Buscar

AV1 ETICA NA SAUDE 2015.02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0083_AV1_201301564176 » ÉTICA NA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201301564176 - MARIA RITA MARTINS DA ROCHA
	Professor:
	THATIANA VALORY DOS SANTOS MELLO
	Turma: 9036/GU
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 13/10/2015 22:08:50
	
	 1a Questão (Ref.: 201302297675)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A integração dos estudos do homem e de seus ecossistemas através da compreensão da direta correlação entre natureza e cultura, denomina-se:
		
	
	Ética piramidal
	
	Ética determinante
	
	Moral fundamentalista
	
	Ética comunista
	 
	Ecologia social
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301850706)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Aristóteles e Platão têm em comum a vinculação da ética ao conceito de felicidade. A discordância entre eles, no entanto, se pauta da unicidade ou na separação de aspectos que constituem os mundos ou realidades. Assim, enquanto para Aristóteles há uma correlação entre estes aspectos, Platão defende que:
		
	
	O mundo sensível e o mundo inteligível se mesclam de modo a correlacionar o ser e o conceito de bem em uma unidade ética única.
	 
	Toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade. A dor, o desprazer e a infelicidade são aspectos provenientes da distorção da ética e só existem no mundo das ideias subjetivas.
	
	A realidade se divide em dois mundos distintos, porém complementares: O primeiro, derivado das ideias e, portanto, mutável e adequado aos valores e conceitos pessoais e outro imutável, permanente e objetivo, relativo aos aspectos físicos e materiais.
	 
	A realidade fica dividida em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação.
	
	O mundo das ideias se subordina ao mundo físico de modo que todas as nossas ideias são apenas reflexos das coisas materiais que fazem parte de nossas experiências.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301671112)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A biossegurança, a biotecnologia e a intervenção genética em seres humanos, além das controvérsias morais como aborto e eutanásia, requisitavam novas abordagens e respostas ousadas da parte de uma ciência transdisciplinar. Mais que uma metaética, a bioética engloba áreas que oscilam entre:
		
	 
	o biodireito e o teórico biopoder
	
	o bioeconômico e o biopolítico
	
	o biofamiliar e a bioescola
	
	a bioestética e a biofiosiologia
	
	a biodiversidade e a biopsicologia
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301671105)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As bases filosóficas da bioética começaram após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas nazistas executadas pretensamente em nome da ciência, cria um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionadas a seres humanos. Deste episódio, fortalece-se também a idéia que a ciência (ou qualquer outra forma de progresso) não pode ser mais importante que o homem. Assim, tecnologias e desenvolvimento técnico devem ser controlados para:
		
	 
	acompanhar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	atrasar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	roubar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	cindir a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	paralisar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302297708)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em pesquisas com seres humanos não se pode considerar como inexistente um risco desconhecido, ou seja, do qual não temos ainda as possíveis dimensões de sua ocorrência. Por isso, se fazem necessários procedimentos de análise prévia e prevenção de riscos para que não haja prejuízos à vida humana. Essa avaliação de risco relaciona-se com o Princípio da:
		
	
	Acessibilidade
	 
	Precaução
	
	Totalidade
	
	Equidade
	
	Justiça
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302297711)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito do procedimento de avaliação de riscos e benefícios nas pesquisas com seres humanos, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I ¿ Os riscos se tornam aceitáveis quando a pesquisa oferecer elevada possibilidade de entendimento, prevenção ou alívio do problema que afeta o sujeito. II ¿ Os riscos se tornam inaceitáveis quando o benefício esperado for de grande importância. III ¿ Os riscos se tornam inaceitáveis quando o benefício for igual ou maior que o de outra alternativa já conhecida. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, II e III
	 
	I
	
	II e III
	
	I e III
	
	I e II
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301706646)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O princípio que afirma que qualquer coleta de tecidos ou órgãos tem de passar pelo consentimento do doador, denomina-se:
		
	 
	Princípio da autonomia
	
	Princípio da percepção
	
	Princípio do entorpecimento
	
	Princípio da confiabilidade
	
	Princípio da verdade
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301793954)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Maria quer doar um rima para sua irmã, mas seu estado de saúde é muito frágil e o médico não quer liberar. Maria está muito chateada com a situação. Nesse caso,de acordo com a legislação de transplantes, podemos afirmar que:
		
	
	Maria pode vender o órgão para sua irmã, pois a legislação brasileira permite isso.
	
	Maria pode doar o órgão para sua irmã independente da liberação do médico por vias clandestinas.
	
	Maria pode procurar um outro médico particular e que não faça parte da rede do SUS para realizar a cirurgia de transplante.
	 
	O médico está correto, pois não se pode promover uma doação se a mesma produzir no doador algum tipo de dano ou prejuízo a sua saúde geral.
	
	O médico está errado, pois se deve promover a doação independente se a mesma produzir no doador algum tipo de dano ou prejuízo a sua saúde geral.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302199337)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia a reportagem a seguir: "Cientistas das Universidades de Kyoto, no Japão, e Winsconsin, nos Estados Unidos, conseguiram recentemente obter iPS (sigla em inglês para 'célula-tronco pluripotente induzida'). (...) Induzí-las a um estado pluripotente (significa que elas passaram a ter o potencial de desenvolver-se em qualquer tipo de célula do corpo humano). Como este procedimento não carrega o peso moral envolvido na pesquisa com células embrionárias e tem custo reduzido, acredita-se que muitos laboratórios irão começar a trabalhar neste campo" (Jornal do Brasil, 02/12/2007). O desenvolvimento de novas tecnologias traz novas questões a serem pensadas. Assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	A cada nova tecnologia implementada, novos debates éticos se colocam para responder aos seus impactos.
	
	Certas tecnologias impactam a esfera macro da sociedade, envolvendo princípios de justiça e alocação de recursos na área de saúde.
	 
	As novas tecnologias impactam negativamente a forma de vida da população, pois seus efeitos adversos são desconhecidos.
	
	O mesmo instrumento pode servir a objetivos radicalmente distintos, portanto deve-se considerar a diferença existente entre a tecnologia em si e o uso que se fará dela.
	
	A implantação de novas tecnologias pode afetar diretamente o modo de vida da população, seu comportamento e hábitos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301855373)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 2008 o Vaticano publicou um documento sobre aspectos da bioéticae reprodução humana. Neste documento, a Igreja Católica considera as tecnologias de fertilização que auxiliam os casais na procriação como sendo:
		
	
	Lícitas desde que se utilizem de tecnologias de inseminação artificial sem que seja necessário o contato sexual entre as partes.
	
	Lícitas na medida em que preservarem o ato sexual procriativo entre casais oficialmente instituídos e moralmente ilícitas quando efetuado por pessoas sem o vínculo matrimonial estabelecido.
	
	Lícitas desde que não haja o contato sexual como a fecundação ¿in vitro¿ e moralmente ilícitas quando estas tecnologias implicam em atos sexuais desvinculados do matrimônio.
	 
	Lícitas desde que estas respeitem a preservação do ato procriativo em si e considera moralmente ilícitas as tecnologias que dissociam a procriação do ato sexual como a criogenia ou a fecundação ¿in vitro¿.
	
	Ilícitas ética e moralmente, preservando o entendimento do documento Donum Vitae editado em 1987.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes