Buscar

trabalho de segunda eixos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Definição:
-Os eixos são componentes mecânicos utilizados para acoplar e sustentar elementos rotativos e/ou transmitir potência ou movimento( rotativo ou axial). Os eixos trabalham em níveis variáveis de carregamento, de ajuste, de precisão e de dimensão. 
Introdução:
-Apresentam normalmente forma cilíndrica (existem exceções), como, eixo de cames, excêntricos e de perfis. Podendo apresentar perfis lisos e compostos, bem como se apresentarem com seções cheias ou vazadas, com grande variedade de tamanhos, onde são montadas engrenagens, polias, rolamentos, volantes, manípulos e outros elementos de máquina. conseqüentemente podendo ser utilizados em diversos campos de aplicação na engenharia. Normalmente são construídos em materiais metálicos, porém em função de novos materiais ou aplicações específicas, materiais alternativos passaram a ser utilizados.
-Eixos de transmissão ou simplesmente eixos, são utilizados em praticamente todas as partes de máquinas que possuem algum movimento rotativo para transmitir o movimento de rotação e torque de um ponto ao outro.Os eixos podem ser fixos ou rotativos.
-O projetista de máquinas está freqüentemente envolvido com a tarefa de projetar um eixo (tipo de material, comprimento e principalmente o diâmetro) que atenda de forma segura todos os requisitos solicitados.
Classificação :
Podem ser classificados de duas formas: 
- Eixos fixos ;
- Eixos giratórios ou eixos-árvore.
-Eixos propriamente ditos fixos.Sua característica principal é que nesta situação, este elemento trabalha fixo. Ex.: eixos não tracionados de veículo ou equipamento. Ex: Eixo da roda de um carrinho, eixo do cubo de bicicleta, eixo de sustentação da roda da cadeira de rodas.
- São utilizadas sempre que se necessita de um apoio fixo para elementos com movimentação radial ou axial.
-Eixos giratórios ou eixo-árvore. Nesta situação, o elemento está em movimento, juntamente com o eixo. Ex.: Eixos que compõem a caixa de transmissão de um veículo, ou um eixo de uma serra circular.
Aplicação:
-Um eixo tipicamente transmite diretamente torque de um dispositivo de comando (motor elétrico ou de combustão interna) através da máquina.
-Outras vezes, aos eixos, encontramos engrenagens, polias, correntes que transmitem o movimento rotativo para outra unidade. 
-O eixo pode ser parte integral do acionador, tal como um eixo de motor (elétrico ou a combustão), ou pode ser livre conectado a seu vizinho por algum tipo de acoplamento. 
-Máquinas de produção automatizada freqüentemente possuem eixos em linha que se estendem pelo comprimento da máquina e levam potência para todas as estações de trabalho.
Montagem:
-Os eixos são montados sobre apoios (mancais), em duas configurações possíveis: uma configuração bi apoiada (montagem em sela) ou em balanço (montagem saliente), dependendo da configuração da máquina. 
Perfil:
- Às vezes é possível projetar eixos de transmissão úteis que não têm variações do diâmetro de seção ao longo de seu comprimento, mas é mais comum que os eixos tenham um número de degraus ou ressaltos onde o diâmetro mude para acomodar elementos fixados tais como mancais, catracas, engrenagens entre outros. Assim, a forma homogenia ou heterogênea, dependerá dos elementos suportados pelo eixo ou pontos de solicitações.
Conexões de Travamento:
-Chavetas, anéis retentores ou pinos transversais são freqüentemente usados para segurar elementos fixados ao eixo a fim de transmitir o torque requerido ou para prender a parte axialmente.
Materiais Utilizados:
-Normalmente se utiliza materiais metálicos resistentes na produção de eixos tais como: Aço de baixo ou médio carbono laminados a frio ou a quente: são os mais usuais, devido ao falo de apresentar elevado módulo de elasticidade. Quando utilizados com mancais de deslizamento, devem ser endurecidos superficialmente (total ou parcial); Ferro fundido nodular: empregado principalmente quando há engrenagens ou junções integralmente fundidas ao eixo; Bronze e aço inoxidável: utilizados em ambientes corrosivos ou marítimos.
-tabela de aços para construção de eixos:
-Tabela de Aplicação e condições de trabalho dos metais:
Sumário:
Definição.
Introdução.
Classificação.
Aplicação.
Montagem.
Perfil.
Conexões de Travamento.
Materiais utilizados
Niterói, 27 de Abril de 2015.
 
Trabalho DE ELEMENTOS DE MÁQUINAS
Eixos
Engenharia Mecânica
Turno: Noite Período: 7º A 
Prof°: Alessandro Martins Coelho
Aluno: Alberto Rocha dos Santos RA: 3776757104
Niterói, 27 de Abril de 2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais