Ciências Socias, assinale a única alternativa que explique o texto acima:
		
	 
	O texto faz uma crítica severa à industria do lazer , que cada vez mais deve primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria de cada país.
	
	O texto faz uma crítica severa ao consumismo, mostrando que o encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	O texto revela a preocupação dos governantes com a questão do meio ambiente, cuja degradação deve-se à falta de consciência da população mais pobre.
	 
	O texto faz uma crítica severa à forma como o espaço urbano é organizado, gerando a desigualdade social.
	
	O texto faz uma crítica severa à formação do povo brasileiro que em tudo dá um jeitinho, revelando uma completa falta de cultura.

Outros materiais