Buscar

Saneamento_Básico - CAPTULO 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Profº Roberto Zampieri
Reservatórios de Distribuição de Água
5. 3.2 Método baseado na curva de consumo de uma cidade
SANEAMENTO BÁSICO
Grupo:
Gilberto Dias Barboza
Graziela Leandra Pires
Heverton Francisco de Freitas
Maicon Luiz Bianchi da Silva
Marcelo Fernando Costa
Milton Jonas de Oliveira Jardim
Vanessa Mara Teixeira
Armamos o gráfico da curva de consumo acumulado e a reta de adução contínua (para 24 horas de adução); 
(Observar que o ponto inicial e o final da curva de consumo são comuns a reta de adução acumulada, de modo a não haver diferença entre o consumido e o aduzido). 
2. Traçamos duas tangentes aos pontos extremos da curva de consumos acumulados paralelas a reta de adução. A reserva de equilíbrio será a distância vertical entre estas duas paralelas - esta distância poderá ser lida no eixo das ordenadas. 
Cálculo para adução contínua 
Cálculo para adução contínua 
A cada dia corresponde uma curva de consumo.
Supomos que a da figura represente o consumo nos dias de grande solicitações de água na cidade, em particular, daquele mais desfavorável
O reservatório de distribuição no instante T1 onde a vazão de consumo começa a ultrapassar a vazão de adução, deve conter um volume de água correspondente no mínimo ao déficit de adução nas próximas horas.
Nos intervalos de tempo compreendidos entre os instantes T2 e 24 horas e 24 horas e T1 a adução supera o consumo e o reservatório vai acumulando água em excesso para cedê-la á cidade no intervalo de tempo T1 a T2, complementando a adução.
DETERMINAÇÃO DO VOLUME ÚTIL
DETERMINAÇÃO DO VOLUME ÚTIL
 
Cálculo para adução contínua
Cálculo para adução descontínua 
1. Armamos o gráfico da curva de consumo acumulado e a reta de adução descontínua (contínua durante 8 horas de adução); 
(Observar que o ponto inicial da reta de adução acumulada situa-se às 8 horas, o final às 16 horas como anunciado, de modo que não há diferença entre o consumido e o aduzido). 
2. A reserva de equilíbrio será a soma da ordenada do consumo acumulado de 0 às 8 horas e a de 16 às 24 horas - esta distância poderá ser lida no eixo das ordenadas. 
OBS: Neste exemplo, onde seria a situação ideal para a adução descontínua? 
Cálculo para adução descontínua
DETERMINAÇÃO DO VOLUME ÚTIL
 
Exemplo
 
Exemplo
Exemplo
Determinação e Adução Intermitente
 No diagrama a seguir, estão representadas a curva de consumo de água de uma cidade no dia mais desfavorável e a reta corresponde á vazão de adução para um intervalo de tempo de funcionamento de T horas.
 A vazão de adução depende do intervalo de tempo de funcionamento da adutora.Esta deve fornecer á cidade o volume V em T horas
 A vazão média horária é V/24 e a vazão de adução é V/T 
 
Determinação e Adução Intermitente
 No dia de maior consumo as duas áreas, correspondentes ao saldo da adução e ao consumo quando a adutora não está funcionando, são iguais.Cada uma delas representa a capacidade mínima do reservatório de distribuição para atender os consumos normais da cidade
 Essa capacidade pode ser determinada também com o auxílio do diagrama de massas.A parte inferior, estão traçadas e representativa da adução acumulada e a curva dos consumos acumulados. As ordenadas C2 e C1, representam os consumos da cidade nos intervalos de tempo Tz a 24 e 24 a T1, respectivamente, quando a adução não está funcionando. A capacidade mínima C do reservatório de distribuição é igual a soma C1 C2.
 
Determinação e Adução Intermitente
 
 
Determinação e Adução Intermitente
Método Estudado por Yassuda
Estuda método para a sua determinação a partir da curva de consumo assimilada a uma senóide.
Em relação a capacidade mínima dos reservatórios de distribuição a partir de curvas de consumo podemos observar:
1 - em uma cidade de servido adequado, a curva de consumo de um distrito com sistema de distribuição pode servir ao dimensionamento de um reservatório de distribuição de outro distrito, da mesma cidade, cuja rede de distribuição está sendo projetada;
2 - Uma cidade onde a rede de distribuição está sendo projetada ou remanejadas e para a qual não se tem curvas de consumo pode utilizar as curvas outra cidade desde que as características climáticas, de técnicas de projetos e hábitos sejam semelhantes;
18
Método Estudado por Yassuda
No caso de adução intermitente o intervalo de tempo T pode ser estudado segundo vários critérios:
Funcionamento contínuo durante T horas ou em dois períodos cuja soma é T.
Pode-se fazer corresponder o funcionamento da adutora ás horas de maior consumo da cidade, tendo em vista reservatórios de menor capacidade.
Pode-se fazer corresponder o funcionamento da adutora ás horas de menor consumo, onde há deficiência de energia elétrica.
Em cidade em franco crescimento um sistema adutor pode ser previsto para funcionar continuamente só no fim do plano
Em grande instalação, ás vezes, é conveniente fazer variar a adução de recalque para que maiores vazões sejam recalcadas em períodos em que exista capacidade ociosa no sistema de fornecimento de energia elétrica, se as tarifas forem mais baixas nesses períodos.
19
Curva de consumo assimilada a uma senóide
Fim.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais