Buscar

Fisioterapia Aquatica - 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA AQUÁTICA
	
	Simulado: SDE0117_SM_
	 Fechar
	Aluno(a): BRIAN
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201307509839)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação as propriedades fisicas da água e suas implicações clínicas, marque a alternativa correta.
		
	 
	A pressão hidrostática auxilia no treino de marcha
	
	quanto maior a temperatura da água maior será a viscosidade
	
	A flutuação aumenta o medo de queda na água
	
	metacentro consiste no desalinhamento entre o centro de gravidade e o centro de flutuação
	
	o fluxo turbulento reduz a resistência na água
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308002169)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre as técnicas utilizadas em fisioterapia aquática marque V para as verdadeiras e F para as falsas, corrigindo-as:
		
	 
	O Método dos Anéis de Bad Ragaz originalmente tinha o objetivo de ensinar pessoas incapacitadas a nadar
	 
	A Terapia Manual Subaquática utiliza diversos conceitos tais como osteopatia, kaltenborn, pompage
	 
	A hidrocinesioterapia é uma técnica da fisioterapia aquática a qual possui protocolos rígidos e que não usa materiais de apoio.
	 
	O Halliwick é uma técnica que se beneficia de uma filosofia oriental visando o relaxamento global e meditação do paciente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307516223)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	21- Uma senhora de 72 anos chega ao setor de fisioterapia com relato de dores acentuadas nos joelhos, já demonstrando deformidades significativas e acentuada crepitação, limitando-a aos movimentos do mesmo, seja de maneira comum, seja em atividade funcional como andar, subir e descer escadas, etc. Tem história de queda da própria altura após fratura da cabeça femoral direita há 2 anos, sugerindo processo osteoporótico, além do quadro de artrose relatado anteriormente. Pelo desgaste articular, sabe-se dos benefícios da água, contudo, com relação ao processo osteoporótico, muitos tratam a água como recurso contra indicado que não evidencia melhoras. Considerando todo quadro e apontamentos sugeridos, marque a alternativa correta.
		
	
	Entendendo que os efeitos fisiológicos gerados pela água podem ser refletidos na pressão arterial e que essa é característica de cuidados, nessa paciente, é importante afirmar que a mesma só terá condições de realizar tal trabalho se estiver com quadro de hipotensão arterial.
	
	É muito comum que pacientes dessa idade não respondam bem à piscina pela insegurança do ambiente e, mesmo sendo assistida e acompanhada pelo fisioterapeuta, tal conduta se torna extremamente contra indicada para a mesma.
	
	Em função a todo quadro inflamatório destacado, o trabalho deve, obrigatoriamente, acontecer em piscina fria, já que a água aquecida facilitaria o aumento do calor já evidenciado nas articulações em questão.
	 
	Por se tratar de uma paciente idosa, já portadora de sinais degenerativos, os quais sugerem se quadro álgico de procura ao setor, este deve ser trabalhado em piscina, já que esta lhe traduz maiores possibilidades de arco de movimento , mesmo sem gerar atrito, é coadjuvante, pela melhora muscular, à manutenção da osteoporose.
	
	Em função ao quadro de osteoporose, a paciente deve somente realizar exercícios terrestre, que lhe dão atrito suficiente para reversão do quadro, desconsiderando o atrito na articulação dos joelhos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307493490)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os efeitos terapêuticos e fisiológicos da água são espantosamente amplos. Essa circunstância é resultado de uma notável série de efeitos relacionados as forças físicas atuando sobre o organismo dentro do água. Ao longo do tempo, foram sendo realizados estudos no campo da hidroterapia, e dessa forma desenvolvidos métodos de aplicação terapêutica da água. O método Halliwick é familiar para a maioria dos profissionais de reabilitação aquática que durante algum tempo estiveram envolvidos em aquática. A partir das informações acima, avalie as informações a seguir. I ¿ O Método Halliwick é dividido em 4 fases: adaptação, restauração do equilíbrio, inibição e facilitação dos movimentos. II ¿ O Método Halliwick foi desenvolvido por James MacMillan (engenheiro) que em 1949 iniciou seu trabalho com pessoas portadoras de deficiência física na piscina. III ¿ No Método Halliwick são utilizados flutuadores artificiais para o aprendizado de habilidades como submergir, rolar e controlar o equilíbrio. IV ¿ O Método Halliwick foi criado para ensinar os indivíduos com incapacidade de nadar e dois elementos foram claramente definidos: Natação e Terapia. V ¿ Os jogos e/ou atividades aquáticas do Método Halliwick contêm princípios de ensino do programa de dez pontos. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II, III, IV e V.
	 
	I, II, IV e V.
	
	I, II, III e V.
	
	I, II, III e IV.
	
	I, III, IV e V.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307509878)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação a lombalgia, numere os eventos de acordo com a ordem do tratamento no ambiente aquático. ( ) foco nas atividades funcionais ( ) redução da imobilização protetora ( ) redução da dor ( ) propriocepção, equilíbrio e sustentação de peso
		
	 
	1,3,4,2
	 
	4,2,1,3
	
	1,4,2,3
	
	4,3,1,2

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes