Buscar

AV - DIDÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0304_AV_201408357607 » DIDÁTICA
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 14/11/2015 14:08:30
	
	 1a Questão (Ref.: 201409118258)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Um professor solicitou que os alunos explicassem o conceito de planejamento estratégico. Um dos alunos, já trabalhador e com experiência na área, respondeu sobre o conceito, colocou uma citação de um autor que discute sobre o assunto e estabeleceu relação com a sua prática, mencionando um exemplo do seu cotidiano profissional. O professor corrigiu como errada a resposta do aluno e disse que a resposta correta sobre o conceito de planejamento estratégico estava no capítulo x do livro, na página y. Acrescentou, ainda, em correção ao aluno e fazendo uma analogia, que se conhecimento de pedreiro tivesse valor, ele estaria na faculdade de engenharia. Podemos dizer que esse professor rompeu com a etnocentria? Sim, não, justifique sua resposta:
		
	
Resposta: O professor demonstrou uma grande rigidez em relação ao conhecimento e experiência de um dos seus alunos visto que desmereceu os comentários baseados na experiência do aluno. Este professor demonstrou com eficácia como discriminar e desestimular a participação e interesse de seu aluno e talvez até da turma. Evidentemente não é um exemplo a ser seguido pois
	
Gabarito: Não, ele não rompeu com a etonocentria, pois apenas considerou como válida a sua resposta, o seu referencial, o seu saber, o seu conhecimento que é passado ao aluno como verdade absoluta porque é um saber legitimado academicamente, não criando um contexto democrático de decisões sobre os conteúdos de ensino, configurando uma ideia mais ampla e real de escolarização.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Mas ele rompeu com a etnocentria?
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409121646)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Na visão de Moreira e Santos (1995), os conteúdos têm de ser vistos como algo a ser questionado, analisado e negociado e não divorciado do significado humano. "Os conteúdos devem ser selecionados e organizados de modo a fortalecer o poder e a autonomia de grupos que estejam submetidos a qualquer forma de exploração, opressão e discriminação" (MOREIRA & SANTOS, 1995, P. 63). Isso significa dizer que devemos respaldar a prática na pedagogia tradicional ou progressista e crítica, segundos autores? Justifique sua resposta:
		
	
Resposta: Navisão dos autores a prática deve ser respaldada na pedagogia progressiva e crítica pois somente assim será possivel fortalecer grupos e minorias oprimidos e/ou discriminados. De acordo com esta prática, os conteúdos não são escolhidos para a mera transmissão/assimilação. Sua seleção tem significado, não é uma escolha rígida pois o conteúdo precisa, por esta ótica, ter significado humano e fortalecer a autonomia. O conteúdo deixa de ser estático, previamente escolhido, e passa a ser dinâmico pois aceita questionamentos, negociações e adaptações para estar de acordo com as necessidades do grupo, de forma a aceitá-los e engrandece-los.
	
Gabarito: Na pedagogia progressista e crítica, cujos conteúdos de ensino são relacionados aos saberes dos educandos, de modo que eles percebam significado nos mesmos e possam colocar à educação a seu favor, se sentindo representados no universo escolar, o que contribuirá para transformar as suas realidades sociais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408641143)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O autor da didática Magna é:
		
	
	Paulo Freire
	
	Vygotsky
	
	Piaget
	
	Herbart
	 
	Comenius
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408416343)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A história da didática está ligada ao aparecimento do ensino; o termo didática surge quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens e a escola se torna uma instituição, inaugurando-se o caráter transmissor e sistematizado de ensino. Nesse contexto, a Didática Magna teve como representante:
		
	
	Henrique Pestalozzi
	
	J. Dewey
	
	Jean Jacques Rousseau
	 
	João Amós Comênio
	
	J. Friedrich Herbart
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408566325)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Hoje, com as intensas transformações ocorridas nos processos sociais de produção e de difusão de informação, novas reflexões sobre o papel da educação e das organizações educacionais tomam cada vez mais espaço na vida social. É preciso considerar os contextos, as cotidianidades e sentidos construídos. Assim, a Didática passa a ser vista como "Uma reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica". (CANDAU, 2004). Em outras palavras, podemos dizer que se trata da:
		
	 
	Ação-reflexão-ação
	
	Transmissão-assimilação-transmissão
	
	Sistematização-mecanização-sistematização
	
	Normatização-aceitação-normatização
	
	Reprodução-memorização-reprodução
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408478793)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Repensar a escola e o ensino é repensar criticamente tempo e espaço em termos de seus usos, disposições e combinações, visando melhor concretização do projeto de formação dos alunos. Como considerar esses dois aspectos no planejamento das aulas?
		
	 
	Tempo e espaço recombinados oferecem condições para que as atividades propostas para a formação dos alunos atinjam seu objetivo;
	
	Tempo e espaço de aula não são importantes para a trajetória de formação do aluno, mas sim os métodos que o professor utiliza.
	
	Não há relação entre tempo e espaço, pois, não interferem na movimentação e estrutura da escola;
	
	Flexibilizar a noção de tempo e espaço pode gerar atraso no desenvolvimento dos alunos, bem como no ensino do professor;
	
	Tempo e espaço físico não devem ser flexibilizados, pois interferem na movimentação e estrutura da escola;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408416385)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Dentro de uma concepção pedagógica baseada na psico-genética, a educação é concebida como a vivência de experiências múltiplas e variadas tendo em vista o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social do educando. Na prática, significa:
		
	
	que o aluno é protagonista do processo de aprendizagem, portanto, articulando o saber popular ao científico, visando à libertação da condição de opressão.
	
	que o aluno é sujeito passivo, portanto, assistindo a aulas teóricas e dissertativas.
	 
	que o aluno é interativo, portanto, confrontando dialeticamente o conhecimento espontâneo e científico e buscando a superação.
	 
	que o aluno é sujeito ativo, portanto, participando da aula passeio e no laboratório, constatando na prática a teoria.
	
	que o aluno é sujeito crítico, portanto, polemizando a temática de estudo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201409009018)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Tratar da diversidade cultural brasileira, reconhecendo-a e valorizando-a, bem como tratar da superação das discriminações aqui existentes significa atuar sobre uns dos mecanismos de exclusão, tarefa necessária, ainda que insuficiente, para caminhar na direção de uma sociedade mais democrática. É um imperativo de trabalho educativo voltado para a cidadania crítica, uma vez que tanto a desvalorização cultural - traço bem característico da nossa história de país colonizado - quanto á discriminação são entraves à plenitude da cidadania para todos, portanto, cabe ao professor para tentar dar conta desse objetivo adotar como fundamento da prática: MARQUE A INCORRETA:
		
	 
	o multiculturalismo
	
	o currículo pensado e vivido
	
	a dialogicidade
	
	a criticidade dos fatos
	 
	a hegemonia
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408660394)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ato de planejar não pode priorizar o lado técnico em detrimento do lado político-social ou vice-versa, ambos são importantes. Por este motivo, devem ser muito bem pensados ao seremformulados visando:
		
	
	o determinismo técnico
	
	a manutenção do status quo
	
	a construção de um modelo único de ensino
	 
	a transformação social
	
	a regulação das ações humanas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408462067)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando nos referimos à didática como transmissão de ensino do professor para o aluno, estamos fundamentados no modelo?
		
	 
	Linear
	
	Crítico
	
	Mediador
	
	Dialético
	
	Interativo

Outros materiais