Buscar

AD2 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2015 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AD2 2015.2
Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO		
Coordenador (a): 	ROGERIO MENDES DE LIMA
Aluno (a): Silbênia Ferreira de Araújo. Matricula: 15212080463
Polo: Magé
 
Questão 1: Observe a imagem abaixo:
Considerando a abordagem desenvolvida no curso, discuta a importância das ações afirmativas na escola para que situações como a reproduzida na charge acima não ocorram. (1,5)
Tendo a escola como papel principal a formação e educação do indivíduo, cabe a ela 
a missão de estimular no aluno o respeito as diferenças em todos os níveis, culturais, sociais, étnicas, religiosas, de gênero, enfim, a diversidade humana, cumprindo sua função pedagógica, social e politica.
Questão 2: A luz dos debates desenvolvidos na aula 7 acerca do modo como a escola se relaciona com a diversidade cultural dos estudantes, explique a frase “O processo de inclusão social na escola é ainda hoje um caso de inclusão perversa”. (1,5)
Ainda nos dias de hoje podemos contemplar uma escola que oferece as coisas pela metade, ela inclui, mas, não reconhece as diversidades, não cria um ambiente favorável para que todos se sintam bem e inseridos no meio de forma justa e respeitosa.
Questão 3: Considerando as discussões sobre as formas de organização das atividades escolares, estabeleça uma distinção entre as formas cooperativa, individualista e competitiva de organização das atividades escolares, utilizando para isso exemplos concretos retirados de jornais, revistas ou fatos do cotidiano. (3,0)
Exemplo 1: 
Feira de Ciências- Os resultados conseguidos por cada um dos membros do grupo beneficiam todos e a recompensa é compartilhada .
Exemplo 2: 
Confecção de um cartaz para o dia da Independência do Brasil- os resultados individuais dependerão do empenho, capricho e criatividade.
Exemplo 3: 
Dança da cadeira- Atividade feita em grupo, onde apenas um sai vencedor.
Leia o texto abaixo:
As 100 melhores escolas do país no Enem
Entre as 100 escolas com maior pontuação na edição do Enem de 2011, 90 são privadas. O Colégio Objetivo Integrado, em São Paulo, ficou em primeiro lugar
São Paulo - A lista das 100 escolas com melhor pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado (Enem 2011) mostra que as privadas dominam o ranking da educação no país. Apenas 10 públicas estão entre as cem primeiras, três a menos que na edição anterior, quando 13 unidades haviam conquistado nota suficiente.
A média da rede privada foi de 569,2 pontos; da pública foi de 474,2.
Há também concentração das escolas bem pontuadas em certas regiões do país. Quinze estados não têm nenhuma unidade de ensino na lista a seguir: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Confira abaixo quais são, entre as 4.798 escolas privadas e 5.278 públicas com resultados divulgados, as que registraram maior desempenho de seus alunos. 
O Ministério da Educação só coloca na lista as escolas em que pelo menos 50% dos alunos matriculados fizeram a prova, com um mínimo de dez alunos concluindo o ensino médio participando do exame.�
Questão 4: Considerando as discussões levantadas na aula 6 sobre “formas e finalidades da educação escolar”, estabeleça uma relação entre o texto acima e a construção de um olhar estereotipado sobre a escola. (1,0)
Por terem as escolas particulares uma melhor infraestrutura oferecida aos seus alunos e professores, e pela reconhecida qualidade do seu ensino, criou-se o estereótipo de que as escolas públicas não ensinam e nem capacitam seus alunos, impossibilitando os mesmos a terem acesso a um futuro mais promissor.
Questão 5: Indique um exemplo de estereótipo sobre a escola contido no texto acima. Justifique sua resposta. (1,0)
Um dos estereótipos existentes refere-se a superioridade dos alunos educados em uma instituição de ensino particular, dando a esses alunos uma posição de status em relação ao aluno da rede pública.
Questão 6: Tomando por base o fato de que os indivíduos são construídos socialmente ao longo de sua vida, discuta a função da escola da definição dos papéis sociais que os indivíduos exercem na sociedade em que vivem. (1,0)
Cabe a escola oferecer e garantir ao indivíduo o acesso a educação, saberes e conhecimento, valores fundamentais à formação de indivíduos conscientes de seus deveres e direitos, indivíduos preparados para a construção e exercício de sua cidadania.
Questão 7: Considerando as questões levantadas a partir na aula 9, apresente duas razões para o chamado “fracasso escolar” de boa parte dos estudantes. (1,0)
Condições de pobreza. Muitas crianças abandonam os estudos por terem que trabalhar para ajudarem no sustento de suas famílias. 
Falta de estrutura familiar. Pais e mães que não valorizam e não incentivam suas crianças a estudarem, fazendo com que as mesmas se sintam desmotivadas.
Boa avaliação
� Retirado do endereço eletrônico � HYPERLINK "http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-100-melhores-escola-do-pais-no-enem" �http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-100-melhores-escola-do-pais-no-enem� acessado em 18 de setembro de 2013, as 9:16.
�� �

Outros materiais