Buscar

Slide Seminário Controle Nematóides

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Formas de Controle 
de 
Fitonematóides
Componentes:
 Antonia Maria 
Assunção Junior 
Harrison Vinícius 
Jéssica Beatriz
 Thayse Ferreira
 Sheila Sena
Métodos Gerais de controle de fitonematóides
Em relação ao fitonematóides, o ideal é prevenir a ocorrência deles em uma dada área agriculturável, pois, umas ali estabelecidos, a erradicação é quase impossível e o controle, ano após anos, no geral mostra-se tarefa difícil, trabalhosa e cara para o agricultor.
Nesse sentido, há muitas destinadas ao combate de fitonematóides, embora umas poucas venham se revelando, a um só tempo, tecnicamente eficientes, economicamente viáveis e ecologicamente aceitáveis.
Principais métodos de controle
Controle químico: usando pesticidas químicas;
Controle biológico: reduzindo as populações das pragas mediante a introdução de espécies predadoras, parasita ou patogênica;
Controle cultural: introduzindo práticas agrícolas para prevenir o aparecimento de pragas;
Plantas resistentes aos hospedeiros: usando plantas que sejam resistentes aos ataques, incluindo plantas adaptadas mediante engenharia gênica;
Controle regular: impedindo a invasão de uma área por novas espécies. 
Métodos Físicos
Hidrotermoterapia: é o agente mais utilizado no controle físico e nematóides fitorasitos tem sido o calor, seja na forma de água aquecida (através da imersão de material vegetal infectado) ou de vapor d’água superaquecido (para a desinfestação de solo em canteiros nos cultivos protegidos, em estufa).
Material a tratar
Nematóidealvo
Temperatura da água (°C)
Tempo de imersão
(minutos)
Bulbos de alho
Ditylenchusdipsaci
48,8
20
Rizoma de bananeira
Radopholussimilis
55,0
20 -40
Tubérculosde batata
Meloidogynespp.
46,0 – 47,5
120
Limpeza mecânica: esta aplica-se por exemplo, a mudas de bananeiras, que suporta eliminação de todas as raízes e tecidos necrosados do rizoma a golpes de facão, desde que este mantenha diâmetro final de cerca de 15 cm.
Energia solar: nos últimos 15 anos tem-se recorrido também á energia solar (=solarização) para fins de tratamento térmico de solo infestado por fitonematoides, cobrindo-o com lençol transparente e bem fino e tendo-se o cuidado de enterrar seus bordos ; com isso aquece-se consideravelmente o solo e, em muito casos, consegue-se reduzir a quantidade de nematoides nos centímetros mais superficiais do solo.
Métodos Culturais e Biológicos
Alqueive: manter o solo sem qualquer vegetação.
Inundação do Solo: saturação do solo com água
 
Esse método é aplicável somente em áreas com fontes adequadas de água disponível para irrigação.
Destruição de plantas infestadas: após a colheita, as plantas devem ser destruídas.
Rotação de Cultura: mesmo para polífago dos fitonematóides pode haver plantas, que não lhes sejam hospedeiros adequados. 
Aplica-se apenas as culturas anuais e exige que se conheça as espécies de nematoides ocorrentes no local.
Outras dificuldades à aplicação do método:
 - A área-alvo;
 - A restrição de natureza climática;
 - Restrição de ordem edáfica;
 - Falta de mercado para as plantas rotacionadas.
Matéria Orgânica: causa a redução da população de certos fitonematóides.
Mais eficiente que outros no controle das nematoses.
Inimigos naturais: pode-se reduzir a população de fitonematoides de um solo pela introdução de seus predadores e parasitos.
Os principais inimigos naturais dos fitonematoides são:
bactérias 
Fungos
Plantas com substancias nematicidas: os nematicidas, alem de caros podem ser detrimentais ao ambiente, á saúde humana, a vida selvagem e aos organismos benéficos do solo. Tem sido um dos métodos mais usados no controle de fitonematoides.
Plantas antagonista: o uso de plantas antagonistas em plantas consociados tem se mostrado uma alternativa bastante atrativa. Algumas delas são capazes de fixar nitrogênio da atmosfera e todos fornecem expressivos volumes de matéria orgânica, aumentando a atividade de fungos e melhorando as características gerais do solo.
Culturas armadilhas monitoradas: nematóides endoparasitos sedentários devem penetrar em um hospedeiro, incitar a formação de células nutridoras para se alimentar, desenvolver, amadurecer e produzir ovos.
Variedades resistentes: certamente o método mais eficiente e econômico no controle de fitonematóides. Tem como vantagem não oferecer riscos a saúde do ser humano, ser de custo relativamente baixo e não polui o meio ambiente.
Controle químico
Classificação de toxidade
Extremamente tóxico < 1mg/kg
Altamente tóxico 1-5 mg/kg
Moderadamente tóxico 50-500 mg/kg
Ligeiramente tóxico 0,5–5 g/kg
Praticamente tóxico 5-15 g/kg
Relativamente atóxico > 15 g/kg
Os nematicidas mais recentes são os não fumigantes do grupo dos organofosforados , carbamatos e oxicarbanatos com ação de controle e sistemica.
Os seguintes nematicidas cadusafós (M. C.) Rugby, terbufós (M. C.) Counter, Aldicarbe (M. C.) Temik, inserticida e sistemico, carbofuran (M. C.) Furadan inseticida e nematicida tambem utilizado em sementes. 
Controle Químico
O controle químico mediante o uso de nematicidas, é anti-econômico e pouco efetivo. Em excesso, esses produtos são extremamente tóxicos ao homem e ao meio ambiente.
O controle químico dos nematóides é realizado por meio da aplicação de nematicidas, é o mais empregado, devido principalmente aos ganhos em produtividades alcançados. 
 
Os compostos classificados como tóxicos podem ser usados com segurança, sempre que observadas as medidas de precaução adequadas e as indicações contidas nos rótulos.
Principais recomendações quanto ao uso de agrotóxicos 
 Escolha o agrotóxicos adequado. Leia o rótulo com atenção e siga rigorosamente as instruções do fabricante.
Inspecione sempre a lavoura. Não deixe que as pragas, doenças e ervas daninhas tomem conta do pomar, mas não aplique o produto sem necessidade. 
Verifique se os equipamentos de aplicação estão em boas condições de uso, sem vazamentos e bem calibrados.
Abra as embalagens com cuidado, para evitar respingos, derramamento do produto, ou levantamento do pó.
Pulverização com agrotóxico
O manejo integrado de nematóides
Em relação as pragas, as doenças e aos nematóides daninhos à agricultura, desenvolveu o conceito designado “manejo integrado”.
Os fitonematóides tem sido combatidos atualmente no Brasil mediante estratégias que associam diferentes métodos culturais.
Combina-se o controle químico com emprego de matéria orgânica.
É fundamental lembrar que, para cada situação de campo em que se depare com problema fitossanitário devido a nematóides.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais