Buscar

Estudo Dirigido Neuroanatomia

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido Neuroanatomia
-Bulbo estrutura
bulbo raquídeo ou medula oblonga. Tem a forma de um cone e é a parte mais caudal do tronco encefálico. Sua parte inferior está ligada à medula espinhal e a parte superior à ponte. Seu limite superior se encontra no nível do sulco bulbo-pontino (margem inferior da ponte) e seu limite inferior se encontra no nível do forame magno. O Bulbo recebe informações de vários órgãos do corpo, controlando as funções autônomas, chamadas de vida vegetativa, como: batimentos cardíacos, respiração, pressão do sangue, reflexos de salivação, tosse, espirro e o ato de engolir.
-Bulbo (nervos cranianos)
Nervos correspondem a um conjunto de fibras nervosas unidas por tecido conjuntivo denso, organizadas em feixes, sendo responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos. . Fibras sensoriais levam impulsos das células para o sistema nervoso central; e fibras motoras, do sistema nervoso central aos músculos.
TELENCEFALO I-Olfatório (Sensitivo) percepção do olfato
DIENCEFALO II- Óptico(Sensitivo)percepção da visão 
MESENCEFALO III- Oculomotor (motor) controle do movimento ocular,pupila e cristalino
IV- Troclear(motor) controle do globo ocular
V -Trigêmeo (Misto) controle dos movimentos mastigação,sensação da face e dentes
PONTE VI- Abducente (motor) controle do movimento ocular,
VII- Facial(Misto) controle dos músculos faciais percepção,gustativa do terço anterior da língua 
BULBO VIII- Vestíbulococlear (Sensitivo) percepção postural(labirinto) audição
IX- Glossofaríngeo (Misto) percepção, gustativa do terço posterior e percepção da faringe,laringe e palato da língua 
X-Vago (Misto) percepção orelha, faringe, laringe, tórax e vísceras
XI- Acessório (Motor) Do tipo motor, enviando mensagens aos ombros, pescoço, faringe, laringe e palato mole.
XII- Hipoglosso (Motor) Também motor, sendo responsável pelos movimentos dos músculos da língua, faringe e laringe.
-Medula
A medula Espinal e uma porção alongada do SNC e a continuação do Bulbo que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do eixo do crânio. Ele se inicia na junção do crânio com a 1ª vértebra cervical e termina na altura da 1ª e 2ª vértebra lombar, no adulto atingindo entre 44 e 46 com de comprimento duas intumescência. 
A medula tem a forma de um cordão arredondado, que percorre por sulcos longitudinais. Apresenta duas dilatações, ou Intumescências cervicais e lombares. Pode ser divida em 6 porções: cervical superior, dilatação cervical, porção dorsal, dilatação lombar, coneterminal e filamentos a medula se inicia no forame Magno e termina na 2º lombar. 
-Epitálamo
O epitálamo é um segmento posterior do diencéfalo (um segmento central do cérebro que também contém o hipotálamo e o tálamo). Funciona como conexão do sistema límbico a outras áreas do cérebro. Algumas de suas funções são a secreção de melatonina pela glândula pineal (envolvida no ritmo circadiano), a regulação de vias motoras e a regulação emocional. Está ligado ao sistema límbico e aos núcleos da base.
Limita posteriormente o III ventrículo, acima do sulco hipotalâmico, já na transição com o mesencéfalo.  Epitálamo é formado por: Trígono da Habênula (área triangular na extremidade posterior da tênia do tálamo junto ao corpo pineal), Corpo Pineal (é uma estrutura semelhante a uma glândula, de aproximadamente 8mm de comprimento, que se situa entre os colículos superiores. Embora seu papel fisiológico ainda não esteja completamente esclarecido, a glândula pineal secreta o hormônio melatonina, sendo assim, uma glândula endócrina)  e Comissura Posterior (é um feixe de fibras arredondado que cruza a linha mediana na junção do aqueduto com o terceiro ventrículo anterior e superiormente ao colículo superior.). 
-31 segmentos dos nervos espinais
São aqueles que fazem conexão com a medula espinhal e são responsáveis pela inervação do tronco, dos membros superiores e partes da cabeça. São ao todo 31 pares, 33 se contados os dois pares de nervos coccígeos vestigiais, que correspondem aos 31 segmentos medulares existentes. São 8 pares de nervos cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo.
- Brodman
é uma região do córtex cerebral definida com base nas suas estruturas citoarquitetonicas e organização de suas células. Muitas das áreas de Brodmann definidas apenas com base na sua organização neuronal já foram correlacionadas similarmente a diversas funções corticais. 
A área primaria 
Sensórias: percebem o estimulo
Motoras: planejam o ato motor
Áreas 1,2,3 Br- sensibilidade 
Área 17 Br - visão
Área 38 Br- olfato
Área 43 Br- paladar
Área 41,42 Br- audição
Área 4 Br- área motora 
Área 44 Br área de Broca (centro cortical da palavra falada)
Áreas Secundárias 
Encarregadas de identificar os impulsos nervosos
Áreas 5,7 Br- sensibilidade
Áreas 18,19 Br- visão
Áreas 22 Br- audição
Áreas Terciárias 
 Fornecem significado simbólico dos impulsos nervosos 
 Área Pré frontal – pragmatismo,autoconsciência e humor
 Área Parientotemporal- integração sensorial, relação espacial, área de Wernicke
 Área Límbica- emoção,motivação memória 
Obs: Afasia de broca dificuldade em se expressar verbalmente, porém com a compreensão preservada.
Afasia de Wernicke é uma alteração na linguagem oral e escrita, tornando a comunicação sem muita precisão,
- Tálamo
O tálamo está localizado na região central profunda do cérebro humano, acima do hipotálamo. É composto por duas massas neuronais Possui cor cinza e formato oval. Está organizado em núcleos de neurônios, com tratos de substância brancos intercalados. Possui ligações com o córtex cerebral.
Principais funções do tálamo são Transmissão de impulsos sensitivos originários da medula espinhal, do cerebelo, do tronco encefálico e de outras regiões do cérebro até o córtex cerebral. Desempenha um papel importante na cognição (obtenção de conhecimentos) e na consciência. 
Ajuda na regulação das atividades autônomas.
- Padrão normal, anomalia etc
* Anormalidade e caracterizado por coisas que não esta dentro dos padrões da sociedade como, por exemplo, 6 dedos
* Anomalia e caracterizado por algo que afeta a fisiologia e que dificulta a convivência em sociedade como, por exemplo, Autismo
* Monstrualidade foge do padrão fisiológico como, por exemplo, gêmeos siameses 
Pessoas Baixas = Brevelíneo 
Pessoas altas demais = Longilíneo
Pessoas com estatura padrão = Normolíneo
Anão = Membros pequenos
- Meninges
Meninges são as três membranas de tecido conjuntivo que revestem o encéfalo e a medula espinhal, tendo como objetivo protegê-los. Estas três camadas, de fora para dentro são: dura-máter (A dura-máter é a meninge localizada mais externamente, formada por um tecido conjuntivo denso, contínuo com o periósteo dos ossos da caixa craniana.), aracnóide (A aracnóide é uma membrana sem vascularização que se divide em duas partes: uma em contato com a dura-máter e sob a forma de membrana, e a outra formada por traves que conecta a aracnóide com a pia-máter) e pia-máter (A pia-máter é extremamente vascularizada e encontra-se aderida ao tecido nervoso, contudo não está em contato com as células ou fibras nervosas.)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes