Buscar

AV e AVS - Fundamento das Ciências Sociais

Prévia do material em texto

Avaliação 1º período AV
	
	 1a Questão (Ref.: 17966)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marque a única sentença correta. 1 - "Pela exploração do mercado mundial a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. Para desespero dos reacionários, ela retirou à indústria sua base nacional. As velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a sê-lo diariamente. (...) Em lugar das antigas necessidades satisfeitas pelos produtos nacionais, nascem novas necessidades, que reclamam para sua satisfação os produtos das regiões mais longínquas e dos climas mais diversos. Em lugar do antigo isolamento de regiões e nações que se bastavam a si próprias, desenvolve-se um intercâmbio universal, uma universal interdependência das nações. E isso se refere tanto à produção material como à produção intelectual. (...) Devido ao rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ao constante progresso dos meios de comunicação, a burguesia arrasta para a torrente da civilização mesmo as nações mais bárbaras." (MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Global, 1981. p. 24-25.) Com base no texto de Karl Marx e Friedrich Engels, publicado pela primeira vez em 1848, é correta a afirmativa.
		
	
	O processo de universalização é uma tendência do capitalismo desde sua origem, já que a burguesia precisa de novos mercados, de novas mercadorias e de condições mais vantajosas de produção.
	
	A dificuldade de comunicação entre os países, devido ao baixo índice de progresso tecnológico, adiou para o século XX a universalização do modo capitalista de produção.
	
	A expansão do modo capitalista de produção em escala mundial encontrou empecilhos na mentalidade burguesa apegada aos métodos tradicionais de organização do trabalho.
	
	Desde o início, a expansão do modo burguês de produção fica restrita às fronteiras de cada país, pois o capitalista é conservador quanto às inovações tecnológicas.
	
	Na maioria dos países não europeus, a universalização do capital encontrou barreiras alfandegárias que impediram sua expansão.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 228712)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Ciências naturais e ciências sociais distinguem-se principalmente devido:
		
	
	Ao fato do objeto de estudo das primeiras ser semelhante ao sujeito observador. 
	
	À forma como cada área trata o seu objeto de estudo.
	
	A uma facilidade maior de isolamento de variáveis na segunda área. 
	
	À dificuldade de se isolar os fatos socioculturais nas primeiras.
	
	Ao uso de técnicas de laboratório nas análises sociológicas.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 175347)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A família, o direito, as artes e a religião fazem parte de uma série de fenômenos classificados como sociais. Por quê? 
		
	
	Resultam das relações que se estabelecem em sociedade.
	
	Fazem parte da evolução natural do homem.
	
	São fenômenos naturais na vida em sociedade.
	
	Resultam dos processos fisiológicos inatos à necessidade social do homem.
	
	São fenômenos simples, que podem ser reproduzidos em laboratório.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 75108)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Antropologicamente podemos definir cultura como: 
		
	
	Aspecto que aproxima humanos de sua ancestralidade biológica; 
	
	Manifestação tipicamente humana marcada pela multiplicidade de expressões;
	
	Museus e outras formas de retenção de memória dos grupos dominantes. 
	
	Aspecto homogeneizante das expressões de povos diferentes; 
	
	Função de base eminentemente orgânica; 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 662762)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	"Manifestações param o Centro do Rio. O trânsito no centro do Rio parou mais uma vez na noite desta terça-feira por causa de três manifestações. Em uma delas, na altura do Sambódromo, garis da Comlurb protestaram contra as péssimas condições de trabalho. Outro ato reuniu manifestantes contra a imprensa e a criminalização dos protestos. Eles seguiram da Candelária à Cinelândia em passeata. JB online 25/02/2014 às 20h32 ". 
Os fatos descritos na reportagem retratam uma situação que se tornou comum no país a partir de junho de 2013 e que mostram que, no Brasil, a sociedade civil quer ser ouvida pelo Estado. O tema da sociedade civil contraposta ao Estado parece na obra de um filósofo  que é considerado um dos criadores da doutrina filosófica de empirismo e um dos ideólogos do liberalismo. 
Assinale a opção que indica o nome desse autor: 
		
	
	Cesare Lombroso
	
	Augusto Comte
	
	Charles Darwin
	
	John Locke
	
	Herbert Spencer
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 569862)
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Uma competição com selfies de axilas está sendo disputada entre usuários chinesas no Weibo, site similar ao Twitter com forte popularidade na China. Segundo o site Daily Mail, as moças postam fotos de suas axilas sem depilar. A competição chamada de "Garotas, não depilem suas axilas" encoraja as meninas a manter os pelos da região e desafiar as regras sociais de beleza, ao tentar mostrar o corpo feminino como beleza natural. (Publicado em http://tecnologia.terra.com.br/internet/competicao-incentiva-chinesas-a-mostrar-axila-nao-depilada,7219c57bd9297410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html, em 01/08/2014). De que modo o tema abordado no texto acima pode ser interpretado, a partir da análise antropológica da cultura?
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: A atitude das participantes do concurso irá provocar reações etnocêntricas entre os integrantes da sociedade chinesa, na medida em que a depilação feminina faz parte das práticas culturais daquele país. 
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 42750)
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	O que é, para Durkheim, fato social? Quais as suas características? Caracterize e exemplifique, na concepção do autor, fatos normais, patológicos e anômicos.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: O (a) aluno (a) deverá: (i) explicitar a definição durkheimiana de fato social e suas três características: externalidade, generalidade, coercitividade; (ii) mostrar que os fatos normais são o que se encontram nos limites estabelecidos pela consciências coletiva, que os fatos patológicos são os que excedem estes limites e os fatos anômicos expressam uma quebra da ordem vigente. O aluno deverá exemplificar coerentemente cada um desses fatos.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 666758)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Ao final do século XIX, a dominação e a espoliação assumiam características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcavam o auge da hegemonia europeia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar os interesses imperialistas.
		
	
	A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pôde nascer espontaneamente.
	
	A invasão de tecidos de algodão do Lancashire desferiu sério golpe no artesanato indiano.
	
	A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para quebrar a resistência cultural das populações africanas, asiáticas e latino-americanas. 
	
	A humilhação sofrida pela China, durante um século e meio, é algo inimaginável para os ocidentais.
	
	O mapa das comunicações nos ensina: as estradas de ferro colocavam os portos das áreas colonizadas em contato com o mundo exterior. 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 665475)
	Pontos: 0,0/ 0,5 
	Na vida em sociedade, há certas situações que Durkheim chama de anomia. Assinale a alternativa que expressa essas situações:
		
	
	Os valores religiosos, o sistema monetário de um país, a forma de se vestir.
	
	O uniforme escolar, o véu e a burca islâmicos, a língua de um país.
	
	A miséria, a religião, a arquitetura vigente. 
	
	O casamento, as normas jurídicas, os valores morais.
	
	As guerras, os linchamentos, as catástrofes naturais.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 9177)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Leia o texto e responda a questão proposta (adaptada do ENADE 2005). A falta de moradias e de serviços urbanos e a favelização são questões estruturais da sociedade brasileira que se intensificaram com a urbanização ocorrida a partir de 1940, levando a uma forte concentração populacional nas grandes cidades. De acordo com o Censo Demográfico, havia, em 2000, cerca de 1,7 milhão de domicílios localizados em favelas ou assentamentos semelhantes a elas, abarcando uma população de 6,6 milhões de pessoas, 53% das quais nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, nos quais as regiões metropolitanas concentram a maioria das favelas e dos favelados. (Radar Social, IPEA, 2005 - com adaptações). A respeito dessas informações, que caracterizam alguns aspectos das metrópoles brasileiras, analise os itens que se seguem. 
I. A favelização revela uma forte desigualdade social no país. 
II. A favelização é consequência da incapacidade natural de alguns indivíduos se adapatarem à vida urbana. 
III. A urbanização brasileira vem apresentando forte tendência de concentração da população pobre nas metrópoles. 
Assinale a opção correta. 
		
	
	Apenas o item I está correto.
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	Os itens I e III estão corretos.
	
	Os itens I e II estão corretos.
	
	Apenas o item III está correto.
Avaliação 1º período AVS
	
	 1a Questão (Ref.: 180605)
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	De acordo com as concepções socioantropológicas o que se pode concluir sobre o que ocorre com o indivíduo quando vivem isolados?
		
	
Resposta: Os indivíduos que vivem isolados, são aqueles que não interagem com a sociedade.
	
Gabarito: Os seres humanos não vivem juntos, não vivem em sociedade, apenas porque escolhem esse modo de vida, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade humana. A humanização do homem acontece em relação a outro homem. Indivíduos que sobrevivem isolados ( isto é quase impossível), não se humanizam e não se transformam em seres sociais. Se isolado da sociedade, o "indivíduo selvagem" não chega sequer a aparentar humanidade, fica evidente ser um produto bastante diferente do "indivíduo social" como o conhecemos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 40372)
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	O ponto de partida da sociologia de Max Weber não estava nas entidades coletivas, grupos ou instituições. Seu objeto de pesquisa era a ação social. Neste sentido: A) Explique o significado do conceito ação social. B) Enumere e explique os quatro tipos de ação propostos por Weber.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: A) Ação social é ação humana dotada de sentido, significado, sendo a busca do significado dessas ações a tarefa do cientista social. B) Weber preconiza quatro tipos de ação social: (i) tradicional, motivada pelos costumes; (ii) afetiva, motivada pelos sentimentos humanos; (ii) racional em relação a valores, motivadas por valores, crenças e causas caras ao indíviduo; (iv) racional em ralação aos fins, motivadas pelo cálculo, pelo planejamento racional das ações do indivíduo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 173479)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Estadão - 24/02/2013 22:28 "Torcedor corintiano confessa ter disparado sinalizador São Paulo - O torcedor corintiano H.A.M., de 17 anos, confessou neste domingo ter sido o autor do disparo do sinalizador que provocou a morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada na última quarta-feira, durante o jogo entre Corinthians e San José, em Oruro, na Bolívia." A violência juvenil é um fenômeno mundial que preocupa as autoridades responsáveis. Observando o caso de H.A.M. e outros similares somos levados a nos perguntar se é o homem faz a sociedade ou se é a sociedade que faz o homem? Quais das respostas a seguir são coerentes com a visão das ciências sociais: I - Na realidade não existe esse abismo entre os indivíduos e a sociedade, ou seja, o homem faz a sociedade e a sociedade faz o homem. II - Toda sociedade humana consiste em indivíduos distintos e todo indivíduo humano só se humaniza ao aprender a agir, falar e sentir o convívio com outros. III - Na realidade a violência expressa os instintos selvagens do indivíduo humano, que não dependem da sociedade, mas sim de uma herança genética agressiva. 
		
	
	As respostas I, II e III são coerentes com a visão das ciências sociais.
	
	As respostas II e III são coerentes com a visão das ciências sociais.
	
	As respostas I e II são coerentes com a visão das ciências sociais.
	
	As respostas I e III são coerentes com a visão das ciências sociais.
	
	As respostas não são coerentes com a visão das ciências sociais.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 606835)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Assinale a afirmativa correta: 
		
	
	As ciências naturais possuem um grau de dificuldade/complexidade de interpretação superior às ciências sociais.
	
	A matéria prima da ¿Ciência Natural¿ não pode ser isolada em laboratório.
	
	As ciências naturais podem ter resultados iguais provados por dois pesquisadores distintos em locais diferentes.
	
	O cientista social faz uso do laboratório para realizar as suas pesquisas.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 75222)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Podemos afirmar tratar-se de uma forma de ver o mundo através de sua cultura atrelada a uma perspectiva de considerar o seu modo de vida como o correto, digno e superior ao demais. Essa citação resume a prática de uma postura de mundo baseada em: 
		
	
	tolerância 
	
	alteridade 
	
	homofilia 
	
	etnocentrismo 
	
	diversidade 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 678897)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	"O aparelho jurídico do Estado, na sociedade capitalista, tem como objetivos: organizar e justificar a dominação da burguesia sobre o proletariado; favorecer os negócios da classe dominante. Dessa forma, não existe Estado representativo do conjunto da sociedade. Seu papel é o representante dos interesses da burguesia." O texto acima expressa o pensamento de qual autor?
		
	
	Karl Marx 
	
	Max Weber 
	
	Franz Boas
	
	Emile Durkheim 
	
	Augusto Comte 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 666755)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Assinale a opção que NÂO corresponde à Revolução Industrial:
		
	
	Ela deu origem ao movimento operário.
	
	Ela fortaleceu o trabalho artesanal e a propriedade rural.
	
	Ela permitiu o surgimento da burguesia e do proletariado como classes.
	
	Ela representou uma revolução na capacidade de produção de mercadorias e de acúmulo de capital.
	
	Ela marcou o início do sistema capitalista.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 665065)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Alem de identificar os fatos sociais como seu objeto de estudo, Durkheim desenvolve também uma metodologia própria dos estudos sociológicos. Consideramos como um dos passos propostos por Durkheim para analisar do seu objeto de estudo:
		
	
	O cientista social deveria manter sua prenoções, ou seja, seus valores e sentimentos pessoaispara facilitar o conhecimento verdadeiro.
	
	O cientista social deveria aprender a realidade que o cerca e assim usar seus desejos e interesses particulares. 
	
	O cientista social deveria exercitar a subjetividade dos fatos estudados, procurando manter sempre as influências pessoais. 
	
	O cientista social deveria estudar os acontecimentos mantendo o tempo todo uma relação próxima com seu fato social. 
	
	O cientista social deveria manter uma imparcialidade, mantendo-se isento de suas paixões, desejos ou preconceitos.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 11575)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Leia atentamente o texto abaixo: 
"Os proprietários da simples força de trabalho e os proprietários do capital, cujas respectivas fontes de rendimento são o salário e o lucro, isto é, os trabalhadores assalariados e os capitalistas formam as duas grandes classes da sociedade moderna, baseada no regime capitalista de produção." 
Quem é o autor da afirmativa acima? 
		
	
	Max Weber
	
	Auguste Comte
	
	Emile Durkheim
	
	Karl Marx
	
	Saint Simon
		Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 243032)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Recentemente o Brasil recorreu à OMC contra os EUA a propósito dos subsídios que este país dá aos produtores de algodão e que, segundo o governo brasileiro, afeta a competitividade do nosso algodão. Sobre a Globalização podemos dizer que: 
		
	
	Ela promove relações de comércio justas baseadas na livre concorrência.
	
	Ela vem diminuindo a distância entre os países ricos e pobres.
	
	Ela promove o fim do protecionismo.
	
	Ela se dá de forma desigual e os países ricos utilizam sua força para estabelecer relações comerciais injustas que lhes são vantajosas.
	
	Ela vem tendo como resultado a diminuição da miséria e da exclusão a nível mundial.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes