Buscar

IMUNOLOGIA BÁSICA -Aula 4 Distúrbios de Hipersensibilidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Distúrbios de Hipersensibilidade
Luciana Coutinho
Hipersensibilidade
A imunidade adaptativa apresenta-se como uma importante função de defesa contra infecções microbianas, mas as respostas imunológicas são também capazes de causar lesão tecidual ou doença.
Os distúrbios causados pela resposta imunológica são chamados de Doenças de Hipersensibilidade.
Causas das Doenças de Hipersensibilidade
As respostas imunológicas contra antígenos de diferentes fontes podem ser causa subjacente de distúrbios de hipersensibilidade.
Autoimunidade: a falha dos mecanismos normais de autotolerância resulta em reações contra células e tecidos próprios. As doenças causadas pela autoimunidade são denominadas Doenças Autoimunes.
Causas das Doenças de Hipersensibilidade
Reações contra micro-organismos: ocorre quando as reações são excessivas ou quando os micro-organismos são persistentes. A resposta mediada por células T contra micro-organismos persistentes pode originar uma inflamação grave, com formação de granulomas; essa é a causa de lesão tecidual na tuberculose e outras infecções crônicas.
Causas das Doenças de Hipersensibilidade
Reações contra antígenos ambientais: a maioria dos indivíduos saudáveis não reage contra substâncias ambientais comuns, em geral, inofensivos, mas cerca de 20% da população responde de forma anormal a uma ou mais dessas substâncias. Esses indivíduos produzem anticorpos IgE que causam doenças alérgicas. Alguns indivíduos tornam-se sensíveis a antígenos ambientais e químicos, quando em contato com a pele, e desenvolvem reações mediadas por células T que desencadeiam inflamação mediada por citocinas, resultando em sensibilidade de contato.
Causas das Doenças de Hipersensibilidade
Em todas essas condições, os mecanismos de lesão tecidual são os mesmos que normalmente apresentam a função de eliminar patógenos infecciosos.
Esses mecanismos incluem resposta imunológica inata, anticorpos, linfócitos T, várias outras células efetoras e mediadores da inflamação.
O problema nas doenças de Hipersensibilidade é que a resposta é desencadeada e mantida de forma inadequada.
Mecanismos e classificação das reações de Hipersensibilidade
As doenças de hipersensibilidade são comumente classificadas de acordo com o tipo de resposta imunológica e o mecanismo efetor responsável pela lesão celular e tecidual.
Hipersensibilidade Imediata (Tipo I): causada por anticorpos IgE específicos para antígenos ambientais e mastócitos, é o tipo de doença de hipersensibilidade mais prevalente. 
Nas doenças de hipersensibilidade imediata, comumente denominadas alergias ou desordens atópicas, as células T estimulam a produção de anticorpos IgE e inflamação.
Mecanismos e classificação das reações de Hipersensibilidade
Hipersensibilidade do Tipo II: anticorpos IgG e IgM podem causar lesão tecidual por meio da ativação do sistema complemento, pelo recrutamento de células inflamatórias e por interferir nas funções celulares normais. 
Hipersensibilidade do Tipo III: outros anticorpos podem formar complexos imunes na circulação, os quais são depositados nos tecidos, em particular, nos vasos sanguíneos, causando lesão.
Hipersensibilidade do tipo IV: lesão tecidual devido à indução de inflamação pelos linfócitos T ou diretamente pela morte das células-alvo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais