Buscar

AV - Seminários Integrados em Ciências Contábeis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0836_AV_201301673811 » SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301673811 - JOSÉ CARLOS DEVENS PIMENTEL
	Professor:
	MARCOS VINICIUS KUCERA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 14/11/2015 13:30:21
	
	 1a Questão (Ref.: 201302503709)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O SINAES Sistema Nacional do Ensino Superior, criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, tem o objetivo de avaliar IES, Cursos e Estudantes. Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País. (http://portal.inep.gov.br/superior-sinaes) Como estes resultados auxiliam as Instituições, órgãos governamentais, estudantes, pais de alunos, empresas e público em geral? Responda a questão com três parágrafos: No primeiro, introduza sua ideia sobre o tema citando seus argumento(s) para descrevê-la. No parágrafo seguinte, desenvolva cada um dos argumento(s). No último parágrafo, apresente sua conclusão sobre o tema.
		
	
Resposta: Primeiramente, os resultados podem gerar ações corretivas por parte das Instituições, podem gerar ações fiscalizatórias e/ou punitivas pelos órgãos governamentais, podem gerar sentimento de confiabilidade ou não naquela Instituição de Ensino por parte de pais de alunos, estudantes e público em geral. Em relação às Instituições, os resultados, em caso negativo, podem/devem gerar procedimentos para identificar as possíveis falhas que geraram o resultado e a aplicação de medidas corretivas visando à melhoria do ensino e, consequentemente, melhoria nos resultados. Se o resultado for positivo, a Instituição tem um parâmetro de que seus métodos estão sendo eficientes/eficazes na preparação dos estudantes. No âmbito governamental, resultados ruins tendem a gerar ações que forcem a Instituição no caminho da melhoria de seus procedimentos, podendo, inclusive, gerar punições e, num estágio de repetição de resultados ruins, fechamento do Curso. no que concerne estudantes, pais de alunos e comunidade, os resultados servem como espelho da Instituição, refletindo o que dela se espera e o que pode ser alcançado quando ingressar num Curso oferecido por ela. O SINAES, através dos resultados das avaliações, gera informações relevantes e que devem ser levadas a sério tanto pelas Instituições quanto pelos usuários e fiscalizadores destas, uma vez que indicam como estas Instituições se comportam no Ensino Superior e como elas preparam seus alunos e se preocupam com estrutura, corpo docente e processos que a qualificam.
	
Gabarito: O aluno deve atender o enunciado sem fugir dos temas abaixo relacionados, além de respeitar o formato solicitado. Orientam as IES no alcance de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social. Orientam órgãos governamentais na definição de políticas públicas. Orientam os estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas, empresas e público em geral, na tomada de suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302503716)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O ENADE - Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes compõe o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior e seu resultado gera o CPC - Conceito Preliminar de curso. Conceitos insatisfatórios podem gerar sanções regulatórias para o Curso e para a IES. Considerando as informações acima, enumere duas vantagens de um curso superior obter um bom resultado no ENADE, justificando brevemente cada uma delas.
		
	
Resposta: 1) O curso será bem visto pela comunidade (alunos, pais de alunos, empresas) e isto agrega valor à IES (Instituição de Ensino Superior), pois mostram a capacidade da Instituição de preparar seus alunos e a capacidade de oferecer estrutura para o desenvolvimento do aluno e o retorno que este aluno pode dar no mercado de trabalho. 2) A Instituição consegue avaliar se os seus métodos de ensino e avaliação de procedimentos estão sendo eficientes e eficazes na preparação do seu corpo discente, projetando que estes alunos podem (não terão, necessariamente, visto ser apenas um parâmetro) ter desempenho satisfatório no mercado de trabalho e na aplicação de conhecimento.
	
Gabarito: Um bom resultado no ENADE garante um bom conceito preliminar de Curso (CPC), consequentemente bom conceito para a Instituição (IGC). O aluno poderá citar duas dentre as vantagens: 1)Boa aceitação do diploma do curso no mercado de trabalho, a medida que o conceito de qualidade do Curso e da IES é satisfatório. 2)Possibilidade de adesão a Financiamento estudantil através do programa FIES, pois só cursos com conceito satisfatório podem aderir ao programa. 3)Continuidade e fortalecimento do curso tendo em vista que não sofrerá sanções regulatórias e poderá ofertar novas vagas. 4)Possibilidade de utilizar o resultado na composição do currículo pessoal do aluno para processos seletivos, pois cada vez mais as empresas utilizam estes resultados para tomada de decisão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302457615)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O CPC é um indicador prévio da situação dos cursos. O conceito é composto por: Marque a reposta CORRETA.
		
	
	Coleta de dados e avaliação.
	
	Autocorreção e avaliação
	 
	Autoavaliação e Coleta de dados.
	
	Autoavaliação e prova
	
	Prova e correção.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302457657)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Período compreendido entre a invenção da escrita e a queda do Império Romano do Ocidente:
		
	
	Idade Contemporânea.
	
	Idade Média.
	 
	Idade Antiga.
	
	Idade Moderna.
	
	Arte Pré-Histórica.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302458288)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É o território que no interior do qual uma espécie encontra condições de vida:
		
	 
	Habitat.
	
	Comunidade biótica.
	
	Nicho ecológico.
	
	População.
	
	Comunidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302458317)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A maneira que as diferenças entre mulheres e homens assumem nas sociedades, no transcorrer da história, chama-se:
		
	
	Estado Civil.
	
	Pessoa Física.
	
	Sexo.
	
	Desigualdade Social.
	 
	Gênero.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302462022)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa que representa o conceito a seguir relacionado, segundo o CPC 00 (R1): ¿ ....... são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais.¿
		
	
	Patrimônio Líquido.
	
	Resultado Líquido.
	
	Despesa Operacionais.
	
	Passivo Exigível.
	 
	Receita.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302462116)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O princípio que determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional é conhecido como:
		
	
	Prudência.
	
	Oportunidade.
	
	Continuidade.
	
	Competência dos Exercícios.
	 
	Registro pelo Valor Original.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302490631)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre as alternativas apresentadas a seguir, assinale aquela que NÃO representa um item que faz parte da estrutura mínima do Balanço Patrimonial, nos termos estabelecidos pela NBC TG 26 e CPC 26:
		
	
	caixa e equivalentes de caixa.
	
	estoques.
	
	clientes e outros recebíveis.
	
	ativos biológicos.
	 
	ativo diferido.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302498189)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O CPC 18 estabelece a contabilização dos investimentos, neste contexto a aplicação do método da equivalência patrimonial - MEP se dá quando:
		
	
	Osinvestimentos sejam classificados como relevantes.
	 
	Os investimentos sejam caracterizados como coligação, controle ou controle conjunto.
	
	Somente se houver controle conjunto do empreendimento.
	
	A investidora mantiver significativa posse de ações preferenciais da investida.
	
	A investidora mantiver relações de negócios relevantes com a investida.

Outros materiais